AÇÕES DO DNOCS 2012 – 2016 Seminário: Água limpa – um direito para uma vida saudável Caicó-RN, 13 de abril de 2016.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Workshop Oportunidades e Impactos do PISF – Estado do Ceara
Advertisements

SISTEMA ADUTOR DO PAJEÚ
Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017 Alimentos Saudáveis para o campo e a cidade.
Biol. Simone Neiva Rodella Diretora da Divisão de Meio Ambiente Saev Ambiental Biol. Tatiane Gisele Alves Ch. Setor de Diagnósticos.
Paulo Varella Diretor de Gestão Caicó-RN, 13 de Abril de 2016 ÁGUA LIMPA: UM DIREITO PARA UMA VIDA SAUDÁVEL ESTRATÉGIAS E AÇÕES PARA A BACIA DOS RIOS PIANÇÓ-PIRANHAS-AÇU.
Alceu Galvão Eng. Civil – Dr. Saúde Pública Coord. Saneamento da Secr. das Cidades do Ceará.
SISTEMA DE MONITORAMENTO DA LOGÍSTICA DE ENTREGA DE ÁGUA NO SEMIÁRIDO
EVOLUÇÃO DA COMPANHIA ÁGUAS DE JOINVILLE. CONTEXTUALIZAÇÃO 2015.
Hidrologia Estatística. Estatística descritiva A curva de permanência Vazões máximas Vazões mínimas.
Perspectivas do Trem de Alta Velocidade Bernardo Figueiredo Julho/2013.
Claudio L. T. Rubio Quito, 06, 07 e 08 de Maio de 2009 Gerência de Controle de Perdas e Sistemas Eficiência Energética Práticas Sanasa Campinas.
RELATÓRIO DE GESTÃO ª REUNIÃO CGFNHIS Ministério das Cidades MARÇO/ 2016.
PROJETO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI – 6º REUNIÃO DO CSDP AVANÇOS DO PROJETO NO BRASIL Júlio Thadeu.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
ATUAÇÃO DAS AGÊNCIAS REGULADORAS NA FISCALIZAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DISTRIBUÍDA Flávia Oliveira Della Santina Luiz Antonio de Oliveira Junior.
IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis novembro de 2009 Brasília – março de 2010 Secretaria de Biodiversidade.
45ª Assembleia Nacional – ASSEMAE Como montar banco de projetos e conteúdos para captação de recursos de Água e Esgoto Poços de Caldas/MG – 25 de maio.
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
E-Saúde e o SUS Reestruturação dos sistemas de informação em saúde do MS em busca de um SUS eletrônico: Cartão Nacional de Saúde e-SUS Hospitalar e-SUS.
CURSO CONSTRUINDO A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
GOVERNO DE SERGIPE Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos / SEMARH PROJETO ÁGUAS DE SERGIPE 02 DE JULHO DE 2013 CENTRO DE APOIO.
Prof. José Galizia Tundisi 09 Dezembro, 2013.
COPA VERDE Exemplo de sustentabilidade ambiental aliada à inclusão social.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN “Prêmio Água e Saneamento – FEMSA.
Resultados na área da Educação Coordenação: Secretário da Educação Prof. Ervino Deon Apoio Técnico: Luís Gustavo Machado e Ivana Flores.
AVALIAÇÃO DAS NÃO CONFORMIDADES NOS SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO NOS MUNICÍPIOS ASSOCIADOS À ARES PCJ 9° CONGRESSO BRASILEIRO.
Itumbiara, 20 de junho de 2013 Estrutura e atribuições do CBH Paranaíba.
Auditoria Operacional nas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Acórdão 2.395/2013 – TCU – Plenário Ministro-Relator: André de Carvalho.
REPÚBLICA DE ANGOLA GOVERNO PROVINCIAL DO ZAIRE DIRECÇÃO PROVINCIAL DE ENERGIA E ÁGUAS.
Mozar Artur Dietrich Diretor-geral A MUNICIPALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ÁGUA E ESGOTO EM NOVO HAMBURGO.
TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO O CAMINHO DAS ÁGUAS.
RECURSOS HÍDRICOS PRINCIPAIS RESULTADOS. Concluída Em execução Em licitação Ação preparatória Obra Estudos e Projetos Integração do São Francisco Eixo.
2 anos CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO WWF-Brasil / Maio de 2014 Superintendência de Políticas Públicas.
Mecanismos para Convivência com o Semiárido Banco do Nordeste do Brasil Etene Novembro 2012.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Brasília - DF Outubro de 2009 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
POLITICA DE SANEAMENTO PARA O RIO GRANDE DO SUL RIO GRANDE DO SUL.
Fiscalizações de Obras Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional - Pisf Secretaria de Fiscalização.
EVOLUÇÃO DAS PERDAS DE ÁGUA NO BRASIL E PROGRAMAS ADOTADOS POR PRESTADORES DE SERVIÇOS Fernando Costa Milhome da Silva Acadêmico do curso de Eng. Civil.
Seminário “Reformulação do Ensino Médio” Jornada Escolar Ampliada e Condições Gerais de Oferta do Ensino Médio Auditoria Coordenada sobre o Ensino Médio.
ANO 15 Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense – CISBAF 15 anos – Baixada unida e de mãos dadas para uma saúde melhor.
Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal
Caixa Econômica Federal Vice-Presidência de Fundos de Governo e Loterias – VIFUG Superintendência Nacional Fundo de Garantia – SUFUG FGTS Fundo de Garantia.
Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba.
Audiência Pública na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, em 25 de março de 2015 Disponibilidade e liberação de recursos do Programa.
Porto Alegre, 20 de Outubro de 2008 Assembléia Legislativa. Henrique Osório Dornelles. Representante da FARSUL no Conselho de Consumidores da AES SUL Vice-presidente.
Carolinne Isabella Dias Gomes e Cristiane Martins de Sousa Nava Castro
SEPLAN ROTEIRO DE SUGESTÕES PARA A IMPLANTAÇÃO DE RESTAURANTE POPULAR.
A Gestão dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba
Desafios da Mobilidade Urbana Dezembro 2013 Ministério das Cidades SEMOB – Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana.
POÇOS ARTESIANOS Eng. Dario Francio – Coordenador Regional
CADASTRO DE USUÁRIOS DE RECURSOS HÍDRICOS DA BACIA DO RIO ITAJAÍ.
Eldis Camargo Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa “ESCASSEZ GERADA PELO IMPACTO DO USO DA ÁGUA NA MINERAÇÃO” Brasília, 9 de dezembro.
Dezembro de 2013 Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Paranaíba Gestão 2013 / 2015.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - MAPA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO E COOPERATIVISMO – SDC DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
twitter.com/funasa Processo de seleção para acesso aos recursos de saneamento básico na FUNASA Ricardo.
República de Angola Governo Provincial do Kwanza Norte Direcção Provincial de Energia e Águas APRESENTAÇÃO DA DPEA – K. NORTE MINEA - CONSELHO CONSULTIVO.
1 SEMINÁRIO Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional Programa Sociedade Convergente PAINEL “A Visão do Comitês, Municípios e Usuários” Geól. Carlos.
Facilitador: Jairo Meneses Bezerra Gerente Executivo do SISAR/PI Fortaleza (CE), 20 de Maio de 2016 SISAR/PI SISTEMA INTEGRADO DE SANEAMENTO RURAL DO PIAUÍ.
CÂMARA PARA ASSUNTOS DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA DA FIESC AÇÕES 2013 e AGENDA /02/2014.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Aula 13 A política nacional de recursos hídricos.
DIRETORIA DE ORDENAMENTO DA ESTRUTURA FUNDIÁRIA MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO – MDA INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA – INCRA.
REPÚBLICA DE ANGOLA GOVERNO DA PROVÍNCIA DO CUANDO CUBANGO DIRECÇÃO PROVINCIAL DA ENERGIA E ÁGUAS.
Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos
Desafios da Implementação da BNCC Proposição de um novo Ensino Médio Participação de professores e estudantes na construção da BNCC Reorganização.
Cantídio de Freitas Mundim Neto Secretário Substituto de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura Ministério da Pesca e Aquicultura Audiência Pública.
SANEAMENTO DESEMPENHO GLOBAL RESULTADOS 2007 A JUNHO/2011.
PROJETO DE AMPLIAÇÃO DO PORTO DE SÃO FRANCISCO DO SUL.
Secretaria do Desenvolvimento Agrário. Competências Termo de Cooperação.
Transcrição da apresentação:

AÇÕES DO DNOCS 2012 – 2016 Seminário: Água limpa – um direito para uma vida saudável Caicó-RN, 13 de abril de 2016

ESTRUTURA E COMPETÊNCIAS ATUAIS DNOCS é uma Autarquia Federal com atuação no semiárido brasileiro. ESTRUTURA: 1 Administração Central (CE) e 9 Coordenadorias Estaduais (PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA, MG). ATUAÇÃO: o Obras de infraestrutura hídrica o Oferta de água (através da construção de barragens, adutoras, perfuração de poços...) o Incentivo e produção de alimentos (perímetros irrigados e piscicultura) o Acesso à água pela população 2

PATRIMÔNIO DA AUTARQUIA 319 barragens com capacidade de acumulação de 23,96 bilhões de m³ de água, destinadas a usos múltiplos; 37 perímetros de irrigação implantados e em operação, com hectares. 14 Estações de Piscicultura e 02 Centros de Pesquisa em Aquicultura.

QUANTIDADE DE RESERVATÓRIOS POR ESTADO

AÇÕES EMERGENCIAIS No período jan/2012-fev/2016 o Ministério da Integração Nacional deu escala regional às ações consideradas vitais para a população difusa do semiárido: o Implantação de cisternas em polietileno – unidades; População beneficiada: famílias. o Implantação de poços profundos tubulares com sistemas de chafarizes e pequenas adutoras – (SEDEC/MI). o Sistemas simplificados de adutoras para abastecimento de água – 466 unidades (já implantadas); População beneficiada: famílias. o Barragens subterrâneas: 187. RN -78 e PB – 45. o Implantação de adutoras de engate rápido – 80Km; População beneficiada: 47 mil habitantes. Já implantada: 47 km. No RN – Jucurutu (11Km, cerca de pessoas).

AÇÕES ROTINEIRAS No cumprimento de suas competências: o Inspeções de barragens (relatórios – mostra anomalias/magnitudes-risco, orçamentos). Rito da LSB (Lei /2010). Feito semestralmente e encaminhado aos Órgãos Gestores. o Manutenção/Recuperação – sujeito a disponibilização de recursos por parte do Gov. Federal. No caso de açudes do PISF há recursos para recuperação e modernização. Projeto Executivo em elaboração – término previsto: dez/2016 o OUTRAS AÇÕES: o Plano de Segurança de Barragens – MI recebeu recursos do BIRD através do INTERÁGUAS para elaboração de um Plano de Ações Estratégicas para Reabilitação de Barragens da União (PLANERB) com vistas ao atendimento a LSB. Que contemplará um estudo de 148 barragens. 61 serão do DNOCS. Este estudo fornecerá plano de ações estratégicas para reabilitação de barragens e um plano de ação para elaboração dos planos de segurança de barragens.

OBRAS DO PAC - CONCLUÍDAS Adutora do Oeste (PE) km de extensão, beneficiando cerca de 274 mil pessoas. Parceria com o Governo do Estado de Pernambuco. 1ª etapa da Adutora do Pajeú (PE) km de extensão, beneficiando pessoas. Barragem Figueiredo (CE) - Capacidade de 519 milhões de m³, beneficiando cerca de 120 mil pessoas. Barragem Taquara (CE) - Capacidade de 320 milhões de m³, beneficiando 110 mil pessoas. 2ª etapa do Perímetro de Irrigação Tabuleiros de Russas (CE) – Área implantada de hectares, beneficiando 60 mil pessoas.

OBRAS DO PAC – EM EXECUÇÃO Barragem Ingazeira (PE) – Capacidade: 49 milhões de m³; População beneficiada: 36 mil pessoas; Execução: 65,0%. Barragem Oiticica (RN) – Capacidade: 600 milhões de m³; População beneficiada: 75 mil pessoas; Execução: 50%; Parceria com o Estado do Rio Grande do Norte. 2ª Etapa do Perímetro de Irrigação Baixo Acaraú (CE) – Área: hectares; População beneficiada: pessoas; Execução: 88%; Situação: Paralisada. 2ª Etapa do Perímetro de Irrigação Araras Norte (CE) – Área: hectares; População beneficiada: 30 mil pessoas; Execução: 75%. 2ª Etapa do Perímetro de Irrigação Tabuleiros Litorâneos (PI) – Área: hectares; População beneficiada: 100 mil pessoas; Execução: 78%; Situação: Paralisada. 8

OBRAS DO PAC – EM EXECUÇÃO 2ª Etapa do Perímetro de Irrigação Platôs de Guadalupe (PI) – Área: hectares; População beneficiada:150 mil pessoas; Execução: 51%; Situação: Paralisada. Perímetro de Irrigação Santa Cruz do Apodi (RN) – Área: hectares; População beneficiada: 80 mil pessoas; Execução: 30%; Situação: Paralisada. 2ª Etapa da Adutora do Pajeú (PE) – Extensão: 400Km (Eixo leste do PISF); Municípios atendidos: 9 em Pernambuco e 5 na Paraíba; População beneficiada: 243 mil pessoas; Execução: 41%. Sistema Adutor de Currais Novos (RN) – Extensão: 80Km; Municípios atendidos: Currais Novos e Acarí; População beneficiada: 47 mil pessoas; Execução: 59%. Término: julho/2016. Recuperação de açudes do Sistema de Integração do São Francisco – Fase atual: estudos técnicos e projetos; Previsão de conclusão: Dez/

OBRAS DO PAC – A INICIAR Barragem Fronteiras (CE) - Capacidade: 488 milhões de m³; Finalidade principal: abastecimento humano; População beneficiada: 80 mil pessoas. Obra contratada. Não iniciada: falta autorização do Ministério da Integração -MI. Barragem Nova Algodões (PI) - Capacidade: 55 milhões de m³; Finalidade principal: abastecimento humano; População beneficiada: 30 mil pessoas; Fase: A conveniar com o Estado do Piauí. Barragem Congonhas (MG) - Capacidade: 576 milhões de m³; Finalidade principal: abastecimento humano; População beneficiada: 400 mil pessoas; Fase: Processo licitatório. 10

OBRAS DO PAC – A INICIAR Barragem Berizal (MG) - Capacidade: 390 milhões de m³; Finalidade principal: abastecimento humano; População beneficiada: 120 mil pessoas; Fase: Início de processo de licitação. Recuperação das barragens integrantes do PISF (Projeto de Integração do São Francisco) – Quantidades de barragens a recuperar: 24; Finalidade: Recuperação, adequação e modernização com vistas a permitir a transposição das vazões do Canal do São Francisco para as Bacias do Nordeste Setentrional; População beneficiada: 12 milhões de pessoas; Obra do PISF. Fase: Projeto executivo. Na Paraíba – Eng.º Ávidos, São Gonçalo, Poções, Boqueirão, Curema, Mãe D'água e Lagoa do Arroz; No RN – Açu, Pau dos Ferros, Angicos. 11

AÇÕES PROPOSTAS PARA 2016 Intensificar as seguintes ações: o Recuperação/Manutenção de barragens; o Implantação de sistemas simplificados de abastecimento d´água; o Perfuração de poços e implantação de cisternas; o Implantação de Adutoras; Concluir as obras atinentes a oferta d´água: o Barragem Ingazeira(PE); 2ª etapa – Adutora Pajeú(PE); Adutora Currais Novos(RN); Concluir as obras de infraestrutura para a Agricultura Irrigada: o Baixo Acaraú(CE); Araras Norte(CE); Tabuleiros Litorâneos(PI); Santa Cruz do Apodi (RN); Realização das obras de infraestrutura hídrica de médio prazo:Barragens: Nova Algodões(PI), Berizal(MG), Congonhas(MG), Fronteiras(CE).

OBRIGADA Maria de Lourdes Barbosa de Sousa Engº Agrº MSc. CEST-PB/DNOCS Fones: /