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Sessão introdutória: Bem-vindo à Série de Implementação dos Padrões Universais Instrutora: Yamini Annadanam 16 de outubro de 2014.

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1 Sessão introdutória: Bem-vindo à Série de Implementação dos Padrões Universais Instrutora: Yamini Annadanam 16 de outubro de 2014

2 Programa Visão geral da Série de Implementação Definição de Gestão do Desempenho Social (GDS) Modelo em cinco etapas para melhorar a GDS 1.Aprender 2.Avaliar 3.Planejar 4.Implementar 5.Comunicar Visão geral do Grupo de Trabalho de Finanças Inclusivas e Responsáveis (RIF) Discussão com os participantes

3 Conheça a instrutora! 3 Yamini Annadanam Consultora independente Profissional em desenvolvimento com mais de oito anos de experiência de trabalho no setor de microfinanças e desenvolvimento. E-mail: yamini.avk@gmail.comyamini.avk@gmail.com

4 O que posso esperar da Série de Implementação? Sete módulos: introdução, dimensões 1-6 Os palestrantes convidados compartilharão experiências de campo sobre como implementar boas práticas Tempo em cada sessão para perguntas e debates Informações sobre recursos adicionais Período: outono de 2014 – primavera de 2015 Certificado pela conclusão de todos os 7 módulos

5 Programa Visão geral da Série de Implementação Definição de Gestão do Desempenho Social (GDS) Modelo em cinco etapas para melhorar a GDS 1.Aprender 2.Avaliar 3.Planejar 4.Implementar 5.Comunicar Visão Geral do Grupo de Trabalho RIF Discussão com os participantes

6 O que é gestão do desempenho social e por que ela é importante? Desempenho Financeiro Desempenho Social Desempenho Financeiro Desempenho Social

7 Mais sobre a importância da GDS: As vantagens dos modelos centrados no cliente Produtos e serviços sob medida que proporcionam valor para os clientes Capacidade de cumprir a missão Diferenciação em mercados competitivos Satisfação/retenção dos funcionários Demonstração de resultados com os clientes

8 Programa Visão geral da Série de Implementação Definição de Gestão do Desempenho Social (GDS) Modelo em cinco etapas para melhorar a GDS 1.Aprender 2.Avaliar 3.Planejar 4.Implementar 5.Comunicar Visão geral do Grupo de Trabalho RIF Discussão com os participantes

9 Um caminho para uma prática melhor Aprender—Ler o Manual dos Padrões Universais Avaliar—Usar o SPI4 para fazer uma auditoria social Planejar—Criar um plano de ação; identificar falhas Implementar—Melhorar as práticas identificadas no plano de ação Comunicar—Demonstrar seus resultados para atores internos ou externos. 1. Aprender 2. Avaliar 3. Planejar 4. Implementar 5. Comunicar

10 Manual abrangente de melhores práticas Feito por e para pessoas da área Recurso para alcançar metas sociais Credibilidade para instituições & setor Processo de implementação realista

11 Há 19 padrões, organizados em seis dimensões. Eles incorporam o aprendizado de muitas iniciativas em nosso setor.

12 Hierarquia dentro dos Padrões Universais As seis principais categorias de atividade de gestão em que o manual é organizado. 19 enunciados amplos sobre o que o prestador de serviços financeiros deve alcançar. As 85 práticas a serem implementadas para alcançar os padrões. Práticas Essenciais Padrões Dimensões

13 Integração dos padrões de Certificação de proteção ao cliente da Smart Campaign aos Padrões Universais de GDS Dimensão 1: 0 Dimensão 2: 3 padrões 30 padrões de proteção ao cliente Dimensão 3: 3 padrões Dimensão 4: 21 padrões Dimensão 5: 0 Dimensão 6: 3 padrões

14 Dimensão 1: Definir e monitorar metas sociais Padrão 1b: A instituição coleta, registra e garante a exatidão dos dados referentes aos clientes que sejam específicos para suas metas sociais. Práticas essenciais 1b.1 A instituição coleta dados para cada uma de suas metas sociais e os indicadores de desempenho social do MIX. 1b.2 A instituição tem protocolos para a coleta, controle de qualidade, análise e comunicação de dados de desempenho social. 1b.3 A instituição assegura a qualidade dos dados coletados por meio da validação das informações e treinamento de seus funcionários para a coleta e registro dos dados.

15 Introdução aos Indicadores de Desempenho Social da CERISE (SPI) 4 1. Aprender 2. Avaliar 3. Planejar 4. Implementar 5. Comunicar

16 O que é o SPI4? A ferramenta comum de coleta de dados e avaliação dos Padrões Universais de GDS Uma ferramenta de auditoria social que permite que instituições financeiras analisem suas práticas atuais de GDS de acordo com seu orçamento e preferências Uma ferramenta personalizável que pode ser adaptada à missão da instituição por meio de módulos opcionais sobre pobreza, gênero e meio ambiente Uma ferramenta de comunicação

17 O que o SPI4 não é: Uma classificação Algo que se pode fazer em um par de horas Caro

18 Meta: Reduzir o trabalho de comunicação de dados das IMFs Auditoria dos investidores Cada iniciativa requer um relatório diferente. O trabalho de comunicação de dados é pesado para as IMFs. O SPI4 padroniza a comunicação entre os grupos de atores e, assim, reduz o trabalho para as IMFs.

19 O SPI4 avalia os Padrões Universais com base em indicadores Práticas Essenciais Padrões Dimensões Indicadores Avaliam o nível de implementação das práticas essenciais pela IMF.

20 Exemplo do SPI4: Indicadores para a Prática Essencial 5a.1 Prática essencial 5a1Uma política de RH escrita é disponível para todos os funcionários. Indicador5a1.1Todos os funcionários têm acesso a uma cópia atualizada da política de RH. Indicador5a1.2A política de RH respeita as leis trabalhistas nacionais. Indicador5a1.3A política de RH inclui uma escala salarial clara.

21 Webpage do SPI4 da CERISE Acesse a página em: http://cerise-spi4.squarespace.comhttp://cerise-spi4.squarespace.com E-mail específico para perguntas: spi4@cerise-microfinance.orgspi4@cerise-microfinance.org

22 Usando o SPI4 v.1.1

23 Faça um plano! 1. Aprender 2. Avaliar 3. Planejar 4. Implementar 5. Comunicar

24 Plano de ação: Objetivo e elementos principais Objetivo: Criar um plano detalhado para melhorar as práticas deficientes reveladas pela auditoria social. Elementos principais:  Priorização das deficiências  Cronograma para cada etapa  Responsabilidades dos funcionários  Resultados para cada etapa  Orçamento alocado Exemplo de

25 Exemplo de plano de ação Modelo para plano de ação: http://spi4wiki.pbworks.com/w/file/80199431/example%20Action%20Plan%2 0MFIA.xlsx http://spi4wiki.pbworks.com/w/file/80199431/example%20Action%20Plan%2 0MFIA.xlsx

26 Melhore a prática 1. Aprender 2. Avaliar 3. Planejar 4. Implementar 5. Comunicar

27 Entre em ação: Use o Guia de Implementação! O Guia de Implementação: http://sptf.info/spmstandards/universal-standards http://sptf.info/spmstandards/universal-standards

28 Entre em ação: Use o Centro de Recursos!

29 Relatórios internos e externos 1. Aprender 2. Avaliar 3. Planejar 4. Implementar 5. Comunicar

30 Visualize: Relatório de Padrões Universais Dois tipos de relatórios Apresentação gráfica por dimensão Pontuação até 100 para todas as práticas essenciais

31 Visualize: Painel de controle social

32 Programa Visão geral da Série de Implementação Definição de Gestão do Desempenho Social (GDS) Modelo em cinco etapas para melhorar a GDS 1.Aprender 2.Avaliar 3.Planejar 4.Implementar 5.Comunicar Visão geral do Grupo de Trabalho RIF Discussão com os participantes

33 Finanças inclusivas e responsáveis refere-se à prestação de serviços financeiros de uma maneira que seja voltada para as pessoas excluídas, proteja os interesses dos clientes e proteja a missão e sustentabilidade da instituição.

34 Colaboração para otimizar os esforços, evitar duplicação e reduzir a confusão nos vários recursos e ferramentas relacionados a finanças inclusivas e responsáveis.

35 A meta final Mais instituições mais bem equipadas para alcançar suas metas sociais— e atender as necessidades de seus clientes.

36 Programa Visão geral da Série de Implementação Definição de Gestão do Desempenho Social (GDS) Modelo em cinco etapas para melhorar a GDS 1.Aprender 2.Avaliar 3.Planejar 4.Implementar 5.Comunicar Visão geral do Grupo de Trabalho RIF Discussão com os participantes

37 Agradecemos sua atenção! Junte-se a nós no próximo mês para uma discussão sobre como melhorar a prática em: Dimensão 1: Definir e Monitorar Metas Sociais


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