A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos"— Transcrição da apresentação:

1 Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ORGANIZAÇÕES ESPORTIVAS EVENTOS

2 Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos Tomada de decisões Planejamento Direção (liderança) Comunicação Organização Seleção e contratação Gestão Avaliação Motivação

3 Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos ORGANIZAÇÃO OBJETIVOS – quem ? Especificação das inter-relações e dos vínculos formais existentes entre TAREFAS E INDIVÍDUOS CARÁTER CONTÍNUO, ATIVIDADES: - definição de tarefas Estrutura de autoridade distribuição de responsabilidade (delegação e hierarquia) Divisão de trabalho do espaço, do tempo determinado ou disponível Articular o funcionamento - desenho dos níveis - supervisão das pessoas e da equipe Unificar atividades em função de meta comum e do objetivo da empresa Coordenar e organizar os recursos, os sistemas e as pessoas

4 Organização = planejamento estrutural
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos Organização = planejamento estrutural TRABALHO EM EQUIPE Organização Informal X Formal INFORMAL - paralela à formal / acima de 5/6 funcionários Interações, preferências ou necessidades dos indivíduos Estrutura de autoridade – líderes “naturais” Menos definida e elaborada – mais flexível e natural Surgem em função de: Amizades e interesses mútuos dos membros Desavenças ou desacordos com a administração formal Função do Administrador – líder “formal” Reconhecer estas formas e permitir que atuem Comunicação e liderança Fomentar as trocas informais complementares à estrutura formal

5 Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos ORGANIZAÇÃO FORMAL – MODELOS DE ORGANIZAÇÃO ORGANOGRAMA - expressão gráfica FILOSOFIA DA GESTÃO E DE TOMADA DE DECISÃO DIMENSÃO ÂMBITO DE ATUAÇÃO PIRAMIDAL FUNCIONAL DIVISIONAL GEOGRÁFICO EQUIPES DE TRABALHO REDE CIRCULAR MATRICIAL

6 Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos PIRAMIDAL Origem – estruturas familiares séc XIX / militar Mais utilizado Burocrática Hierarquização da autoridade de cima para baixo Tarefas e funções mais importantes no alto Setor privado, negócios, indústria Setor público, escolas, hospitais e organizações esportivas

7 Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos Organograma Presidência Ary Graça Relações Institucionais/ Site Gabinete Presidência Assessoria Técnica Projetos Especiais Assessoria Imprensa Superintendência Executiva Superintendência Executiva COBRAV CONAT Atendimento Patrocinador Compras Contratações VivaVôlei Aryzão Jurídico Administrção Seleções Brasileiras Quadra Competições Quadra Seleções Brasileiras Praia Competições Praia Unidades Apoio Estratégico Estratégico / Tático Operacional

8 Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos Figura 1 – Estrutura Organizacional da Comissão Técnica. Adaptada de Bizzochi (2008, p. 291)

9 Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos

10 Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos CIRCULAR Minimiza algumas desvantagens do Piramidal Tenta eliminar o sentimento de alijamento dos centros de autoridade e decisão das pessoas na parte inferior da pirâmide Grande nível de intercâmbio entre os membros Independência dos níveis de autoridade Mais coordenadores e menos diretores Descentralização e participação Associações ou grupos profissionais

11 Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos CIRCULAR – Adaptado de Associação Canadense Saúde, EF, Lazer Souci, 2002 CONSELHO DE GRUPOS DE INTERESSE CONSELHO DE PESQUISA SECRETARIA INFORMAÇÃO ESPORTIVA DIREÇÃO DIRETOR DE ESPORTES GERÊNCIA DE INSTALAÇÕES RECREAÇÃO Administração PROGRAMAS ADAPTADOS GERÊNCIA DE NEGÓCIOS CONSELHO DE COMUNICAÇÃO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

12 Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos MATRICIAL Estrutura funcional temporal Coordenação entre diversos especialistas–projeto Vantagens: Flexibilização da utilização dos recursos humanos para o planejamento Retorno de cada um a sua unidade de trabalho ao final do projeto Linhas de comunicação muito abertas Decisões mais democráticas

13 MATRICIAL – Reforma de Instalações Esportivas na Universidade
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos MATRICIAL – Reforma de Instalações Esportivas na Universidade Gabinete da Reitoria Empresa de Arquitetura Escritório de Engenharia Consultor de Atividade Física Diretor do projeto Contratante X Vice-reitoria de Administração X Diretoria Serviços Estudantis Coordenação vertical - hierarquia X Diretoria Serviços Esportivos X Direção da EEF X Associação de Alunos Associações Comunitárias Coordenação horizontal - funcional

14 COMPONENTES BÁSICOS DO FUNCIONAMENTO DE UMA ORGANIZAÇÃO
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos COMPONENTES BÁSICOS DO FUNCIONAMENTO DE UMA ORGANIZAÇÃO Vértice estratégico Todos os elementos disponíveis para as tarefas de direção global da organização. Tecnoestrutura Conjunto de pessoal burocrático de apoio que concebe, planeja e assegura a formação dos operacionais, mas não está ligado à produção Pessoal de apoio Unidades especializadas de apoio à organização fora do fluxo de trabalho operacional Linha hierárquica Cadeia de membros com autoridade formal que estabelece a ligação entre o vértice estratégico e o centro operacional Centro operacional Compreende todos os membros ligados ao setor de produção

15 DIAGRAMA DE MINTZBERG COM AS ATIVIDADES
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos DIAGRAMA DE MINTZBERG COM AS ATIVIDADES Conselho de administração Presidente “Staff” do Presidente Comitê Executivo Planejamento Estratégico Conselho Jurídico Relações Públicas V.P. Operações Contabilidade Relações Laborais Formação Investigação Operacional V.P. Marketing Investigação e desenvolvimento Métodos de trabalho Planificação da Produção Definição de Preços Diretores Regionais de Vendas Processamento de Salários Diretores de fábricas Empregados Administrativos da Tecnoestrutura Recepção Serviço de correio Diretores Distritais de Vendas Contramestres Cantina Agente de Compras Operadores de Máquinas Montadores Vendedores Expedidores

16 Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos ESTRUTURA BUROCRÁTICA VANTAGENS DESVANTAGENS HUMANAS – DESUMANIZADA Pouco espaço para criatividade COORDENAÇÃO Isolamento de outros setores ADAPTABILIDADE Principalmente a mudanças EFICIÊNCIA ESTRUTURAS ESPECIALISTAS (padronização/ menos duplicidade de atividades) LINHAS DE AUTORIDADE CLARAMENTE DEFINIDAS POUCA CRIATIVIDADE ONDE SÃO ENCONTRADAS EM ORGANIZAÇÕES ESPORTIVAS GERALMENTE GRANDES COM ROTINAS DE TRABALHO FACILMENTE PADRONIZADAS

17 Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos CLUBES, ORGÃOS GOVERNAMENTAIS, FEDERAÇÕES, EQUIPES PROFISSIONAIS

18 Sociedades Civis sem Finalidade Lucrativa
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos PIRAMIDAL Sociedades Civis sem Finalidade Lucrativa PRESIDENTE VICE-PRESIDENTE ADIMINISTRAÇÃO GERAL SECRETARIA CENTRAL DE ATENDIMENTO AUDITORIA INTERNA ASSESSORIA DE PLANEJAMENTO COMISSÕES ASSESSORIA ESPECIAIS SERVIÇOS SOCIAIS ADMINISTRATIVA MARKETING OPERAÇÕES PATRIMÔNIO ESPORTES SOCIAL CULTURAL SERVIÇOS JURÍDICOS RELAÇÕES INSTITUCIONAIS SERVIÇOS GERAIS MANUTENÇÃO COMPETIÇÃO PROMOÇÕES SOCIAIS JARDIM DA INFANCIA PLANEJAMENTO E CUSTOS FINANÇAS RELAÇÕES COMERCIAIS SEGURANÇA ENGENHARIA RECREATIVOS RELAÇÕES SOCIAIS MOVIMENTOS CULTURAIS RESTAURANTES PROCESSOS DISCIPLINARES COMUNICAÇÕES SUPRIMENTOS CENTRO DE MEMÓRIA BARES E LANCHONETES RECURSOS HUMANOS HIGIÊNE E SAÚDE PROTEÇÃO E HIGIÊNE INFORMÁTICA E SISTEMAS

19 Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos COB

20 Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos

21 Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos FORMA DIVISIONADA VANTAGENS DESVANTAGENS AUTONOMIA DAS DIVISÕES “NEGÓCIO DENTRO DO NEGÓCIO” RECURSOS PODEM SER TRANSFERIDOS ATUAÇÃO EM DIFERENTES MERCADOS PODEM OCORRER CONFLITOS ENTRE AS DIVISÕES PROBLEMAS NA COOREDENAÇÃO E CONTROLE (normalmente através de medidas quantitativas de performance, enfatizando indicadores econômicos) ONDE SÃO ENCONTRADAS EM ORGANIZAÇÕES (ESPORTIVAS OU NÃO) QUE ATUAM EM MERCADOS DIVERSIFICADOS COM ROTINAS DE TRABALHO FACILMENTE PADRONIZADAS

22 Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos PUMA, CBV, DECATHLON

23 Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos Modelo de Gestão - CBV Processos de Apoio Seleções Voleibol de Praia Competições Nacionais Eventos VivaVôlei Comitê de Gestão Clientes Fornecedores Requisitos Centro de Desenv. Voleibol Unidades de Negócio Telespectador Público Consumidor de produtos Capital Tecnologia Gente talentosa Interno Administração de projetos especiais Externo Assessorias: comunicação, marketing, vendas

24 Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos ESTRUTURA SIMPLES VANTAGENS DESVANTAGENS FLEXIBILIDADE, CONTATO DIRETO DECISÕES RÁPIDAS, COMUNICAÇÃO FÁCIL NÃO EXISTEM CONTROLES BUROCRÁTICOS SÓ SE APLICA A PEQUENAS ORGANIZAÇÕES ESPORTIVAS ONDE SÃO ENCONTRADAS EM PEQUENAS ORGANIZAÇÕES ESPORTIVAS NOS PRIMEIROS ANOS DE IMPLANTAÇÃO ***** QUANDO ELAS CRECEM NÃO SE APLICA MAIS ACADEMIAS, CONSULTORIAS, EMPRESAS DE EVENTOS

25 Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos BUROCRACIA PROFISSIONAL VANTAGENS CORPO DE ESPECIALISTAS COM FORMAÇÃO E CONHECIMENTO DE PROCEDIMENTOS QUE OPERAM COM AUTONOMIA ESTRUTURA DESCENTRALIZADA ASSISTENCIA DE STAFF DE SUPORTE MINIMIZA A FORMALIZAÇÃO E A CENTRALIZAÇÃO DESVANTAGENS PODEM OCORRER CONFLITOS ENTRE AS DIFERENTES FORMAÇÕES E CONDUTAS DOS ESPECIALISTAS ONDE SÃO ENCONTRADAS EM ORGANIZAÇÕES RELATIVAMENTE NOVAS E QUE OFERECEM SERVIÇOS ESPECIALIZADOS

26 Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos CONSULTORIAS, ASSESSORIAS, EMPRESAS DE EVENTOS

27 Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos ADHOCRACIA DESVANTAGENS VANTAGENS ALTAMENTE FLEXÍVEL ESTRUTURA ORGÂNICA INTEGRAÇÃO INEFICIÊNCIA INEXISTÊNCIA DE LINHAS CLARAS DE AUTRIDADE E REGRAS FORMAIS ONDE SÃO ENCONTRADAS ALTAMENTE FLEXÍVEL, BAIXOS NÍVEIS DE FORMALIZAÇÃO, SEM HIERARQUIA DE AUTORIDADE, DIFERENCIAÇÃO HORIZONTAL, ESPECIALISTAS GRUPADOS EM UNIDADES FUNCIONAIS ALTOS NÍVEIS DE DESCENTRALIZAÇÃO QUANDO O PROCESSO DE TRABALHO EXIGE ALTO NÍVEL DE INOVAÇAO PROJETOS ESPECIALIZADOS DECISÕES TOMADAS POR QUEM É ESPECIALISTA

28 Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos CONSELHOS, PROJETOS DE AÇÃO, EVENTOS, PESQUISAS

29 Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos

30 Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos

31 Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos

32 Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos O organograma do Comitê Organizador da Copa de 2014 (Foto: Reprodução)

33 Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos

34 MECANISMOS DE COORDENAÇÃO DO TRABALHO MENOS COMPLEXO MAIS COMPLEXO
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos MECANISMOS DE COORDENAÇÃO DO TRABALHO À medida que o trabalho da organização se torna mais complexo, os mecanismos de coordenação parecem deslocar-se progressivamente do ajustamento mútuo, à supervisão direta e aos diversos processos de estandardização, para finalmente regressar ao ajustamento mútuo nas situações mais complexas. MENOS COMPLEXO MAIS COMPLEXO Ajustamento mútuo Supervisão direta Estandardização Qualificações Processos de trabalho Resultados Normas

35 Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos DESVANTAGENS Definem com clareza funções e tarefas, os responsáveis pelos diferentes postos, as linhas de autoridade Clareiam as relações entre diferentes órgãos da empresa, evitando “mal-entendidos” Obrigam a quem os dirige a um exame profundo e crítico da própria estrutura organizacional Trazem à luz os defeitos e disfunções existentes entre os diferentes setores da empresa Facilitam a orientação dos recém-admitidos Permitem programar com clareza as linhas de promoção dos indivíduos Constituem um guia para a programação e o estudo da estrutura organizacional Dão as pessoas alheias à empresa uma visão geral de sua estrutura Estruturas formais centradas na direção e no controle Falta de flexibilidade / incapacidade de adaptação a mudanças e inovações Atrofiam a criatividade dos componentes Pouca consideração com as aspirações e necessidades pessoais Pequenos grupos de trabalho – competição nociva entre departamentos Canais e meios de comunicação limitados e muito rígidos Interconexões escassas entre os diversos níveis e unidades de trabalho QUALIDADES

36 Estratégicas – Vértice estratégico Administrativas – Logística
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos PROCESSOS DE TOMADA DE DECISÃO Estratégicas – Vértice estratégico Administrativas – Logística Operacionais – Linha hierárquica Ad Hoc – Centro operacional

37 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos ESTRUTURA ORGANIZACIONAL “FASES DE CRESCIMENTO E AMADURECIMENTO” (Greiner, 1972) Fase de criatividade Fase de direção Fase de delegação Fase de coordenação Fase de colaboração

38 TENDÊNCIAS NA ORGANIZAÇÃO DAS ENTIDADES
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos TENDÊNCIAS NA ORGANIZAÇÃO DAS ENTIDADES Downsizing Este conceito tem por base a redução do número de empregados, para a obtenção de um equilíbrio entre as despesas e as receitas. Reestruturação Procura o mesmo equilíbrio financeiro, mas agora através da eliminação de alguns setores, áreas ou atividades, que se considerem estrategicamente menos lucrativas. Reengenharia Neste caso procura-se o desenvolvimento, através da alteração dos fundamentos das organizações e do trabalho em si mesmo. Michael Hammer e James Champy

39 DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE
Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos CONFIGURAÇÕES DAS ESTRUTURAS SEGUNDO MINTZBERG Estrutura Simples A coordenação é do tipo supervisão direta, todas as decisões importantes são tomadas pelo diretor geral. O vértice estratégico é o elemento chave da estrutura, que normalmente se restringe a uma pessoa a comandar. Os seus comportamentos são pouco formalizados e planejados, não recorrendo a formação nem aos mecanismos de ligação, sendo acima de tudo uma estrutura orgânica. Burocracia Mecanicista Tarefas operacionais rotineiras muito especializadas, recorrendo a procedimentos muito formalizados, com proliferação de regras e regulamentos, comunicação rígida em toda a organização, centralizando o poder de decisão, numa estrutura administrativa elaborada, com distinção muito clara entre operacionais e funcionais.

40 Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos Burocracia Profissional Apoia-se na estandardização através das qualificações. Recruta especialistas devidamente formados que controlam o seu próprio trabalho de modo relativamente independente dos seus colegas, realçando o poder da competência. Em grande parte os padrões de atuação são mais elaborados fora da instituição (associações profissionais), do que dentro da instituição. Estrutura Divisionada Não se trata de uma estrutura completa que vai do vértice estratégico ao centro operacional, mas sim uma estrutura que se sobrepõe a outras. A descentralização não vai além da delegação de poderes entre alguns quadros da sede e alguns diretores dos departamentos. O principal mecanismo de coordenação neste caso é o da padronização dos resultados.

41 Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos Adhocracia É uma estrutura orgânica com pouca formalização comportamental e uma especialização horizontal elevada, baseada na formação, com tendência para agrupar especialistas em unidades funcionais, utilizando os mecanismos de ligação para encorajar o ajustamento mútuo e uma descentralização seletiva no sentido de agrupar as várias combinações dos quadros hierárquicos e dos peritos operacionais. INOVAÇÃO Inovar significa entrar em ruptura com as rotinas, as novas organizações não devem apoiar-se em nenhuma forma de padronização para coordenar as suas atividades.

42 Slack, T. ; Parent, M. M. Understanding Sport Organizations
Slack, T.; Parent, M.M..  Understanding Sport Organizations. Human Kinetics, 2006


Carregar ppt "Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google