XXII FÓRUM PERMANENTE DE ATENÇÃO BÁSICA 23 DE JUNHO DE 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SAÚDE Compromissos de Governo.
Advertisements

Complexo Regulador Regional SUL - Itumbiara
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
FINANCIAMENTO DA SAÚDE Transferência regular e automática AB AE – média e alta complexidade Remuneração por serviços produzidos Pagamento mediante apresentação.
MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
Ouvidorias e Conselhos: O olhar da gestão Municipal Encontro Paranaense de Gestores Municipais do SUS Curitiba, 2 e 3 de abril de 2013 Denise Rinehart.
CONSULTÓRIO NA RUA DIRETRIZES E DESAFIOS. UMA PROPOSTA NOVA Proposta que procura ampliar o acesso da população em situação de rua ao SUS e ofertar, de.
IMPLANTAÇÃO GRADUAL DO MODELO DE ATENÇÃO ÀS CONDIÇÕES CRÔNICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA MARINGÁ Maria Tereza S. R. Lopes Gerente de Planejamento.
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DAS PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE NO SISTEMA PRISIONAL Encontro de Gestores de Saúde Prisional do Estado.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
PROJETO NASCER SAUDÁVEL Prefeitura Municipal de São Domingos/SC Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social.
MODELOS ASSISTENCIAIS EM SAÚDE COLETIVA
CEARÁ NÓS SOMOS  21 Microrregionais de Saúde  184 Municípios com ações de VISA descentralizadas : 39 com a gestão das Ações de Média Complexidade e 145.
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
IDEALIZADO PARA CUIDAR.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARTICIPATIVO APROVADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO FEDERAÇÃO DAS APAEs DO ESTADO DO PARANÁ Abril 2006 – Abril 2007.
Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência - SUS/MG
Contribuir para a qualificação da atenção e da gestão em saúde; Contribuir para organizar redes de atenção, considerando o ordenamento prioritário da.
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
A MODELAGEM DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE. MOMENTO 1: A ANÁLISE DE SITUAÇÃO DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE MOMENTO 2: A ESCOLHA DO MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE.
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
51º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina 22 e 23 de março de 2012 BLUMENAU.
Indaial O municipio de Indaial está situado no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Possui uma área de 466 km² sendo aproximadamente 155km² (33%) de.
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
HOSPITAL RISOLETA TOLENTINO NEVES GESTÃO UFMG/FUNDEP JUNHO DE 2006 A DEZEMBRO DE 2008.
Mapas Estratégicos IPSEMG Responsáveis Objetivos Estratégicos.
ANO 15 Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense – CISBAF 15 anos – Baixada unida e de mãos dadas para uma saúde melhor.
Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - 3º CICLO Amazonas, maio de 2016.
DIRETRIZES PARA CONFORMAÇÃO DO MAPA DA SAÚDE E DO PLANEJAMENTO DO SUS 23ª OFICINA DE TRABALHO DA RIPSA.
TRANSFERÊNCIAS FEDERAIS “FUNDO A FUNDO”A MUNICIPIOS Portaria GM 204 de 29 de janeiro de 2007 BLOCOS6 COMPONENTES24 REPASSES INCENTIVOS 178 Fonte: FNS/MS.
Brasília,5 de junho de 2013 XXVI Oficina de Trabalho Interagencial da RIPSA Papel da RIPSA no apoio a produção de indicadores de interesse da saúde e do.
OS SISTEMAS DE ATENÇÃO À SAÚDE
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
ESTRUTURA OPERACIONAL DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE.
Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF
DIRETORIA GERAL DE GESTÃO E ACOMPANHAMENTO ESTRATÉGICO 1º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO.
Projeto Institucional de Gestão Participativa e Cogestão da Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha 2015 Vila Velha- ES 1.
1.QUE OS MUNICIPIOS MENORES TENHA ACESSO DIRETO A REGULAÇÃO NO HOSPITAL REGIONAL PARA ATENDIMENTO DO USUARIO NO MOMENTO DE EMERGENCIA.(Governo do Estado.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
Política de Regulação Cursos de Medicina Brasília, 5 de fevereiro de Avanços.
PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA (PMAQ) PREFEITURA DE BORBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE BORBA Manaus, 17 de Maio.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >>. 0,26 CAPS por habitantes ¼ da necessidade.
Portarias nº e 1.083, ambas de 24 de maio de 2014
Visão do e-Saúde para os próximos 5 anos Pesquisa em Saúde e Gestão do Conhecimento para o SUS Fabiana Costa Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria.
PRESTAÇÃO DE CONTAS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE 2º TRIMESTRE de 2008.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Região Metropolitana de Campinas? Região Metropolitana de Campinas?
63º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina São Francisco do Sul/SC 1º/04/2016 Como efetivar os Consórcios na política pública de.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ADRIANA MAURA MASET TOBAL WALDELI DOS SANTOS ROSA Secretária Municipal de Saúde Prefeito Municipal 1º Quadrimestre.
POLÍTICA DE ATENÇÃO NEONATAL - NASCER ITAJAIENSE FOSSARI, M.A.S.*; MOLINARI, S.A.**; DOS SANTOS, R.B.**; * Médico Pediatra Neonatologista – Itajaí – SC.
PRESTAÇÃO DE CONTAS PÚBLICAS PREFEITURA MUNICIPAL DE BAIÃO 2015.
UNIVERSALIDADE INTEGRALIDADE EQUIDADE
A organização e Gestão do SUAS Adriana Lima Barros Diretora de Gestão do SUAS.
Medidas para o Fortalecimento da Assistência Farmacêutica e a Qualificação da Judicialização da Saúde Caroline Cabral Zonta Promotora de Justiça Coordenadora-Adjunta.
Demonstrativo da Execução Orçamentária e Financeira Saúde Consolidado UG Fundo Estadual de Saúde Ano: 2014 Anexo ao Relatório de Gestão 2014 Programa:
“A FORÇA DOS MUNICÍPIOS CATARINENSES NA DEFESA DO SUS” Dr. Celso Luiz Dellagiustina Presidente do COSEMS/SC.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA Superintendência de Planejamento e Gestão Gerência de Planejamento.
CONSOLIDADO DO TRABALHO DE DISPERSÃO DA OFICINA 2: FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NOS MUNICÍPIOS MACRORREGIÕES NORDESTE E PLANALTO NORTE.
Avaliação dos indicadores de prescrição e de acesso a medicamentos no sistema único de saúde de um município da região da AMUREL Juliana Medeiros de Souza.
Audiência Pública Elaboração da LDO de junho de 2016.
NITERÓI, 29 DE MAIO DE BREVE HISTÓRICO:  Década de 90: Reuniões regionais para a discussão de políticas de saúde, envolvendo os doze municípios.
Prestação de Contas do 1º Quadrimestre de 2016 da SAÚDE Dr. ROGER HUNGRIA DE PAULA Gestor Municipal PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMA SECRETARIA MUNICIPAL.
Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias - PLDO 2017 Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação Secretaria Municipal Adjunta de Orçamento.
APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE.
Transcrição da apresentação:

XXII FÓRUM PERMANENTE DE ATENÇÃO BÁSICA 23 DE JUNHO DE 2015

“ GESTÃO DA ATENÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: REFLETINDO SOBRE OS DADOS DO 1º E 2º CICLO DO PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E QUALIDADE – PMAQ”

CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO ÁREA TERRITORIAL: 504 KM² DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 52,21 HAB/KM² 0,16% DA POPULAÇÃO DO ESTADO ECONOMIA PREDOMINANTE: Indústria (54,98%) Comércio (20,23%) Serviços (19,70%) Agroindústria (4,27%) Outros (6,55%)

MISSÃO: PROMOVER A SAÚDE DA POPULAÇÃO VISÃO:SER UM SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE DE ALTA CONFIABILIDADE

ORGANIZAÇÃO DO SUS NO MUNICÍPIO DE PIRAÍ - DECISÃO POLÍTICA MUNICIPAL DE ASSUMIR A ESF COMO ESTRATÉGIA PRIORITÁRIA PARA O FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA SUPERAÇÃO DO MODELO HOSPITALOCÊNTRICO, FOCALIZADO NO ATENDIMENTO MÉDICO, VISÃO BIOLOGICISTA DO PROCESSO SAÚDE DOENÇA, VOLTADO PARA AÇÕES CURATIVAS - ORGANIZAÇÃO DO FMS - DESCENTRALIZAÇÃO INTERNA DO PROCESSO DECISÓRIO (Plano de aplicação –PMS e PAS, Orçamento, Contabilidade e Prestação de Contas Específicas)

ATENÇÃO BÁSICA É esta Rede que deve garantir o acesso universal e em tempo oportuno ao usuário, ofertar o mais amplo escopo de ações e atenção integral possível, ordenadora do sistema e sendo responsável por coordenar o cuidado nas demais Redes; É ESTA ATENÇÃO BÁSICA QUE ESTAMOS ORGANIZANDO MODELO QUE SEJA CENTRADO NO USUÁRIO

TAMBÉM QUEREMOS: SUPERAR DAS DESIGUALDADES HUMANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE AMPLIAR ACESSO VALORIZAÇÃO DO TRABALHO MULTIDISCIPLINAR

HISTÓRICO DE ORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA MUNICIPAL – É implantado a 1ª Unidade de Saúde da Família, nos moldes de Niterói. MÉDICO DE FAMÍLIA – É implantado a 2ª Equipe de PSF, PROGRAMA SÁUDE DA FAMÍLIA a 2009 – De 03 equipes de PSF e PACS a 13ª ESF. 1 ESB para cada ESF – Estabelecida parceria com a UFRJ 2009 – Implantação de 1 NASF 2010 – Implantação do projeto de promoção a saúde (Caravana da Saúde, Projeto Qualidade de Vida, Brindando a Vida) 2011 – Adesão ao Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde – Adesão ao Projeto Telessaúde Regional 2013 – Implantação do Serviço de Atenção Domiciliar – Adesão ao Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde – Implantação do segundo NASF

REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

REDE DE ASSISTENCIA A SAÚDE MUNICIPAL  Secretaria de Saúde (Central de Regulação, Almoxarifado, FMS, Ouvidoria, CMS, T.I., outros)  10 Unidades de Saúde da Família  04 Unidades Complementares (Serra do Matoso, Light, Fazendinha, Sanatório da Serra)  01 Unidade de Vigilância em Saúde  02 Centros de Especialidades (médico e odontológico)  01 Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)  01 Hospital Geral  01 Unidade de Pronto Atendimento (Arrozal)  01 Centro de Fisioterapia (Arrozal)  01 Laboratório de Patologia Clínica  01 Laboratório de Prótese Dentária  01 Farmácia Municipal  01 Base descentralizada do SAMU  01 Serviço de atenção domiciliar SAD

Marlucia Foto e especialidades- não tenho foto Especialidades: gastroenterologia, pneumologia, pediatria, ginecologia, pre natal de alto risco, endocrinologia, cardiologia, dermatologia, geriatria.

Centro de especialidades odontológicas Rosangela Foto e especialidades Modelo do slide do hfl Especialidades Cirurgia oral menor Endodontia Periodontia Prótese Ortodontia Pac. Portador de deficiência Odontopediatria

Especialidades Dermatologia Otorrinolarin- gologia Pediatria Anestesia Ortopedia Oftalmologia Nefrologia Clínica Geral Reumatologia Urologia Angiologia Cirurgia Geral Neurologia Cirurgia Vascular Obstetrícia Ginecologia Cardiologia HOSPITAL FLÁVIO LEAL Mastologia

UNIDADES DE ATENÇÃO BÁSICA SAD USF Ponte das Laranjeiras USF Rosa Machado E Sanatório USF Santanésia E Fazendinha USF Cacaria e Serra do Matoso USF Centro USF Casa Amarela USF Arrozal USF Varjão USF Jaqueira USF Centro USF Casa Amarela EQUIPES DE ATENÇÃO BÁSICA USF de Cacaria E R. das Lages

AÇÕES E INVESTIMENTOS QUE CONTRIBUEM PARA O FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AMPLIAÇÃO E MANUTENÇÃO DA COBERTURA AO LONGO DESSES 18 ANOS DE SUA IMPLANTAÇÃO 01 UNIDADE DE MÉDICO DE FAMÍLIA 13 EQUIPES DE PSF 13 EQUIPES DE SAÚDE BUCAL

INVESTIMENTOS REALIZADOS PARA MELHORAR A ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MELHORA NA INFRAESTRUTURA DA UNIDADES

INVESTIMENTOS REALIZADOS PARA MELHORAR A ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL 1.INCENTIVO PARA A REALIZAÇÃO DOS CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO (UNASUS, Sírio Libanes, UERJ, UFRJ, etc) 2.INCENTIVO A REALIZAÇÃO DO MESTRADO 3.IMPLANTAÇÃO DO TELESSAÚDE 4.CONVÊNIO COM A UFRJ E FACULDADE DA REGIÃO 5.MATRICIAMENTO

INVESTIMENTOS REALIZADOS PARA MELHORAR A ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA COMPLEXO REGULADOR TELESSAÚDE PNI SAD

AVANÇAR NO PROCESSO DE INFORMATIZAÇÃO DA SAÚDE, FACILITANDO A MARCAÇÃO DE CONSULTAS E EXAMES E A INTEGRAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DOS PACIENTES Modernização da Infraestrutura de TI nas USF Unidades Contempladas: Ponte das Laranjeiras, Cacaria, Caiçaras, Varjão, Arrozal, Jaqueira. Unidades com implantação em andamento: Rosa Machado e Serra do Matoso

Modernização da Estrutura de Servidores de Dados na SMS Está estrutura atualmente está responsável por armazenar os sistemas de informação do SUS do Município, como e-SUS, Faturamento, Controle de RH, Telefonia, Intranet, Laboratório entre outros. AVANÇAR NO PROCESSO DE INFORMATIZAÇÃO DA SAÚDE, FACILITANDO A MARCAÇÃO DE CONSULTAS E EXAMES E A INTEGRAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DOS PACIENTES

INVESTIMENTOS REALIZADOS PARA MELHORAR A ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESPAÇOS DE DISCUSSÃO, PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO: FÓRUM DE GERENTES REUNIÕES DE EQUIPE APOIO INTEGRADO COLEGIADO TÉCNICO DE GESTÃO AVALIAÇÃO DE EVENTOS SENTINELAS ENCONTRO DE PROFISSIONAIS PARTICIPAÇÃO NOS GRUPOS TÉCNICOS PARTICIPAÇÃO NOS GRUPOS CONDUTORES CADERNO DE ATENÇÃO BÁSICA DE INDICADORES REPRESENTAÇÃO NOS CONSELHOS LOCAIS

INVESTIMENTOS REALIZADOS PARA MELHORAR A ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE PARTICIPAÇÃO POPULAR CONSELHOS GESTORES PRÉ CONFERENCIAS,

ASSESSO A INSUMOS No acesso a insumos Bar de Piraí Recepção da USF de Santanésia Rodoviária HFL Recpção da USF do Varjão

INICIATIVAS E MEDIDAS PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE Dengue na Escola Manoel Alexandre de Lima com as crianças e pais Odontologia na Dengue na Escola Manoel Alexandre de Lima com as crianças e pais Palestra preventiva quanto o uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas. 6º ao 9º anos

Gestão Orçamentária e Financeira... um pouco do que se faz na gestão orçamentária e financeira...

Levantamento das Receitas (relacionando os bloco de financiamento)

Levantamento da despesas específicas à atenção Básica

DISTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DE ACORDO COM O MODELO DO ORÇAMENTO Tesouro Municipal ,00 Fundo Nacional de Saúde ,00 Fundo Estadual de Saúde ,00 Atenção Básica ,00 Média e Alta Complexidade ,00 Vigilância em Saúde ,00 Assistência Farmacêutica ,00 Gestão do SUS ,00 Investimento , ,00 Média e Alta Complexidade ,00 Atenção Básica ,00 Assistência Farmacêutica ,00 Gestão do SUS ,00 Aplicação Financeira ,00 Multas e Juros ,00

... Um histórico fontes de financiamento de 1997 a

ANO ORÇAMENTO TOTAL TESOURO MUNICIPAL MONTANTE E PERCENTUAL FNS e FES MONTANTE E PERCENTUAL , ,4848, ,9151, , ,2260, ,2339, , ,0072, ,0027, , ,0053, ,0046, , ,0070, ,0029, , ,0035, ,0064, , ,0062, ,0037, , ,0070, ,0029, , ,0078, ,0021, , ,2982, ,1117, , ,0976, ,9123, , ,3974, ,6325, , ,6874, ,5325, , ,9171, ,5128, , ,42 74, ,2425, , ,74 64, ,9435, , ,63 66, ,5233, , ,44 67, ,4532,27

ANOHABIT.GASTO/HABIT. APLICAÇAO EM SAÚDE , , , , , ,9220, ,0723, ,5321, ,7125, ,1627, ,2626, ,6526, ,2229, ,7029, ,8929, ,9626, ,4529, ,9229,89

Piraí:...aproximação ao Modelo de Proteção Social...

O padrão brasileiro se aproxima ao Modelo Liberal (E.U.A) Fonte: OMS, Wold Helth Report – Brasil: Projeto de Economia em Saúde-ENSP/FIOCRUZ SISPART – Agencia Nacional de Saúde (ANS)

Obrigada. Maria da Conceição de Souza Rocha Secretária Municipal de Saúde de Piraí