Avaliação da Aprendizagem em Processo 3ª edição 2012 Rita de Cássia T. Prates e Sueli Ap. Gobbo Araujo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
O DIA DO SARESP NA ESCOLA
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES
-Apropriação do Relatório Pedagógico
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
Recuperação Paralela Habilidade: Localizar números reais na reta numérica.
Análise dos resultados Avaliação da Aprendizagem em Processo / SARESP
Avaliação da Aprendizagem em Processo
ESTUDOS DOS RELATÓRIOS PEDAGÓGICOS
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
SARESP 2008 Escala de Proficiência
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
SARESP ª série/7º ano H29 Resolver situações-problema que envolva grandezas direta ou inversamente proporcionais. Observe a tabela que Laís fez.
Construção e Interpretação das Escalas de Conhecimento
RECOMENDAÇÕES PEDAGÓGICAS– 7º E 9º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
Apropriação de Resultados
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
Apropriação de resultados SADEAM 2012
Pauta: Avaliação da Aprendizagem em Processo: Consolidação dos dados;
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
O contexto mais amplo do SARESP
MATEMÁTICA PCOPs Ana Paula e Robson.
Fascículo 8: Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
Juliana Frizzoni Candian Coordenação de Análise e Publicações
Avaliação Educacional Externa
Oficina de Apropriação de Resultados
Relatório Pedagógico de Geografia e História
Oficina de Apropriação de Resultados
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação.
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação dos Resultados do SAERJ Língua Portuguesa
Oficina de Apropriação de Resultados
Guia de apropriação de resultados Saepe 2012
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAERS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAERS para.
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
IDEB ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Atividade complementar 04 e 05
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Coordenadores
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Professores
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Professores
3º Momento Resultados Simare 2014
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Professor(es) Apresentador(es):
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
Elementos para a cobertura da área de Educação
Conscientização sobre a importância do SARESP
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA.
BOA TARDE!!! Diretoria de Ensino de Piracicaba
Oficina de Divulgação de Resultados
A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens.
"A meta da vida não é a perfei ç ão, mas o eterno processo de aperfei ç oamento, amadurecimento e refinamento." John Dewey.
EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL – TEMAS EM DISCUSSÃO José Francisco Soares Presidente do Inep Brasília-DF | maio 2015.
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
Itens de Matemática 5ºano Ensino Fundamental
MAPA DE HABILIDADES.
Transcrição da apresentação:

Avaliação da Aprendizagem em Processo 3ª edição 2012 Rita de Cássia T. Prates e Sueli Ap. Gobbo Araujo

Analisando o contexto

Estes materiais contém em sua estrutura: As matrizes de referência elaboradas para esta ação; As questões comentadas; A habilidade testada em cada uma das questões; Recomendações pedagógicas, indicações de outros materiais impressos ou disponíveis na internet; Referências bibliográficas e Outros referenciais utilizados na elaboração dos instrumentos.

AAP – trabalho com os resultados da Avaliação da Aprendizagem em Processo. Importância dos professores mapearem as habilidades as quais os alunos possuem dificuldades, de cada classe, e incluí- las nas Situações Problema com a finalidade de retomarem os erros que os alunos apresentaram. É fundamental os professores conhecerem quais foram as hipóteses levantadas por seus alunos, ou seja, trabalharem com os distratores e os descritores de cada item podem ajudá-los.

Dos 14 itens colocados na Avaliação da Aprendizagem em Processo, 10 itens foram iguais ou similares. Chamamos de similares os itens que foram trocados somente os números da situação problema. Entendemos a necessidade de colocarem itens parecidos ou iguais, como dentre as características da Avaliação externa Saresp (itens de ligação), no entanto percebemos um prejuízo no avanço do nível de proficiência.

6° ANO - 48 Escolas QUESTÕESABAIXO DE 50% ° ANO - 49 Escolas QUESTÕESABAIXO DE 50%

1ª EM - 42 Escolas QUESTÕESABAIXO DE 50% ª EM - 42 Escolas QUESTÕESABAIXO DE 50%

48 Escolas – Em 100% das escolas a quantidade de acertos ficou acima de 50% nas 2 questões abaixo 6° ANO - QUESTÕES QUE MAIS ACERTARAM:

48 Escolas – Em 98% das escolas a quantidade de acertos ficou abaixo de 50% 6° ANO - QUESTÃO QUE MAIS ERRARAM:

49 Escolas – Em 92% das escolas a quantidade de acertos ficou acima de 50% 7° ANO - QUESTÃO QUE MAIS ACERTARAM:

49 Escolas – Em 98% das escolas a quantidade de acertos ficou abaixo de 50% nas 3 questões abaixo 7° ANO - QUESTÕES QUE MAIS ERRARAM:

Diretoria de Ensino de Piracicaba 42 Escolas – Em 98% das escolas a quantidade de acertos ficou acima de 50% 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - QUESTÃO QUE MAIS ACERTARAM

42 Escolas – Em 100% das escolas a quantidade de acertos ficou abaixo de 50% 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - QUESTÃO QUE MAIS ERRARAM

42 Escolas – Em 93% das escolas a quantidade de acertos ficou acima de 50% 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - QUESTÃO QUE MAIS ACERTARAM

42 Escolas – Em 98 % das escolas a quantidade de acertos ficou abaixo de 50% 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - QUESTÃO QUE MAIS ERRARAM:

 Malha quadriculada  Tabelas  Gráficos  Planificação  Volume / área / perímetro  Grandezas e medidas  Regularidades  Submúltiplos  Probabilidades  Números racionais (decimais, fracionários, porcentagem)  Relações métricas  Polígonos  Circunferência  Ângulos  Simetria  Reta numérica  Sistema monetário...