Processos Decisórios Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira.

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Transcrição da apresentação:

Processos Decisórios Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira

PLANO DE ENSINO PROCESSOS DECISÓRIOS O Plano de Ensino que será apresentado agora norteará o curso durante este semestre

Plano de Ensino 1. OBJETIVOS DA DISCIPLINA Identificar e promover o emprego de conhecimentos que auxiliem na identificação de alternativas para solução de problemas e tomada de decisão Entender a verdadeira essência de um problema e sua manifestação nos diferentes níveis da organização (estratégico, tático e operacional) e o conjunto de ferramentas que podem ser disponibilizadas ao administrador para serem empregadas no apoio e redução da incerteza, características de uma tomada de decisão.

Plano de Ensino – 2. OBJETIVOS GERAIS Desenvolver com os alunos, as seguintes competências: –Senso crítico e capacidade de contextualização –Pensamento estratégico –Visão Sistêmica –Orientação para resultados –Senso crítico e capacidade de contextualização –Pensamento estratégico –Capacidade de identificar, analisar e solucionar problemas –Capacidade de influenciar pessoas –Trabalho em Equipe

Plano de Ensino 3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Parte I – Processo Decisório 1 - O que é o processo decisório? O que significa “decidir” Decisões programadas (problemas rotineiros) e não programadas Certeza, risco e incerteza 2 - Quem decide? 2.1-Níveis hierárquicos de decisão. 2.2-Centralização versus descentralização 2.3-Questão do empowerment

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (cont.) 3 - Como decidir? 3.1- Etapas usuais do processo de tomada de decisão Modelos (e estilos) de tomada de decisão Modelo racional de tomada de decisão Modelo de Simon: racionalidade limitada Os estilos (Rowe) de tomada de decisão Como melhorar a eficácia das decisões 3.3 – Intuição e criatividade no processo decisório 3.4-Reuniões eficazes para tomadas de decisões

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (cont.) Parte II - Resolução de problemas 4 - MASP - Método de Análise e Solução de Problemas 4.1 – Introdução ao método de análise e solução de problemas 4.2 – Identificação de problemas 4.3 – Observação dos problemas 4.4 – Análise dos problemas 4.5 – Plano de ação 4.6 – Ação 4.7 – Verificação 4.8 – Padronização Conclusão

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (cont.) 5 - Seis Sigma 5.1 O que é Seis Sigma? 5.2 Resultados gerados pelo Seis Sigma 5.3 O método DMAIC. 6- Métodos de Pesquisa Operacional 6.1- O enfoque gerencial da Pesquisa Operacional no processo de tomada de decisão

Plano de Ensino 4. ESTRATÉGIAS DE TRABALHO As aulas deverão ser, predominantemente, expositivas, com apoio de material de leitura previamente preparado/selecionado para cada aula. O Professor poderá indicar bibliografia a ser lida previamente para discussão em sala de aula. Deverão ser, sempre, sugeridos materiais de leitura adicionais, como forma de estimular/orientar o desenvolvimento pessoal dos alunos. Emprego de estudos de caso que permitam a identificação de problemas e suas possíveis soluções serão feitos em sala de aula. Seminários dos alunos com a intenção de entendimento da disciplina e treinamento de técnicas para expor trabalhos em reuniões e seminários.

Plano de Ensino 5. Sistema de Avaliação As avaliações serão feitas individualmente, conforme calendário escolar oficial através de provas NP1, NP2 e Exame. Serão feitos seminários, em momento oportuno no decorrer da disciplina, onde os alunos deverão, em grupo, apresentar o trabalho proposto. Por este seminário será dada nota que comporá, juntamente com a NP2, a nota do 2º bimestre.

Plano de Ensino 6. BIBLIOGRAFIA BIBLIOGRAFIA Bibliografia Básica –Campos, Vicente Falconi TQC - Controle da Qualidade Total, 8 º Edição Editora INDG –2. Werkema, Cristina – Criando a Cultura Seis Sigma, Volume1, Qualitymark Editora Ltda –Sobral, Filipe, Peci, Alketa – Administração Teoria e Prática no Contexto Brasileiro Pearson Prentice Hall, 2008 Bibliografia Complementar –Daft, Richard L Organizações: Teorias e Projetos. São Paulo, Thomson/Pioneira, 2002 –Robbins, Stephen P. - Comportamento Organizacional, 11ª edição. Pearson Education, 2009

Estrutura geral do conteúdo programático Parte I O processo decisório 1 – O que é o processo decisório? 2 – Quem decide? 3 – Como decidir? Parte II Resolução de problemas 4 – Método de análise e solução de problemas / MASP 5 – 6 Sigma 6 – Pesquisa Operacional

A importância dos processos decisórios A partir de agora, com o início do curso de processos decisórios, você começará a perceber que este é um assunto corriqueiro no dia a dia das pessoas. A tomada de decisão acontece diariamente, a todo o momento até nas situações mais simples, como por exemplo, o que vamos fazer hoje para o jantar? Nos dias de hoje, com a competitividade cada vez mais acirrada entre as organizações, a todo momento, necessitamos tomar decisões sempre que estamos diante de um problema que apresenta mais de uma alternativa de solução. Mesmo quando, para solucioná-lo, possuímos uma única opção, poderemos ter a alternativa de adotar ou não essa opção. Este processo de escolher o caminho mais adequado à empresa, naquela circunstância, também é conhecido como Tomada de Decisão.

Os Administradores devem ter como objetivo em suas tomadas de decisão: –minimizar perdas, –maximizar ganhos e –alcançar uma situação em que, comparativamente, o gestor julgue que haverá um ganho entre o estado em que se encontra a organização e o estado em que irá encontrar-se, após implementar essa decisão.

Para que se tome a melhor decisão em determinadas situações de problema, cabe a tomador de decisão elaborar todas as alternativas possíveis desse do problema em questão, visando escolher o melhor caminho para otimizá-la e possibilitando à empresa crescer e desenvolver-se nesse contexto de competitividade tão agressiva.

“Uma pesquisa feita com diferentes tipos de organizações na América do Norte pela State University of Ohio, nos EUA, teve uma conclusão assustadora: os executivos erram a mão em mais de metade das decisões que tomam. E errar a mão, nesse caso, dói no bolso: técnicas equivocadas de tomada de decisão custam bilhões de dólares todo ano em tempo e dinheiro desperdiçados. A razão desse fenômeno, ao que parece, está na maneira como as decisões são tomadas” (Paul Nutt, 1998)

1 – O que é o processo decisório “Tomar decisões é o processo de escolher uma dentre um conjunto de alternativas” (Caravantes, 2005: 446) “ Uma decisão pode ser descrita, de forma simplista, como uma escolha entre alternativas ou possibilidades com o objetivo de resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade.” (Sobral, 2008: 98) “A tomada de decisão ocorre em reação a um problema. Isto é, existe uma discrepância entre o estado atual das coisas e o estado desejável que exige uma consideração sobre cursos de ação alternativos. (...)O conhecimento sobre a existência de um problema e sobre a necessidade de uma decisão depende da percepção da pessoa.” (Robbins, 2005: 111)

“(...)Embora tudo aquilo que um administrador faz envolva a tomada de decisões, isso não significa que todas as decisões sejam complexas e demoradas. Naturalmente, as decisões estratégicas têm mais visibilidade, mas os administradores tomam muitas pequenas decisões todos os dias. Aliás, quase sempre, as decisões gerenciais são de rotina. No entanto, é o conjunto dessas decisões que permite à organização resolver problemas, aproveitar oportunidades e, com isso, alcançar seus objetivos.” (Sobral, 2008: 100)

Ao estudar os princípios do Processo Decisório, seguindo seus preceitos básicos e aprendendo sua metodologia, você vai visualizar todas as etapas que envolvem este processo com clareza e oportunidade, usufruindo e beneficiando-se com cada conceito dessa importante área da Ciência da Administração.

Nossa expectativa é que, após o estudo da disciplina Processo Decisório, você, estudante, entenda que o seu conteúdo é de vital importância para a gestão de toda e qualquer organização. O Processo Decisório está vinculado à função de Planejamento, inserido no corpo maior da Ciência da Administração

No ambiente das organizações, duas variáveis estão sempre presentes: –a Informação e –a Comunicação. Ambas são extremamente importantes para facilitar a vida do gestor no contexto da tomada de decisão.

O valor da informação Os estudiosos em gestão afirmam que as decisões baseadas em informação apenas podem ser avaliadas em relação à sua qualidade quanto a informação das quais estão baseadas. – Computadores conseguem produzir uma quantidade tremenda de informação, mas o impacto dessa tecnologia será positivo de acordo com a qualidade da informação produzida, e não com sua quantidade. O comportamento da empresa é diretamente afetado, em termos de eficácia e eficiência, pela qualidade de suas decisões, as quais, por sua vez, são influenciadas pela qualidade das informações geradas, agindo com um processo integrado e sistêmico.

O papel do executivo na organização é tomar decisões sobre as atividades diárias que levem ao sucesso num futuro incerto. Para tanto, esta tarefa necessita de informação adequadas ao contexto. Portanto, percebe-se que o que está em questão é a qualidade da informação que associada à tecnologia da informática pode melhorar a qualidade da tomada de decisão na gestão das organizações

“É importante destacar que as informações podem atender a duas finalidades estratégicas: –para conhecimento dos ambientes interno e externo de uma empresa e –para atuação nestes ambientes (MORESI, 2000).”

A tomada de decisão na administração se tornou dependente da informação, e o computador e suas tecnologias – que e faz com que aumente cada vez mais a procura por informações, passando a ser uma atitude rotineira – têm aumentado muito a quantidade e a sofisticação das mesmas. Esta dinâmica da informação cada vez mais veloz e aguçada e o seu valor para a administração, estão trazendo vantagens competitivas em relação ao mercado concorrente bem como oportunidades no mercado como um todo.

Estudiosos em gestão chegam a dizer que é uma ferramenta indispensável para ser usada neste ambiente cada vez mais competitivo na qual as empresas estão inseridas. É importante destacar, que a primeira etapa desse fluxo é a determinação das necessidades de informação do tomador de decisão ou da organização.

De que informação você precisa? Como você obtém essa informação?

Como você viu, a Informação é fundamental para as organizações modernas pois oferece vantagens competitivas.

De que informação você precisa? Como você obtém essa informação? Administrando a informação Banco de dados

Lembrando que : informações de menos ou de má qualidade não ajudarão na tomada de decisão, enquanto informações demais certamente gastarão mais recursos e poderão prejudicar dados bons e úteis.

Numa organização, gestores precisam tomar decisões rotineiras e não rotineiras. Cada uma destas requer formas diferentes de informação. A maioria das decisões de negócios são de natureza rotineira. Veremos isto com mais profundidade nas próximas aulas.

Para Refletir! “ Em tempos antigos, o sal era tão precioso que se pagavam trabalhadores com ele. De onde, inclusive, surgiu a palavra salário. Depois, os homens foram convencionando, no transcorrer do tempo a considerar este ou aquele metal mais precioso. De um modo geral, aquele mais raro naquele momento. Hoje, a preocupação é ter o carro do ano, tapetes importados, roupas de grife. E existem pessoas que fazem coleções de objetos, livros, selos, perfumes. O importante é amontoar, ter bastante para mostrar com orgulho, como se fossem troféus conseguidos à custa de grandes esforços. No entanto, quando uma enfermidade chega, quando a solidão machuca, nenhum objeto, por mais precioso, por mais que o prezemos, conseguirá, espantar a doença, diminuir a solidão. São as pessoas com seu carinho, sua ternura, seus gestos simples, amizade, ternura, afeição que nos conferem forças para agüentar a dor e para espantar solidão. São as pessoas que nos dão calor com seu aperto de mão, seu abraço, sua presença, seu olhar, seu sorriso...” Ann Richards, ex-governador do estado do Texas.

Bibliografia Campos, Vicente Falconi TQC - Controle da Qualidade Total, 8 º Edição Editora INDG Werkema, Cristina – Criando a Cultura Seis Sigma, Volume1, Qualitymark Editora Ltda Sobral, Filipe, Peci, Alketa – Administração Teoria e Prática no Contexto Brasileiro Pearson Prentice Hall, 2008 Centro Universitário Celso Lisboa – Introdução ao Processo de Decisão Notas de aula Prof. Fábio Gomes