Segurança da Informação no Hospital de Clínicas de Porto Alegre Setembro/2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRO-SOCIAL Situação Nacional. EIXOS DISCURSIVOSPROPOSTAS TERCEIRIZAÇÃO DA ASSSISTÊNCIA DIRETA À SAÚDE Art. 8º parágrafo 2º Os profissionais referidos.
Advertisements

Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES 27 de maio de 2014
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Formação Docente para o Ensino Superior Síntese dos encontros regionais do ForGRAD Espírito Santo – maio 2006.
Preocupações e Desafios para os Empregadores Roberto Martins Santos/SP. Agosto/2014.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
Unimed Vale do Caí Reuniões de Pré-Planejamento Estratégico Objetivo: As reuniões de Pré-Planejamento Estratégico tiveram o objetivo de integrar os cooperados.
1/11. 2 Auditorias Especializadas 1/13 O QUE são as Auditorias Especializadas? São atividades de auditoria focadas na avaliação dos controles internos.
A DIMENSÃO HUMANA DA FORÇA
O Projeto Este momento marca a consolidação de um projeto, que surgiu através de mais de 02 (dois) anos de reuniões técnicas entre os Institutos de Previdência.
Modelo Integrado de Gestão de Pessoas Ney Pereira Villa.
IDEALIZADO PARA CUIDAR.
Ministério Público da União Ministério Público do Trabalho Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente Trabalho.
“O regime especial vem definido nas respectivas leis instituidoras, dizendo respeito, em regra, à maior autonomia em relação à Administração direta; à.
Este material é para uso somente em sala de aula. Nenhuma parte deste documento deve ser distribuída, citada ou copiada.. Taquara, 14 de outubro de 2015.
Profa. Ghislaine Miranda Bonduelle
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
Avaliação Acadêmica Institucional Uma Visão Geral.
A Experiência mais recente do BNB PROCESSOS DE NEGÓCIOS Mapeamento e Automatização Dezembro/2011.
O Projeto Político Pedagógico é...
Controladoria Geral da União / Regional Paraíba Rodrigo Márcio Medeiros Paiva A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO NOS MUNICIPIOS.
Decreto nº – 08/11/2011 Governo do Estado de São Paulo Corregedoria Geral da Administração.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
4º Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos – FIESC – 15/9/2010 Visão estratégica e projetos futuros 4° Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos.
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL 11 DE DEZEMBRO DE
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Escola Nacional de Administração Pública Educação a Distância na Escola Nacional de Administração Pública Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento Coordenadora-geral.
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
Mapas Estratégicos IPSEMG Responsáveis Objetivos Estratégicos.
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
A atuação da/o Cientista Social na Defensoria Pública da União: Desafios e Perspectivas Socióloga Laura Zacher.
Prontuário do Paciente Prontuário O prontuário é um documento elaborado pelo profissional e é uma ferramenta fundamental para seu trabalho. Nele constam,
Em 1909, o Presidente Nilo Peçanha criou 19 escolas de aprendizes artífices; Estas escolas tinham um caráter assistencialista e eram destinadas a “amparar.
COMPRASNET Sistema de Compras do Governo Federal.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Secretaria da Administração do Estado da Bahia GESTÃO DE PESSOAS.
Planejamento Estratégico e Gestão nos Tribunais de Contas O Caso TCE-MT.
CALENDÁRIO DE PEDIDOS DE TURMA – Compatibilização com o SiSU
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 2 e 3.
© CopyRight - Modulo Secutity Solutions Todos os Direitor Reservados © 1 Como Está a Segurança da Informação no Governo do Estado de Minas Gerais.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES. MEDIDA PROVISÓRIA
DIRETORIA ENSINO – REGIÃO DE DIADEMA Centro de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula Abril/2012.
ATUAÇÃO DO DSP Principais questões. Competência Do DSP Art. 24 do Dec , de 13 de Dezembro de 2010 “ Planejar, coordenar e supervisionar as atividades.
Sistema de Gestão Administrativa (SGA) Módulo de Pedido de Compras Sistema composto por vários módulos relacionados que integram informações da administração.
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
Projeto de Lei 2546/03 princípios de contrato conceitos de PPP procura delimitar seu objeto critérios para sua utilização remuneração, formas de licitação.
Certificação Digital e Assinatura Digital. A Certisign *Ponto de Atendimentos Fonte: Revista Exame Melhores e Maiores Escritórios Porto Alegre.
INSTITUTO DA FAMÍLIA PROMOVE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) Seu diagnóstico e suas múltiplas abordagens
Detalhamento da Norma de Sistema de Gestão Ambiental: NBR ISO 14001:2004 Prefácio Introdução 1 Objetivo e campo de aplicação 2 Referências normativas 3.
01-Jul-05FITec Proprietary Relato de Experiência Implantação do SW-CMM Nível 2.
Aula 03 –PARTE : Norma NBR ISO 9001:2008 Ghislaine Miranda Bonduelle.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
1. 2 Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação COTIC Planejamento 2014 (COTIC)
Projetos Segmento de Prospecção. Ordenação da Apresentação Eleições 2002 Cenários do Macro-Ambiente e da Indústria Financeira Jogo dos Atores.
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
Escola de Administração Fazendária.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
Avaliação de Políticas Públicas e Programas Governamentais: a Experiência do TCE-PR Alexandre Faila Coelho Diretoria de Auditorias - DAUD.
Aula 01 - Apresentação Disciplina: Elaboração de Projetos em TI.
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM SAE
Capítulo 5 S&OP - Planejamento de vendas e operações (Sales and operations planning)
Transcrição da apresentação:

Segurança da Informação no Hospital de Clínicas de Porto Alegre Setembro/2014

Tecnologia da Informação

Organograma Infraestrutura

Certificação Digital PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente) Planos de Contingência para atendimento do paciente Gestão de Perfis de Acesso aos Sistemas Site Backup, Sala Cofre Logon unificado Políticas de Segurança da Informação (decisão 05/2010, Decisão 003/2012, Manual do Prontuário do Paciente) Segurança da Informação no HCPA

Processos X Categoria Profissional X Pré- Requisitos X Permissão

Missão: Garantir a segurança da informação para as comunidades interna e externa a fim de prover confidencialidade, integridade e disponibilidade, propondo e gerindo normas e políticas em consonância com o objetivo do Serviço de Suporte à Infraestrutura. Focos de Atuação:  Gerenciamento dos Bancos de Dados  Gestão de Perfis de Acesso aos Sistemas  Gestão das Normas e Políticas de Segurança da Informação  Business Intelligence  Portais (Intranet e Internet)  Auditorias de Segurança da Informação A Seção de Segurança da Informação

Responsável pela coleta de evidências, análises e respostas às auditorias, pelo acompanhamento da execução dos planos de ação e pelas garantias de conformidades.  Auditoria Interna - Coordenadoria de Gestão de Auditoria Interna  Auditoria Independente - Empresa contratada pelo HCPA  Auditoria Externa - Tribunal de Contas da União Auditorias de Segurança da Informação ,720,76

Garante que cada profissional tenha o perfil que precisa para realizar a atividade à qual tenha competência e direito. Resultados:  Eliminação da subjetividade na atribuição de perfis de acesso.  Garantia de sigilo e privacidade dos dados do paciente. Comitê Gestor de Acesso aos Sistemas

Permissões de Acesso CATEGORIA PROFISSIONAL MÉDICAENFERMAGEMOUTROS PROF SAÚDE PROCESSOS ASSISTENCIAIS CORPO CLÍNICOENFERMEIROSNUTRICIONISTA PRESCRIÇÃO MÉDICA EACCC E -EXECUTAR A -ASSINAR C -CONSULTAR

Definição dos Pré-Requisitos para Atribuição Automática do Perfil CATEGORIADESCRIÇÃODOCUMENTOS NECESSÁRIOS OCUPAÇÃOCCQUA L VÍNCUL O DATA DO VÍNCULO MED 01 MÉDICO DO CORPO CLÍNICO Profissionais de medicina, com registro no CREMERS: 1. vinculados ao HCPA - residentes e médicos contratados; 2. vinculados a UFRGS - professores de medicina ativos e aposentados; 3. médicos cedidos por órgãos públicos para desempenhar atividades profissionais no HCPA. Professor – Residentes , 17992, 17993, Médicos – 13401, 13402, 13403,13501,135 02, Cedidos – e CRM1 – CLT e Reside ntes 4 – Profes 6 – Cedên e EP 951 Cedido s 1 e 4 - Rescisão 1- Final Residenci a 6 e 951- Final da cedência MED 02 ACADÊMICOS DE MEDICINA UFRGS Estudantes de Medicina da UFRGS devidamente matriculados. Devem ter cursado ou estar cursando a disciplina – Clínica Médica I. Inclui os doutorandos. 1.Acadêmico de medicina UFRGS - cursando disciplina comprovante de matrícula atualizado. 2.Acadêmico de medicina UFRGS - que cursou disciplina comprovante de matrícula atualizado e histórico escolar. Acadêmicos de Medicina – – Acadê- mico UFRGS 950- Final do 12º sem. Ideal:FAM ED confirmar anualmen te

Business Intelligence

Planejamento Estratégico - BSC

Muito Obrigada ! Ana Cristina Trois Endres Chefe da Seção de Segurança da Informação do HCPA