I CONGRESSO DOS COLÉGIOS DE APLICAÇÃO DO PARANÁ I MOSTRA DE PRÁTICAS DE ENSINO DE ESTÁGIOS, DO PRODOCENCIA E DO PIBID DATA: 06, 07 de fevereiro de 2012.

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Transcrição da apresentação:

I CONGRESSO DOS COLÉGIOS DE APLICAÇÃO DO PARANÁ I MOSTRA DE PRÁTICAS DE ENSINO DE ESTÁGIOS, DO PRODOCENCIA E DO PIBID DATA: 06, 07 de fevereiro de 2012 LOCAL: ANFITEATROS DO CCH (Universidade Estadual de Londrina) ALFABETIZAÇÃO NUMA PERSPECTIVA LETRADA: O TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Elizabet Tramontin Silveira Camargo

ALFABETIZAÇÃO NUMA PERSPECTIVA LETRADA: O TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Elizabet Tramontin Silveira Camargo Centro de Atenção a Criança e ao Adolescente Reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha – Universidade Estadual de Ponta Grossa CAIC/UEPG GT01- Práticas de Ensino da Educação Infantil e Ensino Fundamental

... Aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade. (Paulo Freire) ALFABETIZAÇÃO NUMA PERSPECTIVA LETRADA: O TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Elizabet Tramontin Silveira Camargo

Objetiva Registrar a prática de Alfabetização numa perspectiva letrada realizada no contexto das séries iniciais do Ensino Fundamental. ALFABETIZAÇÃO NUMA PERSPECTIVA LETRADA: O TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Elizabet Tramontin Silveira Camargo

O título... Acredita-se que alfabetizar letrando, simultaneamente e indissociavelmente, seja o caminho para inserção da criança no mundo da escrita. ALFABETIZAÇÃO NUMA PERSPECTIVA LETRADA: O TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Elizabet Tramontin Silveira Camargo

Alfabetização: é a aquisição de uma tecnologia - a aprendizagem de um processo de representação: codificação de sons em letras ou grafemas e decodificação de letras ou grafemas em sons; Letramento: desenvolvimento de competências para o uso da tecnologia da escrita nas praticas sociais que as envolvem; Alfabetizar letrando: desenvolve habilidades necessárias para o uso da leitura e escrita nas práticas sociais em que está inserido;. ALFABETIZAÇÃO NUMA PERSPECTIVA LETRADA: O TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Elizabet Tramontin Silveira Camargo

Apresenta-se uma vivência enquanto coordenadora pedagógica durante a transição e efetivação do Ensino fundamental de 9 anos e reflexões sobre o letramento destacando os aspectos da linguagem escrita como um processo dinâmico e ativo nas práticas sociais em que a criança vive e convive durante sua vida. ALFABETIZAÇÃO NUMA PERSPECTIVA LETRADA: O TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Elizabet Tramontin Silveira Camargo

O que contribuiu na efetivação da Prática  Conhecimento significativo e Dinâmica contextualizada, desconsiderando-se uma prática mecânica e repetitiva: é o que dá significado ao que a criança lê e escreve, exigindo do professor novas formas de tornar o processo de ensino aprendizagem prazeroso.  Documentos lançados pelo governo para auxiliar na orientação pedagógica sobre o desenvolvimento curricular e a organização do trabalho pedagógico (para que o mesmo aconteça sem rupturas, com ensino de qualidade sem antecipar a antiga 1ª série de 8 anos); ALFABETIZAÇÃO NUMA PERSPECTIVA LETRADA: O TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Elizabet Tramontin Silveira Camargo

-  (Re)organização do Projeto Político Pedagógico contribuindo para que a criança sinta-se segura, num ambiente acolhedor e propício à aprendizagem sem causar tanto impacto na organização da ação docente e na transição da Educação Infantil para o ensino fundamental, acontecendo de forma natural;  Compreender a concepção de criança, vista neste processo como construtora, desde o início da sua vida;  A valorização da infância e desenvolvimento infantil onde o perfil da criança de 6 anos é visto pela imaginação, curiosidade e desejo de aprender de forma privilegiada de conhecer o mundo por meio principalmente do brincar; ALFABETIZAÇÃO NUMA PERSPECTIVA LETRADA: O TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Elizabet Tramontin Silveira Camargo

 O brincar como ferramenta pedagógica e o brincar espontâneo considerados como diferentes modos de brincar;  A escola com a função da sistematização do conhecimento – da leitura e da escrita – possibilitando a inserção da criança no mundo, numa concepção de alfabetizar letrando.  Um ponto importante no processo que não pode deixar de ser mencionado é o envolvimento dos pais  Então... Destaca os aspectos da linguagem escrita como um processo dinâmico e ativo nas práticas sociais em que a criança vive e convive durante sua vida. ALFABETIZAÇÃO NUMA PERSPECTIVA LETRADA: O TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Elizabet Tramontin Silveira Camargo

Descrição do processo/ Experiência:  Espaço privilegiado: planejamentos semanais com a equipe e professores;  Matriz curricular, objetivos, planejamento, atividade dos alunos devem estar em perfeita sintonia;  Diagnóstico de aprendizagem dos alunos;  Reorganização das ações mediante as necessidades;  O dia a dia de sala de aula é mediado pelo pedagogo.  O trabalho em sala de aula regado de leituras diárias, situações problemas com questões do cotidiano dos alunos, desenhos, textos, músicas, cantigas, brincadeiras, atividades lúdicas, jogos e outros...  A escola dá continuidade ao desenvolvimento da criança possibilitando a ela a compreensão e o sentido no processo garantindo seu direito de brincar ALFABETIZAÇÃO NUMA PERSPECTIVA LETRADA: O TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Elizabet Tramontin Silveira Camargo

 assuntos de interesse que irão investigar durante o ano letivo -temas significativos, da realidade - Projetos de trabalho (Hernándes, 1998).  O professor que já conhece o seu grupo, sabe de seus interesses, tem a autonomia para elencar uma temática que irá pautar o trabalho com os alunos.  O trabalho organizado dessa forma necessita de uma capacidade de gerenciamento do tempo por parte do professor de forma flexível e particular. Cada um conduz de acordo com seu ritmo e também do seu grupo de alunos.  Esgota-se a problemática da falta de material didático adequado. Pois a produção de materiais e atividades são pré-elaboradas e selecionadas nos planejamentos. ALFABETIZAÇÃO NUMA PERSPECTIVA LETRADA: O TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Elizabet Tramontin Silveira Camargo

A prática que vem sendo vivenciada, caracteriza-se em aspectos de modos de letrar e dos percursos desse processo percorridos pelas crianças. ALFABETIZAÇÃO NUMA PERSPECTIVA LETRADA: O TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Elizabet Tramontin Silveira Camargo Produção da criança após a professora realizar atividades na linha, no saguão da escola e contar a história “Como a girafinha Flor fez uma descoberta”; a “Cigarra e a Formiga” Atividades do Projeto TODAS AS COISAS TEM NOME que o grupo desenvolve. Atividades de leitura com diferentes portadores de textos devem ser diárias.

ALFABETIZAÇÃO NUMA PERSPECTIVA LETRADA: O TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Elizabet Tramontin Silveira Camargo A Correspondên cia Escolar e uma forma elaborada de comunicação, neces sidade de criar contextos significativos para a criança.

ALFABETIZAÇÃO NUMA PERSPECTIVA LETRADA: O TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Elizabet Tramontin Silveira Camargo Listas de compras ajudam a desenvolver habilidades de uso de leitura e escrita nas práticas sociais que envolvem atitudes em relação a esse aprendizado.

ALFABETIZAÇÃO NUMA PERSPECTIVA LETRADA: O TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Elizabet Tramontin Silveira Camargo Atividades contextualizadas onde o aluno experimenta situações significativas e diversificadas. Atividade do projeto “Todas As Coisas Tem Nome” valorizando o aluno favorecendo a autoestima, enfocando atividades sociais de aprendizagem.

ALFABETIZAÇÃO NUMA PERSPECTIVA LETRADA: O TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Elizabet Tramontin Silveira Camargo Texto cooperativo realizado pelos alunos no PROJETO FOLCLORE. Ao escrever no coletivo a criança aprende novos conhecimentos sobre a língua escrita. Também com o uso do Jogo das letras é fundamental explicitar a criança o sentido das palavras e sons enfatizando o que ela já possui.

ALFABETIZAÇÃO NUMA PERSPECTIVA LETRADA: O TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Elizabet Tramontin Silveira Camargo No Diagnóstico possibilita identificar as hipóteses sobre a língua escrita e com isso adequar o planejamento de acordo com as necessidades de aprendizagem de cada aluno e do grupo (a escrita da mesma criança em 6 meses). Propiciar atividades onde a criança escreva segundo suas hipóteses é fundamental para refletir sobre a escrita. Dicionário uma proposta para construção de palavras do contexto.

ALFABETIZAÇÃO NUMA PERSPECTIVA LETRADA: O TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Elizabet Tramontin Silveira Camargo O desenho não só como liberdade de expressão, mas também, resultado de atividade envolvendo aspectos cognitivos, representação da realidade, formação de conceito condição de linguagem e conhecimento construído Desenho Livre, textura gestual excelente meio de verificar o conhecimento

ALFABETIZAÇÃO NUMA PERSPECTIVA LETRADA: O TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Elizabet Tramontin Silveira Camargo Valorizar o Brincar como forma de aprendizagem. As brincadeiras são linguagens não verbais pelas quais as crianças se expressam demonstrando sua realidade e construindo conhecimento.

Ainda...  Atividades de leitura de histórias criadas pelas crianças e registradas pela professora;  Levantamento das propostas diárias com a participação dos alunos;  A cultura letrada sobressai com títulos de filmes que são discutidos e selecionados para assistirem;  A prática de bilhetes;  Problematizações a cerca de decisões que precisam ser tomadas pelo grupo nas assembleias inicial (manhã) e final (tarde);  Construção das normas disciplinares;  Jogos pedagógicos;  Brincadeiras ao ar livre;  A construção do número de forma lúdica com situações problemas do dia a dia; ALFABETIZAÇÃO NUMA PERSPECTIVA LETRADA: O TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Elizabet Tramontin Silveira Camargo

Resultados Obtidos  A criança cria uma leitura particular de mundo e deve ser respeitada em sua especificidade;  As relações que a criança estabelece no contexto deve ser articulada com a escola visando um aprendizado e bases qualitativas e dialógicas. Cada um, a sua maneira vai se construindo;  A prática pedagógica se efetiva oportunizando níveis qualitativos de aprendizagem;  O professor precisa ter fundamentação teórica para nortear sua prática em sala de aula com bom domínio numa dimensão inovadora e possibilitadora de articulação com o contexto da criança; ALFABETIZAÇÃO NUMA PERSPECTIVA LETRADA: O TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Elizabet Tramontin Silveira Camargo

REFERÊNCIAS BELLO, J. L. de P. A Pedagogia de Célestin Freinet. Rio de Janeiro, acesso em 07/01/12http:// BORBA, Â. M. O brincar como um modo de ser estar no mundo. In: BRASIL. Ensino Fundamental de 9 anos: orientações para a inclusão da criança de 6 anos de idade. 2 d. Brasília: MEC/SEB, BRANDÃO, C. F. ; PASCHOL, J. (org.) D. Ensino Fundamental de Nove Anos Teoria e Prática na sala de aula. São Paulo: Avercamp, BRASIL. Lei nº de 6 de fevereiro de Aprova o Ensino Fundamental de nove anos de duração. Diário Oficial [da] Republica Federativa do Brasil, DF, 7 de fev de CORSINO, P. As crianças de 6 anos e as áreas de conhecimento. In: Brasil. Ministério da Educação e Cultura Ensino Fundamental de Nove Anos: Orientações para a inclusão de crianças de 6 anos. Brasília: MEC/SEB DEMO, Pedro. Ser professor é cuidar que o aluno aprenda. Porto Alegre: Mediação, FREINET, C. Pedagogia do Bom Senso. São Paulo: Martins Fontes, FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: autores Associados; Cortez, 1989 (coleção polêmicas de nosso tempo). _________ Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, GONTIJO, C. M. M. Alfabetização: a criança e a linguagem escrita. Campinas, São Paulo: Autores Associados, (coleção Educação Contemporânea) HERNÁNDEZ, F. ; RODRIGUEZ, J. H. Transgressão e mudança na Educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed NUCCI, E. P. di. Alfabetizar letrando: Um desafio para o professor. In: Leite, S.A.S. Alfabetização e letramento: Contribuições para as Práticas Pedagógicas. São Paulo: Komedi, PARANÁ. Orientações para (re)elaboração, implantação e avaliação de proposta pedagógica na educação infantil. Curitiba: SEED, ________ Ensino Fundamental de 9 anos: orientações pedagógicas para os anos iniciais. (autores: Angela Mari Gusso...[et al.]; organizadores: Arleandra Cristina Talin do Amaral, Roseli Correia de Barros Casagrande, Viviane Chulel). –Curitiba, Pr : Secretaria de Estado da Educação p. ; 30cm. SOARES, M. B. Letramento e Alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n.25, p.78-94, jan/abril ______________ Letrar é mais do que alfabetizar: letrar/lecto-escrita/artigos/letrar%20%C3%A9%20mais%20que%20alfabetizar.pdf acesso In: 03/08/2011http:// letrar/lecto-escrita/artigos/letrar%20%C3%A9%20mais%20que%20alfabetizar.pdf WEBARTIGOS: Acesso In: ALFABETIZAÇÃO NUMA PERSPECTIVA LETRADA: O TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Elizabet Tramontin Silveira Camargo