MOTIVAÇÃO Conduzindo a equipe ao objetivo da empresa
CASO Nº 1 MOTIVAÇÃO Estudo de caso no Banco do Brasil Aluno: Fagner da Silva Fonte: Estudo de Caso – Administração UFRGS
Valorização do Funcionario A redução de pessoal em pouco tempo e a mudança de cultura da organização, graças ao avanço da tecnologia, gerou ansiedade, questionamento das perpectivas e do significado do trabalho na vida dos funcionarios. Segundo o estudo, o BB executou planos de motivação que valorizam o funcionario: Ouvir cada funcionário, por meio de um sistema; Ouvidoria interna (gestão participativa desenvolvido pelo banco, é constituída de um fórum permanente aberto às contribuições dos funcionários, garantindo sigilo aos seus demandantes e preservando a confiabilidade das informações); Remuneração de acordo com a característica e responsabilidade, equilíbrio externo(com o mercado) e equilíbrio interno(hierarquia); Remuneração por PLR( Participação nos Lucros e Resultados) - sistema que valoriza o esforço coletivo; Promoção por mérito. Os benefícios são acordo com a legislação trabalhista e entre eles existe Incentivos para capacitação(universidade BB) – tudo negociado em acordo coletivo
CASO Nº 2 MOTIVAÇÃO O incentivo ao aprimoramento educacional do colaborador Aluna: Daniele Mendes Fonte: Melhor- Gestão de Pessoas (revista oficial da ABRH Nacional)
O incentivo ao aprimoramento educacional do colaborador O incentivo ao aprimoramento educacional do colaborador é um fator motivacional. Empresas investem na qualificação de seus profissionais como uma alternativa de driblar a concorrência. As empresas denominam o incentivo de capital intelectual, mesmo que seja com o intuito de lucro retornável, a iniciativa é uma motivação para o funcionário. São visíveis as vantagens que o mesmo terá com o curso, seja MBA, pós-graduação, idiomas e etc. Em um escritório de São Paulo no ramo de advocacia a Mattos Filho, o incentivo ao aprimoramento técnico, levou a empresa a investir em cursos de capacitação. Dos 70 advogados beneficiados, 10 estão fora do país, fazendo um mestrado em alguma universidade do exterior. A empresa disponibiliza uma licença para que o aluno dedique- se integralmente ao curso, custeando despesas durante os nove meses de duração.
CONTINUAÇÃO MOTIVAÇÃO Salário, estabilidade, desafio, possibilidades de crescimento e aprendizagem Aluna: Clarice Malcorra Fonte: Melhor- Gestão de Pessoas (revista oficial da ABRH Nacional)
Salário, estabilidade, desafio, possibilidades de crescimento e aprendizagem Os empregados podem buscar, além de salário, estabilidade, desafio, possibilidades de crescimento e principalmente de aprendizagem. É claro que por sua vez a empresa procura manter somente aqueles que mostram lealdade, empenho na redução de custos, compromissos com seus objetivos... Este incentivo faz com que o nível de todos aumente e a satisfação dos colaboradores e da própria empresa fica evidente. Para se ter um bom resultado final é necessário ter pessoas motivadas e satisfeitas com aquilo que fazem, assim desenvolverão com melhor qualidade e certamente perseguirão com maior eficácia seus objetivos finais.
CASO Nº 4 MOTIVAÇÃO Prêmios como estratégia de motivação pessoal Aluna: Mirele Araujo Fonte:
Prêmios como estratégia de motivação pessoal Para motivar os funcionários e por conseqüência a produtividade, muitas empresas concedem prêmios como estratégia de motivação pessoal. O grau de satisfação dos funcionários aumenta e consequentemente a lucratividade da empresa. A Visa Vale (empresa que administra cartões de benefícios ) da exemplo de aplicação dessa estratégia nas empresas conveniadas a eles: - Vale para gastar no salão de beleza; - Ingresso de cinema no aniversário do colaborador; - Premiação em dinheiro para quem atingir meta pessoal e outro valor para quem atingir os melhores resultados em equipe; - Viagens para quem se destaca durante o ano.
CONCLUSAO O maior desafio para os administradores atualmente não é apenas gerir capital, mas principalmente saber conduzir as pessoas. Para trabalhar a força humana de modo que todos dêem o máximo de si, é necessário ter pessoas motivadas e satisfeitas com aquilo que fazem. Portanto é indispensável empreender esforços para possibilitar que as pessoas sintam-se motivadas.