FISCALIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
Advertisements

O Que é um Agrotóxico? Boa Vista, 15 de março de 2011.
VIGIPOS e HEMOVIGILÂNCIA:
Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas - DFIA
COMPETÊNCIA DO DEPARTAMENTO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL
XIX CONGRESSO NACIONAL DE LATICÍNIOS CONTROLE DE ALIMENTOS
WORKSHOP ESTRATÉGIAS PARA CONTROLE DE ALIMENTOS IRRADIADOS
GERÊNCIA GERAL DE TOXICOLOGIA Livre Comercialização de Agrotóxicos
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ANVISA
Sistema de registro de agrotóxicos no Brasil
Audiência Pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados para analisar a Simplificação de.
Agrotóxicos Leticia Rodrigues da Silva
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Audiência Pública na Comissão de agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.
0 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Câmara Temática de Insumos Agropecuários - CTIA Audiência Pública Norma que esclareça e harmonize.
ANVISA MISSÃO "Proteger e promover a saúde da população garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços e participando da construção de seu acesso."
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
Facilitadora: Jurema Prado
PRODUTOS PARA DIAGNÓSTICO DE USO IN VITRO - TUBERCULOSE
Seminário CONTAG O papel do estado e da Sociedade e as ações
Você sabe o que está comendo? Você informa o que está vendendo?
Consulta Pública nº 26/09 Simplificação no Registro dos Equipamentos Médicos Hospitalar GQUIP/GGTPS/ANVISA.
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
Rótulos e Bulas Situação atual.
Normalização na área de Explosões
1O SEMINÁRIO PRESERVATIVOS DE MADEIRA
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ANVISA
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA GERÊNCIA GERAL DE TOXICOLOGIA GERÊNCIA DE AVALIAÇÃO.
Goiânia, 19 e 20 de Novembro de 2014.
VII SEMINÁRIO DE USUÁRIOS VOLUNTÁRIOS DA AGERGS Marco Regulatório do Saneamento Um novo papel para os Usuários Voluntários Porto Alegre, 26 de novembro.
Vigilância Sanitária Controle de alimentos, pragas e vetores
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência-Geral de Alimentos Gerência de Produtos Especiais Brasília, 01 de novembro de 2011.
PERSPECTIVAS Edital de notificação Nº1 (10/abril/2013):
DEFINE O SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA CRIA A ANVISA
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
USO DE AGROTÓXICO EM SAÚDE PÚBLICA EXPERIÊNCIA DA SUVISA
GGPAF ANVISA Gerência Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados ANVISA
Regulamentação sobre Avaliação Toxicológica dos Produtos de Uso Veterinário Ricardo Velloso.
AÇÕES DE EDUCAÇÃO FITOSSANITÁRIA DE PREVENÇÃO À MONILÍASE NO ESTADO DA BAHIA Joaquim Raimundo Nunes Marinho - Engº Agrº Fiscal Federal Agropecuário MAPA/SFA-BA/UTRA-ITABUNA.
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
3ª Fase de Revisão RE 893/03 PROPOSTA FEBRAFARMA Reunião Febrafarma/Anvisa 01/11/07 Modificação de Excipientes.
Reavaliação de Agrotóxicos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÕES PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA – NOTIVISA
Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária
VII Encontro Nacional da Vigilância Sanitária de Alimentos
LEGISLAÇÃO : SAUDE X AGRICULTURA Lei 6938 / Art. 24º Parágrafo 2ª : Os medicamentos similares a serem fabricados no Pais e aqueles fabricados e registrados.
II Simpósio Brasileiro de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
Câmara Setorial de Toxicologia
Agência Nacional de Vigilância Sanitária N ÚCLEO DE GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA -NUVIG-
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS BULAS DE MEDICAMENTOS NO BRASIL
Medicamentos Genéricos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Saúde Pública Mais do que um dever uma MISSÃO “Proteger e promover a saúde da população garantindo.
Relatório Semestral de Comercialização
 Incapacidade do conhecimento humano de reproduzir a biosfera- Caso Biosfera 2  Qatar - Criação da ilha para a Copa de 2022  Ilha de Oryx Qatar; 
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Suzany Portal S. Moraes, Gerência-Geral de Alimentos NBCAL (Norma Brasileira de Comercialização.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA GERÊNCIA GERAL DE TOXICOLOGIA.
SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS A Avaliação Toxicológica e o Estabelecimento de Limites Máximos de Resíduos de Agrotóxicos.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
1 LEI MUNICIPAL Nº 99/2014. EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS O presente Projeto de Lei baseia-se nos Princípios da Precaução e da Prevenção, visto que é patente a.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária “A realidade e perspectivas dos países de língua oficial portuguesa no contexto da Bonn Call.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa Audiência Pública PLC 34, de 2015 (Origem PL 4.148, de 2013) Altera a Lei nº , de 24 de março.
Ana Maria Vekic Brasília, 02 de julho de 2015 Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência Geral de Toxicologia AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER O PROCESSO.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária | Anvisa.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
CONSEA Arcabouço Regulatório de Organismos Geneticamente Modificados
AGROTÓXICOS Roteiro de Atuação CAO CONSUMIDOR. Resumo  O uso excessivo ou indevido de agrotóxicos nos produtos agrícolas produzidos no Brasil, em especial.
EQUIPE: ODEMAR SLOMP HENRY PROBST APOIO: GERÊNCIA DE SAÚDE- 35ª SDR – TIMBÓ – SC GERÊNCIA DE SAÚDE- 16ª SDR – BRUSQUE –SC SEC. MUNICIPAL DE SAÚDE DE GUABIRUBA.
Transcrição da apresentação:

FISCALIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS Agência Nacional de Vigilância Sanitária FISCALIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS Heloísa Rey Farza Gerência Geral de Toxicologia

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ANVISA “Proteger e promover a saúde da população, garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços, e participando da construção de seu acesso.”

ATIVIDADES Definição de limites máximos de resíduos e medidas de segurança para o trabalhador e consumidor Elaboração de normas e regulamentos técnicos Integrar o Comitê Técnico de Assessoramento em Agrotóxicos – CTA Representar do Ministério da Saúde nos foros internacionais de saúde, meio ambiente, segurança química e biossegurança Internalizar e acompanhar os acordos internacionais Capacitar profissionais em Toxicologia Promover campanhas e a divulgação de ações de controle de agrotóxicos Promover programas e ações pós-registro Atuar de forma integrada com a sociedade civil organizada Fiscalização

Competências da GGTOX Lei 7.802/89 Decreto 4.074/02 Art 1° - ... a fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins, serão regidos por esta Lei. ... Decreto 4.074/02 Art. 71.  A fiscalização dos agrotóxicos, seus componentes e afins é da competência:     I - dos órgãos federais responsáveis pelos setores da agricultura, saúde e meio ambiente, dentro de suas respectivas áreas de competência, quando se tratar de:        a) estabelecimentos de produção, importação e exportação;       b) produção, importação e exportação;       c) coleta de amostras para análise de controle ou de fiscalização; ... Regimento Interno da ANVISA Art. 47. São atribuições da GERÊNCIA-GERAL DE TOXICOLOGIA: II - regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam riscos à saúde humana na sua área de competência; ...

PODER ECONÔMICO E MERCADO DE AGROTÓXICOS NO BRASIL

Aquisição empresa de agrotóxicos Aquisição empresa de sementes Aquisição produto Aquisição empresa de sementes e agrotóxicos Aquisição empresa de agrotóxicos Aquisição empresa de sementes Aquisição produto Aquisição empresa de sementes e agrotóxicos

Faturamento das seis maiores empresas no mercado mundial de agrotóxicos

Fonte: Sindag e Gazeta Mercantil de 20/01/09 pág Fonte: Sindag e Gazeta Mercantil de 20/01/09 pág. 9, “Brasil supera EUA no uso de agroquímicos” – elaboração do gráfico GGTOX/ANVISA 2009

FISCALIZAÇÃO Denúncias de produção em desacordo com o registro Constatação de irregularidades durante a avaliação dos pleitos de alteração pós registro OBJETIVO ►Controle dos riscos à saúde, assegurando os perfis toxicológicos avaliados e autorizados

RESULTADOS DAS FISCALIZAÇÕES Alterações não autorizadas das formulações: discrepâncias entre produtos registrados e produtos fabricados / formulados Falta de comunicação entre as áreas de registro e as de produção das empresas

Fiscalização na empresa MILENIA Ingrediente(s) ativo(s) Produto Ingrediente(s) ativo(s) Ação Irregularidades Herbimix SC Atrazina + simazina Herbicida IV Alteração em 5 componentes Trop Glifosato Aumento de um componente em 140% Posmil Triazina Alteração de 3 componentes Podos Flumetralina Antibrotante III Alteração de todos os componentes Pyrinex 480 EC Clorpirifós Inseticida II Aumento de xilol em 20% Metafós Metamidofós Inseticida I Naja Lactofen Herbicida II Alteração de 1 componente Aumento de xilol em 100% Pureza do PT a 45% (autorizado a 60%)

Fiscalização na empresa IHARABRAS Produtos Ingrediente(s) ativo(s) Ação Irregularidades Cercobin 700 WG Tiofanato metílico Fungicida IV Alteração de 2 componentes Cercobin 500 SC Alteração de 4 componentes Cerconil SC Clorotalonil + tiofanato metílico Fungicida III Alteração de 6 componentes Nominee 400 SC Bispiribaque sódico Herbicida II Alteração de 7 componentes Tidy 700 WP Sumithion 500 CE Fenitrotiona Inseticida II Alteração de classe toxicológica no rótulo e bula

Fiscalização na empresa BAYER Produtos Ingrediente(s) ativo(s) Ação Irregularidades Sphere max Ciproconazole + trifloxistrobina Fungicida I Alteração de componentes Cropstar Imidaclopride + tiodicarbe Inseticida II Alteração de 7 componentes Rovral SC 500 Iprodiona Fungicida IV Alteração de 1 componente IA com concentração diminuída em 25% Folicur 200 EC Tebuconazole Fungicida III Inversão da concentração de 2 componentes IA com concentração aumentada em 18% Klorpan 480 EC Clorpirifós Inseticida/ Acaricida II Alteração de 3 componentes Tríade (clone do Folicur) Tamaron BR Metamidofós Aumento de 1 componente em 75% Quasar (clone do Tamaron) acaricida II Rivat Dinafós inseticida II Sportak 450 EC Procloraz Sem controle de impureza toxicologicamente significativa Proloraz técnico Sencor 480 Metribuzin Herbicida IV

Fiscalização na empresa SYNGENTA Produtos Ingrediente(s) ativo(s) Ação Irregularidades Estoque de PT, PF e componentes ─ Datas de fabricação e validade alteradas para até 6 meses mais Flumetralin técnico Flumetralin inibidor de crescimento Etiquetas destruidas (sem nº lote e datas de fabricação e validade) Certificado de controle de impurezas sem assinatura, sem data de realização ou com data anterior à data de produção do lote analisado Score técnico Difenoconazole fungicida Certificado de análise insatisfatório (sem assinatura e quantidade real de IA detectada) Verdadeiro 600 WG Tiametoxam + ciproconazole inseticida/ fungicida III Embalagens com cores que confundem sobre a classe toxicológica Acarmate Cihexatina Acaricida II Venda em Estados onde está proibido seu uso (único autorizado: São Paulo) Atrazina, clorotalonil, ametralina e outros PT Só apresentam avaliação final das análises de impurezas, sem dados brutos Sistema informatizado SAP-PP Sem controle das quantidades reais de componentes na produção dos lotes

Fiscalização na empresa NUFARM Produtos Ingrediente(s) ativo(s) Ação Irregularidades Stron Metamidofós inseticida Alteração de 2 componentes Rival Tebuconazole fungicida Alteração de todos os componentes Konazol Expurgran Malation Prazo de validade expirado há 4 anos Adesil Nonilfenol etoxilado Espalhante adesivo Alteração de concentração do IA Introdução de 3 novos componentes, inclusive formaldeído Glifosato 480 Nufarm Glifosato herbicida Alteração de 5 componentes U 46 BR 2,4-D Introdução de 1 componente Endossulfan técnico Endossulfan Inseticida/ acaricida Sem identificação do fabricante, data de fabricação e data de validade

Fiscalização na empresa BASF Produtos Ingrediente(s) ativo(s) Ação Irregularidades Opera Epoxiconazole + piraclostrobina Fungicida II Falta de controle de qualidade das soluções utilizadas Envoy Fungicida I Uso de componente com validade vencida Nomolt 150 Teflubenzuron Inseticida IV Fastac 100 α-cipermetrina Inseticida II Imunit α-cipermetrina + teflubenzuron Inseticida III Aumento nas concentrações dos 2 IAs em mais de 50% Introdução de 1 componente Regent 800 WG Fipronil Formicida III Aumento nas concentrações dos 2 IAs em mais de 25% Standak

Folha de São Paulo, 22 de março de 2010 Fontes: ANVISA e Victor Pelaez (UFPR)

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA GERÊNCIA GERAL DE TOXICOLOGIA www.anvisa.gov.br toxicologia@anvisa.gov.br tel.: 61 3462-6508 61 3462-6507 fax: 61 3462-5726