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MEIOS E PUBLICIDADES PUBLICIDADE CRIATIVA.  Ricardo Mendes  Sofia Correia  Vânia Reis Comunicação e Media 2º ano 2015/2016 Meios e Publicidades PUBLICIDADE.

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1 MEIOS E PUBLICIDADES PUBLICIDADE CRIATIVA

2  Ricardo Mendes  Sofia Correia  Vânia Reis Comunicação e Media 2º ano 2015/2016 Meios e Publicidades PUBLICIDADE CRIATIVA

3 Definição de publicidade  A publicidade é uma técnica de venda que consiste em promover a venda, divulgar e transmitir os produtos.  Quanto mais se conhecem as necessidades, os desejos e as motivações, mais fácil se torna definir uma estratégia publicitária.  “A capacidade fabulosa em comunicar, seduzir e conquistar. Precisamente por esta ordem. Comunicar eficientemente, seduzir explicita ou subliminarmente, tocar nos pontos-chave para, por fim, conquistar, ou seja, induzir à compra.”

4 Processo de construção Publicitária Vários elementos são conjugados no momento de uma criação publicitária, para a persuasão surtir o efeito desejado:  A qualidade/credibilidade do emissor;  As características ótimas da mensagem;  Objetividade,  Originalidade, pertinência e tom utilizado;  Reforço do vetor primordial – a «promessa»

5 Determinar os objetivos da publicidade  Fazer a elaboração das mensagens publicitárias comporta três fases sucessivas: - A estratégia de criação (ou copy strategy); - A criação; - A execução briefing da campanha;

6 O Briefing da campanha  “No universo organizacional, seja empresarial ou institucional, o briefing é – ou, pelo menos, deveria ser – o ponto de partida para a construção de qualquer atividade, o que naturalmente se enquadra no panorama publicitário”  “Na perspetiva publicitária, o briefing deverá ser o ponto de partida para a construção da campanha.” 1

7 Mercado  “Público-alvo (Target) – breve caracterização do perfil-tipo (target), que será objeto da comunicação ao longo da campanha (a quem se dirige);  Eixo-Criativo – Caracterizado pela ideia-chave que acompanhará toda a campanha e em torno da qual toda a mensagem se deverá focalizar;  Identidade da marca – Caracteriza-se pelo conjunto de elementos que irão comunicar a marca como se de uma pessoa se tratasse. Não só se podem comunicar valores, ideias, como ainda expressões, emoções e sentimentos.

8 Onde começa a criatividade?  A criatividade começa no “seu público-alvo, e considerar vantagens e desvantagens do produto, as suas caraterísticas, o mercado”

9 O processo criativo Estratégias criativas “A estratégia é a escolha de um segmento de mercado a atingir, de um resultado a obter, de um eixo psicológico que deverá motivar o encaminhamento para este resultado. A criatividade de uma campanha tanto pode residir na sua estratégia como na sua expressão.” [JOANNIS, H.(1998)]

10  O criativo publicitário dispõe de critérios para avaliar a imaginação. Esta estratégia encontrar-se-á realizada pela “plataforma criativa” e que se deve basear em quatros rubricas:  O alvo;  O objetivo a atingir;  A satisfação a comunicar “ a promessa”;  Os constrangimentos. O processo criativo Estratégias criativas

11  “Ter perfeito conhecimento do produto e do seu potencial consumidor é condição-base para a criação da sua imagem”

12  Basicamente a mensagem assenta em torno de:  Benefícios para os clientes: comunicam-se os atributos que o produto ou serviço apresentam para os clientes-alvo.  Funções do produto: informa-se o mercado das características e desempenho do produto no seu consumo ou utilização, no sentido de maximizar a satisfação dos clientes.  Posicionamento: A mensagem procura também que os seus alvos fiquem com uma impressão forte e nítida do produto face à concorrência. O processo criativo Estratégias criativas

13 Imagótipo vs. Logótipo; simbologia gráfica; simbologia cromática; «eixo criativo»; «assinatura»  A imagem provêm de uma identidade bem delimitada, isto é, deixa transparecer para o mercado um conjunto de elementos que dependem uns dos outros e que construem um todo.  Identidade terá sempre de depender da comunicação de marca

14 Imagótipo vs. Logótipo; simbologia gráfica; simbologia cromática; «eixo criativo»; «assinatura»  “logótipo” deriva da aglutinação de dois étimos gregos «logos» que significa ideia, pensamento e «typos» que significa gravar, carimbar, marcar”. Ao logótipo definido poderá ser incluído  simbologia gráfica – icónicos ou imagem.  Simbologia cromática. Há junção do ato de comunicar através do logótipo, da simbologia gráfica e das cores, simbologia cromátiva “imagótipo”.

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16 MIX DA COMUNICAÇÃO VS. MIX DA CRIATIVIDADE  Mix da comunicação  "Variáveis de comunicação suscetíveis de conjugar para atingir com maior eficácia e eficiência os objetivos pretendidos. “ (Kunsch, 1986)

17 MIX DA COMUNICAÇÃO VS. MIX DA CRIATIVIDADE  Seis ferramentas básicas de comunicação de massa:   Publicidade - Esta é a variável de comunicação mais utilizada por quase todas as empresas.   Promoção de vendas - É a variável de comunicação mais completa, pois permite que o comunicador adapte permanentemente a sua mensagem ao recetor.   Marketing directo - Sempre que procurar dar a conhecer novos produtos ou serviços, o marketing direto pode ser um substituto da força de vendas, com a vantagem de o seu custo ser mais baixo.

18 MIX DA COMUNICAÇÃO VS. MIX DA CRIATIVIDADE   Relações públicas - Esta variável é mais usada para públicos internos ou grupos de influência específicos do que para os consumidores finais.   Promoções - Trata-se da variável que pode gerar resultados a mais curto prazo.   Merchandising - É uma variável importante de comunicação porque interage com o consumidor no local de compra.

19 MIX DA COMUNICAÇÃO VS. MIX DA CRIATIVIDADE Mix da criatividade:  O mix da criatividade "(..) é o conjunto de elementos que, de modo integrado, se intercomplementam tendo como fito uma comunicação original, atrativa e pretensamente eficaz, via persuasão.". (Fernando Peixoto)

20 MIX DA COMUNICAÇÃO VS. MIX DA CRIATIVIDADE  Podemos elencar cinco elementos: 1 - Visual 2- Verbal; 3- Não verbal; 4 - Acústica; 5 - Estilo, Tom e Atitude:

21 Conclusão   Analisamos a publicidade criativa, desde o conceito de publicidade, à construção de uma campanha publicitária, ao recurso das técnicas da publicidade, até às estratégias de abordagem do mix criativo e mix da comunicação;   A publicidade tem como, funções provocar, estimular emoções, despoletar a imaginação.   Concluímos que a Publicidade utiliza a criatividade e técnicas de comunicação para divulgar produtos, serviços, ideias e marcas.

22 BIBLIOGRAFIA  Peixoto, Fernando (2014) Publicidade, Media e Comunicação, Chiado Editora  Joannis, Henri(1988)O Processo de Criação Publicitária, Paris, Edições Cetop  Nogue. M “A publicidade e os media”.Disponível em https://prezi.com/nmq4y4pd4t_w/publicidade-e-os-media/ (Consultado em 2 de Dezembro de 2015)https://prezi.com/nmq4y4pd4t_w/publicidade-e-os-media/  Lindon, D., J. Lendrevie, J.V. Rodrigues e P. Dionísio (1998) Mercator: Teoria e Prática do Marketing, 9ª Edição, Lisboa, Publicações Dom Quixote.  Domingos, Daniel "A criatividade nas agências Publicitárias". Disponível em http://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/5795/1/A%20criatividade%20nas%20ag%C3%AAncias%20de%20publicidad e_David%20Domingos.pdf  Brito, Breno, "práticas de propaganda". Disponível em http://www.brenobrito.com/files/Prat_Propaganda-Apostila06_- _Mix_de_Comunicacao.pdf  Morais, João "O mix da comunicação das marcas de moda". Disponível em: http://www.exedrajournal.com/docs/s-CO/06- 107-126.pdfhttp://www.exedrajournal.com/docs/s-CO/06- 107-126.pdf  Manual “Como planear uma estratégia” disponível em: publicitária”http://www.pmelink.pt/article/pmelink_public/EC/0,1655,1005_29590-3_41102--View_429,00.html


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