Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEsther de Caminha Barbosa Alterado mais de 8 anos atrás
1
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO CENTRO SÓCIO ECONÔMICO OFICINAS DE GESTÃO, OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO 06-01-20161
2
LOGO ORESTE PRETI UFMT PROCESSOS E DESAFIOS NA GESTÃO EM / DE CURSOS “a DISTÂNCIA” 06-01-2016
3
Experiências vividas... 1994-2006 – equipe de coordenação de curso de Pedagogia a distância – NEAD/UFMT; 2006-2010 – coord. equipe de leitura de MDI do PNAP e da Rede e-Tec; 2011-2014 – Coordenador residente do Programa de Expansão da Educação Superior a Distância na República de Moçambique (UAB Moçambique). 06-01-20163
4
NEAD/UFMT NEAD/UFMT Programa Interinstitucional de Formação Docente para o Estado de Mato Grosso 1992- Criação do Núcleo 1994 – Oferta do 1º curso de graduação a distância no Brasil 1994-2005 – Atendeu mais de 3.500 professores da rede pública de ensino em 5 polos.
5
06-01-20165
7
MOÇAMBIQUE Lichinga Beira Maputo
8
06-01-2016Maluleque8
9
3 PROCESSOS DE GESTÃO 2 EaD como SISTEMA 4 DESAFIOS 06-01-20169 1 ATUAL CENÁRIO DA EaD
10
06-01-201610 1 ATUAL CENÁRIO
11
POR QUE EaD nas IES? - A partir da década de 1970 Open Univ. DEMANDA ECONÔMICA -No Brasil, início de 2000 DEMANDA SOCIAL 06-01-201611
12
ENSINO SUPERIOR EM CRISE A incapacidade de atender os excluídos academicamente ; Sala de aula “vazia” - estudantes presentes, mas com a atenção focada “fora da sala”, “conectados” em outras “salas”; AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CHEIAS DE POTENCIALIDADES O MODELO DE UNIVERSIDADE QUE PRODUZ CONHECIMENTO E DISSEMINA PARA POUCOS JÁ NÃO SE SUSTENTA 06-01-201612
13
SOLUÇÕES ADOTADAS 06-01-201613 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
14
Um terço do crescimento de 3,3 milhões de matrículas no ensino superior entre 2003 e 2013 foi registrado nos cursos de educação a distância. O número saltou de 49.911 em 2003 para 1.153.572 em 2013. Deste total, quase 1milhão (86,6%) está matriculado em instituições particulares. A UAB de 5 mil matrículas em 2007 pulou para mais de 160 mil em 2014 (em mais de 600 polos). QUAIS OS RESULTADOS? “massificação” – baixa “produtividade”? Racionalidade instrumental? 06-01-201614
15
A Universidade tem de se reinventar: NOVA ABORDAGEM PEDAGÓGICA Integrando valores humanos e tecnológicos; MODIFICAR O CONCEITO DE “SALA DE AULA”, DE “PRESENÇA” Preparando professores e estudantes para EaD, para o uso das NTICs PROCESSOS DE GESTÃO 06-01-201615
16
Presencial a Distância ? Possibilidade de materializar o direito à educação em todos os níveis Possibilidade reduzida sobretudo no ensino superior INSTITUCIONALIZAR A EaD - Instituições bimodais - NTIC / NTD
17
“SEMI-PRESENCIAL” VIRTUAL TELEAULA VIDEOAULA WEB (Moodle, Blackboard, AulaNet,Claroline, Teleduc, Brightspace) e-LEARNING b-LEARNING EAD / EaD 06-01-201617 Saberes e práticas disseminadas Modelos e concepções diferenciadas
18
06-01-201618 COMENTÁRIO AO VIDEO EXPANSÃO QUALIDADE - ENAD ABANDONO (Condições de infra- estrutura e aspecto didático- pedagógicos /desmotivação – além de outros INSTITUCIONALIZAÇÃO – NAS IPES
19
2 EaD COMO SISTEMA COMPLEXO E APRENDENTE
20
Sistemas que integrem equipes multi/interdisciplinares e várias mídia; Planejamento coletivo/colaborativo Busca de “territórios negociáveis” A ideia de inclusão (social, territorial, etc.)
21
Precisa ter em consideração: ELEMENTOS DO CONTEXTO -FATORES GEOGRÁFICOS / POLÍTICOS / CULTURAIS / EDUCATIVOS / SOCIAIS / ECONÔMICOS / TÉCNICOS / TECNOLÓGICOS / INSTITUCIONAIS. FUNÇÕES PEDAGÓGICAS E “NÃO- PEDAGÓGICAS” dos profissionais que participam deste sistema. 06-01-201621
22
06-01-201622 A EaD exige ORGANIZAÇÃO DE APOIO INSTITUCIONAL, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA e MEDIATIZAÇÃO TECNOLÓGICA que garantam as condições necessárias à efetivação do ato educativo. EM EaD QUEM ENSINA É A INSTITUIÇÃO (D. Keegan 1986).
23
Comunidade de aprendizagem INSTITUIÇÃO i Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): computadores, internet, vídeo e tele-conferências, web, TV, telefone, correio, rádio, material impresso, multimídia, etc. INTERAÇÃO Professores ESTUDANTES EQUIPES COORDENAÇÃO E MULTIDISCIPLINAR
24
Corpo Social Professores Coordenadores (de pólo e IES) Tutores com adequada qualificação Infraestrutura Laboratórios Salas atendimento Internet Biblioteca Avaliação Processos Docentes Discentes Material Didático Impresso Multimídia Autoria Atendimento Professores “Tutores” Coordenadores Equipe Gestão EaD ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ESTUDANTES Equipe multidisciplinar INSTITUIÇÃO ESPAÇOS DE ATENDI MENTO (presencial/ Virtual) Polo / centro
25
LOGO EQUIPES MULTIDISCIPLI NARES
26
06-01-201626
27
Como fazer uma “educação de qualidade” fazendo recurso a estratégias didáticas e meios tecnológicos disponíveis, adequados e efetivos? 06-01-201627
28
06-01-201628 3 PROCESSOS DE GESTÃO
29
06-01-201629 Diferentes sistemas: AUTÔNOMO (como as Open Universities) MISTO - SETOR EaD CENTRALIZADO - DEPARTAMENTO oferece o mesmo curso presencial e a distância Em REDE
30
06-01-201630 GESTOR de EaD na INSTITUIÇÃO (sistema) GESTOR de NÚCLEOS/CENTROS EaD GESTOR de CURSO / Programa GESTOR de POLO GESTOR de..... (Produção de Material Didático, da Tutoria, da Avaliação, etc.)
31
Pesquisas realizadas ao longo de 50 anos na EaD: -Não há diferenças significativas entre diferentes tecnologias de ensino em relação ao rendimento dos estudantes; -AS DIFERENÇAS ESTARIAM nos custos, na conveniência e, sobretudo, NA PROPOSTA PEDAGÓGICA e na INTERAÇÃO.
32
Gestor - coordenador de curso - IPES ATUAÇÃO em diferentes níveis/campos Institucional Legal - acadêmico Financeiro Didático-Pedagógico Técnico-administrativo 06-01-201632
33
COORDENAÇÃO DE CURSO - Pedagógica - Administrativa - Pedagógica - Administrativa APOIO - Administrativo - Tecnológico - Formação EaD PROFESSORES Gestor do Polo Equipe técnico- administrativa Núcleo EaD UNIDADE ACADÊMICA A U T O R E S PRÓ-REITORIAS
34
ProfessoresAutoresTutoresEquipe MultidisciplinarESTUDANTES ATORES / INTERVENIENTES COLEGIADO
35
ESTUDANTES - processos e estratégias de ensino - a distância - presencial - material Impresso (módulos, livros Revistas, Dicionários) - CD-rom, DVD, videos... - Atividades previstas no material didático - Verificações de aprendizagem (avaliação formal presencial) - Seminários, Oficinas, Debates, Laboratórios, Trabalhos de campo e monográficos - Mediatizada pelo computador: AVA (forum, chat) - Videoconferência, Webconferência, telefone, correio, celular Docência Tutoria Avaliação Comunicação Equipe de apoio Equipe Multidisciplinar Material Didático
36
06-01-2016 Recursos tecnológics Recursos humanos Modelo Pedagógico EaD Subsistemas Projeto pedagógico PDI Visão multifacetada Visão sistêmica 36 Recursos financeiros Processo de Ensino- Aprendizagem
37
Identificar e compreender os subsistemas EaD Docência Material Didático Tutoria Formação 06-01-201637 Avaliação
38
06-01-2016 Lidar com os desafios de EaD / online Identificar as Competências necessárias Promover a Cultura Organizacional e o trabalho colaborativo Identificar os Subsistemas de apoio à aprendizagem Conhecer o modelo Pedagógico e de EaD 38
39
Habilidades / Competências Profissionais Desejadas Habilidades cognitivas e analíticas; Habilidades comportamentais e de ação (capacidade de gerir grupos heterogêneos - relações humanas e “liderança”); Habilidade de manter o fluxo de comunicação e de informação; Domínio sobre o contexto de EaD e suas características. 06-01-201639
40
Habilidades Técnicas Desejadas Habilidades Técnicas Desejadas Ser usuário e habitante da Web; Ter participado de curso online de EaD; Ter experiência prévia como mediador de grupo virtual; Ter equipamento técnico atualizado; Ter boa conexão com a Web; Domínio técnico – AVA. 06-01-201640
41
estratégias MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO AVA REUNIÕES PERIÓDICAS QUESTIONÁRIO SEMINÁRIO SEM. 06-01-201641
42
06-01-201642 4 DESAFIOS
43
06-01-201643 4.1 – Motivar e envolver os intervenientes 4.2 - Processos de gestão trabalho colaborativo 4.3 – Processos comunicacionais 4.4 - Docência online - Uso dos recursos tecnológicos - interação e feedback – Monitoramento e avaliação 4.5 – Produção do material didático
44
Paulo Blikstein: engenheiro/USP, professor Univ. Stanford, vencedor do EUA Early Career Award 2011 (Jovens cientistas) Na Instituição, certo “ceticismo” em relação à EaD; Na equipe: - - resistência ao uso das NTICs; - sobrecarga de trabalho - tempo maior de trabalho didático na EaD - pouco incentivo; - expectativas baixas “Muitos acham que os estudantes de hoje são ruins, mas são as escolas que estão atrasadas para acompanhá-los” 4.1 MOTIVAR E ENVOLVER a equipe / os intervenientes
45
06-01-201645 DISCUTIR A PROPOSTA DO CURSO E O MODELO DE EAD; DEFINIR FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES DEFINIR O TEMPO PARA CADA TAREFA DAR A CONHECER OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS ENVOLVIDOS; CAPACITAR PARA O USO PEDAGÓGICO DO AMBIENTE VIRTUAL DO CURSO
46
TRABALHO COLABORATIVO Clima organizacional; Entrosamento da equipe; Trabalho articulado; Trabalho por metas; Gestão do tempo SEGUIR DECISÕES TOMADAS NO COLETIVO. 06-01-201646 4.2 – PROCESSOS DE GESTÃO
47
06-01-201647 4.3 – PROCESSOS COMUNICACIONAIS Partilhar a informação Reagir à informação Contribuir Interagir Seguir o fluxo.
48
06-01-201648 4.4 - DOCÊNCIA ONLINE Uso dos recursos tecnológicos Aprendizagem colaborativa e cooperativa; Foco na autonomia. - INTERAÇÃO E FEEDBACK CONTÍNUO QUALIFICAR OS PROCESSOS DE ENSINAR
49
06-01-201649 ESTUDANTES APRESENTAM DESEMPENHO MELHOR QUANDO PERCEBEM ELEVADA PRESENÇA DE ENSINO (ORIENTAÇÃO DIRETIVA E FACILITADA, PRÁTICAS EFICAZES DE DESIGN INSTRUCIONAL). HÁ CORRELAÇÃO ENTRE O ABANDONO DOS ESTUDANTES E A DEMORA NA CORREÇÃO DAS ATIVIDADES
50
4.5 - ESTIMULAR A CRIATIVIDADE E A CRÍTICA! Evitar a cópia de “modelos” de outras instituições! FAVORECER A IMPLEMENTAÇÃO DE MUDANÇAS, DE PRÁTICAS INOVADORAS QUE INCREMENTEM A APRENDIZAGEM.
51
06-01-201651 4.5 – PRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO Planejamento Revisão científica Redação comunicacional Texto didático Produção compartilhada Cumprir prazos estabelecidos
52
Processos centrados no gestor ou na “equipe”? GESTÃO COLEGIADA / COMPARTILHADA Processo de acompanhamento/ avaliação e formação continuada (antes / durante / depois) 06-01-201652
53
ENFIM.... alguns PRINCÍPIOS Elaborados por Artur W. Chickering e Zelda F. Gamson (1987) sob demanda do Board of The American Association for Higher Education (AAHE). (apud Sarah Guri-Rosenblit, 2009) meta-análise de 50 anos de conhecimento e experiência acumulada nas universidades. Servem de parâmetro para avaliação das universidades nos EUA e outros países.
54
A- ESTIMULAR O CONTATO ESTUDANTE-CORPO DOCENTE B- ESTIMULAR A COOPERAÇÃO ENTRE ESTUDANTES C- ESTIMULAR A APRENDIZAGEM ATIVA D- OFERECER IMEDIATO FEEDBACK
55
E- ENFATIZAR O TEMPO PARA AS TAREFAS F- COMUNICAR ALTAS EXPECTATIVAS G- RESPEITAR A DIVERSIDADE DE TALENTOS E AS FORMAS DE ENSINAR E DE APRENDER
56
06-01-2016Maluleque56
57
NÃO FAZ SENTIDO FALAR EM EDUCAÇÃO “a DISTÂNCIA” EDUCAÇÃO EXIGE PROXIMIDADE/PRESENÇA! O QUE FAZEMOS É EDUCAÇÃO ! O QUE REALIZAMOS NA INSTITUIÇÃO SÃO PROCESSOS DE ENSINAR, EDUCAR, FORMAR, QUALIFICAR, CAPACITAR... INDEPENDENTEMENTE DOS MEIOS TECNOLÓGICOS, DAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS..... 06-01-201657
58
SE QUISER IR RÁPIDO VÁ SOZINHO. SE QUISER IR LONGE VÁ JUNTO ! (provérbio africano)
59
LOGO orestepreti@gmail.com 06-01-201659
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.