A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

III Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "III Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Relato de uma experiência com o uso do Diagrama Metabólico Dinâmico Virtual do Ciclo de Krebs
III Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação CINTED - UFRGS Porto Alegre/RS Março de 2004

2 Ana Maria Ponzio de Azevedo Gustavo Brandalise Lazzarotto
III Ciclo de Palestras CINTED - UFRGS Porto Alegre/RS - Março de 2004 Ana Maria Ponzio de Azevedo Gustavo Brandalise Lazzarotto Maria Isabel Timm Milton Antônio Zaro Relato de uma experiência com o uso do DMDV do Ciclo de Krebs

3 Ana Maria Ponzio de Azevedo
Diagrama Metabólico Dinâmico Virtual (DMDV) - do Ciclo de Krebs um ambiente virtual de ensino e aprendizagem, que usa recursos de hipermídia*, como estratégia para representar as reações do metabolismo celular, direcionado para estudantes do ensino superior das áreas biomédicas. III Ciclo de Palestras CINTED - UFRGS Porto Alegre/RS - Março de 2004 Relato de uma experiência com o uso do DMDV do Ciclo de Krebs Ana Maria Ponzio de Azevedo FFFCMPA - PGIE- UFRGS

4 Ana Maria Ponzio de Azevedo
Diagrama Metabólico Dinâmico Virtual (DMDV) - do Ciclo de Krebs um software que permite ao usuário aprender, estudar e revisar conteúdos referentes ao metabolismo energético na forma de: - jogos interativos com a seqüência de substratos e enzimas das rotas metabólicas, seu controle, inibição, papel de vitaminas para seu correto funcionamento e sua relação com outros sistemas. III Ciclo de Palestras CINTED - UFRGS Porto Alegre/RS - Março de 2004 - leitura de textos sobre as funções e características do Ciclo de Krebs, assim como marcos históricos em seu desenvolvimento - resolução de questões dissertativas e de escolha múltipla. Relato de uma experiência com o uso do DMDV do Ciclo de Krebs Ana Maria Ponzio de Azevedo FFFCMPA - PGIE- UFRGS

5 Ana Maria Ponzio de Azevedo
Diagrama Metabólico Dinâmico Virtual (DMDV) - do Ciclo de Krebs Execução abrangeu as áreas de conhecimento: Ensino da Bioquímica * III Ciclo de Palestras CINTED - UFRGS Porto Alegre/RS - Março de 2004 Educação (teorias e modelos pedagógicos)* Comunicação (área de programação e design ) Informática (tecnologias utilizadas e programação do ambiente)* Relato de uma experiência com o uso do DMDV do Ciclo de Krebs Ana Maria Ponzio de Azevedo FFFCMPA - PGIE- UFRGS

6 Ana Maria Ponzio de Azevedo
Diagrama Metabólico Dinâmico Virtual (DMDV) - do Ciclo de Krebs A construção da interface gráfica, assim como a estrutura dos jogos, é feita mediante arquivos do tipo hipertexto. A estrutura atual do gerenciador também inclui um esquema para autenticação e gerenciamento de usuários através da Internet. III Ciclo de Palestras CINTED - UFRGS Porto Alegre/RS - Março de 2004 Atualmente, o esquema de armazenamento local é disponibilizado. Pode ser instalado em máquinas com a plataforma Windows e GNU/Linux. Relato de uma experiência com o uso do DMDV do Ciclo de Krebs Ana Maria Ponzio de Azevedo FFFCMPA - PGIE- UFRGS

7 Ana Maria Ponzio de Azevedo
Diagrama Metabólico Dinâmico Virtual (DMDV) - do Ciclo de Krebs O projeto é dividido em 4 fases: o modelo conceitual (análise); o desenvolvimento do software gerenciador da interface (telas); o servidor para o gerenciamento de usuários (controle); a construção e implantação do jogo DMDV III Ciclo de Palestras CINTED - UFRGS Porto Alegre/RS - Março de 2004 A partir da modelagem, o desenvolvimento do software gerenciador está sendo feito na linguagem orientada a objetos C++. Relato de uma experiência com o uso do DMDV do Ciclo de Krebs Ana Maria Ponzio de Azevedo FFFCMPA - PGIE- UFRGS

8 Ana Maria Ponzio de Azevedo
Diagrama Metabólico Dinâmico Virtual (DMDV) - do Ciclo de Krebs O software pode ser utilizado: por um ou mais usuários, propiciando um ensino individualizado, o qual respeita o estilo de aprendizagem de cada aluno III Ciclo de Palestras CINTED - UFRGS Porto Alegre/RS - Março de 2004 um estudo em grupo no qual é possível a colaboração e a cooperação entre os usuários Relato de uma experiência com o uso do DMDV do Ciclo de Krebs Ana Maria Ponzio de Azevedo FFFCMPA - PGIE- UFRGS

9 Ana Maria Ponzio de Azevedo
Ensino de Bioquímica Conteúdo teórico extenso Necessita conhecimento prévio Abstrações e Imaginação por parte do estudante III Ciclo de Palestras CINTED - UFRGS Porto Alegre/RS - Março de 2004 Dificuldade de visualização das reações Motivação em relação a importância no ensino médico - exemplo reação de identificação da glicose Relato de uma experiência com o uso do DMDV do Ciclo de Krebs Ana Maria Ponzio de Azevedo FFFCMPA - PGIE- UFRGS

10 Hipermídia como facilitadora do aprendizado
ferramenta de apoio para desenvolver o conteúdo de disciplinas convencionais. III Ciclo de Palestras CINTED - UFRGS Porto Alegre/RS - Março de 2004 constitui um meio eficaz de apoio para a aprendizagem com os recursos da hipermídia é possível facilitar a compreensão do aluno, permitindo, por exemplo, uma visão mais próxima do que ocorre nas transformações sofridas pelas substâncias no organismo vivo. Relato de uma experiência com o uso do DMDV do Ciclo de Krebs Ana Maria Ponzio de Azevedo FFFCMPA - PGIE- UFRGS

11 Hipermídia como facilitadora do aprendizado
recursos computacionais facilitam a interatividade do aluno com um conteúdo, a inter-relação com os colegas. III Ciclo de Palestras CINTED - UFRGS Porto Alegre/RS - Março de 2004 o ambiente virtual promove a construção permanente do conhecimento, através de ações práticas e efetivas sobre o conteúdo que está sendo disponibilizado, por exemplo na resolução dos desafios lançados pelo ambiente. Relato de uma experiência com o uso do DMDV do Ciclo de Krebs Ana Maria Ponzio de Azevedo FFFCMPA - PGIE- UFRGS

12 Aspectos pedagógicos do DMDV Ana Maria Ponzio de Azevedo
1- 4 Aspectos pedagógicos do DMDV A utilização do computador de maneira inteligente não é um atributo inerente ao mesmo, mas está vinculada à maneira como se concebe a tarefa na qual ele será utilizado. Valente, 1993 III Ciclo de Palestras CINTED - UFRGS Porto Alegre/RS - Março de 2004 É preciso definir com clareza e competência o que é preciso ensinar para capacitar o aluno, dando-lhe condições para aprofundar seus conhecimentos e desenvolver as aprendizagens importantes para que ele consiga lidar com sua realidade. Botomé, 1994 Relato de uma experiência com o uso do DMDV do Ciclo de Krebs Ana Maria Ponzio de Azevedo FFFCMPA - PGIE- UFRGS

13 Aspectos pedagógicos do DMDV Ana Maria Ponzio de Azevedo
2- 4 Aspectos pedagógicos do DMDV Referência à prática pedagógica interacionista Idéias de Jean Piaget, relacionadas à epistemologia genética e ao construtivismo, que compreende a origem da produção individual do conhecimento na interação do sujeito com o objeto. III Ciclo de Palestras CINTED - UFRGS Porto Alegre/RS - Março de 2004 Jogos, como estratégia de ensino, permitem a interação, envolvem e capturam, de maneira lúdica e prazerosa, a atenção por maior intervalo de tempo. Relato de uma experiência com o uso do DMDV do Ciclo de Krebs Ana Maria Ponzio de Azevedo FFFCMPA - PGIE- UFRGS

14 Ana Maria Ponzio de Azevedo
3 - 4 Aspectos pedagógicos do DMDV Piaget ressaltou a importância da necessidade da busca de novas informação para estimular a ação de construção do conhecimento. III Ciclo de Palestras CINTED - UFRGS Porto Alegre/RS - Março de 2004 Uma das características fundamentais de um ambiente de aprendizagem é a possibilidade da criação de situações de desequilíbrio, que incentivem os alunos na busca do conhecimento. O DMDV motiva o aluno a buscar novas informações e aprofundar o conteúdo. Relato de uma experiência com o uso do DMDV do Ciclo de Krebs Ana Maria Ponzio de Azevedo FFFCMPA - PGIE- UFRGS

15 Ana Maria Ponzio de Azevedo
4 - 4 Aspectos pedagógicos do DMDV Os jogos, como ferramentas de apoio ao ensino, podem motivar o aprendizado devido à fantasia e à curiosidade. Em uma forma divertida os jogos podem ser desenvolvidos de maneira a proporcionar oportunidades de se aprender não só conceitos e conteúdos tradicionais, mas também de desenvolver o pensamento lógico. III Ciclo de Palestras CINTED - UFRGS Porto Alegre/RS - Março de 2004 Borges e Oliveira, 2000 O jogo se apresenta na forma de uma ampliação da função de assimilação, para além dos limites da adaptação. O jogo de regras marca o enfraquecimento do jogo infantil e a passagem ao jogo adulto, que é a atividade lúdica do ser socializado. O jogo é uma atividade que apresenta uma assimilação do real ao eu, que equilibra o processo assimilador com uma acomodação aos outros e às coisas. Piaget, 1971 Relato de uma experiência com o uso do DMDV do Ciclo de Krebs Ana Maria Ponzio de Azevedo FFFCMPA - PGIE- UFRGS

16 Estratégia de Aprendizagem do DMDV Ana Maria Ponzio de Azevedo
Identifica o caráter antecipador da esquematização na construção do conhecimento e, de forma cooperativa e colaborativa, utiliza modelos situacionais que provocam uma tomada de decisão por parte do aluno. Ao jogar ocorre a situação de conflito, sem caráter competitivo, em que todos ganham, reduzindo a complexidade do assunto tratado. III Ciclo de Palestras CINTED - UFRGS Porto Alegre/RS - Março de 2004 Primeiramente é trabalhado o conhecimento declarativo, depois os alunos começam a fazer relações de funcionalidade e o aprofundamento dos conceitos, as relações mais complexas conduzem ao conhecimento procedimental. Relato de uma experiência com o uso do DMDV do Ciclo de Krebs Ana Maria Ponzio de Azevedo FFFCMPA - PGIE- UFRGS

17 Ana Maria Ponzio de Azevedo
Apresentação do DMDV III Ciclo de Palestras CINTED - UFRGS Porto Alegre/RS - Março de 2004 Relato de uma experiência com o uso do DMDV do Ciclo de Krebs Ana Maria Ponzio de Azevedo FFFCMPA - PGIE- UFRGS

18 Ana Maria Ponzio de Azevedo
Aplicação do DMDV III Ciclo de Palestras CINTED - UFRGS Porto Alegre/RS - Março de 2004 Relato de uma experiência com o uso do DMDV do Ciclo de Krebs Ana Maria Ponzio de Azevedo FFFCMPA - PGIE- UFRGS

19 Ana Maria Ponzio de Azevedo
Experiência com DMDV Grupo de 11 monitores com conhecimento básico de Bioquímica. Avaliação do ambiente 47 alunos da Disciplina de Bioquímica FFFCMPA divididos em dois grupos: III Ciclo de Palestras CINTED - UFRGS Porto Alegre/RS - Março de 2004 1º estudo com o DMDV na sala de aula informatizada, durante 2 horas 2º estudo em grupo com o DMD, auxiliados pelo monitor da Disciplina, durante 2 horas Relato de uma experiência com o uso do DMDV do Ciclo de Krebs Ana Maria Ponzio de Azevedo FFFCMPA - PGIE- UFRGS

20 Ficha de Avaliação do Ambiente do DMDV
1 - 2 Notas valor mínimo 1 e máximo 5 - Média O programa faz consistência dos dados de entrada O tamanho de cada seção é apropriado O programa é capaz de processar rapidamente os dados O programa oferece diferentes caminhos, igualmente seguros, ao usuário? As opções de menu são acessíveis de qualquer tela do programa O esquema de cores é agradável O volume de informações por tela é adequada O programa permite reverter as ações O formato de exibição na tela é adequado 4,9 4,3 4,8 4,2 4,4 4,6 III Ciclo de Palestras CINTED - UFRGS Porto Alegre/RS - Março de 2004 Relato de uma experiência com o uso do DMDV do Ciclo de Krebs Ana Maria Ponzio de Azevedo FFFCMPA - PGIE- UFRGS

21 Ficha de Avaliação do Ambiente do DMDV Ana Maria Ponzio de Azevedo
2 - 2 Ficha de Avaliação do Ambiente do DMDV O programa pode ser operado por usuários sem o conhecimento prévio de implementação de sistemas de computação 4,3 O sistema utiliza um número adequado de mensagens As mensagens do sistema utilizam um vocabulário simples e adequado ao usuário As mensagens do sistema são objetivas e adequadas As mensagens do sistema estão escritas segundo normas ortográficas da língua portuguesa 4,4 4,6 As orientações ao usuário é de boa qualidade, abrangente, acessível na leitura e dá suporte suficiente e necessário para o uso do sistema O programa pode oferecer diferentes tipos de auxílio ao usuário 4,2 III Ciclo de Palestras CINTED - UFRGS Porto Alegre/RS - Março de 2004 Ana Maria Ponzio de Azevedo FFFCMPA - PGIE- UFRGS Relato de uma experiência com o uso do DMDV do Ciclo de Krebs

22 Avaliação da Aprendizagem Ana Maria Ponzio de Azevedo
1 - 3 Mapas Conceituais: 1º inicial - avaliação do conhecimento prévio do alunos 2º logo após o estudo - influência do método 3º dois meses após o estudo - consolidação do conhecimento adquirido III Ciclo de Palestras CINTED - UFRGS Porto Alegre/RS - Março de 2004 Provas escritas: 1ª após o estudo - parte da avaliação bimestral 2ª após dois meses - realizado sem aviso prévio aos alunos Relato de uma experiência com o uso do DMDV do Ciclo de Krebs Ana Maria Ponzio de Azevedo FFFCMPA - PGIE- UFRGS

23 Avaliação da Aprendizagem Ana Maria Ponzio de Azevedo
2 - 3 Observações Gerais da análise dos Mapas Conceituais: 1ª - os mapas iniciais indicaram que todos os alunos, de ambos os grupos, possuíam conhecimento prévio do conceito proposto; III Ciclo de Palestras CINTED - UFRGS Porto Alegre/RS - Março de 2004 2ª - observação puramente visual comparativa entre os três mapas conceituais de cada participante mostra uma agregação de novos elementos; 3ª - em todos os mapas conceituais evidencia-se a predominância do caráter associativo em relação ao caráter classificatório; Relato de uma experiência com o uso do DMDV do Ciclo de Krebs Ana Maria Ponzio de Azevedo FFFCMPA - PGIE- UFRGS

24 Avaliação da Aprendizagem com uso do DMDV Ana Maria Ponzio de Azevedo
3 - 3 Observações Gerais da análise dos Mapas Conceituais: 4ª - em todos os mapas conceituais apareceram conceitos relacionados com função, localização e características do ciclo metabólico. No segundo mapa, além desses apareceram nomes de substratos e enzimas do ciclo sugerindo favorecimento da memorização III Ciclo de Palestras CINTED - UFRGS Porto Alegre/RS - Março de 2004 5ª - os terceiros mapas conceituais apresentaram mais conceitos gerais e inter-relações com outras rotas, indicando uma inserção do conceito em um conjunto contextualizado. Relato de uma experiência com o uso do DMDV do Ciclo de Krebs Ana Maria Ponzio de Azevedo FFFCMPA - PGIE- UFRGS

25 Avaliação da Aprendizagem Ana Maria Ponzio de Azevedo
1 - 3 Tentativa de quantificar os resultados com os mapas conceituais: Conceito Valor/unid Método 1 Valor/unid Método 2 Localização 1 Função 5 Generalidades ViaAnfibólica Relações Substratos/Enzimas Reações Redox Conceitos Errados -1 III Ciclo de Palestras CINTED - UFRGS Porto Alegre/RS - Março de 2004 Relato de uma experiência com o uso do DMDV do Ciclo de Krebs Ana Maria Ponzio de Azevedo FFFCMPA - PGIE- UFRGS

26 Avaliação da Aprendizagem Ana Maria Ponzio de Azevedo
2 - 3 Método 1 Método 2 Mapas Conceituais Grupos Mapa Média  DP Mapa Média  DP A DMDV n= 24 8,63  3,79 15,92  4,36 12,63  4,38 24,83  7,69 38,67  11,05 31,67  11,53 B DMD n= 23 9,00  2,81 16,87  5,33 12,78  4,36 25,48  8,44 44,78  12,69 11,53  12,83 III Ciclo de Palestras CINTED - UFRGS Porto Alegre/RS - Março de 2004 Relato de uma experiência com o uso do DMDV do Ciclo de Krebs Ana Maria Ponzio de Azevedo FFFCMPA - PGIE- UFRGS

27 Avaliação da Aprendizagem Ana Maria Ponzio de Azevedo
3 - 3 Prova Escrita Grupos 1ª Prova Média  DP 2ª Prova A DMDV n= 24 7,46  1,65 8,59  1,25 B DMD n=23 7,81  1,37 7,58  2,19 III Ciclo de Palestras CINTED - UFRGS Porto Alegre/RS - Março de 2004 Relato de uma experiência com o uso do DMDV do Ciclo de Krebs Ana Maria Ponzio de Azevedo FFFCMPA - PGIE- UFRGS

28 Ana Maria Ponzio de Azevedo
Conclusões A média das notas das provas dos alunos que utilizaram o jogo no formato de tabuleiro convencional e daqueles que usaram o software DMDV não apresentou diferença significativa A comparação entre os mapas conceituais dos alunos dos grupos A e B não mostrou diferença significativa. III Ciclo de Palestras CINTED - UFRGS Porto Alegre/RS - Março de 2004 Os resultados preliminares, ainda não permitem uma análise definitiva, mas sugerem que o método do DMDV é equivalente ao método do DMD, cuja aplicabilidade já tem sido comprovada ao longo de mais de 10 anos. Relato de uma experiência com o uso do DMDV do Ciclo de Krebs Ana Maria Ponzio de Azevedo FFFCMPA - PGIE- UFRGS

29 Ana Maria Ponzio de Azevedo
Obrigada pela atenção! III Ciclo de Palestras CINTED - UFRGS Porto Alegre/RS - Março de 2004 Ana Maria Ponzio de Azevedo Gustavo Brandalise Lazzarotto Maria Isabel Timm Milton Antônio Zaro Relato de uma experiência com o uso do DMDV do Ciclo de Krebs Ana Maria Ponzio de Azevedo FFFCMPA - PGIE- UFRGS


Carregar ppt "III Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google