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A EMPRESA E SEUS SUBSISTEMAS

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Apresentação em tema: "A EMPRESA E SEUS SUBSISTEMAS"— Transcrição da apresentação:

1 A EMPRESA E SEUS SUBSISTEMAS
INSTITUCIONAL princípios crenças e valores MISSÃO INFORMAÇÃO Orçamento Custos Contabilidade GESTÃO Planejamento Execução Controle FÍSICO Instalações recursos p/proc SOCIAL Indivíduos FORMAL Estrutura Autoridades Responsabilidade Jeronymo José Libonati

2 QUAL O PROBLEMA ? ? Crescimento do empreendimento
Descentralização administrativa Formação cultural educacional diferentes Diversificação de atuação Objetivos incongruentes Dado o conflito Maximização das áreas X otimização da empresa Requer-se “função” que atue (coordenação) no sentido de que todos alcancem a eficácia do todo

3 CONTROLADORIA Passos para implantação
1) Definição da sua missão, dos seus objetivos e das suas responsabilidades 2) Definição dos setores e suas funções; 3) Avaliação da Controladoria; 4) Identificar o perfil do controller e dos funcionários da controladoria.

4 CONTROLADORIA Missão Garantir a eficácia da empresa através da otimização do seu resultado. Objetivos * Desenhar, implantar e manter estrutura de informações que oriente o desempenho dos gestores; * Coordenar o processo de planejamento e controle; * Coordenar a padronização de procedimentos de mensuração; * Garantir a informação adequada para avaliação de desempenho e apuração de resultados; * Identificar ações corretivas.

5 CONTROLADORIA Funções/Responsabilidades
Garantia Patrimonial e Controle Interno. Verificar se as áreas estão identificando as potencialidades e fraquezas da Empresa perante oportunidades e ameaças externas. Garantir o cumprimento do processo de tomada de decisão. Responsabilizar-se pela metodologia de elaboração do planejamento (Orçamento, Procedimentos etc.). Atuar na elaboração de atribuições e responsabilidades para cargos de decisão dentro da organização.

6 CONTROLADORIA Funções/Responsabilidades
Responsabilizar-se pelos critérios de mensuração adotadas pela Empresa. Monitoria de controle do desempenho das unidades a partir de interação com as mesmas. Estruturar e coordenar métodos eficientes de comunicação entre as unidades, e destas com a alta Administração Responsabilizar-se pelos graus de eficiência e eficácia da Empresa como um todo, base para avaliação de desempenho.

7 Funções da Controladoria
Horngren Heckert & Wilson Kanitz Anderson & Schmidt Planejamento e controle; Relatórios Internos e Externos; Avaliação e consultoria; Proteção dos Ativos; e Avaliação econômica Reporte; e Função contábil Informação (interna e externa); Motivação; Coordenação (planos, assessoria, ações corretivas); e Planejamento; Acompanha- mento.; Controle organizacional; Mensuração do empreendimento; Divulgação de informações (interna e externa); e Proteção do Patrimônio.

8 C C C C = controladoria setorial PRESIDÊNCIA FÁBRICA “A” FÁBRICA “B”
DIRETORIA FINANCEIRA DIRETORIA DE NEGÓCIOS “A” DIRETORIA DE NEGÓCIOS “B” DIRETORIA DE NEGÓCIOS “C” FÁBRICA “A” FÁBRICA “B” FÁBRICA “C” C C C C = controladoria setorial

9 DIRETORIA DE MARKETING DIRETORIA ADMINISTRATIVA FINANCEIRA
DIRETORIA GERAL DIRETORIA DE PRODUÇÃO DIRETORIA DE MARKETING DIRETORIA ADMINISTRATIVA FINANCEIRA CONTROLADORIA AUDITORIA OPERACIONAL CONTROLE CONTABILIDADE CUSTOS RELATÓRIOS GERENCIAIS/FINANCEIROS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES ESTUDOS ESPECIAIS

10 Controladoria CONTABILIDADE/ AUDITORIA OPERACIONAL CONTROLE: CUSTOS:
Responsabilizar-se pelos critérios de mensuração adotadas pela Empresa. Gestão Tributária. Relação com investidores e usuários externos. AUDITORIA OPERACIONAL CONTROLE: Garantia Patrimonial e Controle Interno. SISTEMAS DE INFORMAÇÕES: Estruturar e coordenar métodos eficientes de comunicação entre as unidades, e destas com a alta Administração ESTUDOS ESPECIAIS: Verificar se as áreas estão identificando as potencialidades e fraquezas da Empresa perante oportunidades e ameaças externas.

11 Controladoria AUDITORIA OPERACIONAL CONTROLE:
Atuar na elaboração de atribuições e responsabilidades para cargos de decisão dentro da organização. CONTABILIDADE/ CUSTOS: Monitoria de controle do desempenho das unidades a partir de interação com as mesmas. Identificar ações corretivas SISTEMAS DE INFORMAÇÕES: Desenhar, implantar e manter estrutura de informações que oriente o desempenho dos gestores ESTUDOS ESPECIAIS: Responsabilizar-se pela metodologia de elaboração do planejamento (Orçamento, Procedimentos etc.). Apoio a estudos de outras áreas.

12 CONTROLADORIA Avaliação de Desempenho da Controladoria
O sistema está sendo utilizado pelas áreas? O sistema identifica e avalia a eficácia das áreas e da empresa? A Controladoria aciona o processo de ações corretivas quando de omissões pelas áreas?

13 Perfil do Controller

14 Problemas Comportamentais
A palavra “Controladoria”: “vigilância”; Sensação de controle incomoda; Medos: seu emprego, sua promoção, avaliação das suas decisões; Espera por “ordem” : medo de errar; Busca de “desculpas”;

15 ATIVIDADES DAS EMPRESAS PESQUISADAS

16 SETOR ECONÔMICO

17 POSIÇÃO DA CONTROLADORIA NO ORGANOGRAMA

18 EMPRESAS QUE POSSUEM FORMALMENTE O ÓRGÃO DE CONTROLADORIA

19 ÁREAS SUBORDINADAS À CONTROLADORIA

20 FUNÇÕES DA CONTROLADORIA

21 FONTES DE INFORMAÇÃO PARA CONTROLADORIA

22 QUANTIDADE DE RELATÓRIOS

23 TIPOS DE RELATÓRIOS

24 HABILIDADES DO CONTROLLER

25 MISSÃO CRENÇAS VALORES
GESTÃO ECONÔMICA MISSÃO CRENÇAS VALORES MODELO DE GESTÃO PROCESSO DE GESTÃO VARIÁVEIS planejamento estratégico planejamento operacional execução controle AÇÕES PROCESSO DE DECISÃO caracterizar problemas identificar alternativas definir modelo de decisão decisão modelo de decisão modelo de mensuração modelo de informação EVENTOS SISTEMA DE INFORMAÇÃO Jeronymo José Libonati

26 TRANSFORMAÇÃO DOS RECURSOS ECONÔMICOS
Classes de Transações Eventos Mod. Decisão Gestor Atividades Operacionalização Departamento Unid. Adm. Empresa

27 MODELO DE GESTÃO Gestão
1) Processo de tomada de decisão, baseado em um conjunto de conceitos e princípios, que visa garantir a consecução da missão da organização. CRUZ (1991, p. 38) 2) Entende-se por gestão, o processo de tomada de decisão que ocorre no planejamento, na execução e no controle. LIBONATI (1996 p. 74)

28 MODELO DE GESTÃO Conjunto Básico de Definições do Modelo de Gestão (GUERREIRO 1989, p. 243 p. 264) Deve haver planejamento estratégico; Deve haver planejamento operacional; Deve haver controle das atividades; Os desempenhos devem objetivar tanto eficácia quanto a eficiência; A gestão deve ser voltada principalmente para rentabilidade, compreendendo a contribuição dos produtos e das áreas organizacionais.

29 MODELO DE GESTÃO Devem ser atribuídos às áreas custos e receitas;
A gestão deve contemplar os aspectos operacionais, financeiros e econômicos; As informações e relatórios devem atender aos conceitos e ao modelo de decisão dos usuários

30 MODELO DE DECISÃO Decisão: É a ação resultante da escolha de uma alternativa, objetivando sanar determinado problema, LIBONATI (1996, p.78) Seqüência Lógica do processo de Decisão, GLAUTIER & UNDERDOW (apud FERNANDEZ, 1989, P.78) Reconhecimento de um problema ou a necessidade de uma decisão; Reunião de todas as informações relevantes às soluções alternativas;

31 MODELO DE DECISÃO Avaliação e classificação dos méritos das soluções alternativas; Selecionar a melhor solução alternativa; e Validação da decisão pela realimentação da informação.

32 MODELO DE MENSURAÇÃO Os ativos devem ser avaliados pelo potencial de benefício futuro descontados; Os ativos devem pagar um custo de captação (custo de oportunidade);e Deve ser registrado a variação do valor dos ativos (ex. Estoques); Deve ser considerado a variação do poder de compra da moeda;

33 MODELO DE MENSURAÇÃO Deve ser considerado o custo de remuneração do capital próprio; As atividades geram resultados; Preço de transferência; Custo de oportunidade; Preço de mercado; e Controlabilidade.


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