O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Produção Textual.
Advertisements

GÊNEROS TEXTUAIS: reflexões & ensino
Profª: Luciana Tavares
Escrita e Práticas Comunicativas
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão linguística CÓDIGO CANAL conhecimentos linguísticos e paralinguísticos.
Diferentes tipos de mídia e de texto IFRN – Campus Natal Cidade Alta Curso de Produção Cultural Seminário de orientação à prática profissional Professor:
COERÊNCIA Os fatores de coesão dão conta da estruturação da sequência superficial do texto; e os de coerência dão conta do processamento cognitivo do texto.
O QUE É FICHAMENTO? É uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto.
Objetivo Apresentação da análise dos dados da avaliação de leitura e produção de texto, do 4º ano, do Promover Além dos resultados, são apresentadas.
Objetivo Apresentar os resultados de Língua Portuguesa do 7º ano da Avaliação Externa, Promover – 2012, em Leitura e Produção de Texto, bem como sugerir.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2015/Ensino Médio LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLÊS/ESPANHOL)
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
Comportamentos operantes interrelacionados
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
Especialização em Gestão de Programas e Projetos de Esporte e de Lazer na Escola Metodologia de Pesquisa I Prof. Dr. Ayres Charles Produção Acadêmica:
INDEXAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS VISUAIS E AUDIOVISUAIS Félix del Valle Gastaminza.
Escola de Educação Básica Presidente Tancredo Neves. Diretora: Arelete Souza Müller 13° SDR/Ituporanga.
GRAMÁTICA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
Professora: Janaina Rigo Caierão.  Este, esta, estes, estas, isto → indicam o que está próximo de quem fala/escreve (locutor)  No texto → referem-se.
Projeto de pesquisa : A abordagem cultural da educação física na educação infantil Elina Elias de Macedo.
Gêneros textuais – Gêneros do discurso Professor: Marcel Matias.
O TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: A ARTE DE EXPRESSAR A NARRATIVA O TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: A ARTE DE EXPRESSAR A NARRATIVA.
MAPAS CONCEITUAIS Curso Bacharelado em Enfermagem
O uso de blogs no ensino de ciências TATIANA NAHAS
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
Análise de processos interacionais no Espaço Virtual de Aprendizagem da Unisul: estudo de caso com a oferta 2008/1 da disciplina Didática I a partir da.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
Apresentação da Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores Modelação de Processos Alternativos de Conflito utilizando a Técnica.
I NGLÊS IV- MARKETING TURÍSTICO 2011/2012 Enquadramento : A UC de Inglês IV surge inserida no curso de Marketing Turístico com o intuito de desenvolver.
O discurso dissertativo de caráter científico
Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de  Desenvolvimento linguístico Desenvolvimento da linguagem oral.
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
* FICHA TEMÁTICA: Após a determinação de um tema central, registram- se múltiplas conceituações identificadas nas obras de diferentes autores, na forma.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
Texto escrito: o diálogo
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Nome da disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada Ementa: 1) Conceitos fundamentais sobre.
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
ANÁLISE SEMIOLÓGICA DO DIAGNÓSTICO MÉDICO: QUANDO O SILENCIAMENTO SIGNIFICA Campus Tubarão – Medicina – Programa de Ciências da Linguagem REIS, Talita.
Retomando o conceito de texto Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Professor: Marcel Matias.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
Trabalhando com produção textual
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: Metodologias de Resumos e Indexação
ANÁLISE DO DISCURSO Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Programa de Pós-Graduação em Administração.
Lingüística Aplicada ao ensino de língua portuguesa Primeira Aula – Valesca Brasi lrala
SEMÂNTICA Amém.... COMO TUDO COMEÇOU: Manual do Candidato (UNICAMP – 1992) “Partimos do pressuposto de que uma competência voltada para um desempenho.
Implementação de Projetos Escolares para escolas que estão com baixo índice de desempenho no Saresp.
Doutorado Programa de Pós-Graduação da UFMG, 2011 Orientação: Profa. Dra. Silvania Sousa do Nascimento Valkiria Santos, Paula Lameu, Claudia Bergamini.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Coesão e coerência textuais Porto Editora. A palavra texto deriva do latim textu- (tecido). Um texto é, assim, um entrelaçamento, ou seja, um conjunto.
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
Área de Projecto ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA Ano Lectivo 2009/2010.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Universidade e Pesquisa Importância da disciplina no 3º grau
Recuperação da Informação Peter Ingwersen.  Universidade de Copenhagen (Dinamarca)  Peter Ingwersen tornou-se professor de pesquisa em 2001 e Professor.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
Docente: Marcos Camara de Castro Discente: Louise Gomes Wiezel.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Leitura documentária Profa. Giovana Deliberali Maimone.
Tecnociência e suas implicações para a educação
Transcrição da apresentação:

O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer que um texto é uma (re) construção do mundo e não sua refração ou reflexo.

 “ Um texto é um evento comunicativo em que convergem ações linguísticas, sociais e cognitivas.” BEAUGRANDE (1997: 10)

 Para a linguística textual: Estudo das operações linguísticas, discursivas e cognitivas reguladoras e controladoras da produção, construção e processamento de textos escritos ou orais em contextos naturais de uso.  A teoria textual é muito mais uma heurística* do que um conjunto de regras específicas enunciadas de modo explícito e claro. Heurística Adj. Que tem utilidade na descoberta científica; hipótese de trabalho adotada provisoriamente, como ideia diretriz, na pesquisa dos fatos; método pedagógico que leva o aluno a aprender por si mesmo a verdade que se lhe quer ensinar.

Assim,  Se os critérios definidores das propriedades de um texto são heurísticos, afirma-se que sejam indicativos e sugestivos para permitir a produção e a compreensão, mas não regras rígidas e formais como condições necessárias e suficientes para a boa formação textual.

 Não é apenas um artefato linguístico, mas um evento que ocorre na forma de linguagem inserida em contextos comunicativos. O texto acha-se construído na perspectiva da enunciação. Assim,  A língua não tem autonomia sintática, semântica e cognitiva, Mas

 A sequência dos enunciados num texto não pode ser aleatória sob o ponto de vista linguístico, discursivo ou cognitivo. Porque  Produzir um texto assemelha-se a jogar um jogo: tem-se um conjunto de regras, um espaço de manobra, uma série de atores cada qual com seus papéis e funções, mas o jogo só se dá no decorrer do jogo e todos devem jogar o mesmo jogo.  Da mesma forma se dá com o texto: produtores e receptores devem colaborar para um mesmo fim, dentro de um conjunto de normas iguais, conhecidas por todos Marchusci, L.A

 A PRODUÇÃO TEXTUAL, ASSIM COMO UM JOGO COLETIVO, NÃO É UMA ATIVIDADE UNILATERAL.

 O texto é um sistema atualizado de escolhas extraído de sistemas virtuais entre os quais a língua é o sistema mais importante.  As pessoas usam e compartilham a língua tão bem porque ela é um sistema em constante interação com seus conhecimentos partilhados sobre o seu mundo e sua sociedade  O texto só existe em um contexto

 “O que faz um texto ser um texto é a discursividade, inteligibilidade e articulação que ele põe em andamento. “ (Marcuschi, 2008) “Um texto não existe como um texto, a menos que alguém o processe como tal” (Marcuschi, 2008)

 “ Ao falarmos de discurso, articulamos o enunciado sobre uma situação de enunciação singular; ao falar de texto, colocamos o acento sobre aquilo que lhe confere uma unidade, que o torna uma totalidade e não um simples conjunto de frases. Em outros termos, os dois pontos de vista são complementares.” (Mainguenau 1986:82 in Marcuschi, 2008)

 CONCLUSÃO  O termo texto pode ser tomado em duas acepções: Texto em sentido amplo, designando toda e qualquer manifestação da capacidade textual do ser humano (uma música, um filme, uma escultura, um poema, etc.), e, em se tratando da linguagem verbal, temos o discurso, atividade comunicativa de um sujeito, numa situação de comunicação dada, englobando o conjunto de enunciados produzidos pelo locutor (ou pelo locutor e interlocutor, no caso dos diálogos) e o evento de sua enunciação.” (FAVERO E KOCH, 1983, P.25)

 TEXTO X DISCURSO GÊNERO (objeto de figura) (objeto do dizer) (prática social) Escolhas  FATORES DE TEXTUALIDADE Gestão enunciativa Composicionalidade

 Diante disso,  Se os critérios definidores das propriedades de um texto são heurísticos, quais são as regras determinantes para que uma produção humana se estabeleça como texto?  A sequência das construções organizadas em um texto pode ser aleatória sob o ponto de vista linguístico, discursivo ou cognitivo? Por que?  Como você analisaria um texto?  O que é um não texto? Ou seja: quando um conjunto de enunciados não operam a discursividade necessária?  Em que contexto se situa o discurso de sua profissão?  Qual o texto que você deve produzir como profissional?

 Referências Bibliográficas:  TRAVAGLIA, Luiz Carlos; KOCH, Ingedore Vilaça. A Coerência textual. São Paulo: Contexto, 2003  FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e Coerência textuais. São Paulo: Ática,  MARCUSCHI, Luiz Antônio, Produção Textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.