Classificação facetada: um exemplo na área de Comunicação 09 de maio de 2014.

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GOBBI, Maria Cristina. Panorama da produção do conhecimento em comunicação no Brasil. Brasília: IPEA, 2010, p
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Classificação facetada: um exemplo na área de Comunicação 09 de maio de 2014

1. O que é classificação facetada? O que é classificar? Classificações sociais Classificações filosóficas – hierárquicas Classificações bibliográficas – Dewey, Otlet Classificação facetada – Ranganathan Uso de classificação para mapeamento quantitativos de ciências

“Produção discente dos programas de pós-graduação em comunicação ( )”, por Ida Stumpf e Sergio Caparelli Análise de 754 teses e dissertações defendidas junto aos PPGCOMs do país, entre 1992 e 1996

Temática das dissertações e teses: Semiótica: 18,2% Literatura: 10,2% Televisão: 8,2% Jornalismo: 8,0% Arte: 7,4% Discurso jornalístico: 7,3% Educação: 6,0% Novas tecnologias: 6,0% Cultura: 5,4% Cinema: 5,2% Imprensa: 5,2% Com. organizacional: 4,8% Imagem: 4,8% Psicanálise: 4,8% Narrativa: 4,5% Música: 4,4% Recepção: 4,1% História: 4,0% Filosofia: 3,8% Linguagem: 3,4%

“Em busca dos objetos da pesquisa em comunicação no Brasil”, por Cicilia Peruzzo Análise das 754 teses e dissertações defendidas junto aos PPGCOMs do país, entre 1992 e 1996

Jornalismo: 14,2% Literatura: 9,4% Televisão: 4,9% Cultura: 4,8% Estética: 4,8% Publicidade/propaganda/ propag. política.: 4,4% Relações públicas/com. e cultura organizac.: 4,4% Cinema: 4,2% Comunic. popular/ alternativa: 2,9% Música: 2,7% Meios/tecnolog.comun. na educação: 2,7% Sociologia/c. política: 2,5% Ling. e significação: 2,4% Filosofia: 2,0% Pensadores/jornalistas/ artistas: 1,8% Com., tecnologias e arte: 1,8% Educação: 1,8% Fotografia: 1,7% Inf. no capitalismo/poder dos MCM/indústria cultural: 1,6% Rádio: 1,6% Arquitetura: 1,6% Editoração: 1,6% Vídeo: 1,5%

Teatro: 1,5% Desenv. das tecnologias de comunicação: 1,3% Pintura/xilogravura: 1,3% Marketing/marketing cultural/religioso: 1,3% Psicanálise/inconsciente/ cultura: 1,3% Teorias e metodologias da comunicação: 1,3% Comunic. científica: 1,3% Outros: 1,3% Comunic. e saúde: 1,2% Corpo e comunic.: 1,0% Comunicação rural: 0,7% Dança: 0,7% Empresas/instituições de com. e empresários: 0,7% Religiões/com. relig.: 0,5% Humor: 0,5% Futebol/esporte: 0,5% Grafite: 0,4% Tradução: 0,4% Comunicação grupal: 0,3% Política cultural: 0,3% Transcodificação: 0,3% Cerâmica/escultura: 0,3% Romant./modernid.: 0,3%

2. Análise facetada da área de Comunicação Agrupamento de termos retirados de teses e dissertações Classificação Decimal de Dewey Classificação Decimal Universal Lista de Cabeçalho de Assuntos da Library of Congress Unesco Thesaurus Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq Currículos mínimos e diretrizes curriculares dos cursos de graduação em Comunicação Análise de manuais de Comunicação

3. Construção do sistema facetado Definição das seis facetas a partir dos três métodos desenvolvidos Faceta 1: modelos de comunicação Faceta 2: abrangência/âmbito relacional Faceta 3: meios, veículos, suportes ou mídias Faceta 4: conteúdos ou mensagens Faceta 5: ciências e disciplinas de interface Faceta 6: habilitações profissionais

4. Aplicação do sistema facetado às teses e dissertações Aplicação do sistema às 754 teses e dissertações defendidas entre 1992 e 1996 Ocorrência das facetas: a) Faceta ,98% d) Faceta ,58% b) Faceta ,97% e) Faceta ,20% c) Faceta ,88% f) Faceta ,41% Muitos casos de mais de dois focos de uma mesma faceta

4.1. Freqüência dos focos da faceta 1 a) Significação - 38,99% b) Efeito/função - 18,29% c) Cultura - 11,37% d) Técnica - 9,99% e) Outros - 8,75% f) Interação - 7,73% g) Ideologia - 3,79% h) Transporte - 1,09%

4.2. Freqüência dos focos da faceta 2 a) De massa/macrossocial - 60,78% b) Institucional - 22,31% c) Comunitária - 12,77% d) Grupal - 2,65% e) Interpessoal - 1,49% f) Individual - 0

4.3. Freqüência dos focos da faceta 3 a) Jornal - 15,47% b) Livro - 14,66% c) Televisão - 13,05% d) Face a face - 8,03% e) Cinema - 5,62% f) Revista - 4,62% g) Música - 4,62% h) Vídeo - 4,32% i) Computador - 3,92% j) Rádio - 3,42%

4.4. Freqüência dos focos da faceta 4 a) Sociedade - 13,70% b) Ensino/educação - 8,36% c) Política - 7,40% d) Recreação - 6,03% e) Economia - 5,62% f) Artes - 5,62% g) Costumes/folclore - 5,48% h) Religião - 4,80% i) Medicina - 4,66% j) Problemas sociais - 4,11%

4.5. Freqüência dos focos da faceta 5 a) Semiótica - 28,46% b) Filosofia - 11,26% c) Psicanálise - 10,67% d) Semiologia - 8,30% e) Letras - 7,31% f) Lingüística - 5,14% g) Ciências exatas e da terra - 3,56% h) História - 3,56% i) Antropologia - 3,16% j) Ciência da informação - 2,57%

4.6. Freqüência dos focos da faceta 6 a) Jornalismo - 43,68% b) Relações públicas - 15,06% c) Publicidade e propaganda - 14,46% d) Cinema (cinema e vídeo) - 13,55% e) Radialismo (rádio e TV) - 8,13% f) Editoração - 5,12%

Em sus remotas páginas está escrito que los animales se dividen em (a) pertencentes al Emperador, (b) embalsamados, (c) amaestrados, (d) lechones, (e) sirenas, (f) fabulosos, (g) perros sueltos, (h) incluidos en esta clasificación, (i) que se agitan como locos, (j) innumerables, (k) dibujados com um pincel finísimo de pelo de camelo, (l) etcétera, (m) que acaban de romper el jarrón, (n) que de lejos parecen moscas (BORGES, 1989, p. 86).