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DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO CENTRO SÓCIO ECONÔMICO OFICINAS DE GESTÃO, OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO 06-01-20161.

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1 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO CENTRO SÓCIO ECONÔMICO OFICINAS DE GESTÃO, OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO 06-01-20161

2 LOGO ORESTE PRETI UFMT PROCESSOS E DESAFIOS NA GESTÃO EM / DE CURSOS “a DISTÂNCIA” 06-01-2016

3 Experiências vividas...  1994-2006 – equipe de coordenação de curso de Pedagogia a distância – NEAD/UFMT;  2006-2010 – coord. equipe de leitura de MDI do PNAP e da Rede e-Tec;  2011-2014 – Coordenador residente do Programa de Expansão da Educação Superior a Distância na República de Moçambique (UAB Moçambique). 06-01-20163

4 NEAD/UFMT NEAD/UFMT Programa Interinstitucional de Formação Docente para o Estado de Mato Grosso 1992- Criação do Núcleo 1994 – Oferta do 1º curso de graduação a distância no Brasil 1994-2005 – Atendeu mais de 3.500 professores da rede pública de ensino em 5 polos.

5 06-01-20165

6

7 MOÇAMBIQUE Lichinga Beira Maputo

8 06-01-2016Maluleque8

9 3 PROCESSOS DE GESTÃO 2 EaD como SISTEMA 4 DESAFIOS 06-01-20169 1 ATUAL CENÁRIO DA EaD

10 06-01-201610 1 ATUAL CENÁRIO

11 POR QUE EaD nas IES? - A partir da década de 1970  Open Univ.  DEMANDA ECONÔMICA -No Brasil, início de 2000  DEMANDA SOCIAL 06-01-201611

12 ENSINO SUPERIOR EM CRISE  A incapacidade de atender os excluídos academicamente ;  Sala de aula “vazia” - estudantes presentes, mas com a atenção focada “fora da sala”, “conectados” em outras “salas”;  AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CHEIAS DE POTENCIALIDADES  O MODELO DE UNIVERSIDADE QUE PRODUZ CONHECIMENTO E DISSEMINA PARA POUCOS JÁ NÃO SE SUSTENTA 06-01-201612

13 SOLUÇÕES ADOTADAS 06-01-201613 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

14  Um terço do crescimento de 3,3 milhões de matrículas no ensino superior entre 2003 e 2013 foi registrado nos cursos de educação a distância. O número saltou de 49.911 em 2003 para 1.153.572 em 2013. Deste total, quase 1milhão (86,6%) está matriculado em instituições particulares.  A UAB de 5 mil matrículas em 2007 pulou para mais de 160 mil em 2014 (em mais de 600 polos). QUAIS OS RESULTADOS? “massificação” – baixa “produtividade”? Racionalidade instrumental? 06-01-201614

15 A Universidade tem de se reinventar:  NOVA ABORDAGEM PEDAGÓGICA Integrando valores humanos e tecnológicos;  MODIFICAR O CONCEITO DE “SALA DE AULA”, DE “PRESENÇA” Preparando professores e estudantes para EaD, para o uso das NTICs  PROCESSOS DE GESTÃO 06-01-201615

16 Presencial a Distância ? Possibilidade de materializar o direito à educação em todos os níveis Possibilidade reduzida sobretudo no ensino superior INSTITUCIONALIZAR A EaD - Instituições bimodais - NTIC / NTD

17  “SEMI-PRESENCIAL”  VIRTUAL  TELEAULA  VIDEOAULA  WEB (Moodle, Blackboard, AulaNet,Claroline, Teleduc, Brightspace)  e-LEARNING  b-LEARNING  EAD / EaD 06-01-201617 Saberes e práticas disseminadas Modelos e concepções diferenciadas

18 06-01-201618 COMENTÁRIO AO VIDEO EXPANSÃO QUALIDADE - ENAD ABANDONO (Condições de infra- estrutura e aspecto didático- pedagógicos /desmotivação – além de outros INSTITUCIONALIZAÇÃO – NAS IPES

19 2 EaD COMO SISTEMA COMPLEXO E APRENDENTE

20  Sistemas que integrem equipes multi/interdisciplinares e várias mídia;  Planejamento coletivo/colaborativo  Busca de “territórios negociáveis”  A ideia de inclusão (social, territorial, etc.)

21 Precisa ter em consideração:  ELEMENTOS DO CONTEXTO -FATORES GEOGRÁFICOS / POLÍTICOS / CULTURAIS / EDUCATIVOS / SOCIAIS / ECONÔMICOS / TÉCNICOS / TECNOLÓGICOS / INSTITUCIONAIS.  FUNÇÕES PEDAGÓGICAS E “NÃO- PEDAGÓGICAS” dos profissionais que participam deste sistema. 06-01-201621

22 06-01-201622 A EaD exige ORGANIZAÇÃO DE APOIO INSTITUCIONAL, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA e MEDIATIZAÇÃO TECNOLÓGICA que garantam as condições necessárias à efetivação do ato educativo. EM EaD QUEM ENSINA É A INSTITUIÇÃO (D. Keegan 1986).

23 Comunidade de aprendizagem INSTITUIÇÃO i Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): computadores, internet, vídeo e tele-conferências, web, TV, telefone, correio, rádio, material impresso, multimídia, etc. INTERAÇÃO Professores ESTUDANTES EQUIPES COORDENAÇÃO E MULTIDISCIPLINAR

24 Corpo Social  Professores  Coordenadores (de pólo e IES)  Tutores com adequada qualificação Infraestrutura  Laboratórios  Salas atendimento  Internet  Biblioteca Avaliação  Processos  Docentes  Discentes Material Didático  Impresso  Multimídia  Autoria Atendimento  Professores  “Tutores”  Coordenadores Equipe Gestão EaD ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ESTUDANTES Equipe multidisciplinar INSTITUIÇÃO ESPAÇOS DE ATENDI MENTO (presencial/ Virtual) Polo / centro

25 LOGO EQUIPES MULTIDISCIPLI NARES

26 06-01-201626

27 Como fazer uma “educação de qualidade” fazendo recurso a estratégias didáticas e meios tecnológicos disponíveis, adequados e efetivos? 06-01-201627

28 06-01-201628 3 PROCESSOS DE GESTÃO

29 06-01-201629 Diferentes sistemas:  AUTÔNOMO (como as Open Universities)  MISTO - SETOR EaD CENTRALIZADO - DEPARTAMENTO oferece o mesmo curso presencial e a distância  Em REDE

30 06-01-201630  GESTOR de EaD na INSTITUIÇÃO (sistema)  GESTOR de NÚCLEOS/CENTROS EaD  GESTOR de CURSO / Programa  GESTOR de POLO  GESTOR de..... (Produção de Material Didático, da Tutoria, da Avaliação, etc.)

31 Pesquisas realizadas ao longo de 50 anos na EaD: -Não há diferenças significativas entre diferentes tecnologias de ensino em relação ao rendimento dos estudantes; -AS DIFERENÇAS ESTARIAM nos custos, na conveniência e, sobretudo, NA PROPOSTA PEDAGÓGICA e na INTERAÇÃO.

32 Gestor - coordenador de curso - IPES ATUAÇÃO em diferentes níveis/campos  Institucional  Legal - acadêmico  Financeiro  Didático-Pedagógico  Técnico-administrativo 06-01-201632

33 COORDENAÇÃO DE CURSO - Pedagógica - Administrativa - Pedagógica - Administrativa APOIO - Administrativo - Tecnológico - Formação EaD PROFESSORES Gestor do Polo Equipe técnico- administrativa Núcleo EaD UNIDADE ACADÊMICA A U T O R E S PRÓ-REITORIAS

34 ProfessoresAutoresTutoresEquipe MultidisciplinarESTUDANTES ATORES / INTERVENIENTES COLEGIADO

35 ESTUDANTES - processos e estratégias de ensino - a distância - presencial - material Impresso (módulos, livros Revistas, Dicionários) - CD-rom, DVD, videos... - Atividades previstas no material didático - Verificações de aprendizagem (avaliação formal presencial) - Seminários, Oficinas, Debates, Laboratórios, Trabalhos de campo e monográficos - Mediatizada pelo computador: AVA (forum, chat) - Videoconferência, Webconferência, telefone, correio, celular Docência Tutoria Avaliação Comunicação Equipe de apoio Equipe Multidisciplinar Material Didático

36 06-01-2016 Recursos tecnológics Recursos humanos Modelo Pedagógico EaD Subsistemas Projeto pedagógico PDI Visão multifacetada Visão sistêmica 36 Recursos financeiros Processo de Ensino- Aprendizagem

37 Identificar e compreender os subsistemas EaD Docência Material Didático Tutoria Formação 06-01-201637 Avaliação

38 06-01-2016 Lidar com os desafios de EaD / online Identificar as Competências necessárias Promover a Cultura Organizacional e o trabalho colaborativo Identificar os Subsistemas de apoio à aprendizagem Conhecer o modelo Pedagógico e de EaD 38

39  Habilidades / Competências Profissionais Desejadas  Habilidades cognitivas e analíticas;  Habilidades comportamentais e de ação (capacidade de gerir grupos heterogêneos - relações humanas e “liderança”);  Habilidade de manter o fluxo de comunicação e de informação;  Domínio sobre o contexto de EaD e suas características. 06-01-201639

40 Habilidades Técnicas Desejadas  Habilidades Técnicas Desejadas  Ser usuário e habitante da Web;  Ter participado de curso online de EaD;  Ter experiência prévia como mediador de grupo virtual;  Ter equipamento técnico atualizado;  Ter boa conexão com a Web;  Domínio técnico – AVA. 06-01-201640

41 estratégias MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO AVA REUNIÕES PERIÓDICAS QUESTIONÁRIO SEMINÁRIO SEM. 06-01-201641

42 06-01-201642 4 DESAFIOS

43 06-01-201643 4.1 – Motivar e envolver os intervenientes 4.2 - Processos de gestão  trabalho colaborativo 4.3 – Processos comunicacionais 4.4 - Docência online - Uso dos recursos tecnológicos - interação e feedback – Monitoramento e avaliação 4.5 – Produção do material didático

44 Paulo Blikstein: engenheiro/USP, professor Univ. Stanford, vencedor do EUA Early Career Award 2011 (Jovens cientistas) Na Instituição, certo “ceticismo” em relação à EaD; Na equipe: - - resistência ao uso das NTICs; - sobrecarga de trabalho - tempo maior de trabalho didático na EaD - pouco incentivo; - expectativas baixas “Muitos acham que os estudantes de hoje são ruins, mas são as escolas que estão atrasadas para acompanhá-los” 4.1 MOTIVAR E ENVOLVER a equipe / os intervenientes

45 06-01-201645  DISCUTIR A PROPOSTA DO CURSO E O MODELO DE EAD;  DEFINIR FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES  DEFINIR O TEMPO PARA CADA TAREFA  DAR A CONHECER OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS ENVOLVIDOS;  CAPACITAR PARA O USO PEDAGÓGICO DO AMBIENTE VIRTUAL DO CURSO

46  TRABALHO COLABORATIVO Clima organizacional;  Entrosamento da equipe;  Trabalho articulado;  Trabalho por metas;  Gestão do tempo  SEGUIR DECISÕES TOMADAS NO COLETIVO. 06-01-201646 4.2 – PROCESSOS DE GESTÃO

47 06-01-201647 4.3 – PROCESSOS COMUNICACIONAIS  Partilhar a informação  Reagir à informação  Contribuir  Interagir  Seguir o fluxo.

48 06-01-201648 4.4 - DOCÊNCIA ONLINE  Uso dos recursos tecnológicos  Aprendizagem colaborativa e cooperativa;  Foco na autonomia. - INTERAÇÃO E FEEDBACK CONTÍNUO QUALIFICAR OS PROCESSOS DE ENSINAR

49 06-01-201649 ESTUDANTES APRESENTAM DESEMPENHO MELHOR QUANDO PERCEBEM ELEVADA PRESENÇA DE ENSINO (ORIENTAÇÃO DIRETIVA E FACILITADA, PRÁTICAS EFICAZES DE DESIGN INSTRUCIONAL). HÁ CORRELAÇÃO ENTRE O ABANDONO DOS ESTUDANTES E A DEMORA NA CORREÇÃO DAS ATIVIDADES

50 4.5 - ESTIMULAR A CRIATIVIDADE E A CRÍTICA! Evitar a cópia de “modelos” de outras instituições! FAVORECER A IMPLEMENTAÇÃO DE MUDANÇAS, DE PRÁTICAS INOVADORAS QUE INCREMENTEM A APRENDIZAGEM.

51 06-01-201651 4.5 – PRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO Planejamento Revisão científica Redação comunicacional Texto didático Produção compartilhada Cumprir prazos estabelecidos

52 Processos centrados no gestor ou na “equipe”? GESTÃO COLEGIADA / COMPARTILHADA Processo de acompanhamento/ avaliação e formação continuada (antes / durante / depois) 06-01-201652

53 ENFIM.... alguns PRINCÍPIOS Elaborados por Artur W. Chickering e Zelda F. Gamson (1987) sob demanda do Board of The American Association for Higher Education (AAHE). (apud Sarah Guri-Rosenblit, 2009) meta-análise de 50 anos de conhecimento e experiência acumulada nas universidades. Servem de parâmetro para avaliação das universidades nos EUA e outros países.

54 A- ESTIMULAR O CONTATO ESTUDANTE-CORPO DOCENTE B- ESTIMULAR A COOPERAÇÃO ENTRE ESTUDANTES C- ESTIMULAR A APRENDIZAGEM ATIVA D- OFERECER IMEDIATO FEEDBACK

55 E- ENFATIZAR O TEMPO PARA AS TAREFAS F- COMUNICAR ALTAS EXPECTATIVAS G- RESPEITAR A DIVERSIDADE DE TALENTOS E AS FORMAS DE ENSINAR E DE APRENDER

56 06-01-2016Maluleque56

57 NÃO FAZ SENTIDO FALAR EM EDUCAÇÃO “a DISTÂNCIA” EDUCAÇÃO EXIGE PROXIMIDADE/PRESENÇA! O QUE FAZEMOS É EDUCAÇÃO ! O QUE REALIZAMOS NA INSTITUIÇÃO SÃO PROCESSOS DE ENSINAR, EDUCAR, FORMAR, QUALIFICAR, CAPACITAR... INDEPENDENTEMENTE DOS MEIOS TECNOLÓGICOS, DAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS..... 06-01-201657

58 SE QUISER IR RÁPIDO VÁ SOZINHO. SE QUISER IR LONGE VÁ JUNTO ! (provérbio africano)

59 LOGO orestepreti@gmail.com 06-01-201659


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