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BIBLIOGRAFIA OLIVEIRA, D. P; manual de Consultoria Empresarial, 10 ed. São Paulo, Atlas, 2011 Artigos, Dissertações e Teses Acadêmicas Artigos de jornais.

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1 BIBLIOGRAFIA OLIVEIRA, D. P; manual de Consultoria Empresarial, 10 ed. São Paulo, Atlas, 2011 Artigos, Dissertações e Teses Acadêmicas Artigos de jornais e sites especializados

2 O que sabemos ou achamos dos consultores?

3 O que sabemos ou achamos dos consultores?
Um pastor cuidava das suas ovelha, quando avistou no horizonte um possante Jeep vindo em sua direção. Ao chegar perto do pastor, o Jeep parou. Desce um homem que sem mais nem menos, pergunta: -Se eu lhe disser quantas ovelhas existem aqui você me daria uma? O pastor, humildemente acenou que sim. Rapidamente o homem sacou seu lap-top e num instante respondeu: -Trezentos e trinta e cinco. O pastor, sem nada falar, lhe deu a ovelha e indagou:

4 O que sabemos ou achamos dos consultores?
-Se eu adivinhar sua profissão posso ter a ovelha de volta? -Sim. -O senhor é consultor! Estupefato, o homem devolve a ovelha ao pastor, mas não sem antes perguntar como ele adivinhou. -O senhor chegou aqui sem ser chamado, se meteu no meu negócio, me disse o que eu já sabia e ainda cobrou por isso!

5 O que sabemos ou achamos dos consultores?
“Consultoria Empresarial é um processo de um agente de mudança externo à empresa, o qual assume a responsabilidade de auxiliar os executivos e profissionais da referida empresa nas tomadas de decisões, não tendo, entretanto o controle direto da situação” (OLIVEIRA, 2011)

6 AVALIAÇÃO

7 O QUE É NECESSÁRIO PARA SERMOS UM CONSULTOR?

8 O QUE É NECESSÁRIO PARA SERMOS UM CONSULTOR?
CONHECIMENTO É ESSENCIAL!

9 O QUE É NECESSÁRIO PARA SERMOS UM CONSULTOR?
CONHECIMENTO É ESSENCIAL! E UTILIZÁ-LO DA FORMA MAIS ADEQUADA TAMBÉM!

10 AVALIAÇÃO

11 O que é “NEGÓCIO”?

12 Negócio: um retorno ao óbvio
Não existe negócio se alguém não tiver alguma necessidade / desejo que queira satisfazer.... CLIENTES ou CONSUMIDORES

13 Negócio: um retorno ao óbvio
E se alguém não ofertar um produto / serviço que possa satisfazer esta necessidade... Necessidade Oferta Produto ou Serviço OK ?

14 Negócio: um retorno ao óbvio
E... se não se dispuser a pagar o preço pretendido... Necessidade Oferta Produto ou Serviço Aceitável? Preço R$ E só paga se considera o valor que percebe (objetivo/subjetivo) compatível com o preço....

15 Negócio: um retorno ao óbvio
Quem vai entregar o produto ou serviço tem que dispor... Da tecnologia / processos para produzí-lo... A um custo que viabilize o preço que o Cliente se dispõe a pagar... E... “last but not least”... (de preferência) com uma margem... Que remunere adequadamente os investimentos dos acionistas! Feliz ou infelizmente, se você criou um bom negócio, logo haverão vários competidores, com seus acionistas confiando em adequado retorno / valorização...

16 Negócio: um retorno ao óbvio
“Negócio” é quando este triângulo se materializa... Qualidade Necessidade Preço pago Oferta Preço proposto TECNOLOGIA & PROCESSOS Custo Investimento R$ Produto ou Serviço Preço

17 ATIVIDADE INDENTIFIQUE OPORTUNIDADES DE CONSULTORIA NA DISCUSSÃO DE “O QUE É UM NEGÓCIO” DÊ EXEMPLOS DA ATUAÇÃO

18 Existem muitas oportunidades na área de consultoria?

19 Principais Atividades das Consultorias Administrativas
1) Delineamento e operacionalização de estratégias empresariais e dos negócios correlacionados; 2) Estruturação organizacional 3) Estabelecimento e operacionalização de processos tais como logística e qualidade total; 4) Estruturação e desenvolvimento dos diversos recursos empresariais, principalmente dos recursos humanos; 5) Estruturação do processo decisório e delineamento da atuação ideal dos executivos da empresa 6) Sistemas de pensões com as suas compensações e benefícios (OLIVEIRA, 2011; p. 24)

20 Foco Consultoria Projetos Cérebro Projetos “Eficiência”
Projetos “Experiência” Projetos “Eficiência” SAMPAIO (2007, p. 39 )

21 Componentes Contemplados no Serviço ou Produto de um Consultor
1) A especialidade que está sendo oferecida 2) A competência e o nível de conhecimento do consultor no assunto considerado. 3) A amplitude e o estilo de atuação do consultor, tendo em vista a melhor interação com a realidade da empresa-cliente. (OLIVEIRA, 2011)

22 O Processo da Administração Estratégica
Avalia o ambiente externo: Nacional Global Identificar os fatores estratégicos Oportunidades Ameaças Avalia os atuais: Missão Objetivos Estratégias Define novos: Missão Objetivos Estratégias SWOT Avalia o ambiente Interno: Competência central Sinergia Criação de Valor Identificar os fatores estratégicos Pontos Fortes Pontos Fracos

23 O Processo da Administração Estratégica
Implementa estratégia via Mudanças em: Liderança/cultura Estrutura R H Sistema de informação e controle Define novos: Missão Objetivos Estratégias Formula Estratégia: Corporativa De negócios Funcional

24 As Cinco Forças Competitivas (Porter)
Novos Entrantes Potenciais Poder de Barganha dos Compradores Ameaça de Produtos Substitutos Rivalidade entre os Concorrentes Poder de Barganha dos Fornecedores

25 Leitura Obrigatória Dissertação de Mestrado FEA USP:
CRITÉRIOS DE DECISÃO RELEVANTES NA ESCOLHA E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA DE GESTÃO: A PERSPECTIVA DOS CLIENTES. Eduardo Sampaio de Oliveira (2005) Evolução dos Serviços Oferecidos – pag Panorama recente do setor e tendências pg (OLIVEIRA, 2011)

26 TIPOS CONSULTOR CONSULTOR INTERNO X CONSULTOR EXTERNO (OLIVEIRA, 2011)

27 CONSULTOR EXTERNO VANTAGENS DESVANTAGENS
Maior experiência, por ter realizado o mesmo serviço em várias empresas; menor conhecimento dos aspectos informais da empresa-cliente; maior aceitação nos níveis superiores da empresa-cliente, pois, normalmente, sua contratação é realizada pela alta administração não tem poder formal, uma vez que não pertence à estrutura hierárquica pode correr riscos tem menor acesso informal a pessoas e grupos maior imparcialidade, pois não está envolvido nas questões do dia a dia da empresa-cliente geralmente, não tem presença diária

28 CONSULTOR INTERNO VANTAGENS DESVANTAGENS
maior conhecimento nos aspectos internos informais da empresa-cliente menor aceitação nos níveis superiores da empresa presença diária geralmente, tem menos experiência maior acesso a pessoas e grupos da empresa menor liberdade para dizer as coisas participação efetiva na avaliação e no controle do processo inerente ao trabalho efetuado normalmente, tem menor imparcialidade de atuação tem algum poder formal, pois é parte da estrutura hierárquica da empresa-cliente

29 Atividade - Para Entrega
Como há duas aulas, desenvolver o conceito de uma empresa de consultoria. Desenvolver os Quatro Ps para tal empresa. Em Produto – desenvolver de forma mais detalhada, qual será(ão) o(s) serviço(s) oferecido(s). Que tipo de empresa-cliente buscarão. Qual é a classificação do serviço (cérebro; experiência, eficiência) Defina a seqüência de relevância para os critérios de competitividade da empresa Faça análise das cinco forças de Porter para a sua empresa Monte a Análise SWOT da empresa. (OLIVEIRA, 2011)

30 Divulgação dos Serviços
Folhetos explicativos dos serviços Palestras e conferencias Publicações Apresentação por antigos clientes Consolidação de marca própria Participações em associações diversas Atividades docentes Encontros Informais

31 Estratégias de Marketing
Estratégia de Marketing indiferenciado Estratégia de Marketing Diferenciado Estratégia de Marketing Concentrado

32 CARACTERÍSTICAS DO CONSULTOR EMPRESARIAL
Características Comportamentais (13) Características de Habilidade (18) Características de Conhecimento (14)

33 ÉTICA DO CONSULTOR Quanto a capacitação do consultor Quanto a essência do serviço de consultoria Quanto a interação com empresas-clientes, referente aos serviços propostos

34 Interação com empresas-clientes, referente aos serviços propostos
Finalidade dos serviços Resultados detalhados a serem esperados Recursos Limitações e dificuldades Prazo previsto Investimento e desp. gerais

35 ÉTICA DO CONSULTOR..... Quanto aos assuntos sigilosos
Quanto a realidade da empresa-cliente Quanto aos funcionários da empresa cliente Quanto às vontades próprias do consultor Quanto à transferência de conhecimento Quanto a interação com outras consultorias Quanto aos honorários Quanto à postura de atuação

36 Identificação da Necessidade de serviços de uma consultoria
Duas situações: 1° realidade atual da empresa-cliente 2° situação futura desejada pela empresa-cliente

37 Situações em que uma consultoria pode ser requisitada
O Assunto a ser analisado é o próprio negócio da empresa. O assunto a ser analisado é um sistema ou um processo da empresa O assunto a ser analisado é a atuação dos executivos da empresa-cliente e o correspondente processo decisório

38 Doenças Empresarias Doenças Sintomas Econômicas
Retorno nulo ou irrisório sobre o capital investido; retorno baixo sobre o ativo total Financeira despesas financeiras elevadas; alta necessidade de capital de giro, alta influencia de capital de terceiros Técnicas alto nível de reclamações e de devoluções dos clientes ; alta dependência tecnológica externa Mercadológicas Processo de distribuição inadequado; preços inadequados para os produtos e serviços vendidos; falta de competitividade no mercado Administrativas inadequada utilização de recursos disponíveis; trabalhos repetidos Comportamentais Falta de motivação; baixo nível de coesão, alto nível de atritos, alto nível de rejeição às mudanças

39 ETAPAS DA CONSULTORIA Etapa 1: Identificação Etapa 2: Entrada
elaboração do contrato de trabalho; estabelecimento das expectativas e compromissos mútuos; estabelecimento do sistema alvo; análise do clima e da cultura organizacionais sondagem dos problemas, insatisfações

40 Etapa 3: Auditoria de posição
ETAPAS DA CONSULTORIA Etapa 3: Auditoria de posição Entrevistas e levantamentos; Análises Definir a situação e as necessidades de mudanças; Analisar causas alternativas, efeitos, riscos, custos, etc; Avaliar potencial de mudança Identificar os pontos fortes e fracos do sistema alvo

41 ETAPAS DA CONSULTORIA Etapa 4: Planejamento
Definir as estratégias, inclusive as alternativas, para desenvolver e operacionalizar o serviço; Definir políticas de sustentação para as estratégias; Definir os participantes do projeto e suas responsabilidades; Detalhar o projeto com suas atividades, responsabilidades, seqüências, tempo, recursos etc

42 ETAPAS DA CONSULTORIA Etapa 5: Ação
Operacionalizar o plano de trabalho estabelecido Agir sobre o sistema considerado Treinar as pessoas envolvidas Ter a efetiva institucionalização da mudança

43 Etapa 6: Acompanhamento e Avaliação
ETAPAS DA CONSULTORIA Etapa 6: Acompanhamento e Avaliação Controle dos resultados Autoavaliação dos usuários Avaliação pelo agente de mudança (o consultor) Estudo das necessidades de nova auditoria de posição.

44 ETAPAS DA CONSULTORIA Etapa 7: Conclusão
“o consultor desliga-se do processo pelo menos temporariamente”.


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