Biologia- 2º ano-Ensino Médio 2016 Professora Vanesca Souto Severo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REINO FUNGI REPRESENTANTES: os fungos
Advertisements

Fungos.
REINO FUNGI.
Reino Fungi Edilson Soares.
Professora Francine Mariotti
ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET PROFº CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS
Reino Fungi.
REINO FUNGI Amanita muscarina.
REINO FUNGI.
1. História Evolutiva dos Fungos
Reino Fungii Penicillium notatum.
fungos Características: São seres eucariontes.
REINO FUNGI.
REINO FUNGI.
Por que devemos estudar estes seres vivos?
Virus B1 – T3 (P ).
BIOLOGIA – YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima
Profª Marcia Conceição
Micologia: é o ramo da Biologia que estuda os fungos.
BIOLOGIA -Reino Fungi-
REINO FUNGI Prof. Edilson Soares
REINO FUNGI OS FUNGOS.
Prof.: Samuel Bitu.
Professora Fernanda Landim
Reino Fungi Disponível em: . Acesso em: 29 maio 2011.
Reino Fungi.
Fungos.
O MUNDO DOS MICRORGANISMOS
Reino Fungi.
REINO FUNGI Amanita muscaria.
Fungos REINO FUNGI.
FUNGOS Prof. Víctor Pessoa.
REINO FUNGI.
Fungos.
Professora Maria cecília Monteiro
DIVERSIDADE DE FUNGOS Luciano Garcia.
Reino Fungi.
Caderno 2 Professor Marcello
O Reino Fungi São Eucariontes Aclorofilados Heterótrofos por absorção
Pré vestibular Frei Seráfico
Profa. Debora S. Marini 2015 – 7° ano
Professor: Marcelo Correa
Reino Fungi.
REINO FUNGI.
Morfologia e ultra-estrutura de fungos
REPRESENTANTES: os fungos
FUNGOS.
FUNGI.
Reino Fungi e Liquen Professora Ana Carolina.
FUNGOS.
REPRODUÇÃO NOS FUNGOS Scheilla Bastos.
Cap. 8 e 9 – 1º SÉRIE EM Professora: Alexsandra Ribeiro
REINO FUNGI.
Fungos Estrutura - Unicelulares: fungo constituído de uma única célula eucarionte, heterotrófica e dotada de uma parede celular de quitina. Ex. Saccharomyces.
Reino Fungi Rosana Moraes.
O Reino Fungi São Eucariontes Aclorofilados Heterótrofos por absorção
Reino Fungi.
Fungos.
REINO FUNGI.
7º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
6º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
Reino Fungi Profª Ayesa Aseff.
Reino Fungi INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, IP DELEGAÇÃO REGIONAL DO NORTE CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE VIANA DO CASTELO.
Fungos META Expor as características gerais dos representantes do Reino Fungi, bem como destacar as justificativas que atestam a importância de se estudar.
Colégio Qui-mimo Fungos Apodrecem Quase Tudo Guanambi/BA.
REINO FUNGI ZACA/MAUÁ. Características Gerais:  Eucariontes;  Pluricelulares a maioria (hifas dando origem ao micélio);  Exclusivamente heterótrofos.
Reino Fungi Rosana Moraes.
REINO DOS FUNGOS.
Transcrição da apresentação:

Biologia- 2º ano-Ensino Médio 2016 Professora Vanesca Souto Severo REINO FUNGI Biologia- 2º ano-Ensino Médio 2016 Professora Vanesca Souto Severo

REINO FUNGI

CARACTERÍSTICAS GERAIS Eucariontes; Podem ser uni ou pluricelulares e são heterótrofos por absorção; Podem ter vida livre. Podem ser coloniais; há também parasitas; O glicogênio é a reserva energética; Reproduz-se de forma assexuada ou sexuada; Formam filamento de células chamados de hifas, sendo que um emaranhado de hifas recebe o nome de micélio.

HIFAS E MICÉLIOS

FUNGOS DAS NOSSAS CASAS Fungos crescendo em teto de banheiro (biodeterioração)  

EUA (FUNGO Stachybotrys chartarum ) MOFO NEGRO Problemas de saúde relacionados a casas e edifícios (sick building syndrome). 1993-1994: surto de hemorragia pulmonar em crianças de Cleveland, Ohio, cujas casas tinham esse fungo crescendo nas paredes.

IMPORTÂNCIA DOS FUNGOS Decomposição de matéria orgânica (decompositores de lignina, celulose - reciclagem de nutrientes em florestas) A atual situação é a possibilidade de limpar o lixo urbano, pois os fungos possuem um volume extraordinário de produção;

IMPORTÂNCIA BIOLÓGICA Destruição de produtos madeira: postes, estradas de ferro, navios, casas, etc. outros materiais: tecidos, lentes, discos

DOENÇAS DE PLANTAS perdas econômicas e sociais extinção de espécies em escala regional controle biológico de ervas daninhas (micoherbicidas)

MICOTOXINAS/FUNGOS VENENOSOS * ocratoxinas: Aspergillus ochraceous e Penicillium viridicatum - cereais - atrofia renal * aflatoxinas: Aspergillus flavus e A. parasiticus - grãos oleaginosos - câncer do fígado * fumonisinas: Fusarium moniliforme - milho - câncer do esôfago Existem fungos venenosos, que podem causar a morte ou alterações nervosas nas pessoas, como a espécie Amanita muscaria

FUNGOS NA MEDICINA Produção de antibióticos (Penicilina)- fungo Penicilium notatum Outros antibióticos como ampicilina, notatina e flavicina (Aspergillus flavus);

PRODUÇÃO DA DROGA CICLOSPORINA Suprime as reações imunológicas que causam rejeição de órgãos transplantados, reduzindo a probabilidade de rejeição, com a vantagem de não apresentar os efeitos colaterais indesejáveis de outras drogas usadas para esse fim. Tornou-se disponível em 1979, possibilitando o retorno às atividades de transplante anteriormente abandonadas.

PROPRIEDADES CICATRIZANTES Calvatia cyathiformis

FUNGOS PATOGÊNICOS

BLASTOMICOSE: infecção fúngica rara provocada pela inalação do fungo, Blastomyces dermatitidis, presente na madeira e no solo.

ALERGIAS A ESPOROS Esporos

CANDIDÍASE

CANDIDÍASE OU MONILÍASE VAGINAL Candida albicans

FUNGOS COMESTÍVEIS  

Pleurotus ostreatus (Cinza) Pleurotus pulmonarius

Lentinula edodes Flammulina velutipes (ENOKITAKE)

\ Pholiota nameko Stropharia rugoso annulata

Hericium erinasceus Agaricus bisporus

FUNGOS E QUEIJOS Certos fungos são empregados na produção de queijos, sendo responsáveis por seu sabor característico.

Penicillium Candidun (queijos camembert e brie) Penicillium roqueforti (queijos roquefort com leite de ovelha e gorgonzola com leite de vaca)

FUNGOS ALUCINÓGENOS Claviceps purpurea O LSD-25 (Dietilamida do Ácido Lisérgico) foi descoberto em 1943 por um cientista suíço, Albert Hoffman, que estudava alcalóides (substâncias encontradas nos vegetais) extraídos de fungos que atacam o centeio e cereais. Seu interesse pela ergotina baseava-se numa expectativa gerada desde a Idade Média, a propósito de uma peste que era conhecida, devido ao excessivo ardume que provocava na pele, como "fogo sagrado" ou "fogo de Santo Antão" - causada pelo contato direto com um fungo (um cogumelo conhecido popularmente por Ergot e que comumente cresce atado à planta do centeio). Esta substância foi ingerida acidentalmente pelo cientista, ao aspirar pequeníssima quantidade de pó, num descuido de laboratório, provocando estranhos efeitos como distorções visuais, perceptuais e alucinações

Psilocybe cubensis Ocorre nos pastos sobre esterco. As substâncias alucinógenas isoladas foram denominadas psilocaina e psilocibina e o efeito alucinógeno da ingestão dos cogumelos em geral provoca hilaridade e visões fantásticas em cores brilhantes, às vezes sono e depressão.

Psilocybe mexicana O uso desse cogumelo ficou famoso no México, onde desde antes de Cristo já era usado pelos nativos daquela região. Ainda hoje, sabe-se que o "cogumelo sagrado" é usado por alguns pajés. Dele pode ser extraído uma substância de poderosa alucinógena: a psilocibina

FUNGOS E PÃES As leveduras são fungos microscópicos, utilizados desde a antiguidade na preparação de alimentos e bebidas fermentados. O levedo Saccharomyces cerevisae, empregado na fabricação de pão e de bebidas alcoólicas fermenta acúcares para obter energia, liberando gás carbônico e álcool etílico. Na produção do pão é o gás carbônico que interessa; as bolhas microscópicas desse gás, eliminadas pelo levedo na massa, contribuem para tornar o pão leve e macio.

FUNGOS E BEBIDAS ALCOÓLICAS A produção dos diferentes tipos de bebida alcoólica varia de acordo com o substrato fermentado, com o tipo de levedura utilizada e com as diferentes técnicas de fabricação. A fermentação da cevada produz cerveja, enquanto a fermentação da uva produz vinho. Depois da fermentação, certas bebidas passam por processos de destilação, o que aumenta sua concentração em álcool. Exemplos de bebidas destiladas são a aguardente, ou pinga, obtida a partir de fermentado de cana-de-açúcar, o uísque, obtido de fermentados de cereais como a cevada e o centeio, e o saquê, obtido a partir de fermentados de arroz.

Lêvedo de cerveja (Saccharomyces cerevisae)  

FUNGOS E REFRIGERANTES Os refrigerantes são produtos fúngicos, porque a maioria tem ácido cítrico, produzido por um fungo, o Aspergillus lividus, que é usado industrialmente

FUNGOS COMO CONTROLE BIOLÓGICO DE PRAGAS Entomophthora muscae infecta moscas. O fungo se multiplica dentro do corpo da mosca adulta, que se torna enlarguecido e faixas amarelas dos esporos aparecem no abdomen.

Zoophthora radicans é um fungo comum que afeta um grande número de espécies de pragas. Raças têm sido isoladas de várias lagartas, destacando-se a traça da couve, cigarrinhas, pulgões e alguns besouros.

Beauveria bassiana é um fungo encontrado em algumas plantas e no solo Beauveria bassiana é um fungo encontrado em algumas plantas e no solo.É conhecido como o fungo branco porque as larvas de insetos infectados eventualmente se tornam brancos ou cinzas. A lista de pragas sobre as quais ele é usado é extensa: moscas brancas, pulgões, gafanhotos, cupins, besouros, percevejos, ácaros diversos. Não é seletivo a inimigos naturais atacando, por exemplo, joaninhas em geral. Para ser seletivo a insetos benéficos o fungo pode ser aplicado na forma de isca atrativa para atrair apenas a praga.

Metarhizium anisopliae é usado para controle de larvas de raízes como as da vaquinha do milho e besouros de raízes dos cítricos e outras culturas. Tem uma larga faixa de aplicação e é intensamente utilizado em pastagens e cana-de-açúcar no Brasil.      

Verticillium lecanii ocorre naturalmente e em abundância onde há cochonilhas sem carapaça atacando, tal como a cochonilha verde de citros e café. Na Europa é muito utilizado em estufas.

Neozygites floridana é muito conhecido como agente eficaz contra ácaros. Aparece como um crescimento em forma de pó sobre os ácaros e de cor marrom ou chocolate.

Nomuraea rileyi é ativo contra lagarta da panícula de sorgo,lagarta do cartucho do milho, lagarta da espiga do milho e lagartas da maçã do algodoeiro. Ocorre naturalmente em cultivos de soja no Brasil dizimando a lagarta da soja.

Fusarium spp. é um fungo que normalmente aparece atacando cochonilhas de carapaças em diversas árvores frutíferas.

Aschersonia aleyrodis é muito comum sobre colônias de moscas brancas de diversas espécies. Este fungo é um dos poucos que parece não necessitar de condições muito favoráveis para ocorrer em moscas brancas atacando cítricos. É de cor amarela ou laranja intensa parecendo-se com um olho de pássaro sobre ninfas dos insetos atacados.

FUNGOS MUTUALISTAS LÍQUENS MICORRIZAS

LIQUENS Os liquens ou líquenes são associações mutualísticas entre Fungos e algas. As hifas (Células dos fungos)revestem e protegem as gonídias(células das algas),formando um conjunto tão homogêneo e harmonioso que dá ao liquen o aspecto de um único organismo. A alga fornece ao fungo alimento e o fungo fornece a alga umidade e sais minerais. Os liquens reproduzem através dos sóredios, pequenos fragmentos contendo gonídias e hifas.

MICORRIZAS Micorrizas: Associação mutualística entre fungos e raízes de plantas angiospermas. O fungo obtém das raízes produtos como açúcares,aminoácidos e outras substâncias orgânicas,das quais se nutre.Por outro lado , o fungo aumenta a capacidade de a raiz absorver minerais escassos no solo.

Assexuada : Fragmentação; Brotamento; Esporulação REPRODUÇÃO Assexuada : Fragmentação; Brotamento; Esporulação Brotamento

Esporulação Os esporos são células de parede espessa especializadas na dispersão, são produzidos aos milhões e transportados pelo vento,  até atingirem um substrato  favorável, onde se desenvolvem num novo micélio. Estes esporos são geralmente libertados “explosivamente” e podem permanecer viáveis durante longos períodos de tempo.

Formação de esporos em Basidiomicetos

Sexuada : Plasmogamia = O núcleo haplóide de uma célula doadora funde-se com o núcleo haplóide de uma célula receptora, formando um zigoto. Posteriormente, por divisão meiótica, originam-se quatro ou oito núcleos haplóides, alguns dos quais se recombinarão, geneticamente.

Plasmogamia

Classificação

Filo Ascomycota (Ascomicetos) com mais de 30000 espécies, este filo inclui numerosos fungos familiares e com importância econômica, como as trufas, numerosos bolores verdes, amarelos e vermelhos. designação do filo deriva da estrutura produtora dos esporos sexuados, o ascocarpo, em forma de saco. Pertencem a este filo as leveduras, os únicos fungos deste grupo não filamentosos. Ascocarpo jovem com esporo

Filo Basidiomicota (Basidiomicetos) são incluídos neste filo mais de 16000 espécies, a maioria bem conhecida, como todos os cogumelos, as ferrugens e os carvões, importantes fitoparasitas. Muito importantes na decomposição de substratos vegetais, atingem 2/3 da biomassa não animal dos solos. Alguns fungos formam os corpos de Frutificação ou basidiocarpo(Local onde abriga inúmeras hifas férteis denominadas de basídios).Cada basídio produz quatro basídiosporos Cogumelo mostrando a sua estrutura miceliar e basidiosporo, localizado sob a umbrela do cogumelo

Filo Zigomicota (zigomicetos) com 765 espécies conhecidas, são fungos terrestres, a maioria saprófita ou parasita. A reprodução sexuada origina zigósporos no interior de um zigosporângio Pertence a este filo o bolor negro do pão ou da fruta, uma séria ameaça a qualquer material armazenado úmido e rico em glicídios. Outros grupos destes fungos de importância ecológica são a ordem Entomophthorales, parasita de insetos e por isso cada vez mais utilizada no combate a pragas da agricultura, Fungo Pilobus sp com zigosporângios

Filo Deuteromicota (Deuteromicetos) São fungos causadores de doenças.

CURIOSIDADES SOBRE OS FUNGOS O fungo Armillaria ostoyae, conhecido popularmente como cogumelo de mel, encontrado em novembro de 2000 sob o solo da Floresta Nacional de Malheur, no leste do estado de Oregon, nos Estados Unidos, é apontado pela ciência como o maior organismo já encontrado no planeta. De acordo com especialistas, há cerca de 2.400 anos, o fungo, que nasceu como uma partícula minúscula impossível de ser vista a olho nu, vem estendendo seus filamentos, os rizomorfos, entre as raízes das árvores.

O Armillaria ostoyae lembra um emaranhado de galhos pequenos e delgados, que formam uma rede sob a terra. Os filamentos se alimentam das árvores e no outono brotam do chão na forma de cogumelos amarelados

TAMANHO DO FUNGO GIGANTE Através de estudos de DNA e índices de taxa de crescimento, os cientistas descobriram que este fungo cobre uma área de 8,9 km² (formando um gigantesco Círculo das Fadas), equivalente a 1.220 campos de futebol. Embora alguns estudiosos afirmem que este organismo pode ter 2.400 anos de idade, pesquisas recentes com base no genoma do fungo, estima-se que ele pode ter 8 mil anos de idade. Estima-se que este fungo possa ter uma massa total de 605 toneladas

ALIMENTO PARA AS FORMIGAS Você já reparou numa fila de formigas carregando pedaços de folhas, quase sempre até maiores do que elas? Será que é para a sua refeição? Na verdade, as formigas transportam as folhas para dentro do formigueiro e as colocam em câmaras especiais chamadas 'panelas'. Esse material vegetal, por sua vez, é utilizado como meio de cultura de fungos, do qual as formigas se alimentam. Como os fungos se desenvolvem bem em lugares quentes e úmidos, o formigueiro é um local muito apropriado para o seu cultivo.

O fungo Phytophthora infestans foi responsável pela destruição das plantações de batata na década de 1840,na Irlanda.Na ocasião,800 mil pessoas morreram de fome e mais de 1 milhão migrou para os Estados Unidos.

O Aspergillus flavus produz um grupo de toxinas as aflatoxinas- que parecem ter notável papel desencadeador de tumores neoplásicos (Cânceres ) de fígado e de outros órgãos.

BRUXAS E FUNGO: MICOTOXICOSE É uma intoxicação pela ingestão de alimento contaminado com fungos ou toxinas; Visão fantasiosa de artista medieval sobre Santo Antônio, padroeiro das vítimas do ergotismo (alcalóide do esporão do centeio Claviceps purpurea) Quem comia pão contaminado contraía o fogo de Santo Antônio (espasmos, alucinações e falta de ar e vaso-constrição com até gangrena)

ERGOTISMO Várias audiências foram realizadas na procura das bruxas e dos “sinais” deixados nas supostas vítimas enfeitiçadas; Eventos relativos às Bruxas de Salem, cujos julgamentos em 1692 levaram a várias execuções, indicam que o ergotismo foi o responsável. Sintomas como sensações de formigamento ou picadas de formigas, distorções na face, paralisias, alucinações, ataques convulsivos e demência. Todos esses sintomas são consistentes com aqueles de vítimas de ergotismo. (Mary Matossian: ”Poisons of the Past”, 1991)

Obrigada pela atenção! Vanesca Souto Severo