A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

3ª Formação de Professores Coordenadores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "3ª Formação de Professores Coordenadores"— Transcrição da apresentação:

1 3ª Formação de Professores Coordenadores
DER SVI – 2015

2 3ª Formação de Professores Coordenadores
Boas Vindas Fala do Supervisor Apresentação da Pauta de Trabalho Retomada dos temas trabalhados na 1ª e na 2ª formação e devolutiva do acompanhamento às U.Es. Aprimorando o olhar sobre o Plano de Trabalho Conceituando – Portfólio Educação Especial - Informativos Oficina: Trabalho Coletivo – Portfólio Sistematização das atividades/Avaliação Final Encerramento

3 Apresentação da Pauta de Trabalho

4 “Aprimorar o olhar sobre o Plano de Trabalho” Ponto de partida…
O que é preciso ter em mãos para elaborar um Plano de Trabalho? Onde eu espero chegar? O que eu preciso conhecer?

5 Documentos necessários…
Currículo; Plano de Gestão; Proposta Pedagógica da Escola; Documentos trabalhados na formação (PIP, Pauta Formativa, Roteiro de acompanhamento em sala); ATPC Resolução 75 de 30/12/2014 PLANO DE TRABALHO Rotina Agenda

6 A IMPORTÂNCIA DO CURRÍCULO NA ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO...
Os princípios que fundamentam o currículo; O ensino por competências e habilidades; A metodologia aplicada às situações de aprendizagem;

7 Programas e projetos da Unidade Escolar; Análise dos Indicadores;
A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE GESTÃO E PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO... Programas e projetos da Unidade Escolar; Análise dos Indicadores; Perfil da Escola; Perfil do aluno que se pretende formar; Perfil dos professores frente às expectativas;

8 A IMPORTÂNCIA DO PLANO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO...
Propõe intervenções para resgatar as habilidades básicas elencadas na matriz da AAP.

9 Direciona o foco e o olhar do PC e gera demandas para o ATPC.
A IMPORTÂNCIA DO ROTEIRO DE ACOMPANHAMENTO DE SALA DE AULA PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO. Direciona o foco e o olhar do PC e gera demandas para o ATPC.

10 A IMPORTÂNCIA DA PAUTA FORMATIVA PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO...
Organiza e direciona os momentos de formação continuada dos professores.

11 Momentos de formação continuada dos professores.
A IMPORTÂNCIA DA ATPC NA ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO. . Momentos de formação continuada dos professores.

12 É o documento oficial que fundamenta as atribuições do PC.
A IMPORTÂNCIA DA RESOLUÇÃO 75/2014 PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO. É o documento oficial que fundamenta as atribuições do PC.

13 A IMPORTÂNCIA DA ROTINA PARA A EXECUÇÃO DO PLANO DE TRABALHO...
Elencar as atividades rotineiras do PC para se qualificar no plano, (como fazer) e na agenda (quando fazer).

14 A IMPORTÂNCIA DA AGENDA PARA A EXECUÇÃO DO PLANO DE TRABALHO...
Organizar a rotina

15 APÓS A ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO, COMO ORGANIZAR OS REGISTROS DAS AÇÕES?

16 Oficina Reunidos por grupo/escola de acompanhamento dos PCNPs, socialize os registros contidos no seu portfólio com os seus colegas e compare os documentos contemplados com o seguinte olhar: O que eu posso ensinar? O que eu preciso aprender? O que é necessário aprimorar? A comanda será distribuída nas salas.

17 É HORA DA...

18 VAMOS À AVALIAÇÃO

19 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

20 ARNONI, Maria Eliza Brefere
ARNONI, Maria Eliza Brefere. Ciências nas séries iniciais de escolarização: a construção do conhecimento Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, São Carlos, SP. ARNONI, Maria Eliza Brefere. A prática do estagiando do magistério na perspectiva da práxis educativa: uma análise do Estágio Supervisionado do CEFAM de Jales f. Tese (Doutorado em educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. ARNONI, Maria Eliza Brefere; OLIVEIRA, Edilson Moreira de; KOIKE, Luiz Tomaz; DOTTI, Amanda Foganholi; FARIA, Lívia Carolina Miranda; FORTILLI, Solange. Liceciandos e aspectos da temática ambiental numa perspectiva crítica: uma construção à várias mãos. In: VIII EPEB (Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia) e Cidadania: contextos de ensino e produção científica. Faculdade de Educação da USP, São Paulo (SP), CDROM - VIII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, FEUSP, 2002. ARNONI, Maria Eliza Brefere. Trabalho educativo e mediação dialética: fundamento teórico-filosófico e sua implicação metodológica para a prática. In: Seminário Internacional de Educação – Teorias e políticas, 2003, UNINOVE, São Paulo, SP. CD-ROM, Seminário Internacional de Educação – Teorias e políticas, ISBN: ARNONI, Maria Eliza Brefere. Cuestiones de ensenãnza: la dialectica del trabajo educativo. In: Congresso Internacional “Pedagogia Encuentro por la unidad de los educadores”, Cuba, Havana, 2003a. Palácio de Convenção de Havana. CD-ROM Softcal Empresa de Desarollo y Producción de Software de Qualidad, ISBN X. Tradução: Questões sobre o ensino: a dialética do trabalho educativo. ARNONI, Maria Eliza Brefere. The mediation, their methodological implications and the matter of the environmental theme. In: Discursos: Língua, Cultura e Sociedade (Número especial). Tendências actuais em Educação Ambiental. Universidade Aberta, Lisboa: Portugal, ISSN p ARNONI, Maria Eliza Brefere. Dialética do trabalho pedagógico: fundamentos filosóficos e suas implicações metodológicas. Revista UNORP – Centro Universitário do Norte Paulista. São José do Rio Preto, SP, Ano 3, V.8. p.41-49, maio 2004a. ISSN ARNONI, Maria Eliza Brefere. “Metodologia da Mediação dialética” e o ensino de conceitos científicos. In: CD-Rom XII ENDIPE – Conhecimento local e Motivação para a aprendizagem conhecimento universal, Curitiba, PR. 2004b. ISBN: ARNONI, Maria Eliza Brefere; FARIA, Lívia Carolina Miranda; MONTEIRO, Denis da Silva; JÚNIOR, Jéferson Gomes Moriel. Site de Didática: o ensino em questão. In: Livro Eletrônico dos Núcleos de Ensino da Unesp - Edição ISBN X. p

21 ARNONI, Maria Eliza Brefere (orientadora); PEREIRA Letícia de Fátima; CALDAS, Lílian Kelly. Jornal Escolar na perspectiva da Mediação Dialética: uma proposta interdisciplinar. In: Mosaico (Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - UNESP). São José do Rio Preto. V.4, n.1, p a. ISSN 1678 – 6254. ARNONI, Maria Eliza Brefere (orientadora); ROCHA, Wellington Alan da. O conceito de palavra em Bakhtin e em Vygotsky e sua relação com a Mediação Dialética. In: Mosaico (Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - UNESP) São José do Rio Preto. V.4, n.1, p b. ISSN 1678 – 6254. ARNONI, Maria Eliza Brefere. Ensino e Mediação Dialética: aula na concepção filosófica da práxis. In: PAGNI, P (ORG.). Perspectivas Contemporâneas da Filosofia da Educação – coletânea de textos do I Simpósio Internacional em "Educação e Filosofia". Marília: FFC/Unesp, CD-ROM. ISBN ARNONI, Maria Eliza Brefere. Ensino e Mediação dialética. IN: I Encuentro Iberamericano de Educación. Universidad de Alcalá – Guadalajara (Espana) Anais do I Encuentro Iberamericano de Educación da Universidad de Alcalá, Guadalajara: Espana. CD-ROM, 2006a. ARNONI, Maria Eliza Brefere; SOARES, Andjara Thiane Cury; PEREIRA, Letícia de Fátima; CALDAS, Lílian Kelly. Metodologia da Mediação Dialética e abordagem da Temática Ambiental em uma perspectiva interdisciplinar: Letras e Ciências Biológicas. In: Livro Eletrônico dos Núcleos de Ensino da Unesp - Edição 2006b. ISBN X. p ARNONI, Maria Eliza Brefere; ALMEIDA, José Luis Vieira de; OLIVEIRA, Edílson Moreira. Mediação pedagógica: dos limites da lógica formal à necessidade da lógica dialética no processo de ensino-aprendizagem. In: 29ª. Reunião Anual da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) Educação, Cultura e Conhecimento na Contemporaneidade: desafios e compromissos. 2006, Caxambu. CDROM - 29ª. Reunião Anual da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) Educação, Cultura e Conhecimento na Contemporaneidade: desafios e compromissos .. Caxambu, 2006c. ARNONI, Maria Eliza Brefere; ALMEIDA, José Luis Vieira; OLIVEIRA, Edilson Moreira. Mediação Dialética na Educação Escolar: teoria e prática. São Paulo: Edições Loyola ISBN ARNONI, Maria Eliza Brefere, BROCCO, Aline de Souza, CALDAS, Lilian Kelly. “Metodologia da Mediação Dialética” e trabalho interdisciplinar envolvendo produção textual e temática ambiental. In: Livro Eletrônico dos Núcleos de Ensino da Unesp - Edição 2007a. ISBN: ARNONI, Maria Eliza Brefere. Aula como práxis: a relação teoria e prática na Educação. In: II Encontro Iberoamericano de Educação, FCLAr, CDROOM II Encontro Iberoamericano de Educação. 2007b (no prelo).

22 ARNONI, Maria Eliza Brefere
ARNONI, Maria Eliza Brefere. Aula como práxis: a relação teoria e prática na Educação. In: II Encontro Iberoamericano de Educação, FCLAr, CDROOM II Encontro Iberoamericano de Educação. 2007b (no prelo). KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 6ª ed., 1995. LEFEBVRE, H. Lógica formal – Lógica dialética. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro – GB: Editora Civilização Brasileira S. A. 1975, 301p. LEFEBVRE, Henri. A sociologia de Marx. Rio de Janeiro: Forense- Universitária, 2ª ed., 1979. LUKÁCS, G. Ontologia do ser social: a falsa e a verdadeira ontologia de Hegel. [Trad] Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Livraria Editora Ciências Humanas, 1979. MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosófios. Editora Martin Claret, São Paulo. S.P (tradução Alex Marins). VÁSQUEZ, Adolfo Sanchez. Filosofia da Práxis. 4 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. OUTRAS FONTES: Currículo do Estado de São Paulo. Acessado em: 05/03/2015. Revista Nova Escola. Acessado em: 04/03/2015. Práticas em Ensino de Física - Roteiro de visitas à escola (adaptado). Acessado em 04/03/2015. disciplinas.stoa.usp.br/mod/resource/view.php?id=92163 Práticas em Ensino de Física - Roteiro de visitas à escola: suporte para produção das atividades (adaptado) Acessado em: 02/03/2015. Resolução SE 75, de (DOE de 31/12/2014) Acessado em: 04/03/2015. Rios, Terezinha. Identidade da escola, o perfil da instituição está em construção constante e em articulação com toda a sociedade. Acessado em: 09/03/2015.  Seiffert, Otília Maria Lúcia Barbosa. Portfólio de Avaliação. Acessado em:12/06/2015.

23


Carregar ppt "3ª Formação de Professores Coordenadores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google