A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Competências Interpessoais Objetivos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Competências Interpessoais Objetivos"— Transcrição da apresentação:

1 Competências Interpessoais Objetivos
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr.  Unidade 2 Competências Interpessoais Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz de: Compreender sobre o conceito de competência e suas ênfases; Entender sobre o Conhecimento, Habilidade e Atitude (CHA); e Perceber a importância de mensurar e desenvolver competências e o significado de competências interpessoais.

2 Um comportamento idealizado a ser seguido por outros indivíduos
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Competência Um comportamento idealizado a ser seguido por outros indivíduos Vem do latim competentia e significa habilidade para apreciar e resolver qualquer assunto, aptidão, pretensão de igualdade, concorrência, confronto, oposição.

3 Significado de Competência
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Significado de Competência Competência envolve Conhecimento, Habilidades e Atitudes (CHA) Conhecimento Trata-se das informações e das experiências que a pessoa possui e as quais utilizará quando necessário Habilidade Está ligada à capacidade técnica de agir, isto é, saber o “como fazer” (know how) e agir com talento e obter êxito naquilo que se propôs a fazer. Atitude Vontade de agir, de pôr em prática. Está relacionada aos aspectos sociais e afetivos do indivíduo em relação a seu trabalho.

4 Outro modo de compreender as competências é por meio dos saberes:
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Outro modo de compreender as competências é por meio dos saberes: Saber ser (atitude) Saberes (conhecimento) Saber fazer (habilidade) A Figura 1 mostra os aspectos embutidos no conceito dos Saberes (competências)

5 Relações Interpessoais
Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Figura 1: Aspectos embutidos no conceito dos Saberes (competências) Fonte: Adaptada de Roque (2004)

6 As competências podem ser divididas em: Essenciais
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. As competências podem ser divididas em: Essenciais Competências passam a ser essenciais para dar suporte à estratégia organizacional. Devem refletir a mobilização do trabalhador para lidar com um ambiente instável. Funcionais Relativas ao desempenho das respectivas áreas vitais da organização. Individuais/gerenciais Relacionadas diretamente às pessoas que trabalham na organização.

7 Como Mensurar e Desenvolver Competências
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Como Mensurar e Desenvolver Competências Graduá-las por nível de complexidade Nível de complexidade compreendido pelas pessoas está intimamente relacionado ao desenvolvimento profissional delas. Utiliza-se mapeamento de processos para identificar: - as competências técnicas (compõem o perfil profissional do cargo) -as competências de suporte (as que agregam valor às competências técnicas e que fazem a diferença no perfil profissional das pessoas)

8 Os padrões de crescimento das capacidades ao longo do tempo
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Após o processo de mapeamento de processos utiliza-se a gestão por competência Analisa-se: O potencial humano Os padrões de crescimento das capacidades ao longo do tempo Propiciando uma atuação de maneira planejada. Identifica-se então: As competências necessárias e as competências existentes Faz-se assim, um acompanhamento contínuo das competências desenvolvidas, com vistas ao cumprimento dos objetivos organizacionais.

9 Competência interpessoal
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Competência interpessoal Ocorre com a união de todos os aspectos das competências (conhecimentos, habilidades e atitudes), com os relacionamentos. É a habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais Lidar com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada um e às exigências de cada situação. O desenvolvimento das competências interpessoais depende da disposição, da força de vontade de cada indivíduo. Depende fundamentalmente de dois aspectos: - a percepção e a habilidade.

10 Conclui-se que competências interpessoais
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Conclui-se que competências interpessoais são resultado de uma percepção realística de si e dos demais indivíduos Somada a habilidades pessoais, as quais são responsáveis por desenvolver um relacionamento de ganho mútuo, satisfatório para ambas as partes. Ingrediente fundamental para o estabelecimento da sinergia organizacional, a qual evidenciará o bom entrosamento e desempenho das equipes de trabalho.

11 Discutimos as competências essenciais, funcionais e individuais.
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Resumo Entendemos o significado do CHA - conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que formam as competências. Discutimos as competências essenciais, funcionais e individuais. Tratamos da Mensuração e desenvolvimento de competências por meio da gestão do conhecimento. Concluimos a unidade conhecendo o conceito e a importância das competências interpessoais.


Carregar ppt "Competências Interpessoais Objetivos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google