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Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis - IES/GF Faculdade de Santa Catarina – FASC Curso de Administração Disciplina: Gestão Mercadológica.

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1 Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis - IES/GF Faculdade de Santa Catarina – FASC Curso de Administração Disciplina: Gestão Mercadológica Administrando e Desenvolvendo Produtos e Serviços. Administrando Novos Produtos Prof. MSc Ricardo Delfino Guimarães

2 Novo Produto Definição São novidades, invenções, inovações aprimoramentos de produtos, que fazem a diferença entre as organizações, num mercado cada vez mais competitivo.

3 Tipos de Novos Produtos Produtos novos para o mundo ou inovadores. Criam um mercado totalmente novo Ex: fax, computadores, tvs, celular. Novas Linhas de Produtos: Produtos novos para uma empresa, mas não são novas invenções Ex: Sadia, Assim.

4 Tipos de Novos Produtos Adição a Linha de Produtos; São extensão dos produtos lançados. Ex: Coca-Cola zero; OMO tanquinho etc Melhoria em Produtos Existentes: São versões atualizadas dos produtos existente. Ex: Tv plasma Samsung,computadores com versões atuais, carros total flex

5 Tipos de Novos Produtos Reposicionamento: São produtos direcionando para novos mercados em relação ao seu uso. Ex: uma loção para pele que serve também como repelente, Gillette Sensor para mulheres e não só para homens.

6 Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos Geração de Idéias: Fonte: clientes, funcionários, distribuidores, concorrentes, pesquisa de marketing, pesquisas laboratoriais e consultores.

7 Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos Clientes: Os conceitos de marketing sugerem que o cliente, através de seus desejos e necessidades deve ser a peça chave para o desenvolvimento do novos produtos.

8 Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos Funcionários: São pessoas que estão constantemente envolvida com o que esta acontecendo no mercado. Distribuidores: Devido estarem muito próximo do consumidor final podem trazer os desejos e necessidades desses.

9 Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos Concorrente: Monitorar o que o concorrente lança ou lançara no mercado e determinar qual dos produtos, se for o caso, devam ser copiados.

10 Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos Pesquisas e Desenvolvimento Procurando descobrir novas tecnologias ou aprimorar os produtos já existente. Consultores Externos São sempre examinados para saber o que o mercado necessita.

11 Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos TRIAGEM DE IDEIAS Após selecionar as novas idéias a organização precisa avaliá-las, selecioná-las, decidindo quais merecem ser desenvolvidas.

12 Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos Em geral somente algumas idéias são selecionas precisam ser avaliadas qual sua aceitação no mercado.

13 Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos Teste de Conceito: São teste feito diretamente com o mercado- alvo sobre aquele produto para saber qual será seu potencial de vendas. Previsão de Custos: Prever os custos através da previsão de vendas, podendo estabelecer qual será o lucro ou se terá lucro o produto novo.

14 Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos Se aceitação do mercado for positiva e o vendas potenciais cobrir os custos, o procedimento do produto novo passará para outra fase.

15 Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos Teste de Marketing Irá avaliar através do seu público-alvo a aceitação do produto no mercado. O resultado desse teste ajudam a determinar se o produto devera ser lançado em grande escala, ou se deverá haver algum ajuste.

16 Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos Comercialização do Produto: Desenvolvimento termina com o lançamento do produto. Não há a necessidade de lança o produto de uma única vez, pode ser lançado gradativamente. Cidade por cidade ou região por região etc.

17 Característica no Desenvolvimento dos Novos Produtos Qualidade Design Embalagem e Rotulo

18 Característica no Desenvolvimento dos Novos Produtos QUALIDADE: Desempenho: Como o produto se sai na função que se propõe a desempenhar; Característica: O produto tem característica desejáveis; Confiabilidade: O produto para funcionar bem e não quebrável por um tempo razoável.

19 Característica no Desenvolvimento dos Novos Produtos QUALIDADE: Conformidade: O produto esta de acordo com para os padrões de segurança; Serviço: Qual rapidez e facilidade da assistência técnica; Estética; O produto é atraente para os sentidos.

20 Característica no Desenvolvimento dos Novos Produtos DESIGN Produtos bem desenhados e como modelos funcionais podem ser mais aceitos quando se tratando de um novo produto.

21 Característica no Desenvolvimento dos Novos Produtos EMBALAGEM Embalagem: Serve a vários propósito que acrescentam valores aos clientes.Desde a segurança a questão funcional, podendo oferecer conveniências para o cliente. Ex: Tampa para medir sabão liquido, aproveitamento do recipiente.

22 Característica no Desenvolvimento dos Novos Produtos RÓTULO: A parte da embalagem, podem ser simples ou complexo. Servem para dar suporte ao marketing, promovendo o produto e acrescentando valor aos clientes, fornecendo informações que o ajudem na seleção ou uso do produto.

23 Por que Novos Produtos Fracassam Incapacidade da organização de adequar o produto ao desejo ou necessidade dos clientes. As organizações podem esta centradas em custos e tecnologia, mas esquecem o principal o desejo ou necessidade dos clientes

24 Por que Novos Produtos Fracassam Ou esquecem uma das etapas mencionadas no processo de elaboração de novos produtos. Conseqüência: Mercados – alvo muito pequenos; Produto de baixa qualidade; Clientes mal compreendidos;

25 Conclusão As organizações precisam conhecer o mercado que estão inserida e seu público, para que com esse conhecimento possam direcionar produtos que satisfaçam as necessidades e desejos de seus clientes.

26 Referencias CHURCHILL, Gilbert A.; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para o cliente. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2005. KISSIL, Marco; Gestão da Mudança Organizacional. Instituto para Desenvolvimento da Saúde / Universidade Federal de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública. série Saúde e Cidadania, vol 4, São Paulo, 1998. KOTLER, Philip; KELLER, Michael. Administração de Marketing. 12 ed. São Paulo: Prentice Hall. 2006.


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