Atendimento especial a crianças e adolescentes em emergências Gian-Luca Buono, Coordenador Regional de Emergência do UNICEF para a América Latina e Caribe.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
Advertisements

Uma agenda positiva para a promoção de direitos de crianças e adolescentes no Brasil e no mundo Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
ORIENTAÇÕES PARA OS MUNICÍPIOS DO SEMIÁRIDO
“ A utopia está no horizonte. Me aproximo dois passos. Se distancia dois passos. Caminho dez passos, e o horizonte corre dez passos mais. Por mais que.
Apresentação: Margarete Bedim. Atendimento aos Conselhos Municipais  Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Geração de Renda;  Conselho Municipal.
© 2005, CARE USA. All rights reserved. CARE Brasil Seminário Mudanças Climáticas, Pobreza e Desigualdades Brasília, 8 de dezembro de 2011.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
AS PROFISSÕES CIVIS E A DEFESA CIVIL SECRETARIA NACIONAL DE DEFESA CIVIL – MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL.
PREFEITURA DE SÃO PAULO ASSISTÊNCIA SOCIAL. POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA.
Pacto nacional pela redução da mortalidade materna e neonatal - Piauí -
RETROSPECTIVA 6 ANOS Porto Alegre 28 de abril de 2009.
Gary Dunning The Forests Dialogue Brasil LUD 25 de abril de 2016 Atalanta, Brasil #LandUseBRAZIL.
A SAÚDE ESCOLAR EM CABO VERDE Praia, 15 de Novembro de 2012 Dr. Henrique Fernandes Ponto Focal para Saúde Escolar - FICASE Encontro Nacional sobre os Determinantes.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
BVS Brasil: Panorama da Rede ePORTUGUÊSe São Tomé 27 de setembro de 2011.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Programas Usuários do Cadastro Único Secretaria Nacional de Renda de.
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
Brasília, 27 de agosto de 2012 Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e o Plano Decenal – Audiência Pública - Publicidade.
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN “Prêmio Água e Saneamento – FEMSA.
Pensando a governança do PAM: A Formulação Participativa de um Modelo de Diálogo para a Macrometrópole Cid Blanco Jr Assessor Técnico para o Brasil Escritório.
SEMINÁRIO DISTRITAL FUNDAÇÃO ROTÁRIA DISTRITO 4780 Governador Carlos Frederico Radunz Gonçalves e Maria Virgínia
Auditoria Operacional nas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Acórdão 2.395/2013 – TCU – Plenário Ministro-Relator: André de Carvalho.
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
Grupos Rotarianos em Ação. TITLE | 2 Grupos Rotarianos em Ação O que são Exemplos O que fazem Como se envolver: – Individualmente – Como clube e distrito.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
“CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE” 2012 Dalva Apª da Silva Sunada.
Agosto de Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com.
Embargo: 11:00 CET, 28 fevereiro de 2012 Relatório Anual 2011 dedicado ao Centenário da Convenção Internacional do Ópio da Haia de 1912.
O Jornalismo no Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
JUDICIALIZAÇÃO QUAIS AS PRINCIPAIS CAUSAS E COMO O SISTEMA UNIMED ESTÁ SE PREPARANDO.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
Implantação:2007 O Programa Gestão Nota 10 é um programa dirigido aos gestores de educação (diretores de escolas e equipe das secretarias de ensino)
Mini Curso: GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA 28 a 30 de abril de 2015 CONGEMAS NACIONAL “A implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública”
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia Luis E.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
6º ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
PROJETO PERISCÓPIO. PROJETO PERISCÓPIO E O COMITÊ DE MONITORIZAÇÃO  Objetivo: evitar que crianças e adolescentes consumam cigarros de tabaco e bebida.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
ROTEIRO PARA ANÁLISE INSTITUCIONAL
CARTA DE INTENÇÕES- LITORAL ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As.
BVS ENFERMAGEM III Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil São Paulo 10 de junho de 2011.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME – MDS As Políticas de Desenvolvimento Social no Brasil Lançamento da Rede Interamericana de Proteção.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante.
Tecnologia como ferramenta para redução de custos no cartório Luiz Werner
Ações da AMAR-DF. Histórico institucional: A Associação de Mães e Amigos da Criança e do Adolescente em Risco – AMAR/DF, surgiu da necessidade de fazer.
PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL Prof.
AÇÕES DO GOVERNO FEDERAL FORTALECENDO A DEFESA CIVIL - O PLANO NACIONAL DE GESTÃO DE RISCOS E RESPOSTA A DESASTRES NATURAIS Ministério da Saúde Joinville/SC,
Ações de Educação Alimentar e Nutricional Educação e Intervenção Nutricional – Profa. Léo.
A organização e Gestão do SUAS Adriana Lima Barros Diretora de Gestão do SUAS.
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO "Conhecer, zelar e garantir que cada imóvel da União cumpra sua função socioambiental, em harmonia com a função arrecadadora,
Missão Elaborar as políticas de atendimento que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes, articulando ações junto aos poderes constituídos.
A Formação sindical sobre Normas Internacionais do Trabalho Declaração da OIT sobre Justiça Social para uma Globalização Justa (DECLARAÇÃO DA JUSTIÇA.
30/6/20161 O CONSELHO TUTELAR NA DEFESA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES.
FÓRUM DESAFIOS À GESTÃO NA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL 21 a 22 de novembro de 2005 Palácio do Itamaraty Brasília - DF.
Implantado em 2003 em todo o Brasil, tem como objetivo contribuir para Segurança Alimentar e Nutricional dos indivíduos em situação de vulnerabilidade.
Tripartição dos poderes Funções/atuações São funções institucionais do Ministério Público: Promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da.
Transcrição da apresentação:

Atendimento especial a crianças e adolescentes em emergências Gian-Luca Buono, Coordenador Regional de Emergência do UNICEF para a América Latina e Caribe & Michelle Barron, Coordenadora da Unidade de Cooperação Horizontal do UNICEF Brasil

As emergências afetam todo mundo Criancas são as mais vulneráveis

UNICEF Convenção de direito de criança (CRC) e seus protocolos E en UNIC E F= Emergencia

Ação Humanitária do UNICEF: Salvar vidas e proteger direitos Focar nas causas da vulnerabilidade e do conflito

Ligando o humanitário ao desenvolvimento Redução de Risco de Desastre (DRR) e análise de situação Participação ativa de crianças e adolescentes Programação por risco informado –Construção da Paz –foco na educação em 13 países Montar sistemas para aumentar a resiliência

Crianças em Risco

Crianças e adolecentes como parte da solução

em 2012: 286 emergências em 79 paises

Um panorama de 2012… 9 Síria: garantir que famílias e comunidades estejam preparadas para o verão, para evitar possíveis epidemias de doenças relacionadas com as chuvas e insetos Congo: Quase sobreviventes de violência sexual atendidos e mais de crianças com acesso a apoio psicosocial (ambos acima das metas respectivas) Quênia: 98,000 (27% da meta) com acesso a educação de qualidade, incluindo os campos de refugiados de Dadaab e Kakuma Sahel: Mais de 920,000 de crianças tratadas para SAM (Meta de 84%) Iêmen : Triagem, gerenciamento e tratamento nas comunidades para crianças menores de 5 anos (Meta: ) com Desnutrição Aguda Severa (SAM) República Centro- Africana: Em um ambiente desafiador, foi feita a vacinação de crianças contra sarampo, em maio, e 141 crianças foram dispensadas dos grupos armados desde 27 de maio. Afeganistão/Paquistão: Planejamento de contingência para a saída da Força Internacional de Assistência para Segurança (ISAF) e 2013 Mali: Apoio à retomada dos serviços sociais básicos no norte, particularmente no que se refere a educação e água, e à expansão dos serviços de nutrição

Resultados

Exemplos de Respostas Humanitárias - Síria, 2013 Água e saneamento –8.8 milhões (88% da meta) de pessoas na Síria sendo beneficiadas com água clorada e (51%) da sub-região (principalmente a Jordânia) com acesso a água Saúde –1 milhão de crianças (41%) na Síria e 559,000 (37%) na sub-região vacinadas contra sarampo Proteção à Infância – crianças na Síria e crianças na sub-região com acesso a apoio psico-social em espaços amigáveis e acesso a programas de aprendizado Educação – crianças (11%) na Síria e (17%) na sub-região em programas de aprendizado

Operações

Gasto de $809 milhões em ações humanitárias 13

Colaboração/ Coordenação Fortalecida

Desafios para a resposta Acesso humanitário Segurança da equipe Recursos financeiros reduzidos Ameaças a programas específicos (pólio e educação) Aumentar a presença (e.g. Síria) Agilidade no aporte técnico (surge)

Vislumbrando o futuro Plano Estratégico e agenda pós-2015: novas oportunidades para resiliência Maior simplificação operacional Melhorar a resposta inter- agencial a emergências complejas Um sistema de parceria humanitária prático e inclusivo (regional e cooperacion horizontal ) 16

UNICEF E O GOVERNO DO BRASIL Parceria global em cooperação humanitária Parceria em 2012 Mali Segurança alimentar e nutricional Haiti Resposta humanitária Mauritânia Segurança alimentar e desnutrição aguda Armênia Melhoria na nutrição infantil El Salvador Educação e apoio socio-psciológico Latin America and the Caribbeans Redução do Risco de Desastres e Educação Ruanda Refugiados e crise de nutrição para o desen- volvimento de crianças na primeira infância Angola Segurança alimentar e nutricional Níger Desnutrição aguda Azerbaijão Apoio psico-social para adolescentes deslocados Somália Segurança alimentar e nutricional

Impacto nas vidas das crianças A morbidade e a mortalidade devidas à desnutrição aguda foram reduzidas entre as crianças de 6 a 59 meses de vida no Níger. Um projeto amplo e inovador sobre melhoria na nutrição infantil e redução da fome foi desenvolvido e implementado nas áreas mais remotas e nas regiões de fronteira da Armênia. Uma estratégia de redução de risco de desastre focada nas crianças foi implementada na região da América Latina e Caribe, com o foco na participação da sociedade civil e das crianças e dos adolescentes. Na Ruanda, Centros para o Desenvolvimento da Primeira Infância foram criados para as crianças refugiadas de 4 a 6 anos de idade, onde crianças têm acesso aos serviços do centro diariamente. Mauritânia : 30 pessoas do Ministério da Saúde foram treinadas em triagem e no tratamento de crianças com desnutrição aguda, e crianças menores de 5 anos são tratadas com leite terapêutico nos serviços de Gerenciamento Integrado de Desnutrição Aguda.

Processos de aprendizados de Cooperação Sul-Sul além das fronteiras – Construindo a resiliência global juntos Promover políticas multisetoriais para a proteção Integral de crianças e adolescentes em foruns internacionais.

Contato no UNICEF: Michelle Barron UNICEF Brazil Telephone: OBRIGADO!