Curso Básico de Hematologia para Iniciantes. Por Joice Raposo Ferreira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEMIAS.
Advertisements

Hemograma Monitoria de Bioquímica
Monitoria de Bioquímica e Laboratório Clínico
VCM = 84 fl (VR= ) HCM = 32pg (VR=30-34)
Faculdade de Biomedicina Disciplina de Laboratório Clínico
Prof. Dr. Paulo Roberto Moura Lima
INTRODUÇÃO À ANEMIA EM MEDICINA VETERINÁRIA
Anemias Fundação Universidade Federal do Rio Grande
Unidade 1- SISTEMA URINÁRIO
DOENÇAS ALIMENTARES Profª Adriana S. Nagahashi 2015.
ANEMIAS Prof. Michel Cukier FCM – HUPE - UERJ.
Diabetes Vívian Coura. Introdução Definição Síndrome metabólica caracterizada por hiperglicemia resultante de defeitos da secreção e/ou ação de insulina.
Faculdade de Ciências Farmacêuticas FBC 0522 – Fisiologia do Sistema Hematopoético Plaquetopenia Débora Cardoso Rodrigues Elaine Cabral Serrão Francisco.
Herança sem dominância, Co- Dominância, Alelos Letais e Polialelia
“PORQUE PREVENIR É MELHOR DO QUE REMEDIAR” APAE DE CONCÓRDIA.
AIDS Universidade Estácio de Sá Faculdade de Medicina Seminário Integrado – M8 Rio de Janeiro, Outubro de 2007.
ANATOMIA.
Curso Básico de Hematologia para Iniciantes.
Alimentação na Gestação. Gravidez Fenômeno fisiológico com várias transformações Finalidade das mudanças: Crescimento e desenvolvimento do feto e proteção.
ESTUDO TRANSVERSAL.
CASOS CLÍNICOS LARINGE. Nome: L.F.A Sexo: F Idade: 3m Menor trazida pela mãe ao ambulatório de Pediatria com queixa de ruído respiratório, o qual foi.
AGAFAL – Associação Gaúcha de Doença Falciforme “Conscientizando para o fim da Desigualdade” Dezembro/2012 Neusa Carvalho Palestra durante a “Apresentação.
GENÉTICA. Conceitos gerais Gene: fragmento de DNA que pode ser transcrito na síntese de proteínas.
 Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que ela devam ser únicas.  O fato de uma idéia ser ou não única não importa.
Síndromes Mielodisplásicas Juliana S.Lima
Anemia microcítica. Ferro Heme Hemoglobina Mioglobina Citocromos Ferro de depósito Ferritina hemossiderina Transporte de ferro Transferrina Enzimas.
Dra. Marisa Buriche Liberato
PM VIII - Hematologia André Marinho Antonio Moraes Bárbara Aquino.
RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES
EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. FILÓSOFOS GREGOS Leucipo (450 a. C.)  pensamento filosófico Viveu por volta de 450 a. C. (à de anos atrás) e dizia.
DOENÇAS DA TIREOIDE e O PACIENTE IDOSO
Nutrição Materno Infantil – UBM Profª. Jucimara Martins dos Santos.
Histologia – Introdução Professor Ms. Hélcio Marques Junior 1.
TERAPIA TRANSFUSIONAL
Conceitos Básicos e Diagnóstico em Dependência Química Processos Psicológicos Básicos III: Aconselhamento em Dependência Química Prof.ª Carla Eloá Ferraz.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Ana Gardênia.
BIOLOGIA Professora Cristiane C. Camargo. BIOLOGIA Capítulo 10: Nutrição.
Demências Potencialmente Reversíveis ou Evitáveis (PREV) Residente: Camila Campitelli Fernandes Preceptora: Jussane Cabral Mendonça.
Anemias Caroline Sado nº 16 Caroline Salles Figueiredo nº 17 Daniel Almeida de Oliveira nº 18 Desirée Francinni Del Frari nº 20 Élcio Takeshi Matsumoto.
HEMATÚRIA Aricio Treitinger Sangramento Contaminação Lesão mecânica Litíase renal Cistite Pielonefrite Glomerulonefrite Tumores.
VÍRUS HIV E AIDS.
Tratamento de extenso cisto inflamatório em maxila
MARCADORES DAS HEPATITES VIRAIS José Wilson Zangirolami Infectologista Médico do GVE XXI Professor de infectologia da UNOESTE.
Pode ser considerado um tecido conjuntivo; * Funções do sangue no organismo * Transporte de hormônios; Proteção do corpo; Transporte de O2 e nutrientes.
FEBRE.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
O Nascimento Psicológico da Criança
O que é anemia ? A anemia é uma deficiência que afeta negativamente a produção de hemoglobina (substância presente nos glóbulos vermelhos do sangue).
O ÁTOMO. Modelos atómicos Teoria atómica de Dalton A matéria é formada por partículas muito pequenas designadas por átomos; Os átomos são indivisíveis.
Curso Básico de Hematologia para Iniciantes. Por Joice Raposo Ferreira.
Enf:saray.
MED B26/27 Debate Patologia Celular e Degenerações
RADIAÇÃO GAMA (RAIOS GAMA) Por : Matheus Luz. Os raios gama também conhecidos por Radiação gama e simbolizados por (γ), é um tipo de radiação eletromagnética.
Metabolismo do Ferro Ferro é um metal de transição mais importante para os seres vivos. Participa na síntese da hemoglobina e elaboração das hemácias.
INTERPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS
Bases Biológicas do Comportamento. Adaptação Processo lento, que envolve muitas gerações de indivíduos de uma mesma espécie.
ESTABELECIMENTO DA IDADE DENTÁRIA PELO MÉTODO DE DEMIRJIAN EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES INFECTADOS PELO HIV. PEROTTA, M.*; GLEISER, R. Disciplina de Odontopediatria.
PREDNISONA Luany Mesquita – I1 Junho/2009. Classe: glicocorticóide síntético Composição: 5 ou 20mg de prednisona, lactose, amido de milho, polividona.
ICTERÍCIA NEONATAL. Conceitos: Icterícia Precoce = < 24h Icterícia Tardia = > 24h Icterícia por BI (não conjugada): Hiperbilirrubinemia indireta neonatal.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
Hereditariedade Unidade 3 Planeta Terra — 9.º ano.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Disciplina de Clínica Médica II Seminário DOENÇA RENAL Professor Manoel Ricardo Aguirre de Almeida.
INTERAÇÃO ALÉLICAS E NÃO ALÉLICAS
Paracoccidioidomicose
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PATOLOGIA
Anemia na Infância. Definição de anemia É o processo patológico no qual a concentração de hemoglobina (HB), contida nos glóbulos vermelhos encontra- se.
Camilo Piran João Pedro Machado Luiz Felipe Pimentel.
ESTUDO DAS ANEMIAS PARTE I
Peculiaridades do Hemograma
Transcrição da apresentação:

Curso Básico de Hematologia para Iniciantes. Por Joice Raposo Ferreira.

Curso gratuito para interessados no assunto. Aqui serão abordados tópicos gerais, com o objetivo de iniciar o estudante na hematologia, ou ainda, revisar conceitos para progredir em seus estudos.

Introdução. Nessa aula falaremos sobre anemias.

O que é anemia? É definida como uma diminuição de hemoglobina e ou hemácias no sangue periférico. Os valores mínimos aceitáveis são de 12,0 g/dl para as mulheres e 13,5 g/dl para os homens. A anemia não se constitui um diagnóstico, mas sim um sinal da presença de doença.

Como diagnosticar uma anemia? Após analisar os sinais e sintomas clínicos (palidez das mucosas, taquicardia, dispnéia aos esforços, fraqueza, palpitações, cefaléias, etc), verificar o resultado da dosagem de hemoglobina e de hemácias, índices hematimétricos e morfologia das hemácias.

Quais são os Índices Hematimétricos? VGM (Volume Globular Médio); HGM (Quantidade média de hemoglobina, em peso, nas hemácias); CHGM (Concentração média de hemoglobina nas hemácias); RDW (Distribuição gráfica das hemácias de acordo com o volume globular). Quando falarmos mais especificamente de exames laboratoriais, esses termos serão explicados.

Como Classificar as Anemias? Assim que confirmada a suspeita de anemia, temos que classificá-las: Quanto ao volume da hemácia: normocítica, macrocítica e microcítica; Quanto a forma da hemácia (morfologia): poiquilocitose e anisocitose; Quanto a quantidade de hemoglobina nas hemácias: Normocrômica, hipocrômica e anisocrômica.

Formas e tamanhos das hemácias.

Causas de Anemia: Falta de produção de hemácias: - Aplasia de medula óssea; - Falta de nutrientes (megaloblástica, ferropriva); - Produção defeituosa de hemácias; - Substituição do tecido hemopoiético (necrose, fibrose, neoplasia). Excesso de destruição de hemácias: - Anemias hemolíticas; - Hemorragias; - Hiperesplenismo.

Importância da Contagem de Reticulócitos: Reticulócitos são hemácias imaturas que permanecem no sangue periférico durante 24 e 48 horas. É marcador de hemólise, sua indicação é avaliar a medula óssea e diferenciar anemia hemolítica da não-hemolítica. Auxilia na avaliação de perda sanguínea e resposta da medula óssea a anemia. Valores de referência: Adulto: 0,5 a 2% Criança: 2,0 a 6,0%

*Coloração supra-vital, utilizada para pesquisa de reticulócitos.

Algumas Anemias: Anemias Hemolíticas: - Normocrômica e normocítica; - Destruição excessiva ou hemólise de hemácias; - Causas: veneno de cobra, infecções (malária), alterações congênitas de hemácias, imunológica (incompatibilidade do fator Rh);

Anemia falciforme: - Alteração na hemoglobina; - Genética; hemácias assumem forma de foice à baixa concentração de O2; - Maior incidência em negros e mulatos; Doença hemolítica do recém-nascido: - Mãe Rh negativa, com anticorpos para o antígeno D. Há hemólise maciça no feto.

Anemia megaloblástica: - Macrocítica e normocrômica; - Deficiência de ácido fólico ou vitamina B12: deficiência alimentar, falta de absorção; - Presença de corpúsculos de Howell-Jolly. Anemia aplásica: - Normocrômica e macrocítica; - Agentes químicos (inseticidas, drogas), físicos (radiação), biológicos (hepatite), idiopática.

*Corpos de Howell-Jolly: São inclusões eritrocitárias, arredondadas, de tamanho médio, compostas de DNA que apresentam características tintoriais iguais às do núcleo. O corpúsculo de Howell-Jolly é um fragmento de material nuclear. Pode resultar de Cariorrexe (fragmentação do núcleo) ou de expulsão nuclear incompleta. A formação destes corpos está aumentada nas anemias megaloblásticas e no hipoesplenismo.

Anemia Sideroblástica: - Acúmulo de ferro na mitocôndria das hemácias jovens; - Hipocromia com ferro sérico alto (diferencial da anemia ferropriva); - Suspeitou de anemia sideroblástica? Fazer mielograma e verificar a presença de sideroblastos em anel.

Talassemia ou Anemia de Cooley: - Doença hereditária autossômica recessiva que acomete o sangue; - Anemia leve ou severa, decorrente da hemoglobina reduzida e menor quantidade de hemácias que o normal; - Existem dois tipos de talassemia: 1) α-talassemia: quando o defeito genético está na cadeia α da hemoglobina. 2) β-talassemia: quando o defeito genético está na cadeia β da hemoglobina. - Talassemias maiores: esse quadro é mais raro, a anemia é severa, iniciando-se nos primeiros meses de vida do indivíduo, acompanhada de icterícia, deformidades ósseas e esplenomegalia; - Talassemias menores: há a presença de discreta anemia, com a qual o indivíduo pode conviver normalmente, sendo que algumas vezes nem anemia existe; - Exames laboratoriais: Que pesquisem a hemoglobina, como por exemplo a cromatografia; - Presença de hemácias em alvo.

Por hoje é só, pessoal! Semana que vem falaremos sobre as Leucemias. Até breve!!!