OpenAIRE e diretrizes para o Acesso Aberto aos resultados da investigação financiada: Horizonte 2020 e 7º PQ Pedro Príncipe Open Access no Horizonte 2020.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Infoday Marie Curie Actions – Individual call 2013
Advertisements

COMO DEPOSITAR? REPOSITÓRIO UL AUTO-ARQUIVO DIVISÃO DE DOCUMENTAÇÃO 14 a 25 de MARÇO de 2011.
Clara Boavida | UMinho A rede de acesso aberto dos países do Mediterrâneo 22 Outubro 2012 | Workshop Nacional.
A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
NORMA Documento que formaliza certo nível de consenso a respeito do que foi discutido. Aquilo que é estabelecido como base para a realização ou avaliação.
Contributos para uma Caracterização Os Estudantes Estrangeiros Nacionais de Países da CPLP no Ensino Superior em Portugal: Isabel Pedreira Cláudia Roriz.
Renovação dos Normativos do CNE. O QUE É O P ROJETO T ORRE ? O Projeto Torre, pretende ser um modelo de Renovação do Edifício Normativo do CNE. Ao rever.
PROJETO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI – 6º REUNIÃO DO CSDP AVANÇOS DO PROJETO NO BRASIL Júlio Thadeu.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
BVS Odontologia Brasil Lúcia Maria S.V. Costa Ramos SDO/FOUSP III Reunião do Comitê Técnico da Biblioteca Virtual em Saúde Brasil São Paulo, 10 de junho.
Este documento é propriedade intelectual da PT e fica proibida a sua utilização ou propagação sem expressa autorização escrita. Cidadania Empresarial O.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
SAMUEL MARTINS Experiência Educast na U.Porto Unidade Novas Tecnologias Departamento Universidade Digital Universidade do Porto.
BVS Brasil: Panorama da Rede ePORTUGUÊSe São Tomé 27 de setembro de 2011.
AVALIAÇÃO DAS NÃO CONFORMIDADES NOS SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO NOS MUNICÍPIOS ASSOCIADOS À ARES PCJ 9° CONGRESSO BRASILEIRO.
Apresentação da Candidatura31 de Maio de 2005 Aprovação da Candidatura27 de Março de eurosCusto Total do Programa (c/privado*) Contribuição.
As funções do IFDR no QREN As exigências do Compliance Assessment Conversas ao almoço de 9 de Julho Joana do Ó.
Plano de Ensino, Recados Importantes & Exercícios Curso Hands-on de Gestão de Projetos Eduardo Montes, PMP.
Mesas redondas sobre Políticas de Coerência Regulatória Relações Bilaterais Brasil – Estados Unidos e Políticas de Coerência Regulatória João Augusto Baptista.
Conselho Editorial do Ministério da Saúde 36ª Reunião Ordinária do Conselho Editorial do Ministério da Saúde Brasília, 11 de agosto de 2009.
O Profissional da Informação frente aos novos desafios Margarida Meira.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO SETOR SANEAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS HIDROENERGÉTICOS Poços de Caldas, 26 de Maio de 2015.
A Rede BVS no Brasil Cláudia Guzzo Coordenadora Projetos e Instâncias da BVS BIREME/OPS/OMS I Reunião do Comitê Técnico da BVS.
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
O uso de blogs no ensino de ciências TATIANA NAHAS
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Secretaria da Administração do Estado da Bahia GESTÃO DE PESSOAS.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
Repositório Institucional da Universidade de Aveiro: depósito de publicações e integração com outros sistemas Sessão de esclarecimento “Open Access no.
PRODUÇÃO INTELECTUAL NA UFRGS Capacitação no Uso do SABi
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Como identificar direitos autorais e licença Creative Commons para disponibilizar artigos de PI no Lume.
Diretório de Eventos em Ciências da Saúde - DirEve Sarah Maria Viola de Oliveira Fontes de Informação Referenciais - FIR PFI/BIREME/OPS/OMS São Paulo,
17 de agosto de 2015 ORDEM CRONOLÓGICA DE EXIGIBILIDADES.
Apresentação do CBIS “A INFORMÁTICA TRANSFORMANDO A SAÚDE”
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
A Rede BVS no Brasil: contextualizando a BVS Saúde Pública Cláudia Guzzo Coordenadora PFI / Monitoramento das Instâncias e Projetos BVS BIREME/OPS/OMS.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Objectivo da reunião Porquê? ■ Credibilidade; ■ Avaliação; ■ Preparação; ■ Autonomia. Uniformizar modelos de validação das fontes documentais em trabalhos.
RI-Br: Proposta de um Sistema Web de Repositório Institucional Breno A. L. Andrade, Moara S. Brito, Pablo F. Matos e Alberto S. Rebouças
SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO Subsecretaria de Planejamento Governamental MONITORAMENTO.
OLIVEIRA, JANE S.; QUEIROZ SALETE L. Comunicação e Linguagem Científica: guia para estudantes de química, Campinas: Átomo, 2007, 109 p. Capítulo 4: LOCALIZANDO.
Recursos de informação na UAb: Portal b-on: sistema de pesquisa.
Bancos de dados bibliográficos e WWW Renata Kirkwood, Ph.D. Claudio Marcos B. Magalhães, Esp.
MANUAL PARA O AUTOARQUIVAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNESP.
EPORTUGUÊSe – junho de |1 | A iniciativa ePORTUGUÊSe e oportunidades para os países de língua portuguesa BIREME/OPAS/OMS - São Paulo.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL ISO e EMAS Nível I – SensibilizaçãoSensibilização.
Modelos e Desafios para Comercio Eletrônico Rogerio Cid Bastos
Detalhamento da Norma de Sistema de Gestão Ambiental: NBR ISO 14001:2004 Prefácio Introdução 1 Objetivo e campo de aplicação 2 Referências normativas 3.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
BOAS PRÁTICAS NO ENSINO SUPERIOR Aveiro, 20 de Maio 2016 INCLUSÃO GRUPO DE TRABALHO PARA O APOIO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR V SEMINÁRIO.
1  Enquadramento  Resultados  Desenvolvimentos futuros Informação Estatística sobre Comunicações Electrónicas.
B RASIL 2035 Oficina Dimensão Econômica - Financiamento de Longo Prazo Definição das Sementes de Futuro.
TEMA: As Empresas e os Estados nos Fundos Europeus Destinados ao Crescimento Azul Nome: Estela Santos –
Introdução a Análise de Redes Sociais de Informação Aula 01 Dalton Martins Laboratório de Políticas Públicas Participativas Gestão da.
SERVIÇO DE MELHORIA CONTÍNUA, 6 Outubro de O Serviço de Melhoria Contínua.
A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação Profa. Angela M Belloni Cuenca Informação e Comunicação 2015.
Divulgação de periódicos retrospectivos publicados pela UFBA: disponibilização na Biblioteca Digital do Sistema de Bibliotecas da UFBA Vania Cristina Sousa.
Cincinato Marques de Souza Junior
This project has been funded with financial support from the European Union. This publication reflects the views only of the author, and the Commission.
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO DE BOAS PRÁTICAS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEITEIRA Rogerio Morcelles Dereti¹, Maira Balbinotti Zanela², ¹ Embrapa.
Avaliação dos indicadores de prescrição e de acesso a medicamentos no sistema único de saúde de um município da região da AMUREL Juliana Medeiros de Souza.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Biblioteca Central CAPACITAÇÃO NO USO DO SABi PARA BIBLIOTECÁRIOS DO SBUFRGS.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO - MEC Portal de Periódicos Capes PNAS - Proceedings of the.
Evolução da BVS nos Países ePORTUGUÊSe Cláudia Guzzo BIREME/PAHO/WHO - São Paulo.
7º Programa-Quadro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico ( ) GPPQ – Gabinete de Promoção do 7º Programa-Quadro de I&DT Gabinete de Promoção.
URBACT III REDES DE IMPLEMENTAÇÃO. Principais atividades do NUP  Comunicar sobre o Programa URBACT e informar os potenciais beneficiários  Disseminar.
Núcleo de Apoio Técnico Científico Biblioteca do CPqRR Procedimentos Operacionais Padrões – POPs EQUIPE: Chefia Omar dos Santos Carvalho - Vínculo: Servidor.
Transcrição da apresentação:

OpenAIRE e diretrizes para o Acesso Aberto aos resultados da investigação financiada: Horizonte 2020 e 7º PQ Pedro Príncipe Open Access no Horizonte Universidade de Aveiro, 18 junho /2

Tópicos Diretrizes para o Acesso Aberto aos resultados da investigação financiada no âmbito do Horizonte 2020 e 7º PQ OpenAIRE – infraestrutura que implementa as políticas Serviços e ferramentas da infraestrutura de Acesso Aberto para a Europa Open Access no Horizonte Universidade de Aveiro, 18 junho 20142

Políticas Open Access no UE Open Access no Horizonte Universidade de Aveiro, 18 junho 20143

Políticas Open Access na UE Open Access no Horizonte Universidade de Aveiro, 18 junho 20144

Projecto-piloto Open Access do 7º PQ Conselho Europeu de Investigação [ERC em dezembro de 2007 e 7ºPQ em agosto 2008] REQUER AOS INVESTIGADORES O DEPÓSITO DAS PUBLICAÇÕES NUM REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL OU DISCIPLINAR. Aplica-se a artigos que: possuam revisão por pares; resultem de investigação financiada pelo ERC ou numa de 7 áreas temáticas do 7ºPQ (energia, ambiente, saúde, tic, infra-estruturas de investigação, ciências na sociedade, ciências socioeconómicas e humanidades); tenham um acordo assinado depois de Agosto de 2008 (cláusula especial 39). Open Access no Horizonte Universidade de Aveiro, 18 junho 2014

Open Access no Horizonte 2020 O PEN A CCESS DEFINIDO COMO PRINCÍPIO GERAL NO H ORIZONTE 2020 APRESENTADO E EXPLICADO: no regulamento e nas regras de participação. nas disposições aplicáveis no acordo de subvenção: artigo 29: ”Dissemination of results - Open Access - Visibility of EU funding” (p )

Depositar uma cópia legível por máquinas da versão publicada ou da versão final com revisão por pares aceite para publicação num repositório digital de publicações científicas. Open Access no Horizonte Open Access no Horizonte Universidade de Aveiro, 18 junho 2014

Open Access no Horizonte 2020 Duas vias para o Acesso Aberto: Publicações de Acesso Aberto ou auto-arquivo são consideradas vias válidas e complementares. Depósito num repositório mesmo no caso de publicações de Acesso Aberto Custo de publicação Open Access: Elegibilidade dos custos de publicação OA no decorrer do projeto. Licenças: Encorajamento aos autores no sentido de reterem os direitos de autor e acordarem com os editores utilização adequada de licenças (ex. Creative Commons). Open Access no Horizonte Universidade de Aveiro, 18 junho 20148

Open Access no Horizonte 2020 O que depositar: UMA CÓPIA LEGÍVEL POR MÁQUINA DA VERSÃO PUBLICADA  versão final do editor, incluindo todas as modificações do processo de revisão pelos pares, copyediting e edição gráfica, e alterações de formatação (geralmente um documento PDF). OU VERSÃO FINAL COM REVISÃO PELOS PARES ACEITE PARA PUBLICAÇÃO  versão final do artigo com revisão pelos pares aceite para publicação numa revista, incluindo todas as alterações do processo de revisão pelos pares, mas ainda não formatado pelo editor (também conhecido como versão de "post-print").

Open Access no Horizonte 2020 Onde depositar: Os investigadores devem depositar num repositório digital de publicações científicas à sua escolha: REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA INSTITUIÇÃO DE AFILIAÇÃO. OU REPOSITÓRIO DISCIPLINAR/TEMÁTICO ADEQUADO. OU REPOSITÓRIO CENTRALIZADO, EX. O REPOSITÓRIO ZENODO DISPONIBILIZADO PELO PROJETO OPENAIRE.

Open Access no Horizonte 2020 Quando depositar: Devem depositar o mais cedo possível em publicação e assegurar o acesso aberto à publicação depositada, via repositório:  em publicação, se é uma versão eletrónica disponível gratuitamente através da editora,  no prazo de seis meses da publicação (12 meses para publicações das ciências sociais e humanas) em qualquer outro caso.

Open Access no Horizonte 2020 Metadados: Os beneficiários devem também assegurar o livre acesso aos metadados bibliográficos da publicação depositada. Os metadados devem estar num formato padrão e incluir: os termos ["European Union (EU)" e "Horizon 2020"] ["Euratom" e Euratom research and training programme "]; o nome da ação, sigla e número do acordo; a data de publicação e duração do período de embargo(se for o caso) e um identificador persistente.

Projeto-piloto de Dados Científicos Abertos Linhas de orientação: Projeto-piloto que visa melhorar e maximizar o acesso e a reutilização dos dados de investigação gerados por projetos. Nos projeto participantes no piloto é requerido o deposito de dados de investigação: Os dados, incluindo metadados associados, necessários para validar os resultados apresentados em publicações científicas, logo que possível; Outros dados, incluindo metadados associados, conforme especificado e dentro dos prazos estabelecidos no plano de gestão de dados. Áreas científicas com participação no piloto: Future and Emerging Technologies Research infrastructures – part e-Infrastructures Leadership in enabling and industrial technologies – Information and Communication Technologies Societal Challenge: Secure, Clean and Efficient Energy – part Smart cities and communities Societal Challenge: Climate Action, Environment, Resource Efficiency and Raw materials – except raw materials Societal Challenge: Europe in a changing world – inclusive, innovative and reflective Societies Science with and for Society (Projetos de outras áreas podem aderir voluntariamente). 13

ENQUADRAMENTO Open Access no Horizonte Universidade de Aveiro, 18 junho

INFORMAÇÃO DE APOIO DA CE EC Open Access Factsheet: 0/files/FactSheet_Open_Access.pdf Guidelines on Open Access to Scientific Publications and Research Data in Horizon _manual/hi/oa_pilot/h2020-hi-oa-pilot-guide_en.pdf Open Access no Horizonte Universidade de Aveiro, 18 junho

INFRAESTRUTURA OPEN ACCESS DA EUROPA Open Access no H Open Access no 7ºPQ Projeto-piloto de dados abertos Open Access no Horizonte Universidade de Aveiro, 18 junho

POLÍTICAS OPEN ACCESS OpenAIRE implementa as na União Europeia Open Access no Horizonte Universidade de Aveiro, 18 junho

Evolução do mandato OA da CE Piloto OA do 7ºPQ (2008) Acordos com Claúsula Especial 39 20% das áreas do programa Depósito em repositórios Orientações OA do ERC: Depósito em repositórios (disciplinar ou institucional) e periodo de embargo. Horizonte 2020 (2014) Todos os acordos 100% das áreas do programa Depósito em Repositórios Projeto-piloto de Dados Científicos Abertos Open Access no Horizonte Universidade de Aveiro, 18 junho

O que é OpenAIRE? Uma infraestrutura participativa de Open Access na Europa para gerir publicações científicas e informação associada por via de uma rede de repositórios. Agrega publicações Open Access e interliga-as com a informação de financiamento e os conjuntos de dados científicos. Disponibiliza serviços de helpdesk e diretrizes técnicas de apoio para todos os parceiros envolvidos. 19Open Access no Horizonte Universidade de Aveiro, 18 junho 2014

UMA INFRAESTRUTURA PARTICIPATIVA DE OPEN ACCESS NA EUROPA para gerir publicações científicas e informação associada por via de uma rede de repositórios

UMA INFRAESTRUTURA EM EXPANSÃO NA rede de países, serviços e repositórios, estando em curso o processo de amplificação da sua missão de implementação das políticas de Acesso Aberto da União Europeia

DISPONIBILIZA APOIO, GUIAS E APLICAÇÕES para investigadores, gestores de projetos e repositórios, decisores políticos e financiadores.

Open Access no Horizonte Universidade de Aveiro, 18 junho

Quem beneficia? Open Access no Horizonte Universidade de Aveiro, 18 junho Investigadores que acedem, depositam, partilham e ligam resultados de investigação. Iniciativas Nacionais OA para estabelecer, implementar ou alinhar políticas de dados científicos. Gestores de repositórios para aumentar a visibilidade do conteúdo do repositório. Decisores políticos e financiadores para monitorizar os resultados da investigação financiada. Gestores de ciência para apoiar na realização de relatórios, estatísticas e disseminação. Editores para aumentar a sua visibilidade e dos resultados da investigação publicados. Potenciais fornecedores de dados que queiram explorar a interligação da sua investigação.

Infraestrutura de Rede de Repositórios

PORTUGAL publicações 35 repositórios Open Access no Horizonte Universidade de Aveiro, 18 junho

LIGAR OpenAIRE é sobre Publicações a projetos Open Access no Horizonte Universidade de Aveiro, 18 junho

Rede de repositórios na prática REPOSITÓRIO Enviar o artigo para o editor Artigo final do autor Publicações agregadas na infraestrutura OpenAIRE Publicações agregadas na infraestrutura OpenAIRE Open Access no Horizonte Universidade de Aveiro, 18 junho 2014

Depósito no repositório 29 Open Access no Horizonte Universidade de Aveiro, 18 junho 2014 Identificação do projeto FP7 / H2020

+ de 8 milhões de publicações 7 milhões de autores 470 repositórios Ligação aos projetos de 2 financiadores (CE e Wellcome Trust) Interligação a 700 conjuntos de dados referência a organizações Sistema Integrado de Informação Científica ORGANIZAÇÕES PROJETOS AUTORES DATASETS PUBLICAÇÕES DATA PROVIDERS SciCom Porto

PORTAL WEB Open Access no Horizonte Universidade de Aveiro, 18 junho Informação de publicações, dados, autores… dos projetos, das organizações e das fontes dos dados…

Serviços e ferramentas – PARTICIPAR

Serviços e ferramentas - REPOSITÓRIOS

Serviços e ferramentas - REPOSITÓRIOS

Serviços e ferramentas - REPOSITÓRIOS

Serviços e ferramentas - ORGANIZAÇÕES

Serviços e ferramentas - PROJETOS

Boas práticas - PROJETOS

PORTAL WEB Open Access no Horizonte Universidade de Aveiro, 18 junho Informação de publicações, dados, autores… dos projetos, das organizações e das fontes dos dados…

Serviços e ferramentas - ESTATÍSTICAS

Repositório (órfão) de publicações e dados científicos 41 Open Access no Horizonte Universidade de Aveiro, 18 junho 2014

Serviços de apoio Open Access no Horizonte Universidade Nova, 28 Março

facebook.com/groups/openaire linkedin.com/groups/OpenAIRE SALA DE ATOS DA REITORIA DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO, 18 JUNHO 2014