Ensino Fundamental, 8º Ano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Advertisements

1º encontro de formação – 23/03/2010
Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
O USO DO LIXO PARA DESENVOLVER O RACIOCIONIO EM MATEMÁTICA
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
ENCCEJA MATEMÁTICA.
VIVENCIANDO A MATEMÁTICA
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
MACS Análise, representação e redução de dados..
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
Aula 5 Objetivos Identificar dados em listas, textos jornalísticos e demais formas de representação. Elaborar tabelas. Analisar as informações dispostas.
ESTATÍSTICA.
Péssimo O gráfico ao lado mostra o resultado de uma pesquisa o sobre o índice de satisfação dos usuários de um certo banco. Sabendo que a quantidade equivalente.
ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
Gráfico de Pareto O termo Gráfico de Pareto ficou conhecido depois que Juran começou a utilizá-lo. O nome se originou no trabalho de Vilfredo Pareto, durante.
MATERIAL DO ENSINO MÉDIO Revista do Professor / Revista do Aluno São Paulo faz Escola/ + Matemática
Professora Francisca Barros
O papel do conteudista.
A inter-relação entre a matemática e as demais disciplinas
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Aula 10 Objetivos Identificar informações textos jornalísticos, gráficos, tabelas e demais formas de representação da linguagem verbal e não verbal. Perceber.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Aula 04 Gráficos estatísticos Prof. Diovani Milhorim
Profa. Reane Franco Goulart
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Texto 1 Imagine que, ao navegar em uma página da internet especializada em orientação vocacional, você encontra um fórum criado por concluintes do Ensino.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Unidade 8: Apresentação dos Dados em Figuras, Gráficos e Tabelas
Estudo dos gráficos Objetivos: Como construir um gráfico.
Série Geográfica (espaço).
Planejamento da Rotina Semanal
NOÇÕES DE ESTATÍSTICA.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
Conceitos e Procedimentos
ESTATÍSTICA AULA 04.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Equipe responsável pela produção
Como elaborar um plano de aula
Mtm 4B – Aula 10 Estatística.
Distribuição de Frequências
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
CURSO - LIVRO DIGITAL.
MATEMÁTICA E ESPAÇO Formação Geral Componente Curricular: 2ª Semana
Noções de Estatística - I
O USO DO S OFTWARES NAS E SCOLAS. O BJETIVOS : Apresentar as classificações dos softwaes com suas devidas finalidades educacionais. Informar os principais.
Aula 6 Objetivos Identificar dados em listas, textos jornalísticos e demais formas de representação. Elaborar tabelas. Transportar informações de tabelas.
PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL   CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PARA O QUARTO CICLO     ANDRÉIA MORALES DE MELO ALMEIDA    
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
ATIVIDADE FÍSICA x SEDENTARISMO Público alvo:7º ano B
É EXERCÍCIO PARA O CÉREBRO
É EXERCÍCIO PARA O CÉREBRO
Distribuição de Freqüências
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Proporção: regra de três simples – resolução de situações problema
Profª Juliana Schivani TABELAS.
MAPA DE HABILIDADES.
Gráficos e Tabelas – Competência 6 de Matemática
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Colégio Juvenal de Carvalho
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
DADOS, TABELAS E GRÁFICOS DE BARRAS.
Transcrição da apresentação:

Ensino Fundamental, 8º Ano MATEMÁTICA Ensino Fundamental, 8º Ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas

A MATEMÁTICA carece de leitura, de organização e de interpretação? Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas A MATEMÁTICA carece de leitura, de organização e de interpretação? INSTIGANDO Imagem: Freepik.

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO ATIVIDADE 1 Sr. José vende frutas na feira. Todos os dias ele anota o que vendeu. Assim suas vendas foram: Domingo: 10 melancias, 12 maças, 30 bananas, 34 laranjas e 40 limões. Segunda: 15 melancias, 20 maças, 44 bananas, 38 laranjas, 26 limões. Terça: 8 melancias, 21 maças, 34 bananas, 9 laranjas, 15 limões. Quarta: 22 melancias, 10 maças, 25 bananas, 15 laranjas, 38 limões. Quinta: 0 melancia, 29 maças, 0 bananas, 26 laranjas, 20 limões. Sexta: 16 melancias, 0 maças, 40 bananas, 30 laranjas, 25 limões. Sábado: 9 melancias, 10 maças, 52 bananas, 22 laranjas, 19 limões. Monte uma tabela que ajude seu José a se organizar. Informe qual a quantidade vendida de cada fruta por dia. Faça um gráfico de coluna para ajudar seu João a interpretar as suas vendas. ESTIMULANDO

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO ATIVIDADE 2 ESTIMULANDO Fonte: Cantinho da Conversa.

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO ATIVIDADE 3 ESTIMULANDO Fonte: Atividades para Alfabetização.

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO ATIVIDADE 4 ESTIMULANDO Fonte: Compartilhando Atividades.

Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas Mundo Educação. Vocacional. Blog da Zuera. Calcule Mais. Micheli M. Arcari. Frases da Vida. Prime Educacional. Blog de Biologia. Portal do Professor. Gizel da Hnritter. Lide Educação. Toledol. LEITURA DE IMAGENS Por que meios de comunicação (jornais, revistas, televisão) utilizam gráficos para passar informações? Em que os gráficos ajudam? Eles facilitam a compreensão? CONTEXTUALIZANDO

COMO OS GRÁFICOS SE APRESENTAM EM NOSSO DIA-A-DIA? Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas COMO OS GRÁFICOS SE APRESENTAM EM NOSSO DIA-A-DIA? 1.Forneça aos estudantes vários tipos de gráficos recortados de jornais ou revistas. 2. Solicite que eles agrupem os gráficos levando em conta o tipo de cada um deles (linha, coluna ou setor). 3. Solicite que os estudantes distribuídos em equipes, elaborem, ao menos, 10 perguntas cujas respostas estejam contidas no gráfico. Imagem: Vocacional. Imagem: Prime Educacional. COLUNAS OU BARRAS LINHAS OU SEGMENTOS SETORES OU CIRCULAR INTERAGINDO

Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas Imagem: Prime Educacional. GRÁFICO DE LINHAS OU SEGMENTOS Imagem: Vocacional. GRÁFICO DE COLUNAS OU BARRAS Imagem: Vocacional. GRÁFICO DE SETORES OU CIRCULAR Este tipo de gráfico é mais adequado para representar tendências de aumentos ou diminuição dos dados num determinado período. É o mais simples, tanto para a construção como para a leitura e interpretação. Ele é muito utilizado para representar situações que envolvem uma grande quantidade de dados a serem exibidos. É mais adequado para representar a relação entre duas ou mais variáveis (frequência ou contagem de ocorrência). É importante destacar que neste tipo de gráfico o círculo todo deve corresponder a 100%. APROFUNDANDO Texto: Energia e Meio Ambiente.

Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas Gráfico de barras: Um gráfico onde os dados são representados com faixas verticais ou horizontais. Imagem e Texto: Matemática Essencial. Gráfico de linha: Formado por uma linha construída pela ligação de segmentos de reta, unindo os pontos que representam os dados. Imagem e Texto: Matemática Essencial. Gráfico de Setores é dividido em setores cujos ângulos são proporcionais a frequência absoluta. Imagem: Frases da Vida. Texto: Física Vivencial. APROFUNDANDO

TUDO ACABA EM PIZZA APROFUNDANDO Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas TUDO ACABA EM PIZZA APROFUNDANDO Imagem: Ângelo Branco.

TUDO ACABA EM PIZZA APROFUNDANDO Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas TUDO ACABA EM PIZZA APROFUNDANDO Imagem: Ângelo Branco.

COMO RELACIONAR TABELAS E GRÁFICOS? Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas COMO RELACIONAR TABELAS E GRÁFICOS? A tabela abaixo mostra o desempenho dos 80 estudantes do 8º ano A e do 8º B. Vamos tentar compreender as informações e compará-las. O recurso gráfico possibilita aos meios de comunicação a elaboração de inúmeras ilustrações, tornando a leitura mais agradável. DESEMPENHO EM MATEMÁTICA QUANTIDADE DE ESTUDANTES PERCENTUAL RUIM 12 15% REGULAR 20 25% BOM 28 35% ÓTIMO TOTAL 80 100% Tabela: Brasil Escola. Observe que cada uma das colunas da tabela é representada em um dos eixos coordenados (Eixo Horizontal e Eixo Vertical). Assim, o gráfico elaborado, apresentará informações relacionadas as duas grandezas envolvidas. APROFUNDANDO

O QUE É FREQUÊNCIA RELATIVA E FREQUÊNCIA ABSOLUTA? Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas O QUE É FREQUÊNCIA RELATIVA E FREQUÊNCIA ABSOLUTA? DESEMPENHO EM MATEMÁTICA QUANTIDADE DE ESTUDANTES PERCENTUAL RUIM 12 15% REGULAR 20 25% BOM 28 35% ÓTIMO TOTAL 80 100% DESEMPENHO EM MATEMÁTICA FREQUÊNCIA ABSOLUTA (FA) FREQUÊNCIA RELATIVA (FR) RUIM 12 15% REGULAR 20 25% BOM 28 35% ÓTIMO TOTAL 80 100% Tabelas: Brasil Escola. FREQUÊNCIA ABSOLUTA ou apenas “frequência” de um valor é o número de vezes que uma determinada variável assume esse valor. FREQUÊNCIA RELATIVA: é a percentagem relativa à frequência, ou seja, o quociente entre a frequência absoluta da variável e o número total de observações. APROFUNDANDO Texto: Med Stat Web.

COMO ILUSTRAR A SITUAÇÃO? REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS... Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas COMO ILUSTRAR A SITUAÇÃO? REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS... GRÁFICO DE COLUNAS - VERTICAL GRÁFICO DE COLUNAS - HORIZONTAL GRÁFICO DE SETOR APROFUNDANDO Imagens: Brasil Escola.

INTERPRETANDO INFORMAÇÕES Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas INTERPRETANDO INFORMAÇÕES Que informações estão sendo passadas neste gráfico? PROFISSÃO Nº DE ALUNOS Jogador de Futebol Médico Dentista Advogado Ator TOTAL DE ESTUDANTES PESQUISADOS Imagem: PB Wiki. INTERPRETANDO

INTERPRETANDO INFORMAÇÕES Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas INTERPRETANDO INFORMAÇÕES Que informações estão sendo passadas neste gráfico? CORES PREFERIDAS Nº DE ALUNOS Vermelho Castanho Laranja Verde Preto Roxo Rosa Azul TOTAL DE ESTUDANTES PESQUISADOS Imagem: Nota Positiva. INTERPRETANDO

INTERPRETANDO INFORMAÇÕES Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas INTERPRETANDO INFORMAÇÕES Que informações estão sendo passadas neste gráfico? USUÁRIOS DE REDES SOCIAIS RESPOSTA Qual das três faixas de usuários mais utiliza Orkut? Qual o grupo de usuários que menos utiliza as redes sociais? O percentual de usuários de 18 a 25 anos utiliza mais Twitter ou Facebook? O grupo de usuários de 25 a 35 anos utiliza mais Orkut ou Facebook? Qual das redes sociais apresenta queda e qual apresenta crescimento? TOTAL DE ESTUDANTES PESQUISADOS Imagem: Prime Educacional. INTERPRETANDO

INTERPRETANDO INFORMAÇÕES Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas INTERPRETANDO INFORMAÇÕES Que informações estão sendo passadas neste gráfico? PREFERÊNCIA POR MODALIDADES ESPORTIVAS PERCENTUAL DE ENTREVISTADOS FUTEBOL VÔLEI BASQUETE NATAÇÃO OUTROS Juntando vôlei e natação, o percentual é maior ou menor que o de vôlei sozinho? O percentual das pessoas que preferem as 4 modalidades é o dobro daqueles que não preferem nenhuma delas? TOTAL DE ESTUDANTES PESQUISADOS Imagem: Mundo Educação. INTERPRETANDO

APRENDENDO A CONSTRUIR O GRÁFICO DE SETORES Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas APRENDENDO A CONSTRUIR O GRÁFICO DE SETORES Qual o percentual de cada grupo abaixo? Uma empresa produz e vende três tipos de leite. Uma pesquisa feita com 200 consumidores apresentou o seguinte resultado: Para calcular a frequência relativa a cada tipo de leite, procedemos da seguinte forma: Leite tipo I = 30/200 = 0,15 x 100 = 15%. O ângulo central corresponde a 0,15 x 360º = 54º. Leite tipo II = 50/200 = 0,25 x 100 = 25%. O ângulo central corresponde a 0,25 x 360º = 90º. TIPO DE LEITE Nº DE CONSUMIDORES I 30 II 50 III 120 TOTAL 200 Leite tipo II = 120/200 = 0,6 x 100 = 60%. O ângulo central corresponde a 0,6 x 360º = 216º. I II III Como elaborar o gráfico de setores para esta informação? ELABORANDO Imagem e Texto: Empreendedorismo.

APRENDENDO A CONSTRUIR O GRÁFICO DE SETORES Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas APRENDENDO A CONSTRUIR O GRÁFICO DE SETORES Qual o percentual de cada grupo abaixo? Uma pesquisa sobre a preferência para quatro marcas de sabão em pó apontou o seguinte resultado: Calculando os ângulos para cada setor Sabão em pó QUANT. PESSOAS A 30 B 80 C 70 D 20 TOTAL 200 Expressando a “FA” e a “FR” Sabão em pó FA FR % A 30 30/200 = 0,15 15 B 80 80/200 = 0,40 40 C 70 70/200 = 0,35 35 D 20 20/200 = 0,10 10 ELABORANDO Imagem e Texto: Alunos Online.

Com a turma, dividida em pequenos grupos, propor a seguinte atividade: Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas Com a turma, dividida em pequenos grupos, propor a seguinte atividade: Dois estados produzem trigo e soja. Os gráficos abaixo apresentam a produção relativa de grãos de cada um desses estados. a) A produção de trigo do Estado A corresponde a que porcentagem da produção de grãos do Estado? ESTADO A ESTADO B 4/5 2/5 TRIGO SOJA b) É possível afirmar, com base nos gráficos, que a produção total de trigo do Estado A é maior do que a do Estado B? Justifique sua resposta. ELABORANDO Imagem e Texto: Empreendedorismo.

AS EXPRESSÕES GRÁFICAS INTERCAMBIAM OS CONTEÚDOS DA MATEMÁTICA Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas AS EXPRESSÕES GRÁFICAS INTERCAMBIAM OS CONTEÚDOS DA MATEMÁTICA RESSIGNIFICANDO

EXPRESSÕES GRÁFICAS - INTERDISCIPLINARIDADE Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas EXPRESSÕES GRÁFICAS - INTERDISCIPLINARIDADE EXPRESSÕES GRÁFICAS E OPERAÇÕES COM OS NÚMEROS RACIONAIS Principais setores importadores - Janeiro a Novembro de 1997 Imagem: Receita Federal do Brasil. a) De acordo com o gráfico, qual o percentual de importação da indústria, no período? b) Os demais setores importaram mais ou menos que o setor industrial, no período? RESSIGNIFICANDO

EXPRESSÕES GRÁFICAS - INTERDISCIPLINARIDADE Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas EXPRESSÕES GRÁFICAS - INTERDISCIPLINARIDADE EXPRESSÕES GRÁFICAS – RAZÃO E PROPORÇÃO O gráfico abaixo informa a quantidade de calorias gastas por uma pessoa de 75 kg, no período de 1 hora, quando se exercita: a) Qual é a razão entre as quantidades de calorias gastas ao caminhar e ao nadar? b) Qual é a razão entre as quantidades de calorias gastas ao pedalar a ao correr? c) As razões obtidas nos itens “a” e “b” formam uma proporção? d) Qual é a porcentagem de atividade esportiva em relação ao total de pessoas pesquisada? Imagem: Energia e Meio Ambiente. RESSIGNIFICANDO

EXPRESSÕES GRÁFICAS INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas EXPRESSÕES GRÁFICAS INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE RESSIGNIFICANDO

EXPRESSÕES GRÁFICAS INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas EXPRESSÕES GRÁFICAS INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE a) Com que disciplina o gráfico está relacionado? b) Que conteúdo está sendo trabalhado? c) Desafie os estudantes a registrar as principais informações apresentadas pelo gráfico. RESSIGNIFICANDO Imagem: Diário Catarinense.

EXPRESSÕES GRÁFICAS INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas EXPRESSÕES GRÁFICAS INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE Analfabetismo: Índice cai, mas diferenças regionais persistem. 1) Com que disciplina o gráfico está relacionado? 2) Que conteúdo está sendo trabalhado? 3) Desafie os estudantes a registrar as principais informações apresentadas pelo gráfico. RESSIGNIFICANDO Imagem: Gente que Educa.

EXPRESSÕES GRÁFICAS INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas EXPRESSÕES GRÁFICAS INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE 1) Com que disciplina o gráfico está relacionado? 2) Que conteúdo está sendo trabalhado? 3) Desafie os estudantes a registrar as principais informações apresentadas pelo gráfico. ENEM: RESSIGNIFICANDO Imagem: História Digital.

EXPRESSÕES GRÁFICAS INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas EXPRESSÕES GRÁFICAS INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE Imagem: Skwirk Online Education. Imagem: Idealismo de Buteco. 1) Com que disciplina o gráfico está relacionado? 2) Que conteúdo está sendo trabalhado? 3) Desafie os estudantes a registrar as principais informações apresentadas pelo gráfico. RESSIGNIFICANDO

EXPRESSÕES GRÁFICAS INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas EXPRESSÕES GRÁFICAS INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE CONCURSO TJ - SÃO PAULO Imagem: Mapa da prova. Imagem: Projetos Educacionais. 1) Com que disciplina o gráfico está relacionado? 2) Que conteúdo está sendo trabalhado? 3) Desafie os estudantes a registrar as principais informações apresentadas pelo gráfico. RESSIGNIFICANDO

ATIVIDADES AVALIATIVAS Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas ATIVIDADES AVALIATIVAS Tecnologia e Treinamento on line Oficinas criativas Desafie os estudantes a pesquisar a presença e importância das “EXPRESSÕES GRÁFICAS” no dia-a-dia. A partir da pesquisa solicitar que em equipes apresentem o resultado da pesquisa através de atividades lúdico-expressivas (teatro, música, poesia, dança, cordel, etc.). Imagem: TNSJ. Imagem: Tecnologia e Treinamento. A história do Cordel Auren Imagem: Mandacaru Imagem: Auren AVALIANDO E DESAFIANDO

ATIVIDADES AVALIATIVAS Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas ATIVIDADES AVALIATIVAS Desafiar os estudantes a pesquisar em jornais, revistas, televisão, internet e outros meios de comunicação a mais recente reportagem que envolva expressões gráficas. Em seguida solicitar que cada um deles socialize através da internet as conclusões com os colegas, preparando-se para a realização de um “chat” sob a coordenação do professor. Imagem: BH Cidadão. AVALIANDO E DESAFIANDO

ATIVIDADES AVALIATIVAS Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas ATIVIDADES AVALIATIVAS Desafie os estudantes a elaborar o “autódromo dos gráficos” com questões relacionadas à realidade cotidiana (envolvendo suas propriedades e aplicações). Imagem: A química é divertida. Desafie os estudantes a construir gráficos, explorando os tipos, indicando suas propriedades e enfocando a sua importância, para usar em um jogo de dominó, conforme exemplo ao lado. Imagem: 52º CBQ. Imagem: Slide Share. Desafie-os a elaborar o “Ludo dos Gráficos”. No site indicado nas referências você pode obter algumas ideias que certamente podem ajudá-lo. AVALIANDO E DESAFIANDO

ATIVIDADES AVALIATIVAS Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas ATIVIDADES AVALIATIVAS Imagem: Soro Cred. Desafie os estudantes a interpretar a leitura dos gráficos presentes na conta de luz, água, ou telefone, estabelecendo comparações com os meses anteriores e produzindo um texto sobre as suas conclusões. Desafie os estudantes a elaborar um vídeo sobre a temática da aula (dados, gráficos e tabelas), relacionando a indicadores sociais de sua comunidade como: índice de desempregados, índice de analfabetos, índice de estudantes fora da escola, índice de portadores de necessidades especiais. Imagem: Blog da Verdade. AVALIANDO E DESAFIANDO

Tabela de Referências Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas Tabela de Referências Slide Autoria / Licença Link da Fonte / Obra Data do Acesso 2 Freepik http://br.freepik.com/vetores-gratis/colorido-elegante-grafico-do-icone-do-vetor_682363.htm 22/07/15 4 Cantinho da Conversa https://fernandabertgalvao.wordpress.com/2011/01/25/atividades-variadas-de-alfabetizacao/grafico_1_serie/ 5 Atividades para Alfabetização http://www.atividadespnaic.com/2015/02/atividades-com-graficos-para-alfabetizacao/ 6 Compartilhando Atividades https://reridamaria.wordpress.com/category/tratamento-da-informacao/ 7 Mundo Educação http://www.mundoeducacao.com/matematica/graficos-setores.htm Vocacional http://escolhas13.blogspot.com.br/2014/11/roteiro-para-atividades-no-excel.html Blog da Zuera https://blogdazuera.wordpress.com/page/7/ Calcule Mais http://calculemais.com.br/exercicios-de-matematica/interpretacao-graficos-e-tabelas-exercicio-4.html Micheli M. Arcari http://ntexanxereproinfo.pbworks.com/f/Gr%C3%A1fico+Coluna.png Frases da Vida https://frasesdavida.wordpress.com/2011/11/02/a-vida-em-graficos/ Prime Educacional http://www.cursosprime.com.br/blogprime/2011/08/saiba-qual-tipo-de-grafico-representa-melhor-os-seus-dados-excel-2007/ Blog de Biologia http://blogdebiologia2015.blogspot.com.br/2015/06/como-construir-graficos.html 08/08/15 Portal do Professor http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23097 Gizel da Hnritter http://gizeldahnritter.pbworks.com/w/page/4561214/Representa%C3%A7%C3%A3o%20do%20Mundo%20pela%20Matem%C3%A1tica Lide Educação http://www.lideeducacao.org.br/resultados-2003.htm Toledol https://zerotoledo.files.wordpress.com/2010/03/screen-shot-2010-03-27-at-10-21-12.png

Tabela de Referências Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas Tabela de Referências Slide Autoria / Licença Link da Fonte / Obra Data do Acesso 8 Vocacional http://escolhas13.blogspot.com.br/2014/11/roteiro-para-atividades-no-excel.html 22/07/15 Prime Educacional http://www.cursosprime.com.br/blogprime/2011/08/saiba-qual-tipo-de-grafico-representa-melhor-os-seus-dados-excel-2007/ 9 Energia e Meio Ambiente Fundação Roberto Marinho. Caderno Percurso Livre: Matemática – Ensino Médio. 08/08/15 10 Frases da Vida https://frasesdavida.wordpress.com/2011/11/02/a-vida-em-graficos/ Matemática Essencial http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/diciomat/diciomat.htm Física Vivencial http://www.fisicavivencial.pro.br/sites/default/files/sf/821SF/06_mapa.htm 11 Ângelo Branco http://2.bp.blogspot.com/-t6OdVQ9CRp4/UNC0WW_dEfI/AAAAAAAABxM/PEl8Ii1wmv0/s1600/tudo+acaba+em+pizza2.PNG 12 13 Brasil Escola http://www.brasilescola.com/matematica/graficos.htm 14 Med Stat Web http://stat2.med.up.pt/cursop/glossario/tfrequencia.html 15 16 PB Wiki http://gizeldahnritter.pbworks.com/w/page/4561214/Representa%C3%A7%C3%A3o%20do%20Mundo%20pela%20Matem%C3%A1tica 17 Nota Positiva http://www.notapositiva.com/pt/trbestbs/matematica/10_estatistica_cor_favorita_d.htm

Tabela de Referências Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas Tabela de Referências Slide Autoria / Licença Link da Fonte / Obra Data do Acesso 18 Prime Educacional http://www.cursosprime.com.br/blogprime/2011/08/saiba-qual-tipo-de-grafico-representa-melhor-os-seus-dados-excel-2007/ 22/07/15 19 Mundo Educação http://www.mundoeducacao.com/matematica/graficos-setores.htm 08/08/15 20 Empreendedorismo Fundação Roberto Marinho. Caderno Percurso Livre: Matemática – Ensino Médio. 21 Alunos Online http://www.alunosonline.com.br/matematica/grafico-setores-.html 22 24 Receita Federal do Brasil http://www.receita.fazenda.gov.br/Historico/Aduana/Importacao/1997/novembro/graficos/grafico50.htm 25 Energia e Meio Ambiente 27 Diário Catarinense http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/pagina/obesidade-infantil.html 28 Gente que Educa http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/238_emdia.shtml 29 História Digital http://www.historiadigital.org/vestibulares/temas-de-historia-geral-que-caem-no-enem/ 30 Idealismo de Buteco https://idealismodebuteco.wordpress.com/2007/12/19/estatitiscas-da-internet-por-linguagem/ Skwirk Online Education http://www.skwirk.com/p-c_s-12_u-220_t-588_c-2186/drawing-reading-and-interpreting-sector-pie-graphs/nsw/maths/data-/divided-bar-graphs-and-sector-pie-graphs 31 Mapa da Prova http://blog.mapadaprova.com.br/tj-sp-a-ultima-prova-de-escrevente/ Projetos Educacionais https://sheilaluiza.wordpress.com/category/noticia/ 32 TNSJ http://www.tnsj.pt/home/espetaculo.php?intShowID=798 Tecnologia e Treinamento. http://www.tecnologiaetreinamento.com.br/educacao/educacao-infantil-educacao/musicaizacao-escola-atividade-corporal-ritmica-pes-maos-crianca/ Aurém http://auren.blogs.sapo.pt/2012/01/?page=2 Mandacaru http://mandacarusp.com.br/a-historia-do-cordel/

Tabela de Referências Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas Tabela de Referências Slide Autoria / Licença Link da Fonte / Obra Data do Acesso 33 BH Cidadão http://bhcidadao.com.br/internet-privilegio-ou-injustica/ 08/08/15 34 52º CBQ http://www.abq.org.br/cbq/2012/trabalhos/6/1106-9162.html A química é divertida http://quimicaludicaeliana.blogspot.com.br/2013_09_01_archive.html Slide Share http://pt.slideshare.net/RomuloCoco/jogos-didticos-edeq 35 Soro Cred http://www.sorocred.com.br/novo_site/pagina.asp?mnu=2&id=104 22/07/15 Blog da Verdade http://www.blogdaverdade.com.br/blog/?p=16053