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Estratégias de Preço Aula 11.

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Apresentação em tema: "Estratégias de Preço Aula 11."— Transcrição da apresentação:

1 Estratégias de Preço Aula 11

2 Composto de MKT - Decisões Sobre Preços

3 Decisões de Preço 1- Fatores a serem levados em consideração na
formação de PREÇOS: Rentabilidade - Deve possibilitar Lucro a empresa Justificável perante o CONSUMIDOR Competitivo em relação a concorrência

4 REFLETINDO NA ECONOMIA, NO CUSTO DE VIDA E NA INFLAÇÃO
Decisões de Preço É DE GRANDE IMPORTÂNCIA A POLÍTICA DE PREÇOS NA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E GOVERNAMENTAL, REFLETINDO NA ECONOMIA, NO CUSTO DE VIDA E NA INFLAÇÃO

5 Decisões de Preço INFLUÊNCIAS DAS VARIÁVEIS INCONTROLÁVEIS NOS PREÇOS;
CONCORRÊNCIA CICLO DE VIDA ASPECTOS POLÍTICOS, LEGAIS E ECONÔMICOS

6 Decisões de Preço OBJETIVOS DE PREÇOS: RETORNO NO INVESTIMENTO
OBJETIVOS DE CONCORRÊNCIA PREÇOS PROMOCIONAIS FATIA DE MERCADO FLUXO DE CAIXA

7 Decisões de Preço PASSOS P/ DETERMINAÇÃO DE PREÇOS:
determinação da demanda e custos análise do preço da concorrência determinação da política de preços: preços costumeiros, de linha, psicológicos, únicos e negociados. seleção do método de determinar preço: Método custo total – plus, mark-up, preço geográfico, (fob Free On Board (liberado e carregado), ou cif = Cost+Insurance+Freight (Custo+Seguro+Frete)) seleção do preço final com base nas análises anteriores, estabelecendo os níveis de desconto (p/ intermediários, por quantidade, por pagamento à vista, por sazonalidade).

8 Decisões de Preço Método de determinação de preços:
Preço de markup: o markup é um padrão, mas pode variar de acordo com as categorias de produtos. Preço de retorno-alvo: consiste em conseguir um retorno justo sobre os investimentos. ROI Preço de valor percebido: de acordo com as percepções dos compradores. Mix de mkt. Preço de valor: preço relativamente baixo para uma oferta de alta qualidade, preços baixos todos os dias. Preço de mercado: preço baseado nos dos concorrentes. Preço de licitação: preços baseados em expectativas de como os concorrentes determinarão os seus.

9 Decisões de Preço Preço com descontos e concessões:
Descontos em dinheiro Descontos por quantidade Descontos funcionais/ comerciais Descontos sazonais Concessões: de troca e promocionais.

10 Decisões de Preço LEI DA OFERTA E DA PROCURA
ONTEM: O QUE SE PRODUZIA SE VENDIA HOJE: PODER DE VETO AO PREÇO ALTO, ÀS DISCREPÂNCIAS, TRILOGIA QUE FORMA O PREÇO: CUSTOS (FIXOS E VARIÁVEIS), CONCORRÊNCIA E CONSUMIDOR

11 Decisões de Preço Preço discriminatório (ou diferenciado):
Preço por período: os preços variam conforme a temporada, o dia ou a hora. temporada Preço discriminatório (ou diferenciado): Preço por segmento de cliente: preços diferentes para grupos diferentes. estudantes/ idosos Preço pela versão do produto: preços diferentes a diferentes versões de um produto. Spray/ aerosol Preço de imagem: dois níveis diferentes de preço para o mesmo produto. refil Preço por localização: o mesmo produto tem preços diferentes em locais diferentes. teatros

12 Decisões de Preço Preço promocional:
Preço ‘isca’: para estimular um movimento maior nas lojas. supermercados Preço de ocasião: para atrair mais clientes. Abatimentos em dinheiro: para encorajar a compra dentro de um período determinado de tempo. feirão Financiamento a juros baixos: para facilitar a compra. liquidação Prazos de pagamento mais longos: para reduzir as prestações mensais. Garantias e contratos de serviço: valor agregado. Desconto psicológico: estabelece um preço artificialmente mais elevado.

13 Decisões de Preço Preço do mix de produtos:
Preço para linhas de produtos: introduz gradações de preços. Preço para características opcionais: características e serviços adicionais juntamente com seu produto principal. Cd, vidro elétrico Preço para produtos complementares: produtos principais requerem a utilização de produtos complementares ou cativos. Filmes foto Preço composto: consiste em uma taxa fixa e uma taxa de utilização variável. Telefônica Preço de subprodutos: para recuperar custos de produção do produto principal. Leite/ queijos Preço de pacote de produtos: menos custoso quando comprados em pacotes. Pacotes mais baratos, que individual

14 Decisões de Preço Reações a mudanças de preço: Reação dos clientes
Reação dos concorrentes


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