A Transparência na Lei de Responsabilidade Fiscal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Transparência e Acesso a Informação Pública
Advertisements

Lei Estadual de Acesso à Informação 2ª. Reunião Técnica do Conselho Nacional de Órgãos de Controle Interno – CONACI.
SICONV Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses
Procedimentos Gerais Necessários à Regulamentação da LAI no Município
Lei de Acesso à Informação Nº , de 18 de novembro de 2011
PLANO DE GESTÃO.
AGENDA AGENDA Participação e Controle Social: Breve Contexto Nacional
Ministério Público do Estado do Paraná
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
Novidades na estrutura do art. 48 da LRF
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
CGU CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Março/2013.
Regulamenta o acesso à informação previsto na CF Abrange todos os entes, poderes, órgãos e entidades Para implantação exige um conjunto de iniciativas.
CGU CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Março/2013.
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
Modelo Estadual para Interoperabilidade de Sistemas Ferramenta de transparência e controle.
Controladoria-Geral da União
Ministério Público do Estado do Paraná. Transparência Pública A transparência pública decorre diretamente do princípio da publicidade dos atos da administração.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO
Lei de Acesso à Informação Monitoramento e Apoio à Implementação Otávio Castro Neves Coordenador-Geral de Governo Aberto e Transparência Controladoria-Geral.
Transparência e Controle Social
CGU CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Núcleo de Ações de Prevenção – NAP/RJ Municípios e a Lei de Acesso.
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PIAUÍ AS INOVAÇÕES TRAZIDAS PELA LEI COMPLEMENTAR nº 131/2009 NA CONSOLIDAÇÃO DE UMA GESTÃO PÚBLICA TRANSPARENTE.
Transparência Ferramentas de apoio a Gestão Municipal Emerson Souto Coordenador de Tecnologias da FECAM Gilsoni Albino Lunardi Diretor.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
XVIII Encontro Anual da ANIPES Maceió 07/11/2013 Carlos Corrêa Leite Programa Transparência Paulista – plano de fomento à transparência municipal.
Apoio à Implementação da Lei de Acesso à Informação Secretaria de Gestão Pública Lei Federal de 18.nov.2011 Decreto Estadual de 16.mai.2012.
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO AQUI
Manesco, Ramires, Perez Azevedo Marques Advocacia CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS – CNM X MARCHA A BRASILIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS A gestão financeira.
Diálogo Público O TCU em conversa com o cidadão. Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos,
A Sociedade no Controle Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Controladoria-Geral da União.
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Portal de convênios. Histórico Distribuição das Transferências Voluntárias O novo Sistema para Gestão de Convênios Diretrizes e pressupostos Características.
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SÉRGIO NOGUEIRA SEABRA Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Setembro/2013 IX Encontro Nacional do CONACI Parceria.
O Controle Interno do Poder Executivo Federal
DEVER DOS ENTES FEDERATIVOS DE TRANSPARÊNCIA ATIVA E PASSIVA Thales Messias Pires Cardoso Procurador da República em Uberaba - MG.
Transparência Ativa: principais pontos. O Decreto 7.724/2012 (Art. 7º) estabelece um conjunto mínimo de informações que devem ser publicadas nas seções.
Realização: Parceria: Orçamento Público e Mecanismos de Participação E.
IMPLANTAÇÃO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
30 de setembro a 02 de outubro de VELHOS DESAFIOS.
Controladoria-Geral da União Visão Geral do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal O pior do Brasil era a Corrupção Ela nunca foi tão combatida.
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL
TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Deixar que a sociedade enxergue os atos praticados pelo poder público, de forma clara e nítida. É mais amplo do que a.
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
Campanha Transparência: faça essa ideia pegar APE Elisa Cecin Rohenkohl XXVIII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil – Recife/PE.
Secretaria de Planejamento e Gestão Ouvidoria Geral do Estado Governo do Estado de São Paulo Novembro/2015 Lei de Acesso à Informação.
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
Transparência Acesso à Informação Controle Social/ Participação 2 Democracia Direitos Humanos.
Direito à Informação Previsto na Constituição Federal Regulamentado na Lei /2011 Em vigência completa a partir de Maio/2012 No município, regulamentado.
Pedidos de informação: orientações e boas práticas.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
Reunião Geral de Ouvidorias 2016 Ouvidoria Geral da União Brasília, 16 e 17 de março de 2016 Gustavo Ungaro Ouvidor Geral do Estado de São Paulo A experiência.
Rede de relacionamentos voltada à melhoria da administração pública, defesa da probidade administrativa, proteção do patrimônio público e maximização.
Gestão Responsável em último ano de mandato TRANSPARÊNCIA PÚBLICA: Portal da Transparência dos Poderes Municipais e TAG's PAOLA CALS A. DAHER Analista.
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Maio de 2016 EBT ESCALA BRASIL TRANSPARENTE.
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Política de Defesa Agropecuária no Brasil: Defesa agropecuária e integração dos entes da federação e Sistema Unificado de Atenção à.
Inovações Para um Brasil Transparente José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação EVOLUÇÃO DAS AÇÕES DE GOVERNO.
Advocacia-Geral da União Mariana Melo Ouvidora-Geral.
Orientações sobre os Sistemas Corporativos do Estado.
Aos três anos de vigência da Lei de Acesso à Informação, no dia 16 de maio de 2015, a Controladoria Geral da União (CGU) lançou, em Brasília, o índice.
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Março de 2016 EBT ESCALA BRASIL TRANSPARENTE.
1 CONTROLE SOCIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Contador PEDRO GABRIL
Advocacia-Geral da União Mariana Melo Ouvidora-Geral.
27/08/ º FONAC Florianópolis – SC Apresentação do Sistema Informa Maceió.
Transcrição da apresentação:

A Transparência na Lei de Responsabilidade Fiscal CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Março de 2016

Transparência Disponibilização de informações da gestão pública aos cidadãos

Transparência na gestão Promove a integridade e a boa gestão no serviço público Estimula a eficiência nos gastos, respeito às normas e a melhor tomada de decisão Permite conhecer e acessar direitos Permite uma participação ativa do cidadão nos espaços políticos

Com transparência, o cidadão pode Acompanhar o orçamento e as políticas públicas Manter-se informado das ações do governo Participar da vida política Acessar documentos e estudos Construir ou utilizar aplicativos feitos com dados públicos

Alguns marcos da transparência PORTAL DE SERVIÇOS OGP – 2º PLANO DE AÇÃO BRASIL TRANSPARENTE CARTA DE SERVIÇOS ACESSO À INFORMAÇÃO: DIREITO CONSTITUCIONAL PORTAL DA TRANSPARÊNCIA OGP – 1º PLANO DE AÇÃO LEI DE TRANSPARÊNCIA – LC 131 2014 PARTICIPA.BR PORTAIS DE TRANSPARÊNCIA: COPA 2014 E JOGOS RIO 2016 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL SICONV CEIS LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO DIVULGAÇÃO DA REMUNERAÇÃO DE SERVIDORES DADOS.GOV.BR E A INFRAESTRUTURA NACIONAL DE DADOS ABERTOS - INDA

TRANSPARÊNCIA PÚBLICA LEGISLAÇÃO TRANSPARÊNCIA PÚBLICA

Lei Complementar nº 131/2009 Acrescenta dispositivos à LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, a fim de determinar a disponibilização, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. “Parágrafo único. A transparência será assegurada também mediante: I ..., II – liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público;”

Lei Complementar nº 131/2009 Penalidade para o descumprimento: O ente federado não recebe transferências voluntárias ( art. 23, §3º, I ) O titular do Poder Executivo estará sujeito a responder por crime de responsabilidade (Lei nº 1.079/50 - art. 10 e Decreto Lei nº 201/67, art. 1º, inc. VII e XXIII)

Lei Complementar nº 131/2009 Previsão de denúncia em caso de descumprimento: “Art. 73-A. Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para denunciar ao respectivo Tribunal de Contas e ao órgão competente do Ministério Público o descumprimento das prescrições estabelecidas nesta Lei Complementar.”

Portal da Transparência Gastos e transferências do governo. Atualizações diárias e detalhadas. Receita prevista e arrecadada. Atualizações diárias. Valores, objetos e partes envolvidas nos convênios. Ceis, Cepim e Ceaf Dados funcionais e remuneração individual. Beneficiários Bolsa-Família e Seguro Defeso. Relação dos imóveis funcionais.

Portal da Transparência quase 2 trilhões de informações registradas informações sobre + 1 milhão de servidores + 15 trilhões de reais em despesas disponíveis para consulta

Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) Estabeleceu procedimentos para o exercício do direito de acesso à informação Abrangência nacional, de todos os poderes e esferas Decreto 7.724/12 Regulamentou a Lei nº 12.527/11 no Poder Executivo Federal

Qual é a importância do Acesso à Informação? teste Qual é a importância do Acesso à Informação?

Lei de Acesso à Informação – Transparência Ativa Informações institucionais Ações e programas Auditorias Licitações, contratos e convênios Despesas e receitas Perguntas frequentes art. 8º, §1º, incisos I a VI

Lei de Acesso à Informação – Transparência Passiva Prazos 20 dias + 10 de prorrogação (com justificativa) Como solicitar informação? Pela internet: “Os órgãos e entidades do poder público devem viabilizar alternativa de encaminhamento de pedidos de acesso por meio de seus sítios oficiais na internet” – art. 10, §2º Presencialmente: “O acesso a informações públicas será assegurado mediante criação de serviço de informações ao cidadão, nos órgãos e entidades do poder público ...” – art. 9º, I

Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) Porta única de entrada e saída dos pedidos de informação (Portaria Interministerial n° 1.254/2015) Até fevereiro de 2016: + de 352 mil pedidos. Permite que qualquer pessoa encaminhe pedidos de acesso à informação; acompanhe o prazo de atendimento; receba as respostas fornecidas pela administração, apresente recursos ou reclamações. Permite que os gestores públicos administrem as demandas recebidas e controlem os prazos de atendimento dos pedidos.

Panorama LAI 352 mil pedidos (503 mil perguntas) 98% já respondidos 71,2% atendidos totalmente e 4% parcialmente 9,32% negados 191 mil solicitantes Tempo médio de resposta de 11 dias

APOIO AOS GOVERNOS LOCAIS SERVIÇOS DE APOIO AOS GOVERNOS LOCAIS

Programa Brasil Transparente OBJETIVO ESTRATÉGICO Apoiar Estados e Municípios na implementação da Lei de Acesso à Informação (LAI), no incremento da transparência pública e na adoção de medidas de governo aberto PÚBLICO ALVO Estados e Municípios Agentes públicos INSTRUMENTO Programa de adesão (Portaria CGU 277/2013 a custo ZERO Total de adesões: 1.577

O Programa oferece Material Técnico Treinamento Presencial e EAD Código fonte do e-SIC e software Livre Comunidade virtual de boas práticas

Material técnico disponibilizado na página do Programa Manual de Implementação da LAI e Check-list Guia de Transparência Ativa (Seção LAI) Guia de regulamentação da LAI em Municípios Guia de Portal de Transparência http://www.cgu.gov.br/brasil-transparente

Código fonte do e-SIC Federal e e-SIC Livre Qualquer órgão ou entidade da administração pública de Estados e municípios  que deseja implantar um sistema eletrônico para recebimento e  gerenciamento dos pedidos de acesso a informação tem duas opções de software, ambas gratuitas: e-SIC Livre: disponível para download no site do SPB - https://softwarepublico.gov.br/social/ e-SIC Federal: adesão ao Programa para obtenção

Escala Brasil Transparente

Escala Brasil Transparente 25% REGULAMENTAÇÃO DA LAI 75% TRANSPARÊNCIA PASSIVA NOTAS 0 A 10 PONTOS

Escala Brasil Transparente REGULAMENTAÇÃO DA LAI TRANPARÊNCIA PASSIVA Exposição da legislação no site do avaliado Existência da Regulamentação do SIC da classificação de sigilo Regulamentação da responsabilização do servidor Regulamentação das instâncias recursais Divulgação do SIC físico atendimento presencial Existência de um e-SIC atendimento pela internet Possibilidade de acompanhamento do pedido de acesso Inexistência de pontos que dificultem ou inviabilizem o pedido de acesso Respostas aos pedidos no prazo legal Respostas em conformidade com que foi solicitado

Temas abordados nas perguntas feitas aos entes federados Saúde Educação Assistência Social Normatização da LAI Temas abordados nas perguntas feitas aos entes federados "Com base na Lei nº 12.527/2011, solicito que me seja enviado o(s) normativo(s) que regulamentou(aram) a Lei de Acesso à Informação no município".

Escala Brasil Transparente AÇÃO 4/2015: Estabelecer estratégia articulada de fomento, monitoramento e cobrança do cumprimento da Lei nº 12.527/2011, em relação à transparência ativa e passiva. Coordenação: CGU Colaboradores: Ajufe, AMB, Câmara dos Deputados, Bacen, CNMP, CNJ, DPF, FPCC-RS, MPF, MPPR, MPRJ, SLTI/MPOG , TCU, + STN, +ATRICON, +MPE-PI.

Escala Brasil Transparente Produtos da Ação: Levantamento e análise comparativa de metodologias de avaliação da transparência Desenvolvimento da metodologia ENCCLA de avaliação da transparência ativa e passiva Elaboração do Catálogo de Ofertas de Fomento à Transparência: iniciativas compartilháveis de fomento da transparência e de fortalecimento dos canais de interação entre governo e sociedade http://www.cgu.gov.br/Publicacoes/transparencia-publica

Escala Brasil Transparente Efeitos da Ação: Adoção pelo MPF da métrica ENCCLA para aplicação nacional Aplicação da Métrica pelo MPF nos 26 estados, Distrito Federal e nos 5.568 municípios brasileiros

OBRIGADO! www.cgu.gov.br cguonline cguonline cguoficial