A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 A inovação como um processo de gestão Prof. Nelson Roberto Furquim Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 A inovação como um processo de gestão Prof. Nelson Roberto Furquim Universidade Presbiteriana Mackenzie."— Transcrição da apresentação:

1 1 A inovação como um processo de gestão Prof. Nelson Roberto Furquim Universidade Presbiteriana Mackenzie

2 2 Inovação  Processo de desenvolver o uso prático de uma nova idéia;  Várias definições;  Processo central para as organizações.

3 3 Como se dá esse processo?  1) Procura – análise de cenários e busca de ameaças e oportunidades para mudança;  2) Seleção: tomada de decisão baseada na visão estratégica da empresa;  3) Implementação.

4 4 Implementação – não é um fato isolado  Aquisição de conhecimentos;  Execução de projetos;  Lançamento da inovação no mercado;  Sustentabilidade de adoção e uso da inovação no longo prazo;  Aprendizagem com a progressão através do ciclo: construção da base de conhecimento.

5 5 Como o contexto afeta a gestão de inovação  Setor;  Tamanho da empresa;  Sistemas nacionais de inovação;  Ciclo de vida;  Inovação contínua ou descontínua: aproveitamento de oportunidades;  Agentes reguladores: agências.

6 6 Aspectos importantes da gestão de inovações  Entender um conjunto de fenômenos complexos;  Altamente arriscado;  Graus variáveis de incertezas;  Situações críticas (choques) promovem inovações;  Idéias proliferam;

7 7 Aspectos importantes da gestão de inovações  Retrocessos podem ocorrer com freqüência (ajustes);  Reestruturação da unidade de inovação nas empresas;  Alta gerência: papel importante;  Critérios de sucesso mudam com o passar do tempo;  Inovação requer aprendizagem.

8 8 Problemas de visão parcial da inovação: limitações  À competência única de P&D;  Assunto de especialistas;  Apenas atendimento das necessidades dos consumidores: e as margens?;  Avanços tecnológicos: ofertas de produtos e serviços que os mercados não pedem;  Apenas a grandes corporações;

9 9 Problemas de visão parcial da inovação: limitações  Mudanças de desenvolvimento: potencial de mercado;  Engessamento dos projetos estratégicos;  A determinados indivíduos: centralização de informações e conhecimento;  Geração interna ou externa: não pode ser um processo de mão única;  Individualidade das empresas: uso de redes de inovações.

10 10 Mapeamento do sucesso: rotinas eficazes de gestão da inovação (fases)  Procura: sinais no ambiente sobre potenciais mudanças;  Seleção: oportunidades tecnológicas e mercadológicas;  Implementação: concretização das idéias;  Aquisição de conhecimento: solução para o problema;

11 11 Mapeamento do sucesso: rotinas eficazes de gestão da inovação (fases)  Execução do projeto: cerne do projeto;  Lançamento da inovação: atividades de mercado;  Aprendizagem e reinovação: estímulo para o reinício do ciclo (investimentos contínuos).

12 12 Influências contextuais importantes  O contexto estratégico para inovação;  Capacidade inovadora da organização (Pavitt, 1992);  Conexão entre organização e elementos do cenário externo.


Carregar ppt "1 A inovação como um processo de gestão Prof. Nelson Roberto Furquim Universidade Presbiteriana Mackenzie."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google