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Curso: Tecnologia em Fabricação Mecânica Disciplina: Manutenção Industrial Prof. Luis Roberto de Mello e Pinto.

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1 Curso: Tecnologia em Fabricação Mecânica Disciplina: Manutenção Industrial Prof. Luis Roberto de Mello e Pinto

2 Prof. Luis R.M.Pinto 2 Importância da Manutenção Industrial Manutenção está envolvida com o processo via disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos. Em fábricas japonesas o processo de qualidade (principalmente de produção) recebe o nome de TPM Total productive Maintenance (Manutenção produtiva total).

3 Prof. Luis R.M.Pinto 3 Importância da Manutenção Industrial Gasto com manutenção nas indústrias: – De 2% a 8% – Para indústria de petróleo e petroquímicas – cerca de 8% – No Brasil; cerca de 4% do faturamento bruto – Refinaria de grande porte: U$25.000.000,00 por ano com manutenção

4 Prof. Luis R.M.Pinto 4 Importância da Manutenção Industrial Resultado: – Disponibilidade média para todas as indústrias do Brasil é de 90% – Para a indústria petroquímica é de 97,25%

5 Prof. Luis R.M.Pinto 5 Aspectos do departamento de Manutenção Objetivos: Máxima continuidade operacional Menor custo possível Não agressão ao meio ambiente segurança

6 Prof. Luis R.M.Pinto 6 Aspectos do departamento de Manutenção Objetivos pessoais : pois não se pode dissociar o indivíduo da função. Reconhecimento por parte da organização Controle nas tarefas dos subordinados Respeito dos outros segmentos da fábrica pela manutenção

7 Prof. Luis R.M.Pinto 7 Aspectos do departamento de Manutenção Para que os objetivos da manutenção sejam alcançados precisa-se de um método científico de gerenciamento.

8 Prof. Luis R.M.Pinto 8 Aspectos do departamento de Manutenção Conseqüências de falhas: Se, por exemplo, um motor falha por poucos minutos, a linha pode ficar parada por horas ou até dias em função da complexidade do processo, gerando: – Perde cessante: faturamento para, mas os custos fixos não – Depreciação do investimento – Salários – Despesas financeiras

9 Prof. Luis R.M.Pinto 9 Aspectos do departamento de Manutenção Deve-se trocar o gerenciamento de crises: Dificuldade de dar atenção aos aspectos de segurança e meio ambiente Tarefas sem um método padrão Reparos emergenciais Sob pressão Pessoal desmotivado Pessoal destreinado

10 Prof. Luis R.M.Pinto 10 Aspectos do departamento de Manutenção Pelo gerenciamento da manutenção: Verificando os aspectos de segurança e meio ambiente Tarefas com um método padrão Reparos emergenciais com raridade Atividades programadas com tempo suficiente para sua realização Pessoal motivado e com treinamento na atividade a ser executada.

11 Prof. Luis R.M.Pinto 11 Aspectos do departamento de Manutenção O Círculo vicioso: Empresas com disponibilidade de recursos e esclarecimento já no projeto de implantação podem ter um planejamento para a manutenção. Problema: nesta fase a mão de obra mais experiente migra para a implantação do processo, enquanto que a menos experiente organiza a manutenção.

12 Prof. Luis R.M.Pinto 12 Aspectos do departamento de Manutenção Se o gerenciamento da manutenção for ineficiente, acontece a seguinte seqüência repetitiva: Falta de tempo e recursos devido a problemas do dia a dia. Não há gerenciamento adequado. Equipamentos quebram com grande freqüência

13 Prof. Luis R.M.Pinto 13 Aspectos Comportamentais: Dificuldade de gerentes de manutenção em lidar com pessoal em momentos de conflito, pois: Maioria dos gerentes de manutenção eram grandes técnicos (mecânica, elétrica, eletrônica, metalurgia, etc.) e com pouca bagagem gerencial. Cultura de chefe – subordinado e não treinador - treinado

14 Prof. Luis R.M.Pinto 14 Aspectos Comportamentais: Fatores de desmotivação para executores de manutenção: Comportamento do gerente despreparado O Fato de estar associado ao problema (Maquina parada por exemplo) Incompatibilidade entre aumento da escolaridade do executante e a falta de modernização do gerenciamento.

15 Prof. Luis R.M.Pinto 15 Aspectos Comportamentais: O executante da manutenção está mais exigente com relação às relações humanas (cada vez menos compatível com a de “chefe – subordinado”)

16 Prof. Luis R.M.Pinto 16 Aspectos Comportamentais: Outros problemas comuns: Relacionamento ruim entre as pessoas acostumadas com máquinas Falta de confiança mútua entre gerente – subordinado Existência de interesses paralelos de líderes naturais (política sindical)

17 Prof. Luis R.M.Pinto 17 Aspectos Comportamentais: Outros problemas comuns: Dificuldade de trabalhar em equipe Comunicação inadequada Ordem arrumação e limpeza

18 Prof. Luis R.M.Pinto 18 Aspectos Comportamentais: Cultura, do ponto de vista antropológico e filosófico: “Respostas oferecidas pelos grupos humanos pelos desafios da existência”

19 Prof. Luis R.M.Pinto 19 Aspectos Comportamentais: Gerenciar uma estrutura: Encontrar uma cultura específica para o contexto em que o grupo está inserido. Desafio: Manter os pontos positivos da cultura e melhoras o restante.

20 Prof. Luis R.M.Pinto 20 Aspectos Comportamentais: Mudanças na cultura organizacional: Primeiros sinais após 6 meses Concretização após 18 meses

21 Prof. Luis R.M.Pinto 21 Aspectos Comportamentais: Os principais aspectos que merecem atenção e determinadas ações, são:

22 Prof. Luis R.M.Pinto 22 Aspectos Comportamentais: Educação

23 Prof. Luis R.M.Pinto 23 Aspectos Comportamentais: Educação Educação x Treinamento Ex da diferença: Para os pais os filhos devem ter educação sexual, mas não treinamento.

24 Prof. Luis R.M.Pinto 24 Aspectos Comportamentais: Educação Treinamento = passar conhecimento técnico e habilidades. Educação = além disso tem também em seu escopo atitudes e valores.

25 Prof. Luis R.M.Pinto 25 Aspectos Comportamentais: Educação Educação ajuda a mudar a cultura. É eficiente quando passada pelo exemplo Melhor se complementada com um bom sistema de conseqüências Por ex: Implantação do uso do cinto, com mudança de cultura pela educação e por multas.

26 Prof. Luis R.M.Pinto 26 Aspectos Comportamentais: Educação Bons exemplos gerenciais: Não fazer maus comentários sobre seu gerente ou subordinados evita a corrosão na cultura sadia da corporação Tratar todos com respeito e cordialidade Se quer pontualidade, seja pontual Comunicar-se de forma direta e simples Evitar desmarcar compromissos internos

27 Prof. Luis R.M.Pinto 27 Aspectos Comportamentais: Educação “Ninguém precisa prometer nada, mas uma vez prometido, deve-se cumprir”

28 Prof. Luis R.M.Pinto 28 Aspectos Comportamentais: Educação É importante para o gerente dar feedback sincero e constante sobre as atitudes de sua equipe, para mudar a cultura de que está somente criticando.

29 Prof. Luis R.M.Pinto 29 Aspectos Comportamentais: Confiança

30 Prof. Luis R.M.Pinto 30 Aspectos Comportamentais: Confiança A confiança é mútua, se o gestor mostra confiança nos seus colaboradores, estes também passam a confiar mais enm seus gestores.

31 Prof. Luis R.M.Pinto 31 Aspectos Comportamentais: Confiança Procedimentos Burocráticos: Gerados pela desconfiança: – Nos Fornecedores – Nos Clientes – Principalmente, nos próprios funcionários

32 Prof. Luis R.M.Pinto 32 Aspectos Comportamentais: Confiança É impossível implantar qualidade em manutenção ou em qualquer departamento sem confiança nas pessoas. O primeiro passo para obter confiança é confiar

33 Prof. Luis R.M.Pinto 33 Aspectos Comportamentais: Confiança Ter sempre em mente: O trabalhador deve à empresa o sustento de sua família e também a possibilidade de exercer criatividade e cidadania,

34 Prof. Luis R.M.Pinto 34 Aspectos Comportamentais: Confiança Ter também sempre em mente: A direção da empresa, por sua vez, deve ao trabalhador, pois este possibilita à empresa sobreviver e crescer.

35 Prof. Luis R.M.Pinto 35 Aspectos Comportamentais: Confiança Como melhorar a confiança: – Vestimenta; Gerente pode se vestir como os supervisores e executantes. – Praticar transparência, por exemplo não esconder pesquisas de salários desfavoráveis. – Evitar a todo custo a falta de ética e transparência.

36 Prof. Luis R.M.Pinto 36 Aspectos Comportamentais: Confiança O grau de satisfação de executantes de manutenção pode ser verificado aplicando-se uma avaliação, onde o funcionário atribui uma nota para cada quesito, conforme a seguir:

37 Prof. Luis R.M.Pinto 37 Aspectos Comportamentais: Confiança Condições de trabalho quanto a oficina, EPIs, ferramentaria, vestiários, restaurante, etc., que tenho no meu dia adia. Relacionamento com meus colegas de trabalho. Sentimento de realização com o trabalho que faço.

38 Prof. Luis R.M.Pinto 38 Aspectos Comportamentais: Confiança Responsabilidades de trabalho que me são dadas. Reconhecimento pelo trabalho que realizo. Segurança e estabilidade que sinto no emprego.

39 Prof. Luis R.M.Pinto 39 Aspectos Comportamentais: Confiança Remuneração e benefícios oferecidos pela empresa. As atividades que desenvolvo são compatíveis com o que eu gosto de fazer. Oportunidades de progressão que vejo na empresa.

40 Prof. Luis R.M.Pinto 40 Aspectos Comportamentais: Confiança Recebo por parte da minha supervisão o mesmo tratamento que é dado aos meus colegas. Estilo gerencial e orientação do meu supervisor imediato. Tenho o suporte técnico que preciso para a realização do meu trabalho com qualidade.

41 Prof. Luis R.M.Pinto 41 Aspectos Comportamentais: Comunicação

42 Prof. Luis R.M.Pinto 42 Aspectos Comportamentais: Comunicação A comunicação dever ser rápida, simples e direta. Objetivo: distribuir as notícias antes da “Rádio peão”, que “aumenta, mas não inventa”.

43 Prof. Luis R.M.Pinto 43 Aspectos Comportamentais: Comunicação Por exemplo, em uma grande parada para manutenção numa refinaria de grande porte: Os desafios são: – Baixo número de acidentes – Prazos cada vez mais curtos – Alta qualidade nos serviços – Ficar dentro do orçamento

44 Prof. Luis R.M.Pinto 44 Aspectos Comportamentais: Comunicação Para vencer a “Rádio Peão”: Distribui-se dezenas de cópias, colocando-as rapidamente nas mão dos supervisores e nos quadros de aviso.

45 Prof. Luis R.M.Pinto 45 Aspectos Comportamentais: Comunicação Vantagem: Caso ocorra um acidente, a informação real circula, inclusive com as condições de saúde do colega, evitando desinformação e aumento da gravidade da situação real quando passada de boca a boca.

46 Prof. Luis R.M.Pinto 46 Aspectos Comportamentais: Comunicação Com os correios eletrônicos de hoje a tarefa de se comunicar com rapidez é por demais facilitada.

47 Prof. Luis R.M.Pinto 47 Aspectos Comportamentais: Limites & Disciplina

48 Prof. Luis R.M.Pinto 48 Aspectos Comportamentais: Limites & Disciplina As coisas não podem ser tão apertadas que sufoquem as pessoas e nem tão soltas que as pessoas se sufoquem sozinhas por falta de limites.

49 Prof. Luis R.M.Pinto 49 Aspectos Comportamentais: Limites & Disciplina Ex de ficção: Em fuga da turba revoltada o motorista pergunta ao político: Como saímos agora? O político responde: Vamos em frente, não tão depressa que pareça que estamos fugindo e não tão devagar que pareça que estamos provocando.

50 Prof. Luis R.M.Pinto 50 Aspectos Comportamentais: Limites & Disciplina Como estabelecer limites? Marcando posição Sendo claro sobre o que pode e o que não pode

51 Prof. Luis R.M.Pinto 51 Aspectos Comportamentais: Limites & Disciplina Como responder a quem insiste em quebrar as regras? A insistência nos pontos que não podem ser transgredidos é que estabelece o limite e a disciplina.

52 Prof. Luis R.M.Pinto 52 Aspectos Comportamentais: Limites & Disciplina Exemplo: Impontualidade para reuniões: Marca-se na ata ao lado do nome do funcionário o horário de chegada. Para evitar a exposição o funcionário vai procurar ser pontual nas próximas reuniões

53 Prof. Luis R.M.Pinto 53 Aspectos Comportamentais: “5s”

54 Prof. Luis R.M.Pinto 54 Aspectos Comportamentais: “5s” Um aspecto comportamental muito importante é construir e manter um ambiente limpo, ordenado e organizado. Uma boa forma de se conseguir isso, é através do processo 5S.

55 Prof. Luis R.M.Pinto 55 Aspectos Comportamentais: Conceituação do “5s” SEIRI – Arrumação SEITON – Ordenação SEISOH – Limpeza SEIKETSU – Asseio SHITSUKE - Autodisciplina

56 Prof. Luis R.M.Pinto 56 Aspectos Comportamentais: Conceituação do “5s” Existem algumas diferenças filosóficas entre o processo “5s” e o “housekeeping” americano, o que não impede que se pratique idéias do “housekeeping” na implantação do “5s”.

57 Prof. Luis R.M.Pinto 57 Aspectos Comportamentais: Conceituação do “5s” Alguns autores prescrevem a prática do “5s” como um passo básico para a implantação de um programa de qualidade. O “5s” diz respeito a:

58 Prof. Luis R.M.Pinto 58 Aspectos Comportamentais: Conceituação do “5s” SEIRI – Arrumação – Identificação dos equipamentos, ferramentas, bancadas, armários, EPIs e materiais necessários e desnecessários nas oficinas.

59 Prof. Luis R.M.Pinto 59 Aspectos Comportamentais: Conceituação do “5s” SEITON - Ordenação – Determinação da melhor localização de cada um dos itens anteriores,de forma racional para o trabalho e esteticamente bonita. – Os itens desnecessários devem ser descartados e os de uso esporádico, colocados em local diferente.

60 Prof. Luis R.M.Pinto 60 Aspectos Comportamentais: Conceituação do “5s” SEISOH – Limpeza – Eliminação de graxa, poeira, e todo tipo de detritos. – Podem ser colocados vasos de plantas e enfeites – Podem ser realizadas melhorias físicas, como revestir o piso, pintar a parede, etc.

61 Prof. Luis R.M.Pinto 61 Aspectos Comportamentais: Conceituação do “5s” SEIKETSU – Asseio – Cuidados e esforços diários no sentido de manter e até melhorar as condições da primeira limpeza.

62 Prof. Luis R.M.Pinto 62 Aspectos Comportamentais: Conceituação do “5s” SHITSUKE – Autodisciplina – Com o tempo, o convívio diário com um ambiente limpo, leva ao hábito de mantê-lo. – Pessoas devem ser incentivadas a possuir uma rígida disciplina consigo e com os colegas de trabalho.

63 Prof. Luis R.M.Pinto 63 Aspectos Comportamentais: Conceituação do “5s” Benefícios adicionais com o “5s”: – Como o programa pressupõe os lemas: “Um lugar para cada coisa” e “ Cada coisa em seu lugar”, a pessoa perde menos tempo procurando um objeto, ferramenta, ou material, o que aumenta a produtividade.

64 Prof. Luis R.M.Pinto 64 Aspectos Comportamentais: Conceituação do “5s” Benefícios adicionais com o “5s”: – Menor acúmulo de poeira e pó favorecem a realização dos trabalhos com maior qualidade. – Visitantes, fornecedores, clientes externos e internos ficam bem impressionados, favorecendo negociações e elevando a imagem da empresa. – Diminuição dos custos decorrentes do menor desperdício de peças e materiais.

65 Prof. Luis R.M.Pinto 65 Aspectos Comportamentais: Conceituação do “5s” Relato de um caso prático de aplicação do “5s” em uma oficina de Manutenção:

66 Prof. Luis R.M.Pinto 66 Aspectos Comportamentais: Caso Prático de implantação do “5s” Sinalização Psicológica: Instituição de prêmio para equipe cujo “cantinho da oficina” fosse julgada a mais ordenada e limpa. Pessoas estranhas ao setor davam notas aleatoriamente e em diferentes dias para quesitos como limpeza, organização, ordem e segurança.

67 Prof. Luis R.M.Pinto 67 Aspectos Comportamentais: Caso Prático de implantação do “5s” Adesão dos supervisores: Verificou-se com os supervisores se haveria clima para a implantação do “5s” Decidiu-se que não haveria o “dia da grande limpeza”, mas sim uma melhoria contínua. Um dos supervisores foi encarregado de preparar e ministrar palestras de esclarecimento (facilitador do “5s”)

68 Prof. Luis R.M.Pinto 68 Aspectos Comportamentais: Caso Prático de implantação do “5s” Adesão dos supervisores: A partir da palestra, cada supervisor ficou encarregado de cuidar da organização de seu “canto” como achasse melhor Fotos seriam tiradas mensalmente de no mínimo 4 pontos e afixadas nos quadros.

69 Prof. Luis R.M.Pinto 69 Aspectos Comportamentais: Caso Prático de implantação do “5s” Melhora Percebida: Espontaneamente ou a pedido dos supervisores as pessoas começaram a alterar seus hábitos. Fazendo uma boa arrumação (não simultânea em toda a empresa) Tomando medidas de embelezamento, como: – Conserto e pintura de armários – Mudanças no lay out

70 Prof. Luis R.M.Pinto 70 Aspectos Comportamentais: Caso Prático de implantação do “5s” Melhora Percebida: Livrando-se das sucatas. Ordenando equipamentos e ferramentas. Etiquetando equipamentos que aguardavam manutenção. Guardando em caixas apropriadas o material de trabalho. Cuidando para não sujar seu ambiente de trabalho.

71 Prof. Luis R.M.Pinto 71 Aspectos Comportamentais: Caso Prático de implantação do “5s” Melhora Percebida: Gerentes em reuniões semanais decidiram pela repintura de paredes, colocação de telas ante pombos, contribuindo para o processo. Como conseqüência da mudança de atitude e por pedidos dos supervisores nas reuniões gerenciais, o piso também foi trocado.

72 Prof. Luis R.M.Pinto 72 Aspectos Comportamentais: Caso Prático de implantação do “5s” Manutenção do Patamar: Tão ou mais importante que atingir um nível de mudança em qualidade, é mantê- lo.

73 Prof. Luis R.M.Pinto 73 Aspectos Comportamentais: Caso Prático de implantação do “5s” Manutenção do Patamar: Práticas para reforçar a atitude favorável do pessoal: – Reforçar periodicamente junto aos supervisores a necessidade de não deixar a peteca cair. – Vez em quando afixar a 1ª e a última foto com a pergunta: em qual ambiente desejamos trabalhar?

74 Prof. Luis R.M.Pinto 74 Aspectos Comportamentais: Caso Prático de implantação do “5s” Manutenção do Patamar: Práticas para reforçar a atitude favorável do pessoal: – Lavagem fora do horário de trabalho sem a participação do executor. Tirando apenas pouco acumulado – limpeza por conta do executor. Aleatória – executor não pode esperar por ela.

75 Prof. Luis R.M.Pinto 75 Aspectos Comportamentais: Comportamento social: Segundo o sociólogo Malcon Gladwell: “Síndrome da janela quebrada”: fenômeno pelo qual grupos de seres humanos preservam o que está limpo e bonito, mas aderem à prática do desmazelo e até da depredação ao encontrar o mesmo lugar sujo e já degradado.

76 Prof. Luis R.M.Pinto 76 Aspectos Comportamentais: Comportamento social: Para confirmar a teoria, basta compararmos o metro de São Paulo com os trens metropolitanos da mesma cidade.


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