 Introdução Referências Bibliográficas SOUZA, Flávio de. A Mãe da Menina e a Menina da Mãe. In: MACHADO, A. M. [et. al]. Quem conta um conto? 1ª ed. São.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Advertisements

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Edna Maria Barbosa Arrebola
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
O Trabalho com o gênero textual “Artigo de Opinião”
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
Programa Ler e Escrever
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Estágio IV 12ª aula. Estágio IV  Nosso percurso Vivenciamos os Estágios I, II e II; 2. Reunimos as duplas de trabalho, considerando as afinidades.
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
MARCAS DA ORALIDADE NA ESCRITA
“O caleidoscópio precisa de todos os pedaços que o compõem
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO
UNIR- Universidade Federal de Rondônia
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Mara.
PIBID - FÍSICA NO COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANOEL NOVAES
Relatório de Proposta de Projeto
Ana Luiza Barbosa Maciel (Uergs) Roselei da Silva (Uergs)
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina.
SILVANA BERBEL FERNANDES
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Universidade Federal do Amapá
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
TELESSALA DE IBAITI-PR 2007
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
SEXUALIDADE EM QUESTÃO: FALANDO SOBRE SEXUALIDADE NA ESCOLA
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 Nome do Aluno 3 Nome do Aluno 4 Nome do Aluno 5 INTRODUÇÃO Neste trabalho, iniciado em meio às atividades.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Subprojeto: Geografia
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
A cartografia tátil no ensino de geografia: Teoria e prática
Viviane Paiva dos Santos – ID
DIÁLOGO ENTRE A LITERATURA E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIVERSAS ESCALAS GEOGRÁFICAS Daniela Santana de Oliveira¹ Josandra Araújo Barreto.
ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ILHA DO SUPERAGUI Priscilla Nascimento Amorim, Profº Dr. Roberto Martins de Souza
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Material Institucional - Núcleo de Atendimento ao Discente - PROENS
Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS Departamento de Letras e Artes – DLA V Seminário Institucional do Programa de Iniciação à Docência (PIBID.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Colégio Estadual da Bahia Disciplina Matemática Adriana Cardoso Machado (Supervisora) Eliana Prates Soares (Coordenadora) Calebe Miranda da Silva (Bolsista)
 Introdução Referências Bibliográficas  Objetivo  Metodologia  Resultados  Conclusão Andressa Izepe¹; Camila Heloise Paes²; Juliana Netto Ricobello³;
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
 Introdução Referências MONBEIG, Pierre. Papel e valor do ensino da geografia e de sua pesquisa. In:_____.Novos Estudos de Geografia Humana Brasileira,
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
INTRODUÇÃO A reunião de pais e responsáveis realizada no dia 15 de setembro de 2015, às 19:30hs no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, pela pedagoga Luiza.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
Transcrição da apresentação:

 Introdução Referências Bibliográficas SOUZA, Flávio de. A Mãe da Menina e a Menina da Mãe. In: MACHADO, A. M. [et. al]. Quem conta um conto? 1ª ed. São Paulo: FTD, MACHADO, A. M. Beijos Mágicos. In: MACHADO, A. M. [et. al]. Quem conta um conto? 1ª ed. São Paulo: FTD, MICHELETTI, G. Leitura e construção do real: o lugar da poesia e da ficção. São Paulo: Cortez, CORSI, Margarida da Silveira. A Narrativa literária como suporte para o letramento do leitor aprendiz de FLE. Maringá: EDUEM, COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto,  Metodologia  Resultados  Conclusão Caroline Alexandre de Oliveira¹; Cibele Peraro; Letícia Matheucci Zambrana ³; Renata Kelen da Rocha ⁴ ; Vilma da Silva Araújo ⁵ ; Isabel Cristina da Silva ⁶ ; Lilian Cristina Buzato Ritter ⁷ ; Margarida da Silveira Corsi ⁸ – Universidade Estadual de Maringá ¹Bolsista PIBID-UEM ²Bolsista PIBID-UEM ³Bolsista PIBID-UEM ⁴ Bolsista PIBID-UEM ⁵ Bolsista PIBID-UEM ⁶ Supervisora de área ⁷ Coordenadora de área ⁸ Coordenadora de área O PIBID Letras-Português, voltado à literatura infanto-juvenil, visou proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental Fase II a compreensão do texto literário a partir de recreação, jogos lúdicos e trabalhos com as materialidades do texto literário, a fim de ampliar os conhecimentos dos alunos, para que eles atribuíssem sentido à obra literária. Para tanto, com as discussões e reflexões acerca do texto literário, baseamo-nos, para produção de materiais, em pressupostos teóricos, como na proposta de leitura e letramento literário de Micheletti (2000), nas etapas de leitura (a antecipação, a decodificação, a análise e a interpretação) defendida por Corsi (2015) e na proposta de sequência básica de leitura (Motivação, Introdução, Leitura e Interpretação – interna e externa) elaborada por Cosson (2012), e. A partir disso, realizamos a sequência básica de leitura, amparada nas etapas de leitura do texto literário, com o conto infantojuvenil A Mãe da Menina e a Menina da Mãe, de Flávio de Souza, aplicada em turmas do sétimo ano, do Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP), vinculado à Universidade Estadual de Maringá (UEM). II Seminário de Avaliação do Pibid/UEM IV Fórum das Licenciaturas da UEM 30/11 e 01/12 de 2015 Maringá - Paraná O processo da nossa pesquisa-ação, realizada como proposta do subprojeto PIBID Letras-Português, aconteceu a partir do escopo teórico citado na Metodologia e de diagnósticos do contexto educacional, apoiados na leitura do Projeto Político Pedagógico, na investigação da biblioteca/acervo e, inclusive, nas preferências e dificuldades dos educandos em relação à leitura. Com vista nisso, produzimos uma sequência básica de leitura, que buscou a motivação, a análise e a interpretação (COSSON, 2012), do conto A mãe da menina e a menina da mãe, de Flávio de Souza (2001), apoiada na antecipação, na decodificação, na análise e na interpretação (CORSI, 2015), culminando, por fim, na leitura literária e na concretização do letramento literário, nas turmas de sétimos anos do Colégio de Aplicação Pedagógica, da Universidade Estadual de Maringá (CAP/UEM). Objetivos Trabalhar a sequência didática, baseada no texto literário A Mãe da Menina e a Menina da Mãe, de Flávio de Souza. Considerar o processo de leitura, que se concretiza a partir das etapas de leitura: a antecipação, a decodificação, a análise e a interpretação (CORSI, 2015). Estimular a leitura e desenvolver o letramento literário por meio das materialidades linguísticas e características literárias presentes no conto de Flávio de Souza. Pressupostos teóricos de Micheletti (2000), que apresenta uma concepção de leitura a partir da conscientização da importância de compreender o que está escrito, por meio da construção e da atribuição de sentidos ao texto literário. Etapas de leitura defendida por Corsi (2015), que, segundo a autora, é imprescindível que se trabalhe com vista na antecipação, a decodificação, a análise e a interpretação, para que haja a construção do sentido do texto literário de forma efetiva. Sequência básica de leitura proposta por Cosson (2014), que segue a motivação, a introdução, a leitura e a interpretação (interna e externa)  Processo A mãe da menina e a menina da mãe, Flávio de Souza (2001) Motivação: Disputa “À procura do tesouro perdido”; 2 Equipes; Charadas que demarcam o local da próxima pista; Montou-se um quebra-cabeça com a ilustração da capa do conto e cada aluno recebeu uma cópia do conto, como tesouro. Interpretação Interna: Questionário de análise linguística; Leitura do conto Beijos Mágicos, de Ana Maria Machado (2001); Questionário para comparação dos elementos dos dois contos Interpretação Externa: Escrita do desfecho do conto Mãe da Menina e a Menina da Mãe, em forma de quadrinhos. Introdução Um breve contexto sobre a vida do autor Flávio de Souza. Questionário sobre histórias/contos que os alunos gostam/ conhecem Leitura Ler o conto, mas sem o desfecho; Questionário sobre as características do gênero conto e sobre os elementos da narrativa Com a realização dessa pesquisa-ação, pudemos perceber que a leitura literária deve considerar as etapas da leitura, para desvendar as materialidades do texto literário e ampliar seu sentido por meio do diálogo do texto verbal com os conhecimentos de mundo do leitor. As experiências oportunizadas pelo subprojeto PIBID Letras/Português foram de suma importância para nós, pois, posterior a essa pesquisa-ação, sentimo-nos mais preparadas para escolher os materiais teóricos, didáticos e literários, para trabalharmos com nossos futuros alunos. Além disso, durante o nosso percurso de estudo, pautado na esteira de Micheletti (2000), Corsi (2015) e de Cosson (2014), percebemos que o grande desafio posto à escola é o de superar o contexto sócio- histórico à qual ela está submetida e de romper, ainda, com os pré-conceitos que os alunos têm ao que concerne a leitura do texto literário. Entretanto, apesar disso, os discentes participaram da abordagem proposta e, por fim, compreenderam a necessidade da leitura literária e da atribuição de sentido ao texto.