Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Inteligência Emocional
Inteligência Emocional Workshop de Bom a Excelente Organização Tutorado/Conselho Pedagógico
2
Década de noventa: pesquisa das emoções
Tecnologias de visualização do cérebro Avanços na pesquisa em Neurobiologia Investigação das razões de sucesso na vida Resposta insuficiente do conceito de QI Destruição progressiva do tecido social Compreensão das interacções entre as estruturas do cérebro em momentos de raiva, medo, paixão ou alegria De bom a excelente
3
De bom a excelente
4
Como é que o cérebro se desenvolveu?
A parte mais primitiva do cérebro – o tronco cerebral – regula as funções básicas da vida, como respirar, o metabolismo dos orgãos, as reacções e movimentos estereotipados. Funciona como um conjunto de reguladores pré-programados que garantem a sobrevivência animal. De bom a excelente
5
Como é que o cérebro se desenvolveu?
Com a chegada dos mamíferos apareceram novas camadas – chave do cérebro emocional: o sistema límbico. Há cerca de 100 milhões de anos o SN dos mamíferos deu um grande ‘salto’, por cima das duas camadas do córtex, dando origem ao neocórtex. De bom a excelente
6
Como é que o cérebro se desenvolveu?
Os triunfos da arte, da civilização e da cultura são frutos do neocórtex – a sede da emoção. Um centro do sistema límbico – a amígdala – parece sobrepôr-se e assumir o controlo do cérebro sempre que é necessário desencadear uma resposta urgente De bom a excelente
7
A importância da Amigdala
Os sinais sensoriais vindos do olho e do ouvido chegam ao cérebro passando primeiro pelo tálamo e depois – através de uma única sinapse – pela amigdala; um segundo sinal emitido pelo tálamo é encaminhado para o néocortex, o cérebro pensante. A amigdala responde assim ANTES do neocórtex, o qual analisa a informação, procura compreendê-la e só então inicia a sua resposta. De bom a excelente
8
De bom a excelente
9
Definição “A inteligência emocional é uma vertente da inteligência social, envolvendo a competência para percepcionar e expressar emoções, compreendê-las e usá-las, geri-las em si próprio e nas outras pessoas ” (Mayer e Salovey, 1997) De bom a excelente
10
Listagem de Competências – Inteligência Emocional
Consciência de si próprio: auto-consciência emocional, auto-avaliação e auto-confiança Gestão do Eu: auto-controlo, confiabilidade, consciencialização, adaptabilidade Motivação: iniciativa e orientação para o resultado De bom a excelente
11
Listagem de Competências Inteligência Emocional
Empatia & Consciência Organizacional Competências sociais: orientação para o desenvolvimento dos outros, liderança, influência, comunicação, gestão de conflitos, construção de alianças, colaboração e trabalho em equipa De bom a excelente
12
Sucesso e Inteligência Emocional
“Estudos feitos com empresas globais e milhares de executivos mostram que, entre 76% e 80% da eficácia dos profissionais em posições de liderança vem das competências compreendidas no conceito de inteligência emocional” (Goleman, 1998; Boyatsis – Case Western Univ.) De bom a excelente
13
Inteligência Emocional & Satisfação
Pessoas mais empáticas tendem a estabelecer relações interpessoais mais satisfatórias Pessoas com maior controlo emocional tendem a experimentar menos conflitos interpessoais negativos Pessoas que conseguem auto-motivar-se empenham-se mais nas tarefas, obtêm melhores resultados e denotam melhor desempenho Pessoas com maior capacidade de compreender as suas próprias emoções estão mais aptas a tomar melhores decisões De bom a excelente
14
QI vs QE Ao contrário do QI (quociente de inteligência), com os seus 100 anos de história, a inteligência emocional QE) é um conceito novo. Contudo, o QI não pode ser substancialmente alterado pela experiência e pela educação... as competências emocionais, podem-no! + o QE aumenta com a idade (maturidade) De bom a excelente
15
Inteligência Emocional: Teste
Inteligência Emocional: Teste Organização Tutorado/Conselho Pedagógico
16
Emoção A emoção é uma reacção súbita e intensa de todo o nosso organismo, e que tem componentes fisiológicas, cognitivas e comportamentais A emoção começa subitamente, dura pouco, tem uma expressão facial e é desencadeada por situações universais (perda, p.ex), aparece nos bebés humanos e em outros primatas, agita o corpo à sua maneira Cada emoção tem a sua ‘assinatura biológica’ caracteristica Cada emoção prepara o corpo para um tipo de resposta muito diferente De bom a excelente
17
Conhecer e reconhecer as emoções: Tristeza
Como se manifesta: posição oblíqua das sobrancelhas, rugas da testa em forma de ferradura, cantos da boca para baixo, baixa o metabolismo do corpo Para que serve: - evitar as situações que a provocam - retirar-nos da acção para reflectir - obter simpatia e apoio dos outros - promove a adapta- ção às perdas De bom a excelente
18
Alegria Como se manifesta: sorriso, brilho no olhar Para que serve:
- incentiva o ou- tro - promove a criatividade - permite decidir melhor - aumenta a audácia De bom a excelente
19
Medo Como se manifesta: ‘borboletas na barriga’, aceleração do coração e respiração, músculos contraídos, rosto pálido, ‘pele de galinha’ Para que serve: - sobrevivência, evitan- do os perigos; p.ex. animais, escuro, desconhecidos, água, alturas, sangue De bom a excelente
20
Ternura - obter, pedir e dar - facilita a coopera- ção
Como se manifesta: um gesto de proximidade em relação ao outro ou de conforto em relação ao eu, calma, contentamento Para que serve: promover a ligação ao outro, - obter, pedir e dar protecção, suporte, conforto - cria proximidade - facilita a coopera- ção De bom a excelente
21
Raiva Como se manifesta: tensão muscular, sobretudo nos braços, batimentos cardíacos mais rápidos, sensação de calor, rubor Para que serve: - atacar ou fugir - preparar para a acção - assustar/intimidar o adversário De bom a excelente
22
Outras emoções Ciúme Nojo Inveja Vergonha Surpresa Aborrecimento
De bom a excelente
23
Inteligência Emocional Conclusão
Inteligência Emocional Conclusão “Se os teus projectos são para um ano, planta arroz... Se são para vinte anos, uma árvore... Para mais de um século, desenvolve os homens” Provérbio Chinês Organização Tutorado/Conselho Pedagógico
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.