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Leitura como fonte de conhecimento e prazer

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Apresentação em tema: "Leitura como fonte de conhecimento e prazer"— Transcrição da apresentação:

1 Leitura como fonte de conhecimento e prazer
o tempo todo usamos a língua portuguesa (falamos, ouvimos, lemos e escrevemos) quando praticamos essas ações, estamos interpretando e produzindo textos. o hábito da leitura é essencial para a compreensão de todas disciplinas (ler/compreender o significado da leitura para usá-la no dia-a-dia). da leitura também fazem parte textos que não usam a língua (um olhar, um gesto, um sorriso, um mapa, uma obra de arte, pegadas na areia, nuvens carregadas no céu e tantos outros).

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3 todos temos experiência da leitura, lemos o tempo todo, no trabalho, em casa, na rua, mas não temos consciência disso. o aluno com hábito da leitura tem maior capacidade de argumentação e produção de textos, possui um vocabulário vasto e sofisticado e, também, questiona os fatos e acontecimentos do dia-a-dia. a capacidade de ler e interpretar textos em múltiplas linguagens: formal, jornalística, publicitária etc é fundamental. Sem ela torna-se mais difícil ter acesso às informações e, principalmente, estabelecer relações entre aquelas que já estão ao nosso alcance.

4 leitores assíduos (devoradores de livros): características que os diferenciam das outras pessoas: são mais criativos, curiosos, críticos, possuem um grande poder de concentração, escrevem bem (com clareza e organização das idéias) e conseqüentemente, também falam muito bem. Se observarmos essas características, veremos que elas são primordiais para um profissional de sucesso. o que você lê regularmente?  jornais  histórias em quadrinhos  revistas  livros   Bíblia  outros leitura significa conhecer, interpretar e decifrar!!

5 Dialogar com o texto leia o texto: a liberação de neurotransmissores ocorreria com uma probabilidade relativamente baixa. De cada cinco impulsos nervosos chegando à vesícula sináptica de células piramidais do neocórtex, apenas um liberaria o neurotransmissor. quem não conhece neurociência dificilmente vai se interessar pelo assunto, porque não estabelecerá um diálogo com o texto,mas ainda é possível perceber algumas características: não é história, não há ação, o texto é informativo. Ou seja, nenhum texto passa em branco para quem é letrado. Isso é inferência, uma estratégia que leva em conta os elementos (sejam eles fotos, tabelas, gráficos, desenhos, o significado de uma palavra) que possibilitam tirar conclusões a partir de dados avulsos. Quanto menos conhecimento o leitor tem de um assunto, mais ele se agarra à inferência. os textos são uma fonte inesgotável de idéias e conhecimentos (deve-se ler muito e continuadamente). Mas não basta ler indiscriminadamente “é preciso saber ler e esta leitura só é válida quando assimilada”.

6 Quer ser compreendido? Seja claro
qual é a principal qualidade de um bom texto? redação escolar, carta de amor, faixa colocada na rua para avisar à vizinhança que o cachorro sumiu de casa, notícia de jornal tenha clareza!! se você é claro, você diz o que quis dizer. Se não é claro, você quis dizer, mas infelizmente não disse = o texto exigirá explicações para ser entendido, como fotos de principiantes que cortam personagens ou partes importantes do cenário. Para ser claro é preciso conhecer o assunto sobre o qual se vai escrever e construir frases sempre que possível curta e seguir a velha receita da narrativa: começo, meio e fim. Depois, releia. Não ficou 100% claro? Reescreva. Corte. Troque palavras. E releia mais uma vez. (Maranhão, jornalista e editor executivo da revista Veja São Paulo).

7 IMPORTÂNCIA 1. propicia a ampliação de conhecimentos;
2. aumenta o vocabulário; 3. permite melhor entendimento do conteúdo das obras. um dos problemas referentes à leitura refere-se a sua retenção, apenas parte do que se lê fica na memória = tomar notas do material lido. não é conveniente iniciar a tomada de notas na primeira leitura (não está em condições de fazer os apontamentos pertinentes). à medida que se lê deve-se sublinhar os pontos principais ou fazer anotações à parte (idéias principais ou dados importantes).

8 ESPÉCIES DE LEITURA entretenimento ou distração: visa apenas o divertimento e lazer, sem se preocupar com o saber (alguns periódicos e obras literárias). cultura geral ou informativa: tem como objetivo tomar conhecimento de modo geral do que ocorre no mundo (trabalhos de divulgação: revistas, jornais). aproveitamento ou formativa: a finalidade é aprender algo de novo ou aprofundar conhecimentos anteriores (livros e revistas especializadas).

9 IDENTIFICAÇÃO o título: estabelece o assunto.
a data da publicação: para certificar-se de sua atualização. a ficha catalográfica: a fim de verificar as credenciais ou qualificações do autor. a orelha: geralmente se encontra uma apreciação da obra. o índice ou sumário: para se ter idéia da divisão e tópicos abordados. a introdução ou prefácio: encontra indícios da metodologia e objetivos. a bibliografia: tem-se em vista as obras consultadas.

10 COMO SE DEVE LER Para Salomon (1972, p. 33), bom leitor é aquele que:
lê com objetivo determinado; avalia o que lê; possui bom vocabulário; sabe quando dever ler um livro até o fim ou quando interromper; discute freqüentemente o que lê; adquire livro com freqüência; lê vários assuntos; lê muito e gosta de ler.

11 Para que a leitura seja proveitosa levar em conta:
atenção; intenção; reflexão; espírito crítico; análise; síntese; velocidade. Evitar atitudes que prejudicam este aproveitamento como: dispersão; passividade; excessivo espírito crítico; preguiça.

12 TIPOS DE LEITURA reconhecimento ou pré leitura: proporciona ao leitor visão geral da obra, permitindo verificar a existência de determinadas informações de que necessita. seletiva: busca selecionar as informações necessárias. crítica ou reflexiva: exige do leitor reflexão e entendimento. interpretativa: visa relacionar as afirmações do autor com os problemas para os quais se busca uma resposta. (CERVO e BERVIAN, 1978).

13 Exercícios Responda: 1. O que é ler com inferência?
Exercícios Responda: 1. O que é ler com inferência? 2. Como produzir um bom texto? 3. Que livro você escolheria apenas pelo título? A fúria. A batalha do labirinto. Centenário do Corinthians. Cem anos de solidão.

14 LEITURA: A cotovia e os sapos
(Autor desconhecido)

15 ANÁLISE DE TEXTO Estudar, decompor, dissecar, dividir e interpretar. É decompor o texto em partes, a fim de poder efetuar um estudo mais completo.

16 OBJETIVOS aprender a ler e escolher o mais importante dentro do texto;
interpretar o texto, familiarizando-se com idéias, estilos, vocabulários; encontrar idéias principais e secundárias; desenvolver a capacidade de diferenciar fatos, hipóteses e problemas; identificar as conclusões.

17 PROCEDIMENTOS UTILIZADOS
escolhida a obra ou selecionado o texto, proceder-se à leitura integral do mesmo, para se ter uma visão do todo. reler o texto, assinalando ou anotando palavras ou expressões desconhecidas. tornar a ler, procurando a idéia principal ou palavra-chave. organizá-los em ordem hierárquica de importância. interpretar as idéias e/ou fenômenos, tentando descobrir conclusões a que o autor chegou.

18 TIPOS DE ANÁLISE análise textual: preparação do texto (busca de esclarecimentos sobre credenciais do autor, metodologia, vocabulários, fatos e autores citados). análise temática: compreensão do texto (determinar o tema-problema e a idéia central e as secundárias). análise interpretativa: interpretação do texto - a mais difícil (situar o texto no contexto da vida e da obra do autor, assim como no contexto da cultura, da filosofia, das influências de uma maneira geral). problematização: discussão do texto. síntese pessoal: reelaboração pessoal da mensagem, elaborando um novo texto com redação própria, com discussão e reflexões pessoais. (SEVERINO, 2002).

19 QUESTÕES QUE DEVEREM SER RESPONDIDAS APÓS A ANÁLISE DE TEXTO
1. Qual o assunto tratado? É importante apontar o tema abordado no texto. 2. Qual o problema central levantado pelo autor? Verificar a pergunta central levantada pelo texto.

20 3. Diante do problema levantado, qual a posição assumida pelo autor?
O autor apresenta uma resposta que se constitui no seu modo de encarar o problema levantado, o seu ponto de vista. 4. Quais os argumentos apresentados que justificam a posição assumida pelo autor? É necessário apontar todos os argumentos apresentados, a posição do autor diante do problema levantado.

21 Sobre homens e moluscos.
ANÁLISE DE TEXTO: Sobre homens e moluscos.

22 REFERÊNCIAS CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2002. Profa. Paula


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