27.10.2015 Desembargador Renato Dresch 4ª Câmara Cível do TJMG Mestre em Direito Público Especialista em Direito Processual Civil Especialista em Direito.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento em Saúde – Saúde pública tem caráter coletivo, endemias(campanhas), atenção a grupos populacionais. Assistência Previdenciária – Ações individuais,
Advertisements

NÍVEIS DE COMPETÊNCIA DAS AÇÕES DE VIGILANCIA SANITÁRIA
Maria Helena Barros de Oliveira
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO BRASIL
LEGISLAÇÃO - CONSTITUIÇÃO
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
DIREITO AO TRATAMENTO DE SAÚDE COM MEDICAMENTO NÃO FORNECIDO PELO SUS: UMA ANÁLISE À LUZ DO PRINCÍPIO DA RESERVA DO POSSÍVEL E DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE.
DA ASSISTÊNCIA TERAPÊUTICA E DA INCORPORAÇÃO DE
II FÓRUM NACIONAL DE POLÍTICAS DE SAÚDE SUSTENTABILIDADE DO SETOR DE SAÚDE Brasília, 04 de Março de 2010 Francisco Batista Júnior*
I Seminário sobre Financiamento da Saúde da Paraíba
Auditoria Médica e sua importância nos Planos de Saúde.
O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS GESTORES MUNICIPAIS: RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NA GARANTIA DO DIREITO À CIDADANIA.
Demandas Judiciais no Âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS
Políticas Sociais em Saúde Pública
Saúde do Trabalhador no SUS
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Mauro Luís Silva de Souza
O respeito ao domicilio humano é portanto a sutileza que deve permear qualquer ação de saúde que com ele integra e interfere é indiscutível. A origem.
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
Esta é a participação da AMRIGS no encaminhamento de propostas para a redução da judicialização buscando garantir um bom atendimento à população Dirceu.
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS – SUS
GEOGRAFIA Geral e do Brasil 4.ª edição Paulo Roberto Moraes.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
TRABALHO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
POLÍTICAS SANITÁRIAS e ÉTICA Paulo Antonio Fortes VIII Congresso Brasileiro de Bioética 25 de Setembro 2009.
II CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE. 14 A 17 DE ABRIL DE 2014 – MANAUS/AM O COSEMS TOCANTINS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
Ministério da Saúde Carta de Ottawa – 1986  Conceito amplo de saúde – qualidade de vida  Reforça responsabilidade e direito de indivíduos e coletivos.
DEMANDAS JUDICIAIS DE INTERNAÇÕES HOSPITALARES EM FACE DO SUS ENSP/FIOCRUZ RIO DE JANEIRO MARÇO/2012.
Contextualização da Promoção da Saúde no Brasil e o Papel da Formação Adriana Castro Departamento de Análise de Situação de Saúde Setembro/2007.
Articulação e Fortalecimento
Saúde do Trabalhador no SUS Interlocuções possíveis
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
CONCEITOS DE SAÚDE CONCEITO
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
JCN 1.
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
Promoção da Saúde no Brasil
Direito à saúde e defesa do consumidor
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO NA POLÍTICA DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL DR. IVAN CASTELLI Brasília, 22 de agosto de 2014.
JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
Audiência Pública: Projeto de Lei n /2014 Paulo Cesar Marques da Silva 25 de agosto de 2015.
Direito à Saúde Direitos Humanos Eduardo Dias S. Ferreira
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
NILZIR SOARES VIEIRA JUNIOR – Promotor de Justiça
Introdução à Saúde Coletiva Conceito de saúde
Saúde Pública e Assistência Farmacêutica
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
Qual a doutrina do SUS.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
A Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
LEI ORGÂNICA DA SAÚDE –LOS- LEI 8.080/90 HELENA Y.Y. KANASHIRO.
Lei Orçamentária Anual – LOA Conceito:  A Lei Orçamentária Anual (LOA) é o orçamento propriamente dito, ou seja, a previsão de todas as receitas e autorização.
ETAPA MUNICIPAL Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro” Celso Luiz Dellagiustina
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
63º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de SC Judicialização da saúde Clenio Jair Schulze Juiz federal Foi Juiz auxiliar da Presidência do Conselho.
DIREITO À SAÚDE E JUDICIALIZACÃO: DIFICULDADES E DESAFIOS Itana Viana, 31 de julho de 2015.
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal. Saúde “É um completo estado de bem estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença” (OMS,
POLÍTICA DE ATENÇÃO À SAÚDE E À SEGURANÇA DO TRABALHO DO SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL (PASS)  A) Perícia Oficial  B) Promoção da Saúde  C) Prevenção e Acompanhamento.
Ministério Público A atuação do Ministério Público na defesa e na promoção dos direitos da criança e do adolescente com deficiência, transtornos ou altas.
Aspectos Jurídicos Afetos ao Saneamento Rural no Brasil Profª.Drª.Sheila Pitombeira.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
Transcrição da apresentação:

Desembargador Renato Dresch 4ª Câmara Cível do TJMG Mestre em Direito Público Especialista em Direito Processual Civil Especialista em Direito Sanitário Coordenador do Comitê Executivo da Saúde de Minas Gerais do CNJ Membro do Comitê Executivo Nacional da Saúde do CNJ Professor da Faculdade Arnaldo MEDIDAS DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA DAS DECISÕES SOBRE SAÚDE

1. A origem da judicialização  Fatores que levam ao protagonismo do poder judiciário no acesso à saúde? A garantia constitucional de acesso à saúde; A insuficiência dos serviços públicos A inafastabilidade da jurisdição COMO EVITAR?

2. A saúde vista como um direito humano fundamental “A saúde é um estado de completo bem- estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade.”  Gozar do melhor estado de saúde que é possível atingir constitui um dos direitos fundamentais de todo o ser humano, sem distinção de raça, de religião, de credo político, de condição econômica ou social. (Prefácio da Constituição da Organização Mundial da Saúde )

3. A garantia de acesso à saúde na Constituição Brasileira  Saúde um direito humano fundamental social; CF, art. 6º. São direitos sociais a educação, a SAÚDE, a alimentação, o trabalho, a moradia.... Lei nº 8.080/90, art. 2º: A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.  Acesso universal e igualitário; Art A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

4. A diretriz de integralidade na Constituição Federal Art As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

5. A diretriz de integralidade na Lei nº 8.080/90 Art. 7º. As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no artigo 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios: II - integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

6. A regulação da integralidade na Lei nº 8.080/90 Art. 19-M. A assistência terapêutica integral a que se refere a alínea d do inciso I do art. 6º consiste em: I - dispensação de medicamentos e produtos de interesse para a saúde, cuja prescrição esteja em conformidade com as diretrizes terapêuticas definidas em protocolo clínico para a doença ou o agravo à saúde a ser tratado ou, na falta do protocolo, em conformidade com o disposto no art. 19-P;

7. A responsabilidade dos Municípios Art. 30. Compete aos Municípios:... VII - prestar, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, serviços de atendimento à saúde da população;

8. O protagonismo e o ativismo judicial  A inafastabilidade da jurisdição e o potagonismo judicial;  O amplo acesso ao Poder Judiciário e a inafastabilidade da jurisdição (CF, art. 5º, XXXV);  O limites do protagonismo judicial;  O preenchimento de as lacunas pela descumprimento de direitos; STF FOSFOETANOLAMINA  O STF e o acesso a produtos fora das políticas públicas. A recente decisão para o fornecimento da FOSFOETANOLAMINA

9. Como evitar? Informação: Disponibilização de informações aos operadores jurídicos (Judiciário, MP, Defensoria Pública) dados sobre as políticas implantadas no Município Interação com o Poder Judiciário: Criação de Câmaras de mediação e conciliação no Município

10. O despertar do Poder Judiciário para a racionalização das suas decisões Audiência Pública nº 04 de 2009: - Para decidir a STA 175-CE. As recomendações nº 31/2010 e nº 36/2011: - Qualificação técnica da magistratura nas demandas de saúde. Resolução nº 107/2010: - Fomentar o debate sobre saúde.

11. O tamanho da judicialização no Estado de Minas Gerais DISTRIBUÍDOSEM ANDAMENTO Saúde Pública Saúde Suplementar TOTALSaúde Pública Saúde Suplementar TOTAL Até ( )

12. As medidas do Poder Judiciário de Minas Gerais  1º - Criação do Núcleo de Apoio Técnico (NAT): A qualificação da judicialização.  Parceria do TJMG x SES/MG e Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde ( ) – Aguardando renovação.  Parceria do TJMG X IBEDESS e NATS para demandas da saúde suplementar ( ).

13. As medidas do Poder Judiciário de Minas Gerais  2º - O banco de dados no TJMG: Notas Técnicas Respostas Técnicas - 33 Pareceres Técnicos  Disponível em: ( Absoluta necessidade de qualificação das defesas dos advogados públicos

14. As medidas em andamento no Poder Judiciário de Minas Gerais  1º - A proposta de criação das Câmaras de Mediação e Conciliação em Saúde. - Proposta de equipe profissional de atendimento presencial e contato virtual. Projeto modelo: - Juizado Especial da Fazenda - Juizado Especial Cível  2º - Procedimento administrativo para a criação de Varas com competência prioritária em saúde.

Obrigado!