Boas Práticas de Gestão Internacional dos Governos Subnacionais Brasileiros Prefeitura de Belo Horizonte Encontro Cooperação Internacional Descentralizada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
Advertisements

Secretaria de Desenvolvimento Territorial- SDT Departamento de Gestão Territorial – DETER Coordenação Geral de Planejamento Territorial - CGPT Estratégia.
MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,
Conjunto de projetos e ações voltadas para o aprimoramento do conhecimento, da inovação, da qualidade de vida buscando a construção de saberes, o desenvolvimento.
CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS.  Criado em 1994 com o objetivo de auxiliar no processo de internacionalização das empresas catarinenses  É coordenado.
SESSÕES PARALELAS - 17 DE NOVEMBRO 16:00 – 17:30h PROFISSIONAL DO FUTURO Coordenador: Márcio de Miranda Santos - CGEE Relator: Luiz Roberto Liza Curi -
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 2012 Por uma cidade mais justa e sustentável.
Teodora Tavares Curriculum vitae. Experiência Mais de 20 anos de advocacia em consultoria a empresas privadas e a entidades do terceiro setor, nas áreas.
Belo Horizonte, uma Cidade Cada vez Melhor !. População por Região Administrativa de Belo Horizonte.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
CEARÁ NÓS SOMOS  21 Microrregionais de Saúde  184 Municípios com ações de VISA descentralizadas : 39 com a gestão das Ações de Média Complexidade e 145.
Ministério do Meio Ambiente Ministério das Cidades Estratégia de Apoio à Gestão Ambiental Urbana no Brasil.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
GESPUBLICA Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
Itumbiara, 20 de junho de 2013 Estrutura e atribuições do CBH Paranaíba.
Pensando a governança do PAM: A Formulação Participativa de um Modelo de Diálogo para a Macrometrópole Cid Blanco Jr Assessor Técnico para o Brasil Escritório.
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
‘Promovendo Políticas de Construção Sustentável na América do Sul’ Belo Horizonte, 13 de Agosto de 2009.
Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais FIEMG.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
Controladoria Geral da União / Regional Paraíba Rodrigo Márcio Medeiros Paiva A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO NOS MUNICIPIOS.
XVII Encontro Nacional do CONGEMAS Estruturas, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social.
4º Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos – FIESC – 15/9/2010 Visão estratégica e projetos futuros 4° Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos.
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
SINDIVEST – GESTÃO 2012 / NOSSO SINDICATO O Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento representa um setor.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
Escola Nacional de Administração Pública Educação a Distância na Escola Nacional de Administração Pública Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento Coordenadora-geral.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
Internacionalização do Agronegócio Brasileiro. Esquema da apresentação Internacionalização Inserção internacional da agricultura brasileira Oportunidades.
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA.
A Rede BVS no Brasil Cláudia Guzzo Coordenadora Projetos e Instâncias da BVS BIREME/OPS/OMS I Reunião do Comitê Técnico da BVS.
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
TEMA 9 Aula 24. AULA 22, 23 E 24 Políticas do setor turístico nas esferas municipal e estadual  Políticas nas esferas (o município e o turismo)  Gestão.
O principal objetivo deste programa é articular os projetos e ações de valorização do servidor, oferecendo melhorias no ambiente e na vida funcional.
ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. MICRO E PEQUENAS NA ECONOMIA BRASILEIRA Mais de 95% do total de empresas no País.
SEBRAE PERNAMBUCO. O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento.
Simplás Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho representa empresas de 8 municípios da região 500 empresas filiadas mais de 13.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
I Seminário Internacional Experiências Parlamentares e Tendências Latino-americanas em Gênero.
Princípios Norteadores, Sistemática de Desenvolvimento e de Remuneração Variável ESTRUTURA DE CARREIRAS DO GOVERNO DA BAHIA BRASIL.
18ª Reunião do Conselho Deliberativo 01 de julho de 2011.
Mercado brasileiro de Sistemas Eletrônicos de Segurança Segurança para pequenas e micro empresas - Fecomércio.
Dezembro de 2013 Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Paranaíba Gestão 2013 / 2015.
COORDENADORIA DE GESTÃO DE OUVIDORIA COMPETÊNCIAS DA COORDENADORIA E ARTICULAÇÃO Planejar e coordenar as ações de ouvidoria em âmbito estadual, promovendo.
Avaliação institucional da FPCEUP Carlinda Leite (coordenadora) Orlanda Cruz Cristina Rocha Fernando Barbosa Manuel Neves Sérgio Duarte 10 de Outubro de.
COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA Objetivo da Coordenação Administrativa Prover e gerenciar o bom funcionamento do prédio da Aedi, buscando integração entre.
EPORTUGUÊSe – junho de |1 | A iniciativa ePORTUGUÊSe e oportunidades para os países de língua portuguesa BIREME/OPAS/OMS - São Paulo.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Visão do e-Saúde para os próximos 5 anos Pesquisa em Saúde e Gestão do Conhecimento para o SUS Fabiana Costa Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Introdução a Engenharia de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi.
Fundação Governamental de Direito Privado (Fundação Estatal) Dispositivo público para um novo modelo de gestão Arthur Chioro.
Praça da Sociobiodiversidade.  Parcerias com Setor Empresarial (Castanha-do-Brasil e Borracha)  Fóruns de Diálogo com Setor Empresarial  Manuais de.
1. 2 Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação COTIC Planejamento 2014 (COTIC)
Erika Ferreira. ERIKA FERREIRA OBJETIVO: COMUNICAÇÃO / PLANEJAMENTO FORMAÇÃO Superior em Comunicação Social - Relações Públicas – Concluído em 2006 Faculdade.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
A organização e Gestão do SUAS Adriana Lima Barros Diretora de Gestão do SUAS.
Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico SDE Finalidade Segundo o Decreto Nº /2013, a SDE tem por finalidade implementar ações estratégicas.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária NOVAS TECNOLOGIAS/NOVOS PRODUTOS/NOVAS NECESSIDADES/ IMPORTAÇÃO /EXPORTAÇÃO QUALIDADE / EFICÁCIA/SEGURANÇA/RACIONALIDADE.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA REUNIÃO COM CONSELHO FECAM SECRETÁRIO MARCO TEBALDI LAGES, 16 JUNHO DE 2011.
Transcrição da apresentação:

Boas Práticas de Gestão Internacional dos Governos Subnacionais Brasileiros Prefeitura de Belo Horizonte Encontro Cooperação Internacional Descentralizada do Brasil

 1º de agosto de Lei – Criação da Secretaria Municipal de Assuntos Extraordinários (acompanhamento dos programas de intercâmbio e cooperação);  17 de janeiro de Portaria – Os projetos referentes à internacionalização de Belo Horizonte passam a ser atribuição da SMIC – Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (SMIC);  Dezembro de Lei As atividades de relações internacionais (por extinção da SMIC) passam a ser vinculada à recém-instituída Secretaria Municipal de Governo, Planejamento e Coordenação Geral;  21 de novembro de Decreto – Criação da Gerência de Relações Internacionais (GRIN), vinculada à Secretaria Municipal de Governo, Planejamento e Coordenação Geral; Histórico das Relações Internacionais na Prefeitura de BH

 14 de Agosto de Portaria – Criação do Grupo Técnico para coordenar as ações de internacionalização da Prefeitura de Belo Horizonte (GT). Áreas envolvidas: Secretaria Municipal de Governo, Planejamento e Coordenação Geral; Secretaria Municipal de Modernização Administrativa e Informação; Secretaria Municipal da Coordenação de Política Urbana e Ambiental; Secretaria Municipal da Coordenação da Política Social; Secretaria Municipal da Coordenação de Finanças; Assessoria de Comunicação Social; e Belotur;  03 de outubro de 2003 – Decreto GRIN, que por fim ficou subordinada à Secretaria Municipal da Coordenação de Planejamento, Orçamento e Informação;  1º de janeiro de Lei nº Criação da Secretaria Municipal Adjunta de Relações Internacionais (SMARI), subordinada à Secretaria Municipal de Governo (SMGO);  14 de janeiro de 2011 – Lei – SMARI passa a ser subordinada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento. Histórico das Relações Internacionais na Prefeitura de BH

Subseção IV Da Secretaria Municipal Adjunta de Relações Internacionais Subseção IV Da Secretaria Municipal Adjunta de Relações Internacionais (LEI Nº , DE 14 DE JANEIRO DE 2011 Altera a Lei nº 9.011/05 e dá outras providências “Seção XVIII”) Art. 80-L - A Secretaria Municipal Adjunta de Relações Internacionais tem por finalidade estabelecer e manter relações e parcerias internacionais e planejar e coordenar as políticas e ações para negociação e captação de recursos financeiros junto a organismos multilaterais e agências governamentais estrangeiras. Marco Jurídico

Art. 80-M - Compete à Secretaria Municipal Adjunta de Relações Internacionais: I - estabelecer e manter relações e parcerias com organismos internacionais multilaterais, cidades-irmãs do Município de Belo Horizonte, entidades voltadas à organização de cidades, organizações não-governamentais internacionais, representantes diplomáticos de governos, representantes de trabalhadores e empresários internacionais, empresas internacionais estabelecidas ou não no Município, e outras entidades afins; II - formular diretrizes, planejar e coordenar, em articulação com os demais órgãos e entidades da Administração Pública, as políticas e ações voltadas para a negociação e a captação de recursos junto a órgãos e instituições internacionais; III - fornecer suporte técnico aos órgãos da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo em contatos internacionais, bem como no desenvolvimento e na elaboração de convênios e projetos de cooperação internacional; IV - desenvolver outras atividades destinadas à consecução de seus objetivos. (NR)” Marco Jurídico

SECRETÁRIOASSESSOR II ESTAGIÁRIO NIVEL SUPERIOR ASSESSOR II ESTAGIÁRIO DE NIVEL SUPERIOR ANALISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS ASSISTENTE ADMINISTRATIVO ESTAGIÁRIO ENSINO MÉDIO ESTAGIÁRIO AMAS A Secretaria - Estrutura

7 Economista pela UFMG, Especialista em Administração pela FDC, Especialista em Cooperação Descentralizada pela Universidade Aberta da Catalunha, Mestre em Relações Internacionais pela PUC-MG, Secretário Municipal Adjunto de Relações Internacionais da Prefeitura de Belo Horizonte desde 2005 Coordenador do FONARI e.... Rodrigo de Oliveira Perpétuo A Secretaria – O Secretário

Atuação A atuação da secretaria pode ser dividida em duas principais ações, que por sua vez se subdividem em subações. As ações são: 1.Ação de Internacionalização da Cidade 2.Cooperação Internacional para o Desenvolvimento

Atuação - Ação de Internacionalização da Cidade Constam como subações desta ação:  Marketing e Projeção Internacional de Belo Horizonte Busca qualificar a projeção e divulgação internacional do município; Atrair e reter talentos nacionais e internacionais para a capital mineira; Sensibilizar gestores e técnicos da PBH quanto a importância das ações de marketing internacional do município; Agregar valor ao processo de viagens internacionais realizadas pelos servidores e funcionários da Prefeitura de BH; Contribuir para qualificação do corpo de servidores e funcionários; Promover o intercâmbio de boas práticas públicas.  Voluntariado Internacional Promover e intensificar o intercâmbio de experiências culturais e acadêmicas de modo a ampliar as perspectivas de internacionalização de BH; Contribuir para tornar BH uma metrópole de projeção internacional por meio da divulgação de suas boas práticas.

Constam como subações desta ação:  Atração de Investimentos estrangeiros Promover negócios entre as empresas locais e as internacionais; posicionar o município como destino atraente para receber investimentos estrangeiros. Projeto: Goal Belo!  Promoção comercial Internacional Articular e organizar encontros empresariais em parceria com as áreas de promoção econômica de consulados e embaixadas; contribuir para a elaboração e atualização de material promocional de Atração de Investimentos de Belo Horizonte trilíngue; responder às demandas de empresas estrangeiras interessadas em se instalar ou ampliar as suas atividades em Belo Horizonte; apoiar e participar de missões comerciais organizadas pelas câmaras de comércio do município; contribuir para a realização de eventos internacionais com importância econômica para a cidade. Atuação - Ação de Internacionalização da Cidade

Atuação - Cooperação Internacional para o Desenvolvimento Constam como subações desta ação:  Belo Horizonte Cidade Sustentável Visa contribuir para a implementação de projetos e/ou iniciativas de cooperação internacional que promovam o desenvolvimento sustentável. Projetos: Urban Leds; Água Brasil; AL-LAS.  Gestão de parcerias estratégicas internacionais Fomentar e coordenar as relações e parcerias internacionais estratégicas com cidades estrangeiras, organizações internacionais e Organismos de Fomento Internacional. Parcerias: BH & Cidades Moçambicanas; BH & Medellín; BH & Haiti – Um belo Horizonte para o Haiti; Improve your English; BH & Lille.

Atuação - Cooperação Internacional para o Desenvolvimento Constam como subações desta ação:  Gestão da participação de BH em Redes e Associações Internacionais Inserir estrategicamente a PBH em plataformas internacionais que possibilitem a projeção internacional do município, a troca de informações, a aprendizagem mútua, a capacitação e a captação de eventos internacionais. Redes que BH participa: CGLU; ICLEI; METROPOLIS; FMDV; AICE; MERCOCIDADES; CIDEU; FONARI.

Web Site

Muito Obrigado! Rodrigo de Oliveira Perpétuo Secretário Municipal Adjunto de Relações Internacionais Secretaria Municipal Adjunta de Relações Internacionais da Prefeitura de Belo Horizonte