Estatística Prof. Augusto Santana. Conceito e Aplicação O Que é Estatística? É a ciência que coleta, organiza, analisa e interpreta dados para a tomada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estatística Descritiva
Advertisements

Gráfico de Pareto O termo Gráfico de Pareto ficou conhecido depois que Juran começou a utilizá-lo. O nome se originou no trabalho de Vilfredo Pareto, durante.
ESTATÍSTICA DECRITIVA
Métodos Quantitativos Aplicados a Administração
ESTATÍSTICA REVISANDO CONCEITOS...
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Disciplina: ELEMENTOS DE ESTATÍSTICA ET-301 Curso:
Série Geográfica (espaço).
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
Estatística Descritiva. 2 oO que é a estatística ? Para muitos, a estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricos. Os estatísticos são.
Definição de Estatística
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Curso: TURISMO Disciplina: ESTATÍSTICA BÁSICA ET-229.
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
ESTASTÍSTICA APLICADA
Vamos conversar sobre … SPSS Aplicado à Pesquisa Acadêmica Antonio Pedro Castro Mota Amanda Reis Silva
FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.
1 Estatística Descritiva (I). 2 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
MEDIDAS DE POSIÇÃO Representam uma série de dados orientando-nos quanto à posição da distribuição em relação ao eixo horizontal. As medidas de posições.
INTRODUÇÃO à ESTATÍSTICA Sérgio Mélega.
Funções Financeiras Parte 2. TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR)  A Taxa Interna de Retorno (TIR) é outra medida de investimento, porém, diferentemente do.
Aula 5 Bioestatística. Estatísticas para uma variável.
CARTILHA DE APOIO COMPUTACIONAL AO CÁLCULO Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra Autor: Christian Wagner Programa: PUIP Curso: Engenharia Civil.
Aula 01 Conhecendo o Computador Prof. Filipe Mutz.
Introdução à Bioestatística
Amostragem e tratamento de dados faltantes Prof. Luciana Nunes INFERÊNCIA ESTATÍSTICA.
O Método Estatístico: Da amostragem ao tratamento dos dados.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
INDICADORES SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO DE PESSOAS E POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS Departamento de Desenvolvimento Pessoal e Capacitação Funcional 05/08/2010.
RHAYANE BORGES SILVA 4º ANO ADMINISTRAÇÃO Mensuração e Escala Parte II.
A ULA 6 B IOESTATÍSTICA Inferência Pontual, Intervalar e Testes de Hipóteses.
Inferência 1:Estimação de Parâmetros Relembrando o Teorema Central do Limite Da aula anterior: a) Os estimadores da média e da s 2 são não viciados e de.
Inferência Estatística
Aula 5. Teste de Hipóteses II. Capítulo 12, Bussab&Morettin “Estatística Básica” 7ª Edição.
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
QUESTIONÁRIO.
Média, Moda e Mediana Prof.: Adeilton Silva..
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Intervalo de Confiança Camilo Daleles Rennó
Regressão linear simples Apenas existe uma variável dependente ou Y e uma variável independente ou preditora X Estatística Aplicada - Componente Prática.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Medidas de Tendência Central ou de Posição 2- MODA- mo 1.1-Para Dados não Agrupados indica a região das máximas freqüências – que se evidencia – que está.
O grau de dispersão de uma amostra em torno da média é: A) desvio médio; B) desvio padrão; C) erro padrão; D) variância; E) coeficiente de variação avaliação.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
Comentários acerca da apresentação da pesquisa quantitativa referente ao Estudo de Usuários.
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
Noções de amostragem Bioestatística. É a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados.
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA.
Estatística Aplicada à Administração Profº Alessandro Moura Costa
Estatística Marcelo Pessoa Definições Importantes Noções de Estatística Podemos entender a Estatística como sendo o método de estudo de comportamento.
Lógica de Programação Aula 08 Prof. Marcelo Marcony.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Lógica de programação Estruturas de seleção Estruturas de repetição Sub-Rotinas 1.
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
TIPOS DE AMOSTRAGEM Profª Juliana Schivani TIPOS DE
Área de Projecto ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA Ano Lectivo 2009/2010.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
Unidade I Estatística Descritiva Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira.
Gráficos Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Estatística e Probabilidade Professor: Munelar de Assis Falcão 04 de março de 2009 Aula 3.
Introdução Estatística Descritiva. Introdução O termo estatística provem da palavra Estado. O termo estatística provem da palavra Estado. –Utilizado originalmente.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Jurandir Peinado GESTÃO DE OPERAÇÕES Previsão de demanda.
VARIÁVEL É o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno. As variáveis podem ser: Qualitativas: Seus valores são expressos por atributos. Ex: cor da.
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
PEDRO A. BARBETTA – Estatística Aplicada às Ciências Sociais 6ed. Editora da UFSC, Estatística Aplicada às Ciências Sociais Sexta Edição Pedro Alberto.
Acadêmicas: Tamyres D.C.A. de Lima; Thaliane A. de Freitas; Vanessa Brunnquell.
Transcrição da apresentação:

Estatística Prof. Augusto Santana

Conceito e Aplicação O Que é Estatística? É a ciência que coleta, organiza, analisa e interpreta dados para a tomada de decisões. É uma disciplina metodológica. Não existe para si, mas para oferecer... um conjunto de ideias e ferramentas para lidar com dados.

Conceito e Aplicação Podem ser provenintes de uma… População X Amostra Podem ser do tipo… Qualitativos X Quantitativos

Conceito e Aplicação População  É uma coleção de todos os resultados, respostas, medições ou contagens que são de interesse. Amostra  É um subgrupo da população (precisa ser representativo)

Conceito e Aplicação Exemplo… Em uma pesquisa, foi perguntado a adultos se eles consideram o aquecimento global um problema. 939 responderam que sim. Qual é a população da pesquisa? Qual é a amostra?

Conceito e Aplicação A amostra é preferível… - Devido aos custos de uma pesquisa populacional - Devido às limitações de tempo para realizar pesquisas

Conceito e Aplicação Qualitativas  Consistem de atributos, rótulos ou entradas não numéricas (sexo, estado civil, escolaridade, etc..) Quantitativas  Consistem de medidas numéricas ou contagens (idade, salário, peso, altura, etc...)

Fases do Método Estatístico Método Estatístico É um processo que deve ser seguido para se obter, apresentar e analisar características ou valores numéricos para uma melhor tomada de decisão

Fases do Método Estatístico Método Estatístico

Fases do Método Estatístico Problema de Pesquisa e Planejamento Problema de Pesquisa -O que eu pretendo responder com esta pesquisa? -Quais variáveis serão úteis para responder o(s) problema(s) de pesquisa?

Fases do Método Estatístico Problema de Pesquisa e Planejamento Planejamento -Cronograma -Custos envolvidos -Delineamento da amostra

Fases do Método Estatístico Sobre a população e amostra… - A idade de cada vereador de Nova Cruz/RN - A altura de cada quarta pessoa que entra em um parque de diversões - Uma pesquisa com 500 pessoas em um estádio com 40 mil torcedores - Uma pesquisa com residências do Brasil descobriu que 13% têm TV de tubo - Uma pesquisa com 791 pessoas que estão saindo de férias no RN descobre que 20% pretende viajar para fora do país

Tipos de Amostragem Aleatória Simples -É equivalente a um sorteio -Cada elemento tem a mesma chance de ser escolhido Ex.: Pesquisar a altura dos alunos do IF/Nova Cruz

Tipos de Amostragem Proporcional Estratificada Considera que a população se subdivide em estratos heterogêneos (homens/mulheres; classe A/classe B, NO/NE/CO/SE/Sul), sendo que, dentro de cada estrato, identifica-se um comportamento homogêneo Ex.: Pesquisa nacional de opinião

Tipos de Amostragem Sistemática Escolhe-se um ponto de partida e então, sistematicamente, selecionam-se os outros Ex.: Pesquisa da qualidade de uma linha de produção

Fases do Método Estatístico Coleta de Dados -A coleta poder ser… Direta  Quando os dados são obtidos na fonte original, ou seja, são dados primários (nascimentos, casamentos, vendas em notas fiscais, aplicação de questionários, etc…) Indireta  Quando os dados são obitdos de fontes diretas, ou seja, são dados secundários (IBGE, Banco Central, IPEA, etc…)

Crítica dos Dados Consiste em buscar imperfeições ou falhas, evitando a ocorrência de erros grosseiros Ex.: Alguém informou o peso no lugar da altura, a idade no lugar da renda, etc…

Fases do Método Estatístico Organização/Apresentação dos Dados Tem por objetivo facilitar o exame e entendimento do fenômeno/problema que está sendo estudado Pode ser na forma de…  Tabelas  Gráficos

Tabelas São quadros que resumem um conjunto de observações. Compõem-se de: Corpo  linhas e colunas com informações sobre a variável Cabeçalho  especifica o conteúdo das colunas Coluna Indicadora  especifica o conteúdo das linhas Linhas  retas imaginárias no sentido horizontal Casa ou Célula  espaço destinado a um só número Título  Informações sobre: O Quê?, Quando?, Onde? Rodapé  Reservado a informações pertinentes, sobretudo para a fonte

Tabelas

Alguns símbolos utilizados em tabelas: ( - )  quando o valor é zero (…)  quando não temos os dados ( ? )  quando temos dúvida quanto à exatidão ( 0 )  quando o número é muito pequeno para ser expresso pela unidade utilizada

Tabelas

Dados Absolutos e Dados Relativos Dados Absolutos Resultam da coleta direta da fonte, sem outra manipulação senão a contagem ou medida

Dados Absolutos e Dados Relativos Dados Relativos Resultam de razões que se estabelecem entre dados absolutos e têm por finalidade realçar ou facilitar comparações Podem ser… - Percentagens - Índices - Coeficientes

Dados Absolutos e Dados Relativos Dados Relativos Porcentagens

Dados Absolutos e Dados Relativos Dados Relativos Índices  Razões entre duas grandezas tais, em que uma não inclui a outra

Dados Absolutos e Dados Relativos Dados Relativos Coeficientes  Razões entre o número de ocorrências e o número total

Gráficos Tem por objetivo produzir uma impressão rápida, simples e clara do fenômeno em estudo Gráfico de Linha

Gráficos Gráfico de Colunas

Gráficos Gráfico de Barras

Gráficos Gráfico em Setores (Pizza)

Gráficos Gráfico Polar

Gráficos Gráfico Cartograma

Gráficos Pictograma

Organização dos Dados Tabela Primitiva Gasto Médio (visita) A tabela primitiva é aquela cujos elementos não são numericamente organizados  Qual o maior e qual o menor valor gasto?  Em torno de que valor tendem a se concentrar os gastos?

Organização dos Dados Rol Estatístico Gasto Médio (visita) O rol estatístico consiste na organização dos dados conforme uma certa ordanação (crescente ou decrescente)

Organização dos Dados Tabela de Frequências Relaciona categorias (ou classes), juntamente com contagens (ou frequências) do número de valores que se enquadram em cada categoria

Organização dos Dados

Distribuição de Frequência Frequência Absoluta  É formada pelos valores da variável (classes) e suas respectivas frequências Frequência Relativa  É o resultado de dividir uma frequência absoluta pelo tamanho da amostra Frequência Acumulada  É a soma das frequências absolutas ou relativas, desde o valor inicial da variável

Medidas de Tendência Central São o mesmo que medidas de posição São medidas de resumem um conjunto de dados São valores que representam uma entrada típica ou central de um conjunto de dados Exemplos: -Aproveitamento dos alunos em uma sala -Faturamento diário da uma lanchonete -Peso das pessoas de uma sala

Medidas de Tendência Central As principais medidas de tendência central, são:  Média - Aritmética (simples) - Ponderada - Móvel  Mediana  Moda

Medidas de Tendência Central

A Média  Média Aritmética (simples) Suponha que Sr. João, vendedor de cachorro quente, vendeu, ao longo de duas semanas, as seguintes quantidade de produtos: Cac. Q. = 23, 20, 22, 21, 28, 27, 24, 21, 23, 22, 27, 30 Quantos cachorros quentes Sr. João vende por dia?

Medidas de Tendência Central

A Média  Média Ponderada Uma escola considera que as notas dos últimos bimestres são mais importantes do que as notas dos primeiros bimestres. Como fazer para que isto seja considerado no cálculo da média das notas de um aluno em uma determinada matéria? 1ºb (Nota 9) 2ºb (Nota 8) 3ºb (Nota 3) 4ºb (Nota 4)

Medidas de Tendência Central

A Média  Média Móvel - Considera o fator variação do tempo em seu cálculo - Segue a mesma lógica de cálculo da média aritmética, sendo que se “move” ao longo do tempo

Medidas de Tendência Central A Média  Média Móvel Suponha que Sr. João, vendedor de cachorro quente, vendeu, ao longo de seis semanas, as seguintes quantidade de produtos: Cac. Q. = 23, 20, 22, 21, 28, 27, 24, 21, 23, 22, 27, 30, 25, 23, 24, 26, 27, 28, 32, 32, 25, 28, 29, 34, 33, 36, 37, 33, 34, 36, 38, 40, 43, 41, 44, 46

Medidas de Tendência Central A Moda É o valor que ocorre com mais frequência em uma série de valores Ex.: Encontre a moda do seguinte conjunto de dados: 7, 8, 9, 10, 10, 10, 11, 12, 13, 15 Obs.: Os dados precisam estar organizados em rol

Medidas de Tendência Central A Moda Ex.: Encontre a moda do seguinte conjunto de dados: 3, 5, 8, 10, 12, 13 (amodal) Ex.: Encontre a moda do seguinte conjunto de dados: 2, 3, 4, 4, 4, 5, 6, 7, 7, 7, 8, 9 (bimodal)

Medidas de Tendência Central A Mediana É o número que se encontra no centro (no meio) de uma série de números Ela separa a série em dois grupos que apresentam o mesmo número de valores Ex.: Determine a mediana do seguinte conjunto de dados: 2, 5, 6, 9, 10, 13, 15, 16, 18 Obs.: Os dados precisam estar organizados em rol

Separatrizes São medidas que, assim como a mediana, dividem a série em partes iguais Podem ser… - Mediana (2 blocos de 50%) - Quartil (4 blocos de 25%) - Decil (10 blocos de 10%) - Percentil (100 blocos de 1%)

Medidas de Dispersão Em uma série de dados, sua dispersão retrata o quanto os dados variam em torno de uma medida de tendência central As principais medidas de dispersão são: - Amplitude Total - Variância - Desvio Padrão Abaixo estão relacionadas as médias salariais de 3 empresas. Se você pudesse escolher, em qual delas escolheria trabalhar? Empresa A ($ 700) Empresa B ($ 700) Empresa C ($ 700)

Medidas de Dispersão Empresa A Empresa B Empresa C

Medidas de Dispersão Amplitude Total É a diferença entre o maior e o menor valor observado Empresa A AT = 700 – 700 = 0 Empresa B AT = 720 – 680 = 40 Empresa C AT = 1600 – 50 = 1550

Medidas de Dispersão

Coeficiente de Variação Ex.: Calcule e analise o Coeficiente de Variação para os dados abaixo Tabela 1 – Notas dos alunos do Curso Técnico em Adm. do IFRN Fonte : Dados fictícios (2015) Aluno Estatística Nota 1º BiNota 2º Bi

Correlação A correlação corresponde à relação entre duas variáveis Tabela 1 – Notas dos alunos do Curso Técnico em Adm. do IFRN Fonte : Dados fictícios (2015) AlunosEstatísticaMatemáticaLiteratura

Correlação Diagramas de Dispersão

Correlação

Orientações Para a Pesquisa Sobre Satisfação de Usuários de Hospitais

Definição do Problema Envolve a exposição do problema geral e a identificação de componentes específicos Exemplo Problema Geral... O que determina o desempenho na escola?

Definição do Problema Exemplo Componentes Específicos... -Carga de estudo -Ambiente familiar/domiciliar -Aptidões Obs.: Cada componente específico deve ter perguntas correspondentes

Definição do Problema Exemplo Componentes Específicos...  Carga de estudo -Quanto tempo estuda sozinho? -Quanto tempo estuda em grupo? -Qual sua concentração em sala de aula?

Definição do Problema Exemplo Componentes Específicos...  Ambiente familiar/domiciliar -Qual a profissão dos seus pais? -Qual o nível de interesse dos seus pais em seus estudos? -Você tem um ambiente físico adequado para o estudo em sua casa?

Definição do Problema Exemplo Componentes Específicos...  Aptidões -Aponte seu grau de interesse nas seguintes disciplinas (Matemática, Física, História, etc...)

Definição do Problema Nesta etapa de definição do problema, você deve...  Pesquisar ao menos 3 trabalhos científicos sobre o tema de interesse e expor: - Resumo - Objetivos (gerais e específicos) - Teoria adotada - Público pesquisado - Instrumento adotado - Principais conclusões

Exemplos de Perguntas Ex. 1: Qual destas disciplinas você prefere? 1 – Matemática 2 – História 3 – Português 4 – Física Ex. 2: Qual seu sexo? 1 – Masculino 2 – Feminino Obs.: Os números não refletem quantidades relativas das características. Por exemplo, o sexo feminino não é mais do que o masculino

Exemplos de Perguntas Ex. 3: Classifique as disciplinas, de acordo com sua preferência, atribuindo 1 à mais preferida, 2 à segunda mais preferida e assim por diante. ( ) Matemática ( ) História ( ) Português ( ) Física Obs.: Os números diferem apenas em termos de ordem, não de importância. Por exemplo, você poderia classificar as matérias como 13 para a mais preferida, 15 para a segunda mais preferida, 28 para a terceira, 39 para a quarta...

Exemplos de Perguntas Ex. 4: Como você classifica as seguintes disciplinas? Matemática Ruim Excelente História Ruim Excelente Português Ruim Excelente Física Ruim Excelente

Exemplos de Perguntas Ex. 5: Minha escola é? Suja Limpa Barulhenta Silenciosa Desorganizada Organizada Obs.: Você pode ou não forçar uma resposta. Por exemplo, no caso de eu nunca ter estudado Física, pode ser interessante ter uma opção “sem opinião formada”. Caso contrário, o entrevistado pode responder 3, apenas pela obrigação de responder alguma coisa, podendo vir a comprometer os resultados da pesquisa

Exemplos de Perguntas Ex. 6: Qual foi sua nota nas seguintes disciplinas? Matemática _____ História _____ Português _____ Física _____ Obs.: Aqui, o ponto de referência faz diferença. Por exemplo, se a nota é contabilizada de 0 a 10 ou de 0 a 100, os valores podem ser diferentes, mas as proporções de mantêm

Exemplos de Perguntas Ex. 7: Como você julga as seguintes afirmativas? Eu adoro estudar! 1 – Discordo muito 2 – Discordo 3 - Não concordo nem descordo 4 – Concordo 5 – Concordo muito

Exemplos de Perguntas Ex. 8: A qualidade da minha escola é? 1 – Péssima 2 – Ruim 3 – Nem boa nem ruim 4 – Boa 5 – Excelente

Definição da Amostra Processo de Elaboração da Amostragem - Definir a população-alvo - Determinar a estrutura da amostragem - Escolher a técnica de amostragem - Determinar o tamanho da amostra - Executar o processo de amostragem

Definição da Amostra Sobre as Técnicas de Amostragem Amostragem Não Probabilística... Por Conveniência  Baseada na conveniência do pesquisador Por Cota  Antes de se escolher por conveniência, realiza-se a observação das categorias presentes (sexo, idade, raça, etc...), visando assegurar com que todas estejam representadas no estudo

Definição da Amostra Sobre as Técnicas de Amostragem Amostragem Probabilística... Aleatória Simples  Cada elemento da população tem a mesma probabilidade de fazer parte da amostra Sistemática  Escolhe-se um ponto inicial e o intervalo de amostragem (de 2 em 2, 10 em 10, 23 em 23, etc...), para, a partir daí, escolher todos os demais elementos Estratificada  Antes de se escolher aleatoriamente, realiza-se a observação das categorias presentes (sexo, idade, raça, etc...), assegurando a presença de todas no estudo

Definição da Amostra Sobre o Tamanho da Amostra Nível de Confiança  Probabilidade de que a resposta seja correta Erro Amostral  Diferença entre o valor estimado e o valor real Acessar...

Elaboração do Questionário Especificar as Informações Necessárias Especificar o Tipo de Método de Entrevista Diz respeito à forma como os dados serão coletados (pessoalmente, por correspondência, por telefone, fornecendo o questionário e pegando depois)

Elaboração do Questionário Determinar o Conteúdo de Cada Pergunta - A pergunta é necessária? - São necessárias várias perguntas em vez de uma? Ex.: Você acha que o supermercado A oferece mais variedade e melhores preços que o supermercado B?

Elaboração do Questionário Elaborar Perguntas Para Superar a Dificuldade em Responder - Falta de informação - Esquecimento - Falta de articulação Elaborar Perguntas Para Superar a Relutância em Responder - Facilite o trabalho dele - Tenha propósito - Coloque informações delicadas no final

Elaboração do Questionário Decidir a Estrutura das Perguntas Determinar o Texto das Perguntas - Use palavras comuns Ex. 1: A distribuição do lanche é adequada? Ex. 2: O lanche está disponível quando você procura?

Elaboração do Questionário Determinar o Texto das Perguntas - Evite palavras ambíguas Em 1 mês, com que frequência você vai ao cinema? ( ) Nunca ( ) Algumas vezes ( ) Muitas vezes ( ) Menos de 1 vez ( ) 1 a 2 vezes ( ) Mais de 4 vezes

Elaboração do Questionário Determinar o Texto das Perguntas - Evite perguntas que conduzam a uma resposta Ex. 1: Você acha que o IF deve inserir a disciplina de Astrologia, mesmo sabendo que isto não é obrigatório? Colocar Perguntas na Ordem Apropriada - Informações de identificação - Informações de classificação - Informações básicas

Elaboração do Questionário Colocar Perguntas Difíceis no Final Atentar Para o Efeito de Perguntas Subsequentes Ex. 1: Quão importante é a potência do carro na hora da sua decisão de compra? Ex. 2: Quais os critérios mais importantes para você na hora da decisão de compra de um carro? Fazer Pré-Teste