Pará - 2014. Reflexão: “Não será essa escola, [sem uma verdadeira comunidade de trabalho, de estudos e artes, plástica e dinâmica, com pluralidade de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL- UFFS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Tecnologia e Educação.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Curso de Extensão Educação Integral e em Tempo Integral: formação e acompanhamento da implementação no município de Vitorino/PR. Vitorino/PR,2014.
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
Universidade de Brasília – Faculdade UnB Planaltina
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ( ETI)
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
A ESCOLA E A CIDADE: POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE ABELARDO LUZ SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Diretoria de Políticas de Direitos Humanos e Cidadania
Area de Concentração Serviço Social: Políticas Públicas. Democratização do Ensino. A Implantação de Propostas Educacionais. Orientadora: Profa. Dra. Célia.
Conhecendo a história da CdP Um projeto que se atualiza com o SUS
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Melhor Gestão, Melhor Ensino
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
III Curso de Formação de Gestores e Educadores do
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO A ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Projeto A Cor da Rua Aprendizagem participativa na promoção dos direitos humanos das pessoas em situação de rua.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Dailton Alencar Lucas de Lacerda (UFPB);
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
Educação da Amazônia ao Sertão: identidades e pluralidades
MUNICÍPIO: SÃO JOÃO DA PONTA TUTORES : CLARA ALVINO E RAFAEL HERDY Belém-Pará 13 e 14/12/12.
Revisita ao PPP.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Formação continuada ANO 2015
1º Ciclo de Acompanhamento Formativo 2016
SEMINÁRIO PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO OPERATIVO LOCAL (POL)
Transcrição da apresentação:

Pará

Reflexão: “Não será essa escola, [sem uma verdadeira comunidade de trabalho, de estudos e artes, plástica e dinâmica, com pluralidade de atividades] de quatro e até três horas diárias, parada mais de três meses ao ano [...] que irá integrar esse educado academizado com as realidades... Escola que, diminuída no seu tempo, está intimamente ligada à falsa concepção que temos de sua instrumentalidade – falsa concepção que Anísio Teixeira chama de “concepção mágica ou mística da escola.

Reflexão (cont.) : A essa escola verbalista, propedêutica, antidemocrática, por isso mesmo cada vez mais superposta à sua comunidade, oponhamos uma outra escola. [...] centrada na comunidade e formadora de hábitos, “deverá, assim, organizar-se para dar ao aluno, nos quatro anos de seu curso atual e nos seis a que se deve estender”, diz Anísio Teixeira, “uma educação ambiciosamente integrada e integradora”. Para tanto, continua o mestre brasileiro, precisa, primeiro, de tempo: tempo para se fazer uma escola de formação de hábitos (e não de adestramento para passar em exames) e de hábitos de vida, de comportamento, de trabalho e de julgamento moral e intelectual. (PAULO FREIRE)

O desenvolvimento humano é possibilitado por diferentes dimensões e liberdades: direito a outros / novos tempos e outros / novos espaços educadores. APRENDER A CONHECER APRENDER A SER APRENDER A CONVIVER APRENDER A FAZER APRENDER A CUIDAR A possibilidade do desenvolvimento integral é despertada e mediada pela prática pedagógica diferenciada FONTE: - Relatório Delors/UNESCO - Leonardo Boff

Origens do Curso de Formação Continuada, modalidade semipresencial, em Docência na Escola de Tempo Integral Luta pelo direito à educação, para garantir a permanência na escola e o direito a uma educação integral (quantiqualitativamente); Prioridade na formação continuada dos professores da educação básica (MEC/PDE);

Objetivo Geral: Formar educadores da Educação Básica Pública: gestores educacionais, professores e outros profissionais da educação nos pressupostos teóricos e práticos da Educação Integral/Integrada, tornando-os capazes de desenvolver, implementar e participar organicamente do Programa Mais Educação no Estado do Pará.

Objetivos Específicos: Promover a discussão sobre Educação Integral nos ambientes escolares; Estimular as escolas e demais profissionais da educação a participar da construção de estratégias pedagógicas e de gestão intersetorial para a implementação e fortalecimento da Educação Integral; Promover e estimular pesquisas e produção de novas tecnologias e material didáticos para a implementação da Educação Integral.

Metodologia: Curso semipresencial; Interatividade do professor e tutor com os estudantes por meio da plataforma moodle; Encontros presenciais ocorrerão nos municípios polos; Formato modular; Organização de grupos de estudo e de trabalho; Equipe de orientação: Supervisor, Professor - formador e Tutor; avaliação processual; Construção de diálogo constante entre a realidade do PME experienciadas nas escolas e as reflexões sobre a Educação Integral.

Proposta curricular da formação: ATIVIDADESPrevisão Módulo 1- O Curso de Docência na Escola de Tempo Integral : Introdução à plataforma moodle e pressupostos teórico- metodológicos da Educação Integral. Dez./2014 Módulo 2- Desenvolvimento da Educação Integral no Brasil e no Pará Jan./2015 Módulo 3- Educação Integral e Integrada: reflexões e apontamentos Fev./2015 Módulo 4 - A escola e a cidade, políticas públicas e pedagógicas. Mar./15 Módulo 5- A Educação como arranjo educativo Local e Regional na Amazônia Abr./15 Módulo 6 - Projeto de Pesquisa (Construção da Cartografia da Educação Integral ) e Avaliação. Maio/15 Seminário de Socialização das Cartografias com a comunidade escolar Jun./15

Atividade de Conclusão do Curso. Socialização de Cartografias produzidas pelo coletivo de estudantes em seminários de conclusão do curso.

Meta Física do Curso Formar 250 educadores que atuam no Programa Mais Educação nas escolas públicas da Rede Estadual e Municipal do Estado do Pará nos Pólos: Região Metropolitana(Belém), Região do Caeté(Bragança), Região do Guamá(Castanhal), Região do Baixo Tocantins(Abaetetuba), Região do Marajó(Breves)

Referências: MORIN,Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 3ªed. Rio de Janeiro:Bertrand Brasil, _____________.Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília,DF: UNESCO, ALVAREZ, Lúcia Helena(Org.)Educação Integral e Integrada: Módulo I,II,III,IV,V,VI.Belo Horizonte: UFMG, Faculdade de Educação,2010.

O TEIA AMAZÔNIDA AGRADECE A ATENÇÃO!! Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Faculdade de Educação – (UFPA/ICED/FAED) – Sala 29, Bloco- B (altos ICED/FAED), Campus Univ ersitário Prof. José da Silveira Netto. Rua Augusto Corrêa, nº1, Setor Profissional, Guamá, Belém - PA, CEP: Telefones: (91) ou FAX: (91) Cel: (91) / (91) / (91) / (91) ou