TEMA 1 SEGURANÇA ALIMENTAR TEMA 1 Segurança Alimentar Andreia Santos Recurso desenvolvido no âmbito da medida 4.2.2.2 do POEFDS. Programa co-financiado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Promover Competências no Sector Alimentar
Advertisements

Organização industrial
Seminário LEAP - 5º Ano 19 de Setembro de 2002 João Freire de Noronha DCTA/ESAC Breve introdução ao HACCP Apresentação do projecto.
M. de Fátima Oliveira Workshop CERNAS QREN/PO do Centro Observatório das industrias de transformação dos produtos agrícolas e florestais Área.
Controlo de Pontos Críticos
Grupo Moderador Carla Aires nº José Antero nº Mariana Maia nº
Noção Natureza jurídica Regime jurídico
WORKSHOP ESTRATÉGIAS PARA CONTROLE DE ALIMENTOS IRRADIADOS
ANÁLISES DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE
CONTROLE DE QUALIDADE MICROBIOLÓGICO E SANITÁRIO
Sistemas de gestão da segurança alimentar- NBR ISO 22000
NBR ISO Diretrizes para auditorias de sistema de
IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DE SISTEMAS DE SEGURANÇA ALIMENTAR
Maio de 2007 M. Pedrosa de Barros Estratégia Segurança da Informação Contributos A Estratégia da Informação Nacional Simpósio - Academia Militar.
específico para a Gestão de Mercados Atacadistas
APPCC – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle
A Gestão de Higiene Tim Hogg ESB-UCP 2002
COMERCIALIZAÇÃO DE FRUTAS E LEGUMES NOS HIPERMERCADOS
HACCP Segurança Alimentar
Alexandre G. Lages Cristiano C. A. Soares Thiago C. Nascimento
ROTULAGEM Informações obrigatórias para constar no rótulo de frutas e hortaliças “in natura”
Disciplina Agroindustrial
PLANO HACCP NUMA MELARIA NA REGIÃO DO PINHAL INTERIOR SUL
Abordagem por processos
Certificação na Hortofruticultura
Regulamento de Direitos de Propriedade Industrial e Programas de Computador.
1 21 de Janeiro 2010 Encontro com Imprensa Formação Internacional Boas práticas para combater a contrafacção farmacêutica e proteger a saúde pública.
“Certificação e HACCP” Tim Hogg Escola Superior de Biotecnologia, Universidade Católica Portuguesa APCER, LISBOA 29/06/2004.
IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DE SISTEMAS DE SEGURANÇA ALIMENTAR
Conferências de Economia Social Reforma da Legislação do Sector – da Constituição à Legislação Ordinária Lisboa, 14 de Setembro de 2011.
Controlo de Qualidade Alimentar
1 Simpósio Latino Americano da Associação Internacional para a Proteção de Alimentos -IAFP - VII Simpósio Associação Brasileira de Proteção dos Alimentos.
Formação: Higiene e Segurança Alimentar
A Gestão de Higiene Tim Hogg ESB-UCP 2002 A gestão da higiene Autocontrolo incluindo HACCP Boas Práticas de Higiene Boas Práticas de Fabrico Gestão.
Superintendência de Vigilância Sanitária e Ambiental Gerência de Fiscalização Coordenação de Fiscalização de Alimentos PROCEDIMENTOS DE VIGILÃNCIA SANITÁRIA.
Sistema de Acompanhamento de Mercado de Medicamentos
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
1de12 Águas e Alimentos As matérias leccionadas nesta cadeira são aplicáveis em indústrias muito diversas pelo que faz parte do programa a realização de.
Arcos de Valdevez, 23 de Setembro_2010
E PADRÕES DE QUALIDADE; APRESENTAÇÃO DOS SISTEMAS
Logística de alimentos
Sistemas de gestão da segurança alimentar- NBR ISO 22000
A EMPRESA.
Disciplina: Higiene de alimentos e Vigilância Sanitária
Controlo de Qualidade Alimentar
HACCP Hazard Analysis and Critical Control Análise de Perigos e Controlo de Pontos Criticos O Sistema HACCP foi desenvolvido nos anos 60 pelos laboratórios.
Sistema de Gestão da Qualidade
Conteúdo programático
Legislação de Alimentos
Relatório de Comercialização
São Tomé e Príncipe, 2 de Setembro de 2015 Instituto Regulador do Sector Eléctrico IRSE Apresentação de : Dr. Marino Bulles Jurista do Gabinete de Assessoria.
20 de Setembro de Relevância Importância do conceito de consumidor na definição do âmbito de aplicação das normas Matérias que gravitam em torno.
Decreto Estadual nº 02/2015 Açougue
Competitividade do Território: Duas vertentes prioritárias A Certificação de Produtos e Serviços Francisco Barroca Director Geral Portalegre, 23 de Novembro.
Segurança Alimentar e HACCP Questões Práticas e sua Aplicação Caldas da Rainha, 17 de Maio de 2007 Sofia Nunes SEMINÁRIOSEMINÁRIO.
Trabalho realizado por: Fernando Roseiro Diana Campos Diana Cortês.
GESTÃO DA QUALIDADE MÓDULO 2 As Normas ISO 9000:2000 José Pinto Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado por:
A IMPORTÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO PARA AS USINAS NO CENÁRIO MUNDIAL
PROGRAMA DE AGROINDUSTRIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR LEGISLAÇÃO SANITÁRIA.
GESTÃO DA QUALIDADE MÓDULO 1 Conceitos e definições José Pinto Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado por:
Âmbito da Regulamenta ç ão da Actividade de Media ç ão de Seguros Vicente Mendes Godinho 31 de Janeiro de 2007.
TEMA 1 SEGURANÇA ALIMENTAR TEMA 4 O SISTEMA HACCP Andreia Santos Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado por:
Introdução à aplicação do APCPC Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal Escola Básica 2+3 Pedro Nunes Ano Lectivo 2008/2009 Docente: Patrícia Loureiro.
DESSOSA DE PERNAS DE SUÍNO PARA PRODUÇÃO DE FIAMBRE
TEMA 1 SEGURANÇA ALIMENTAR TEMA 5 GESTÃO DA QUALIDADE ALIMENTAR Andreia Santos Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado.
EQUIPE: ODEMAR SLOMP HENRY PROBST APOIO: GERÊNCIA DE SAÚDE- 35ª SDR – TIMBÓ – SC GERÊNCIA DE SAÚDE- 16ª SDR – BRUSQUE –SC SEC. MUNICIPAL DE SAÚDE DE GUABIRUBA.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 1 Introdução ao curso Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado por:
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 4 – Requisito 4.4 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
TEMA 1 SEGURANÇA ALIMENTAR Segurança Alimentar TEMA 1 Andreia Santos
Transcrição da apresentação:

TEMA 1 SEGURANÇA ALIMENTAR TEMA 1 Segurança Alimentar Andreia Santos Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado por:

HACCP – é um sistema preventivo de controlo alimentar cujo objectivo é a segurança dos alimentos. É uma abordagem documentada e verificável, para a identificação dos perigos, das medidas preventivas, dos pontos críticos de controlo e para a sua monitorização. DEFINIÇÕES A Segurança Alimentar serve para controlar a produção de alimentos de modo a que estes sejam seguros para os consumidores DEFINIÇÕES

DIFERENÇA ENTRE HACCP E AUTOCONTROLO O HACCP é um sistema complexo de difícil implementação e foi desenvolvido para a indústria mono produto. O Autocontrolo baseia-se nas regras do HACCP mas é de mais fácil implementação é o utilizado na restauração pública e colectiva. DEFINIÇÕES

INDÚSTRIAS ALIMENTARES Definição de empresa do sector alimentar: qualquer empresa, com ou sem fins lucrativos, pública ou privada, que se dedique a uma actividade relacionada com qualquer das fases da produção, transformação, armazenagem e/ou distribuição de géneros alimentícios. (cfr nº2 do artigo 3º do regulamento nº178/2002 de 28 de Janeiro). DEFINIÇÕES A expressão “Indústrias Alimentares” engloba uma grande variedade de estabelecimentos e indústrias, são deles exemplos: Restaurantes Bares (até os que apenas servem bebidas) Caterings Cantinas Venda ambulante (roulotes bifanas, pipocas, etc) Matadouros Talhos e peixarias Supermercados, hipermercados, mercearias, frutarias Explorações agro-pecuárias Distribuidores agro-pecuários (armazenistas, cooperativas, etc) Indústria transformadora (ex: fabrico de batatas fritas, fiambres e produtos fumados, legumes pré-preparados, etc)

ORIGEM DO SISTEMA HACCP EVOLUÇÃO DO SISTEMA HACCP O HACCP foi desenvolvido pela Pillsbury Company em resposta aos requisitos de inocuidade dos alimentos impostos pela NASA, em 1959, para alimentar os primeiros astronautas

O SISTEMA HACCP ORIGINAL EVOLUÇÃO DO SISTEMA HACCP Baseava-se em 3 princípios: 1.Identificação e avaliação dos perigos associados com a criação/ comercialização/ abate/ industrialização / distribuição 2.Determinação de pontos críticos para controlar qualquer perigo identificado 3.Estabelecimento de sistemas para monitorar os pontos críticos de controlo O conceito HACCP foi apresentado pela 1ª vez durante a Conferência Nacional sobre Protecção dos Alimentos em 1971

LEGISLAÇÃO E NORMAS Legislação comunitária: Codex Alimentarius: 1.Higiene alimentar 2.Critérios microbiológicos Livro branco dos Alimentos Regulamento (CE) nº852/2004 Regulamento (CE) nº853/2004 Sanco 4198/2001 Real decreto nº3484/2001 Legislação Nacional: Decreto-lei nº113/2006 Decreto-lei nº425/99 Decreto-lei nº67/98 Normas: ISO 22000:2005 Normas DS 3027 E:2002