A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A inovação como um processo de gestão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A inovação como um processo de gestão"— Transcrição da apresentação:

1 A inovação como um processo de gestão
Prof. Nelson Roberto Furquim Universidade Presbiteriana Mackenzie

2 Inovação Processo de desenvolver o uso prático de uma nova idéia;
Várias definições; Processo central para as organizações.

3 Como se dá esse processo?
1) Procura – análise de cenários e busca de ameaças e oportunidades para mudança; 2) Seleção: tomada de decisão baseada na visão estratégica da empresa; 3) Implementação.

4 Implementação – não é um fato isolado
Aquisição de conhecimentos; Execução de projetos; Lançamento da inovação no mercado; Sustentabilidade de adoção e uso da inovação no longo prazo; Aprendizagem com a progressão através do ciclo: construção da base de conhecimento.

5 Como o contexto afeta a gestão de inovação
Setor; Tamanho da empresa; Sistemas nacionais de inovação; Ciclo de vida; Inovação contínua ou descontínua: aproveitamento de oportunidades; Agentes reguladores: agências.

6 Aspectos importantes da gestão de inovações
Entender um conjunto de fenômenos complexos; Altamente arriscado; Graus variáveis de incertezas; Situações críticas (choques) promovem inovações; Idéias proliferam;

7 Aspectos importantes da gestão de inovações
Retrocessos podem ocorrer com freqüência (ajustes); Reestruturação da unidade de inovação nas empresas; Alta gerência: papel importante; Critérios de sucesso mudam com o passar do tempo; Inovação requer aprendizagem.

8 Problemas de visão parcial da inovação: limitações
À competência única de P&D; Assunto de especialistas; Apenas atendimento das necessidades dos consumidores: e as margens?; Avanços tecnológicos: ofertas de produtos e serviços que os mercados não pedem; Apenas a grandes corporações;

9 Problemas de visão parcial da inovação: limitações
Mudanças de desenvolvimento: potencial de mercado; Engessamento dos projetos estratégicos; A determinados indivíduos: centralização de informações e conhecimento; Geração interna ou externa: não pode ser um processo de mão única; Individualidade das empresas: uso de redes de inovações.

10 Mapeamento do sucesso: rotinas eficazes de gestão da inovação (fases)
Procura: sinais no ambiente sobre potenciais mudanças; Seleção: oportunidades tecnológicas e mercadológicas; Implementação: concretização das idéias; Aquisição de conhecimento: solução para o problema;

11 Mapeamento do sucesso: rotinas eficazes de gestão da inovação (fases)
Execução do projeto: cerne do projeto; Lançamento da inovação: atividades de mercado; Aprendizagem e reinovação: estímulo para o reinício do ciclo (investimentos contínuos).

12 Influências contextuais importantes
O contexto estratégico para inovação; Capacidade inovadora da organização (Pavitt, 1992); Conexão entre organização e elementos do cenário externo.


Carregar ppt "A inovação como um processo de gestão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google