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Estratégia de Marketing

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Apresentação em tema: "Estratégia de Marketing"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégia de Marketing
Prof. Ms. Luiz Fernando Estratégia Mercadológica Aula 4 Estratégia de Marketing

2 Planejamento Estratégico
Planejamento estratégico da empresa É o processo de desenvolver e manter um alinhamento estratégico entre os objetivos e as habilidades de uma organização e as oportunidades de marketing em um mercado em constante mutação.

3 Planejamento Estratégico
Planejamento estratégico da empresa Declaração de missão orientada para o mercado Define o negócio em termos de satisfação das necessidades básicas dos clientes. A Nike não é apenas uma fabricante de tênis e vestuário, ela “quer trazer inspiração e inovação para todo atleta do mundo” (Se você tem corpo, é atleta). A missão do Wal-Mart não se restringe a “trabalhar com lojas de desconto”, mas em “dar as pessoas comuns a chance de comprar as mesmas coisas que as pessoas ricas”.

4 Planejamento de Marketing
Após as definições no nível corporativo, cada unidade de negócios e produtos desenvolve planos de marketing e outros planos departamentais detalhados que apóiem o plano geral da empresa.

5 Planejamento de Marketing
O plano estratégico da empresa define a missão e os objetivos gerais da empresa. As atividades e o papel do marketing na organização são mostrados na Figura 2.4 Estratégia de marketing é a orientação de marketing por meio da qual a unidade de negócios espera atingir seus objetivos de marketing.

6 Planejamento de Marketing
O mix de marketing é o conjunto de ferramentas táticas e controláveis de marketing — produto, preço, praça e promoção — que a empresa utiliza para gerar a reação que deseja no mercado-alvo.

7 Composto de Marketing Decisões de produto
O produto compõe o núcleo da estratégia de marketing. O valor real que um produto fornece é derivado de sua habilidade de entregar benefícios para o comprador. As organizações que mantêm a atenção no desenvolvimento de produtos, sistemas e processos, que identificam e atendem às necessidades do mercado-alvo tem maior probabilidade de serem bem-sucedidas.

8 Composto de Marketing Decisões de produto
O produto compõe o núcleo da estratégia de marketing. O valor real que um produto fornece é derivado de sua habilidade de entregar benefícios para o comprador. As organizações que mantêm a atenção no desenvolvimento de produtos, sistemas e processos, que identificam e atendem às necessidades do mercado-alvo tem maior probabilidade de serem bem-sucedidas.

9 Decisões de Produtos e Serviços
Decisões do mix de produtos Mix de produtos (ou composto de produtos) consiste em todas as linhas de produtos e todos os itens que determinada empresa disponibiliza para venda.

10 Decisões de Produtos e Serviços
Decisões do mix de produtos Linha de produtos é um grupo de produtos intimamente relacionados porque funcionam de maneira semelhante, são vendidos ao mesmo grupo de clientes, comercializados pelos mesmos tipos de lojas ou se incluem em determinadas faixas de preços.

11 Composto de Marketing Decisões de produto Inovação Reduções de custos
Novos conceitos de negócios ou produtos. Exemplo: a Fedex foi uma inovação ao proporcionar um serviço de entrega de pequenas encomendas no dia seguinte. Reduções de custos Modificação de produtos que oferecem desempenho similar a preços menores. Exemplo: a apresentação da Coca-cola em garrafa de vidro.

12 Composto de Marketing Decisões de produto Novas linhas de produto
Permite a entrada em novos mercados com um novo grupo de itens de produtos diretamente relacionados.

13 Composto de Marketing Decisões de produto
Extensões de linhas de produto Complementam uma linha de produto existente com novos modelos ou estilos, ou novas variedades.

14 Composto de Marketing Decisões de produto
Melhorias ou mudanças nos produtos existentes As empresas oferecem melhor desempenho ou maior valor percebido aos consumidores. Por exemplo, mudanças anuais nos designs do setor automobilístico. No caso da VW, o novo motor flex.

15 Composto de Marketing Decisões de produto Reposicionamento
Modificação de produtos existentes, de maneira que possam visar a novos mercados ou segmentos. Exemplo: sandálias Havaianas


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