P RINCÍPIOS DA Q UALIDADE T OTAL Estilo Japonês. O QUE É O C ONTROLE DA Q UALIDADE T OTAL ? Controle da Qualidade Total (TQC) Satisfação das necessidades.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As Ferramentas Essenciais
Advertisements

Controle de Qualidade Total
Controle de Qualidade Total
Controle de Qualidade Total
Controle da Qualidade Total
Vamos conversar sobre … SPSS Aplicado à Pesquisa Acadêmica Antonio Pedro Castro Mota Amanda Reis Silva
1. Leia atentamente as frases abaixo e descreva, resumidamente, o que está inadequado ou errado: a) A Ética é o estudo do que é justo, adequado, bom e.
Caps. 1 a 4 Vander Alves. Conteúdo 1. Sobrevivência e produtividade 2. Controle da qualidade total 3. Conceito de controle de processo 4. Método de controle.
Qualidade, Processos e Gestão de Software
MOTIVAÇÃO Psicologia Escolar Psicóloga Camilla Lima – CRP 17/1535.
Administração da Produção Trabalho realizado para o curso Técnico em Administração que sintetiza a Administração da Produção baseando-se no sistema Toyotismo.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
C ONTROLE DA Q UALIDADE T OTAL. O QUE É TQC TQC = Controle Total + Qualidade Total Controle total é o controle exercido por todas as pessoas da empresa,
CURSO: SECRETÁRIA(O) DO LAR Professora: EURÍDICE RIBEIRO DE ALENCASTRO.
IDEALIZADO PARA CUIDAR.
INDICADORES SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO DE PESSOAS E POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS Departamento de Desenvolvimento Pessoal e Capacitação Funcional 05/08/2010.
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
A Experiência mais recente do BNB PROCESSOS DE NEGÓCIOS Mapeamento e Automatização Dezembro/2011.
JIT: UMA FERRAMENTA A SERVIÇO DA ADMINSTRAÇÃO Adriana, Cláudia, Emanuel e Marcelo.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 3 - Tomada de Decisão Empresarial.
Contabilidade Analítica VS Contabilidade Geral
Professor Fernando Vianna
 Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que ela devam ser únicas.  O fato de uma idéia ser ou não única não importa.
Administração da Qualidade Prof. Dr. Luciano Thomé e Castro.
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos Tomada de decisões PLANEJAMENTO.
Gerenciamento de Ferramentas da Qualidade
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
LIDERANÇA DE PESSOAS CHEFIAR ou LIDERAR O chefe durão, ainda?
Gestão Estratégica de Custos
Segundo as informações do SITE DO SEBRAE  - as MPEs representam 98% das 4,1 milhões de empresas formais na indústria, comércio e serviços - respondem.
Controle da Qualidade Total (TQC)
GESTÃO DA QUALIDADE - EMENTA
Normalização ISO 10002:2005 Tratamento de Reclamações
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Capitalista Socialista Misto
Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 1 O que é GCI? Processo de gerenciamento de custos que inclui outras organizações dentro de uma cadeia de.
LER Legislação, Ética Profissional e Responsabilidade Social. Profª Maria Menegasso.
Balancete de Verificação Relação de todas as contas Patrimoniais e de Resultado Serve para verificar : saldo de cada conta após o registro dos fatos contábeis.
Administração Estratégica Professora Nilce Helena da Silva Melo.
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Atividade Sistemática Trabalho em Equipe Identificar Problemas Potenciais, suas Causas e seus Efeitos. O FMEA tem a função de identificar os problemas.
CONCEITOS DE QUALIDADE PELOS PRINCIPAIS AUTORES DO ASSUNTO abril 2008.
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
Distribuição Física Parte I. 2 Conceito Ramo da logística empresarial que trata da movimentação, estocagem e processamento de pedidos dos produtos finais.
Fazer parte de um processo de conscientização da Qualidade de Vida no Trabalho, promover o bem estar físico, mental e social, resultando em benefícios.
Burocracia Federal da Área de Infraestrutura – Perfil, atuação, trajetória e percepções Brasilia, 09 de março de 2016.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Fundamentos da Administração
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
Controle de Qualidade Total Karine Coelho 19/05/2004 Baseado nos capítulos 1, 2, 3 e 4 de Falconi.
Sistema de Gestão da Capacitação por Competências Arlete de Paula / Renata Benevenuto / Márcia Iglesias.
1. 2 ÁGUA NÃO FATURADA PROGRAMA DE REDUÇÃO DE PERDAS APARENTES MODALIDADE - PERFORMANCE “O contrato de performance é baseado na idéia de remuneração pela.
Fundamentos da Administração
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Bem-vindo ao. Você tem as perguntas.Nós temos as respostas! Juntos podemos alcançar melhores resultados de negócios.
CONFIABILIDADE NA MANUTENÇÃO Eng° José Wagner Braidotti Junior JWB Engenharia e Consultoria S/C Ltda. Outubro de 2010.
Grupo-1 Estrutura Simples Gabriel Aguiar Mateus Priolli Lucas Cappobianco Yuri Janotti Guilherme Silva.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
1 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
1 Direção e Liderança 2 Direção atividade técnica de determinar, comandar, orientar e essencialmente decidir na consecução de obra ou serviço.
G ESTÃO DA Q UALIDADE Conceitos Histórico Gestão da Qualidade Total.
DECLARAÇÃO TRIPARTIDA DE PRINCÍPIOS SOBRE EMPRESAS MULTINACIONAIS E POLÍTICA SOCIAL ACTRAV Bureau para as Atividades dos Trabalhadores.
Padronização e Melhoria
Acadêmicas: Tamyres D.C.A. de Lima; Thaliane A. de Freitas; Vanessa Brunnquell.
Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill Companies, Inc., C a p í t u l o GESTÃO DA QUALIDADE Sumário do Capítulo Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill.
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL Aula 04 14/09/2009. CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC) O TQC é baseado em elementos de várias fontes: Emprega o método cartesiano.
Transcrição da apresentação:

P RINCÍPIOS DA Q UALIDADE T OTAL Estilo Japonês

O QUE É O C ONTROLE DA Q UALIDADE T OTAL ? Controle da Qualidade Total (TQC) Satisfação das necessidades das pessoas OBJETIVO PRINCIPALPESSOASMEIOS SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES DAS PESSOAS CONSUMIDORESQualidade EMPREGADOSCrescimento do ser humano ACIONISTASProdutividade VIZINHOSContribuição Social

C ONTROLE DA Q UALIDADE T OTAL Sistema administrativo aperfeiçoado no Japão Pós II Guerra Mundial; Dr. Armand Feigenbaum Bases: - Participação de todos os setores da empresa; - Participação de todos os empregados da empresa;

C ONTROLE DA Q UALIDADE T OTAL Bases: - Métodos cartesianos; - Administração Científica; - Controle estatístico de processos; - Comportamento humano (Maslow) - Juran.

C ONTROLE DA Q UALIDADE T OTAL O que significa controlar uma organização humana? - Detectar quais os seus fins, efeitos ou resultados não alcançados; - Analisar estes maus resultados; - Buscar suas causas; - Atuar sobre essas causas para melhorar os resultados.

D IMENSÕES DA Q UALIDADE T OTAL Afetam a satisfação das necessidades das pessoas e por conseguinte a sobrevivência da empresa. Qualidade; Custo; Entrega; Moral; Segurança.

D IMENSÕES DA Q UALIDADE T OTAL Qualidade: - Diretamente ligada à satisfação do cliente interno ou externo; - Qualidade do produto, qualidade da rotina, qualidade do treinamento, qualidade da informação, etc.

D IMENSÕES DA Q UALIDADE T OTAL Custo: - Custo final e custos intermediários; - Valor agregado: Valor adicionado ao produto ao longo do processo.

D IMENSÕES DA Q UALIDADE T OTAL Entrega: - Condições de entrega de produtos ou serviços; - Índices de atrasos de entrega, índices de entregas em local errado, índices de entregas em local errado.

D IMENSÕES DA Q UALIDADE T OTAL Moral: - Nível médio de satisfação de um grupo de pessoas (Maslow); - Grupos de pessoas (de toda a empresa, de um determinado departamento, seção); - Índice de turn-over, absenteísmo, reclamações trabalhistas, etc.

D IMENSÕES DA Q UALIDADE T OTAL

Segurança: - Segurança dos empregados e dos usuários do produto; - Número de acidentes de trabalho, índice de gravidade, responsabilidade civil pelo produto.

D IMENSÕES DA Q UALIDADE T OTAL Valor desejado para cada dimensão e valor real de cada dimensão; Mapear as distorções. Atuar nas diferenças. Verificar quais suas principais causas.

C ONTROLE DA Q UALIDADE T OTAL Controle Total: - Controle exercido por todas as pessoas da empresa; - Harmônica (sistêmica); - Metódica (PDCA);

C ONTROLE DA Q UALIDADE T OTAL Qualidade Total: - Verdadeiro objetivo de qualquer organização humana: “Satisfação das necessidades de todas as pessoas”.

TQC “ É o controle exercido por todas as pessoas para a satisfação das necessidades de todas as pessoas”

P RINCÍPIOS B ÁSICOS DO C ONTROLE DE Q UALIDADE T OTAL Produzir e fornecer produtos e/ou serviços que atendam concretamente às necessidades do cliente (produção de satisfação) Garantir a sobrevivência da empresa por meio do lucro contínuo adquirido pelo domínio da qualidade (mais qualidade=mais produtividade) Identificar o problema mais crítico e solucioná-lo pela mais alta prioridade;

P RINCÍPIOS B ÁSICOS DO C ONTROLE DE Q UALIDADE T OTAL Falar, raciocinar e decidir com dados e com base em fatos (tomar decisões em cima de fatos e dados concretos e não com base em “experiência”, “bom senso”, intuição” ou “coragem”) Gerenciar a empresa ao longo do processo e não por resultados (quando o mau resultado ocorre a ação é tardia. Gerenciamento preventivo)

P RINCÍPIOS B ÁSICOS DO C ONTROLE DE Q UALIDADE T OTAL Reduzir metodicamente as dispersões por meio do isolamento de suas causas fundamentais (os problemas decorrem das dispersões nas variáveis do processo); O cliente é o rei. Não permitir a venda de produtos defeituosos; Procurar prevenir a origem de problemas cada vez mais a montante;

P RINCÍPIOS B ÁSICOS DO C ONTROLE DE Q UALIDADE T OTAL Nunca permitir que o mesmo problema se repita pela mesma causa (Einstein) Respeitar os empregados como seres humanos independentes; Definir e garantir a execução da Visão e Estratégia da Alta Direção da empresa.

Q UAL O PAPEL DO TQC NA SATISFAÇÃO DAS PESSOAS DENTRO DAS SEGUINTES ORGANIZAÇÕES Pessoas a serem atendidas: - Administração Pública; - ONG Ambiental; - UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância); - Coca-Cola

Q UAL O PAPEL DO TQC NA SATISFAÇÃO DAS PESSOAS DENTRO DAS SEGUINTES ORGANIZAÇÕES Necessidades a serem atendidas: - Administração Pública; - ONG Ambiental; - UNICEF; - Coca-Cola;

Q UAL O PAPEL DO TQC NA SATISFAÇÃO DAS PESSOAS DENTRO DAS SEGUINTES ORGANIZAÇÕES Dimensões da Qualidade Total a serem atendidas: - Administração Pública; - ONG Ambiental; - UNICEF; - Coca-Cola.