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Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 1 Metodologia para Elaboração de Projetos Empresariais.

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1 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 1 Metodologia para Elaboração de Projetos Empresariais

2 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 2 1. O QUE É UMA EMPRESA? 2. ORGANIZAÇÕES BUROCRÁTICAS E ORGANIZAÇÕES INOVATIVAS 3. PLANEJAMENTO DA EMPRESA X PLANEJAMENTO DO NEGÓCIO 4. O QUE É E PARA QUE SERVE UM PN? 5. FATORES FUNDAMENTAIS NA ANÁLISE DE UM PLANO EMPRESARIAL ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO

3 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 3 1. O QUE É UMA EMPRESA? As empresas são organizações que estão em constante interação com seus ambientes. As organizações, como classe especial de sistemas abertos, têm propriedades que lhes são peculiares, mas compartilham de outras propriedades em comum com todos os sistemas abertos. De acordo com seu ramo de atividade podem ser empresas: industriais, comerciais, de prestação de serviços ou agrícolas.

4 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 4 2 ORGANIZAÇÕES INOVATIVAS Resultados MORAL PERFORMANCE O Ambiente COMPLEXIDADE DINÂMICA GRUPOS DE INFLUÊNCIA A Organização ESTRATÉGIA-ESTRUTURA SISTEMA DE RECOMPENSA O Grupo TOMADA DE DECISÕES AÇÕES O Gerente HABILIDADES GERENCIAIS GERENCIAMENTO DE PROBLEMAS Cultura Hipóteses

5 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 5 2 ORGANIZAÇÕES INOVATIVAS Voltada para o ambiente externo e para o longo prazo Não repetitiva e criativa Profissionais altamente capacitados Auto-realização, curiosidade intelectual, autonomia Estilo gerencial participativo, decisões conjuntas Decisão intuitiva, com eventuais estudos analíticos Interna e curto prazo Repetitiva, programável e especificada nos mínimos detalhes Fator humano menos habilitado, automatização Voltadas para fatores econômicos Dependência da autoridade formal Uso de modelos quantitativos

6 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 6 2 ORGANIZAÇÕES INOVATIVAS Assume riscos, tolera falhas Auto-avaliação e avaliação pelos pares Tecnologia complexa, próxima à fronteira do conhecimento Comunicação em todos os sentidos, verbal Risco mínimo Sistemas formais e critérios pré- determinados Tecnologia simples Comunicação em um único sentido, escrita

7 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 7 2 ORGANIZAÇÕES INOVATIVAS Organização virtual É uma rede de organizações independentes que agem como se fossem uma organização única. Integrador

8 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 8 3. PLANEJAMENTO DA EMPRESA X PLANEJAMENTO DO NEGÓCIO O que é necessário considerar nos novos Projetos Empresariais ?

9 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 9 Estratégia de parceria Gestão por objetivos Autonomia na gestão de recursos Descentralização do poder Diminuição dos níveis hierárquicos Relações externas Competências principais Estrutura organizacional flexível 2 ORGANIZAÇÕES INOVATIVAS Desenhando a organização virtual

10 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 10 Novos Projetos Empresariais 1. Definição de um modelo de negócio 2. Ter clara uma visão 4. Expressar missão 5. Estrutura organizacional flexível 6. Princípios que incentivem a inovação 7. Lideranças múltiplas 8. Ampla rede de relacionamentos 9. Posicionamento estratégico 3. PLANEJAMENTO DA EMPRESA X PLANEJAMENTO DO NEGÓCIO

11 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 11 4. O QUE É E PARA QUE SERVE UM PN? O que é e para que serve um plano de negócios ?

12 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 12 5 FATORES FUNDAMENTAIS NA ANÁLISE DE UM PLANO EMPRESARIAL 1.As Pessoas Envolvidas 2. A Oportunidade em si 3. O Contexto 4. A Questão Risco-Recompensa

13 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 13 5 FATORES FUNDAMENTAIS NA ANÁLISE DE UM PLANO EMPRESARIAL 1.As Pessoas Envolvidas Sem a equipe certa nenhum dos outros aspectos têm importância. Investidores investem nas pessoas, não nas idéias. O que elas conhecem? Quem elas conhecem? Até que ponto elas são conhecidas? Investidores valorizam dirigentes que já estejam no ramo há algum tempo. O empreendimento pode ser novo mas as pessoas não.

14 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 14 5 FATORES FUNDAMENTAIS NA ANÁLISE DE UM PLANO EMPRESARIAL 2. A Oportunidade Investidores buscam mercados de crescimento rápido: O mercado para o produto é grande ou está crescendo? É, ou poderá ser, um setor estruturalmente atraente? Como o negócio conseguirá lucro suficiente? Como a empresa criará e lançará os produtos ou serviços no mercado?.

15 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 15 5 FATORES FUNDAMENTAIS NA ANÁLISE DE UM PLANO EMPRESARIAL 2. A Oportunidade Como o empreendimento pretende expandir sua gama de produtos, sua base de clientes ou sua abrangência geográfica? Cobrir cuidadosa e completamente a concorrência. Expressar o que a equipe empreendedora sabe que terá de enfrentar de bom e de ruim.

16 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 16 5 FATORES FUNDAMENTAIS NA ANÁLISE DE UM PLANO EMPRESARIAL 3. O Contexto Ambiente macroeconômico - nível de atividade econômica; - inflação; - taxas de câmbio e de juros; - regulamentações governamentais; - leis (impostos, tecnologia, etc.). Uma mudança no contexto pode tornar um negócio Interessante, e vice-versa. Relacionar como mudanças no contexto poderão afetar o negócio positiva ou negativamente (mostrar o conhecimento).

17 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 17 5 FATORES FUNDAMENTAIS NA ANÁLISE DE UM PLANO EMPRESARIAL 4. O Risco e a Recompensa Um bom plano é visto como uma fotografia do futuro. Mostra as pessoas, a oportunidade e o contexto sob vários ângulos. Oferece uma história plausível e coerente do que pode acontecer. Focaliza possibilidades de ação e reação. Ele deve sempre considerar aspectos negativos como: - saída de um líder; - reação agressiva de um concorrente; - falta de insumos e materiais, - recessão econômica,etc.

18 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 18 5 FATORES FUNDAMENTAIS NA ANÁLISE DE UM PLANO EMPRESARIAL 4. O Risco e a Recompensa O que a empresa espera FAZER no futuro? Os investidores se sentem muito melhor com relação ao risco se o plano discutir o final do jogo (onde se quer chegar).

19 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 19

20 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 20 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 1.Dados sobre o empreendimento 2. Descrição do negócio 3. O mercado 4. A concorrência 7. Fornecedores 5. Descrição dos produtos / serviços do empreendimento 6. Preço

21 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 21 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 8. Processo produtivo 9. Plano de marketing / comercial 10. Custos 11. Investimentos 14. Aspectos organizacionais 12. Demonstrativo de Resultados 13. Fluxo de caixa

22 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 22 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 15. Plano Financeiro 16. Parceiros 17. Empreendedores 18. Fases do empreendimento 21. Anexos 19. Visão do futuro 20. Resumo do empreendimento (Sumário Executivo)

23 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 23 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 1. O empreendimento Nome do empreendimento: Sócios: Endereço: Fone: Pessoa de contato: Data de apresentação: Constituição Jurídica: Outras informações relevantes:

24 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 24 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 2. Descrição Geral do Negócio 1. Que tipo de negócio pensa estabelecer? 2. Que produtos/serviços pensa oferecer? 3. Que mercado pensa atender, qual o seu tamanho e possibilidade de satisfaze-lo? 4. Por quê você definiu este produto/serviço e respectivo mercado? 5. Por quê você acredita no sucesso deste empreendimento? 6. Existem chances de crescimento deste mercado?Quais são elas?

25 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 25 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 2. Descrição Geral do Negócio 1. Descrição do Negócio: 2. Descreva os pontos positivos e negativos do negócio: 3. Expectativa de Apoio da Incubadora:

26 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 26 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 3. O Mercado 1. Qual é o seu grande mercado e em que segmento pode competir de melhor forma? 2. O que está acontecendo com este segmento, está crescendo? 3. Como é a distribuição geográfica deste mercado? 4. Flutuações sazonais de demanda afetam o mercado? 5. Defina o valor deste mercado. 6. Quais as empresas líderes deste mercado, qual a participação delas (%) global no setor?

27 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 27 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 3. O Mercado 7. Quem comanda os nichos de seu interesse? 8. Por que seu produto terá preferência em relação aos outros do mercado? 9. A localização de sua empresa será um fator importante para ter acesso aos seus clientes (reduzirá custo de distribuição, proximidade com clientes,proximidade com concorrentes). 10. Descrição do Mercado: 11. Descreva os pontos positivos e negativos em relação ao mercado:

28 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 28 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 3.1 Estudo de Mercado População é um conjunto de indivíduos (ou empresas) com uma ou mais características similares. Amostra é uma parcela representativa da população. É necessário identificar quem é a população alvo da pesquisa, efetuando uma segmentação demográfica.

29 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 29 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 3.1 Estudo de Mercado O cálculo do tamanho da amostra depende de algumas variáveis que influenciam na sua formulação: Tamanho da população: quanto maior for a população, maior será a amostra. Quantidade tolerável de erro amostral: o erro amostral identifica o quanto os resultados de uma pesquisa podem variar. Um erro amostral de 5% mostra que os percentuais de respostas obtidas (também chamados de “freqüências”) podem variar para mais 5% ou menos 5%. Homogeneidade: variação da população em relação às características de interesse da pesquisa: quanto mais homogênea é a população, menor é a amostra necessária para representá-la.

30 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 30 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 3.1 Estudo de Mercado NÍVEL DE CONFIANÇA (Diferentes tabelas) É uma medida estatística que indica a probabilidade dos resultados obtidos repetirem-se se a pesquisa for realizada novamente. O patamar de 95% é normalmente utilizado em pesquisas de mercado. SPLIT Indica o nível de variação das respostas, ou seja, o grau de homogeneidade da população. 50/50 indica muita variação entre as respostas (heterogêneas) 80/20 indica menor variação entre as respostas (homogêneas)

31 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 31 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 3.1 Estudo de Mercado Elaboração de um Questionário Dados Demográficos: as primeiras perguntas do questionário. São elas que avaliam se o entrevistado realmente pertence ao grupo que você pretende entrevistar. Dados Objetivos: são as respostas de que realmente precisamos no questionário. Dados de Checagem: são os dados que identificam o entrevistado (o nome e o telefone, por exemplo), e que permitirão um eventual contato posterior para obter outras informações.

32 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 32 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 3.1 Estudo de Mercado · Escalas Nominais: atribuem nomes ou números às variáveis pesquisadas, com o objetivo de simplesmente contar as respostas obtidas. Por exemplo: ( ) Masculino ( ) Feminino · Escala Ordinal: atribuem nomes ou números às variáveis pesquisadas, mas incorporando um sentido de ordem entre as respostas. ( ) Ótimo ( ) Bom ( ) Regular ( ) Ruim ( ) Péssimo Escalas de Intervalo ou de Razão: são atribuídos valores numéricos às variáveis, permitindo ao entrevistado perceber as diferenças entre as medições. Ponto de partida absoluto, igual a zero. ( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) 7 ( ) 8 ( ) 9 ( ) 10

33 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 33 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 3.1 Estudo de Mercado · Consolidando os Resultados Processo de an á lise dos dados. A tabula ç ão nada mais é que a consolida ç ão dos resultados em freq ü ências, ou seja, realizar a contagem do n ú mero de respostas para cada alternativa de cada pergunta, determinando assim a “ opinião m é dia ” da amostra – que, se foi delimitada segundo os cuidados mencionados anteriormente, valem para toda a popula ç ão. O mais interessante é realizar a contagem das respostas para cada item e transform á -las em percentuais relativos ao n ú mero total de respostas. Ex: Num universo de 30 entrevistados, 60% responderam “ Sim ” e 40% responderam “ Não ”.

34 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 34 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 3.1 Estudo de Mercado · Pesquisa Qualitativa (Perguntas abertas) 1) Ler todas as respostas para assegurar-se de ter recebido toda a informa ç ão que foi coletada, anotando o que achar mais importante. 2) Codificar as questões: agrupar as respostas de acordo com sua semelhan ç a sob c ó digos ( “ a ”, “ b ”, “ c ”...) para depois efetuar a contagem e obter as freq ü ências percentuais, que permitirão uma an á lise similar à s outras questões. Avaliar os resultados de forma neutra Outras técnicas: Focus Group (grupo focal) Técnica Delphi

35 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 35 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 4. A Concorrência 1. Quais são os concorrentes diretos de seu empreendimento (quantifique-os, listando alguns nomes mais significativos)? 2. Identifique negócios que competirão de alguma forma com seu produto/serviço. 3. Qual o tamanho de seus concorrentes? 4. Procure determinar o volume de vendas dos principais concorrentes, o número de empregados e número de filiais. 5. Procure determinar a lucratividade dos concorrentes, se estão ganhando (quanto?) ou se estão perdendo (quanto?) nos últimos anos e porquê?

36 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 36 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 4. A Concorrência 6. Verifique cada concorrente nos seguintes pontos: estratégia de preço; estratégia de distribuição; estratégia de assistência técnica; conceito de qualidade dos seus produtos/serviços no mercado; métodos de venda; termos de crédito/volume de desconto; localização; meios de propagação e promoção; Descrição da Concorrência: Descreva os pontos positivos e negativos em relação à concorrência:

37 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 37 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 5. Descrição dos Produtos / Serviços Para cada produto/serviço de sua empresa explique: 1. Descreva a tecnologia empregada e o nível de domínio e atualização pela empresa (estado da arte nacional e internacional). 2. Qual o estágio atual de desenvolvimento (teórico, protótipo/projeto piloto ou completo)? 3. Explique a função/aplicação do produto/serviço. 4. Explique se o produto/serviço fornece uma solução tecnicamente mais inovadora/competitiva para algum problema específico do mercado, quando comparado com os da concorrência.

38 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 38 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 5. Descrição dos Produtos / Serviços 5. Avalie as vantagens sobre a concorrência. 6. Avalie as desvantagens sobre a concorrência. 7. Qual o grau de proteção intelectual do produto/serviço. Caso não tenha, qual o motivo? 8. Existem normas técnicas e legislações especificas que regulamentam o produto? 9. Existe necessidade de homologação do produto junto a alguma instituição? Quais as implicações na consolidação de seu empreendimento?

39 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 39 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 5. Descrição dos Produtos / Serviços 10. O produto ou seu processo de fabricação podem gerar impactos/riscos de agressões ao meio ambiente ou à qualidade de vida? Descrição do Produto: Descreva os pontos positivos e negativos do produto:

40 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 40 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 5.1 Descrição dos Produtos / Serviços O que deve ser projetado em um produto ou servi ç o Segundo Slack (1997), qualquer produto ou serviço produzido deverá considerar três aspectos: · um conceito, que é o conjunto de benefícios esperados pelo consumidor; · um pacote de produtos e serviços "componentes", que proporcionam os benefícios definidos no conceito; · um processo pelo qual a operação produz o pacote de produtos e serviços "componentes".

41 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 41 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 5.1 Descrição dos Produtos / Serviços Descri ç ão dos produtos ou servi ç os Ao descrever os seus produtos/serviços, deixe claras suas vantagens e benefícios em relação aos concorrentes, pois essas informações são de fundamental importância para uma análise da viabilidade de seu projeto. Estabeleça os fatores com que seu produto/serviço pretende se diferenciar.

42 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 42 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 5.1 Descrição dos Produtos / Serviços Processo de Produ ç ão A definição de um processo produtivo deve descrever, segundo uma lógica preestabelecida, o conjunto de atividades de transformação, identificando toda agregação de valor envolvida na constituição do produto. Isso envolve definir o conjunto de atividades que se combinam para fazer alguma coisa, considerando uma série de fatores como equipamentos, matéria-prima, insumos, trabalhadores, infra-estrutura e outros.

43 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 43 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 5.1 Descrição dos Produtos / Serviços Processo de Produ ç ão - Fluxograma A elipse representa o início de um processo OPERAÇÃO O quadrado representa os diversos passos que existem numa rotina. A identificação da operação é registrada no interior do símbolo. A seta é usada para indicar o sentido e a seqüência das fases do processo. É utilizada também, para movimentar de um símbolo a outro. Indica o sentido do fluxo O losango significa decisão a ser tomada e determina o caminho a seguir entre os vários possíveis. A identificação das alternativas INÍCIO DECISÃO FIM A elipse representa o fim de um processo.

44 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 44 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 5.1 Descrição dos Produtos / Serviços Elaboração de um Fluxograma ETAPAS ATIVIDADES RESPONS Á VEL

45 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 45 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 5.1 Descrição dos Produtos / Serviços A Elaboração de um Fluxograma Permite Também:  A defini ç ão das atividades de autocontrole necess á rias para garantir a qualidade do produto. Relacionar para cada etapa do processo:  As m á quinas, equipamentos e instrumentos necess á rios;  Os m ó veis e utens í lios a serem utilizados no processo. Os espa ç os f í sicos necess á rios para abrigar cada etapa do processo.  As mat é rias-primas, materiais secund á rios e de embalagem necess á rios em cada etapa. O arranjo f í sico do processo.

46 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 46 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 6. Preço 1. Os preços de seus produtos serão competitivos se comparados com os da concorrência? Porquê? 2. Qual será a estratégia de preços utilizada por sua empresa na introdução de produtos no mercado (principalmente para o primeiro produto) e porquê? ( ) Preço existente no mercado interno. ( ) Preço dado por similares importados. ( ) Preço fixado pelo setor público. ( ) Preço em função do custo de produção. ( ) Preço estimado em função da demanda. ( ) Outros (especificar): Descrição do Preço: Descreva os pontos positivos e negativos do preço:

47 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 47 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 7. Fornecedores 1. Onde estão localizados os fornecedores? 2. A empresa necessitará de insumos importados? 3. O empreendimento terá dificuldade em obter insumos? Por quê? 4. Haverá algum problema relacionado a prazo de entrega e quantidade mínima? 5. Existe necessidade de qualificação de fornecedores? 6. Relacione as dificuldades que espera encontrar com relação a: componentes mecânicos componentes eletrônicos softwares serviços

48 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 48 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 7. Fornecedores 7. Descrição dos Fornecedores: 8. Descreva os pontos positivos e negativos em relação aos fornecedores:

49 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 49 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 8. Processo Produtivo Estabeleça o fluxograma de produção de sua empresa e analise para cada etapa do processo produtivo: 1. Onde estão localizados os gargalos do processo produtivo e como poderão ser solucionados? 2. O fluxo de produção é adequado para atender sua carteira de produtos/clientes? 3. Haverá necessidade de contratar empresas /consultores para desenvolver/solucionar alguma atividade/problema nas etapas do seu processo de produção?

50 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 50 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 8. Processo Produtivo 4. Número de funcionários previstos para atender sua linha de produção? 5. Qual a sua necessidade de espaço físico para este sistema produtivo? 6. Necessitará de algum apoio da incubadora? 7. Descrição do Processo Produtivo: 8. Descreva os pontos positivos e negativos do processo produtivo:

51 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 51 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 9. Plano de Marketing 1.Quem são seus clientes potenciais e onde estão localizados? 2. Como pretende atrair os clientes e se manter no mercado? 3. Que canais você utilizará para atingir seus clientes? 4. Como promoverá suas vendas? Por quê? 5. Quem são seus melhores fornecedores? Por quê? 6. Como, quando e quanto sua empresa investirá em publicidade? 7. Qual será seu sistema de distribuição / comercialização de produtos? 8. Você incluirá estes custos no seu preço de vendas?

52 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 52 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 9. Plano de Marketing 9. Como será seu sistema de assistência técnica? 10. Este sistema de assistência técnica não elevará significativamente os custos de sua empresa? 11. Quem são as pessoas que realmente decidem pela compra de seu produto ou influenciam na decisão da compra? 12. Como sua empresa pode descobrir quem são estas pessoas e utilizá-las para auxiliar nas vendas de seus produtos? 13. Qual é a potencialidade de vendas de cada produto ou serviço? 14. Faça uma estimativa de vendas para cada produto.

53 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 53 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 9. Plano de Marketing 15. Plano de Marketing/Comercial: 16. Estimativa de venda de cada produto: 17. Estimativa de Venda PRODUTO 18. Potencial de vendas de cada produto (qtid/mês): 19. Descreva os pontos positivos e negativos do seu sistema comercial:

54 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 54 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 10. Custos 1.Determine para cada produto uma estimativa dos custos que estarão diretamente envolvidos na produção do bem. (Custo variável) 2. Determine os custos que sua empresa terá mensalmente, vendendo ou não. (Custo fixo) 3. Confirme se o preço de venda previsto para seu produto poderá ser praticado, se comparando ao da concorrência. 4. Qual o grau de confiabilidade dessas previsões? 5. Comente quais os custos críticos do empreendimento.

55 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 55 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 10. Custos 6. Como está o retorno/lucro esperado do empreendimento comparado às margens praticadas pela concorrência? 7. Custo do produto: Custos variáveis: Custos fixos: Custo Total Custo unitário de fabricação 8. Descreva os pontos positivos e negativos em relação a custos:

56 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 56 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 11. Investimentos 1. Especificar a infra-estrutura disponível e a adquirir, necessária para o desenvolvimento do empreendimento, indicando o período de aquisição e o valor dos itens: 2. Investimentos (US$): Máquinas/equipamentos/softwares, etc.: Descreva os pontos positivos e negativos em relação a necessidade de investimentos:

57 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 57 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 11.1 Investimentos Iniciais Os investimentos físicos são aqueles destinados à compra de máquinas e equipamentos, instalações e veículos, móveis e utensílios, equipamentos de informática e obras civis – ou seja, aquisição de ativos para o negócio. Os investimentos financeiros são aqueles destinados à formação de capital de giro para o negócio. O capital de giro é o montante de recursos em dinheiro necessários ao funcionamento normal da empresa: compra de matéria-prima, financiamento de vendas, operações a descoberto...

58 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 58 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 11.1 Investimentos

59 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 59 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 11.2 Custos Custos Fixos: são aqueles cuja variação não é afetada pelo volume total de produção ou de vendas da empresa. Custos variáveis: são aqueles cuja variação é diretamente proporcional à variação das receitas da empresa – ou seja, a cada momento em que as vendas da empresa sofrem um acréscimo ou redução, o mesmo ocorre com esse grupo de custos.

60 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 60 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 11.2 Custos Os custos de manutenção, depreciação e seguro são os chamados custos de proteção do investimento. São todos fixos, e têm uma última particularidade que os diferencia dos demais: são chamados de “custos não- caixa”, pois não implicam no pagamento de obrigações mensais, mas apenas no provisionamento desses recursos.

61 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 61 CUSTOS DE PROTEÇÃO DO INVESTIMENTO ItemValorDepreciaçãoManutençãoSeguro Total%R$% % Obras Civis 3,5% 1,5% 1,0% Instalações 5,0% 3,0% 2,5% Móveis e Utensílios 10,0% 3,0% 2,5% Máquinas e Equipamentos 15,0% 4,5% 3,5% Equipamentos de Informática 25,0% 5,0% 3,0% Veículos 15,0% 5,0% 4,0% Total - - -

62 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 62 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL Rateio de= Custos Fixos Custo Fixo Total / (ano) Quantidade de unidades vendidas (ano) Custo Unitário Variável de Mão-de-Obra Custo Variável de Mão-de-Obra Produção Total Custo Unitário Variável de Matéria-Prima ou CMV Custo Variável Matéria-Prima ou CMV_ Produção Total 11.2 Custos

63 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 63 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL ItemValor Rateio de Custos Fixos+ Custo Unitário de Matéria-Prima ou CMV + Custo Unitário de Mão-de-Obra+ Custo Unitário de Produção= Custo Unitário de Produção (CUP): valor gasto para fabricar (e não para vender) cada unidade fabricada ou comercializada na empresa.

64 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 64 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL Preço de Venda PVU = _________CUP__________ 1- (CC + ML)  PVU: Preço de Venda Unitário final ao consumidor;  CUP: Custo Unitário de Produção, calculado no item anterior;  CC : Custo de Comercialização. Demonstra quanto sua empresa gasta para vender cada unidade;  ML : Margem de Lucro bruta (antes do imposto de renda).

65 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 65 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL O Custo de Comercialização (CC)  Custo de Divulgação;  Comissões sobre as Vendas; Previsões para perdas;  Fretes;  Impostos sobre a Venda:  normalmente, o ICMS,  o ISS ou o IPI. ICMS17% PIS0.65% COFINS2% COMISSÃO3% (=) CUSTO DE COMERCIALIZAÇÃO 22.65%

66 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 66 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL Receita / Faturamento  Receita Anual= Preço de Venda Unitário x Quantidade de unidades vendidas (ano)

67 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 67 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL Demonstrativo de Resultados  Receita de Vendas (-) Custos de comercialização (impostos) (=) Receita Líquida (-) Custo direto / variável (=) Lucro Bruto (-) Comissões s/vendas (-) Custos Fixos (=) Lucro Líquido antes do IR (-) Provisão para IR 35% (=) Lucro líquido após IR

68 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 68 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL Indicadores Financeiros Lucratividade=__Lucro Líquido_ Receita Total x100 Rentabilidade=___Lucro Líquido___ Investimento Total x100 PRI=Investimento Total Lucro Líquido PE $$$ = ___________CFT______________ 1 - Custo Variável Total Faturamento

69 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 69 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 12. Aspectos Organizacionais 1.Como será a estrutura organizacional do empreendimento (os responsáveis) nas áreas abaixo e indique a experiência do responsável no mesmo setor: 2.Administração financeira. Administração produção. Administração de P&D / Projeto. Administração comercial. Administração de suprimento. Administração operacional. 3. Defina a quantidade total de empregados por trimestre e sua função na empresa.

70 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 70 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 12. Aspectos Organizacionais 4. Descrição dos aspectos organizacionais: 5. Descreva os pontos positivos e negativos em relação aos aspectos organizacionais:

71 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 71 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 13. Plano Financeiro 1. Que volume de vendas necessitará para obter lucros durante os primeiros 10 trimestres? 2. Quais serão suas fontes financeiras potenciais? 3. Como utilizará o dinheiro do empréstimo ou dos investidores? 4. Como serão assegurados recursos financeiros mínimos à empresa? 5. Como será a participação societária dos sócios na empresa?

72 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 72 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 13. Plano Financeiro 6.Elabore uma previsão de entrada e saída de recurso, utilizando os dados já apontados anteriormente neste documento. 7. Qual o grau de confiabilidade dessa previsão? 8. Comente os fatores críticos na estruturação desse fluxo de caixa.

73 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 73 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 14. Parceiros 1.A empresa pretende desenvolver alguma parceria comercial / tecnológica/financeira e de suporte administrativo? Com que objetivo? 2. Como pretende implementá-la(s)? 3. Já existe algum parceiro em vista? 4. Quando pretende efetivar cada parceiro? 5. Descrição da Parceria: 6. Descreva os pontos positivos e negativos em relação a parceria:

74 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 74 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 15. Empreendedores 1. Anexe ao presente Plano o Curriculum Vitae dos empreendedores. 2.Qual a experiência dos empreendedores como empresários? 3..Qual a experiência dos empreendedores no desenvolvimento de produtos / processos? 4. Como o grupo se avalia quanto à capacidade empreendedora? Os pontos fracos de um são compensados pelos fortes de outro? 5.Quais as principais motivações para criar este empreendimento?

75 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 75 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 15. Empreendedores 6.A que nível a equipe dispõe do conjunto de aptidões gerências necessárias para a condução ideal do negócio? 7. Quais as principais barreiras / ameaças que o empreendimento identifica como particularmente difíceis de ultrapassar e como pretende agir? 8. Quais os motivos que o levaram a pleitear uma vaga no Incubadora? 9. Descrição dos Empreendedores: 10.Descreva os pontos positivos e negativos dos empreendedores:

76 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 76 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 16. Fases do Empreendimento 1. Implantação. Tempo necessário para a implantação do empreendimento no CELTA. Entre as atividades desenvolvidas nesta fase, estão: Legalização do empreendimento: Alvará de funcionamento, registro na Junta Comercial, notas fiscais, conta corrente e carteira de cobrança, registro de assinatura dos sócios no cartório, etc.; Infra-estrutura: Instalações físicas em geral, mudança, contratação de pessoal, etc.; Operacionalização.

77 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 77 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 16. Fases do Empreendimento 2. Crescimento. Tempo necessário para o empreendimento se consolidar técnica e financeiramente. Nesta fase o empreendimento deverá alcançar: Atendimento às normas técnicas exigidas; Instalações laboratoriais; Recrutamento/treinamento de R. H.; Processo de homologação e/ou cadastramento do produto; Aperfeiçoamento do produto; Identificação de clientes;

78 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 78 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 16. Fases do Empreendimento 2. Crescimento. Estratégia de comercialização; Capitalização do empreendimento; Reavaliação da viabilidade do empreendimento; Aperfeiçoamento das instalações físicas; Espaço físico; Apoio administrativo.

79 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 79 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 16. Fases do Empreendimento 3.Consolidação. Fase em que o empreendedor deve se ater ao fortalecimento econômico da empresa, visando sua transferência para instalações próprias definitivas. Observe os itens que seguem: Instalações laboratoriais; Recursos humanos; Produtos em desenvolvimento; Treinamento R. H.; Aperfeiçoamento do produto; Inovação do processo produtivo;

80 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 80 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 16. Fases do Empreendimento 3.Consolidação. Novos clientes e consolidação dos atuais; Necessidades de capital e fontes de recursos humanos; Revisão da estratégia de comercialização; Capitalização do empreendimento; Apoio administrativo; Projeto de instalações próprias; Imobilização (terreno)

81 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 81 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 16. Fases do Empreendimento 4. Liberação: Fase em que a empresa deve estar apta para a transferência em definitivo para suas instalações próprias. Nesta fase, ao invés de obter subsídios, passa a pagar sobretaxas. Também, o empreendedor deve concentrar-se nas atividades eventualmente não completadas nas fases anteriores e transferir em seguida a sua empresa.

82 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 82 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 16. Fases do Empreendimento 5. Qual o tempo provável de desenvolvimento de cada fase do empreendimento, considerando todos os dados citados anteriormente? Tempo provável de desenvolvimento das fases: Fases Meses Implantação (IPL) Crescimento (CCM) Consolidação (CSL) Liberação (LBR) Total Justificativa:

83 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 83 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 17. Visão do Futuro 1. Como você imagina/descreverá sua empresa nos próximos 5 anos? 2. Como espera que a Incubadora contribua para consolidar esta visão?

84 Metodologia da Pesquisa Especialização em Desenvolvimento de Software para Web: Metodologia da Pesquisa 84 6 ESTRUTURA DE UM PLANO EMPRESARIAL 18. Resumo do Empreendimento (Sumário Executivo) No espaço abaixo, faça um resumo de seu empreendimento, introduzindo objetivos, áreas de interesse, produtos, mercado, concorrentes, metas e quando serão alcançados. (Dados para divulgação) 19. Anexos Inserção de documentos, currículos, reportagens, ou qualquer outro material que dê sustentação ao que foi exposto ao longo do projeto.


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