Conceito Agronegócio é um conjunto de empresas que produzem insumos agrícolas, propriedades rurais, empresas de processamento e toda a distribuição.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agroindústria Familiar
Advertisements

Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
Grupo 14B subgrupo X Nomes:Gustavo Barroso Coutinho Ana Luiza Alves
GEOGRAFIA.
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
EXPLORAÇÃO FLORESTAL.
LOGÍSTICA Operador Logístico.
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
A ENGENHARIA NO PROJETO
O Inova Agro é parte do Plano Inova Empresa
Logística e Gerenciamento da
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
GESTÃ DE ESTOQUES.
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
REPENSANDO A LOGÍSTICA Andréia Pereira - 08/24674
Repensando a logística
REPENSANDO A LOGÍSTICA
NOVOS MODELOS DE EMPRESA Setor Agropecuário
Unidade 4 REPENSANDO A LOGÍSTICA
Estratégias do agronegócio
Introdução ao Agronegócio
Disciplina Agroindustrial
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada
Repensando a Logística
Repensando da logística
Disciplina Agroindustrial
Organização política o segmento agropecuário
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
Perfil Profissional do Técnico em Fruticultura
Especificidade da produção agropecuária
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
Grupo 08F Thiago Moraes Raíssa Ávila Carolina Lossio Renata Rezende
Painel do agronegócio I Congresso de Inclusão Digital
“Integrando o país, com logística de resultado.”
Prof.ª Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
VISÃO SISTÊMICA DO AGRONEGÓCIO
9 – Os complexos agroindustriais
9 bilhões de pessoas O DESAFIO DE ALIMENTAR
Capítulo 26 – Atividades econômicas no espaço rural
Logística Planejamento e Programação Logística
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
Repensando a Logística
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO INTRODUÇÃO AO ASSOCIATIVISMO Cooperativas Agropecuárias e Associações de Produtores Rurais: o que são e para que servem.
PROPOSTAS PARA O SETOR TRITÍCOLA BRASILEIRO ELABORAÇÃO: OCB CNA OCEPAR FAEP SEAB/PR FECOAGRO FARSUL FETAG Março de 2007.
Iniciando na logística empresarial
Seminário Avançado - Eletiva A
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Logística Armazenagem e Estruturas de Distribuição
MANEJO DE DOENÇAS NA CULTURA DA CEBOLA
Logística e Gerenciamento da
O Espaço Rural UT 5 – 6ª Série Prof.º Renan.
Agronegócio.
Estratégias de Ponto Aula 10.
Cadeia de Valor.
AGRICULTURA BRASILEIRA EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO E O CRESCIMENTO DOS DEMAIS SETORES;EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO.
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
Fundamentos em Agronomia
A CONTRIBUIÇÃO DO AGRONEGÓCIO NA BALANÇA COMERCIAL
Desafios da Logística Brasileira
GESTÃO EMPRESARIAL.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
ESTRATÉGIAS DE COMERCIALIZAÇÃO
GESTÃO DE AGRONEGÓCIOS
Banco do Brasil e o Agronegócio. R$ bilhões Carteira de Agronegócios Evolução do Saldo Compromisso com o Brasil. Maior Financiador do Agronegócio Brasileiro.
Agricultura no Mundo. Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objectivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima.
A Industrialização Brasileira:
Curso de Ciências Contábeis - 6º Período Princípios e conceitos de administração econômico financeira Por: Prof.ª Paula Trindade Contato:
Transcrição da apresentação:

Agronegócio Bibliografia utilizada Fundamentos do Agronegócio Massilon J. Araújo

Conceito Agronegócio é um conjunto de empresas que produzem insumos agrícolas, propriedades rurais, empresas de processamento e toda a distribuição.

O que é Agricultura de Precisão? Gerenciamento da variabilidade de áreas cultivadas para melhorar os benefícios econômicos e redução de impactos ambientais. (BALKMORE)

AP para a EMBRAPA “A agricultura de precisão é um conjunto de tecnologias destinadas ao manejo de solos, culturas e insumos, que visa um melhor e mais detalhado gerenciamento do sistema de produção agrícola em todas as etapas, desde a semeadura até a colheita. Por isso, a AP tem como foco a gestão de sistema produtivo agrícola, considerando a variabilidade espacial e temporal, visando minimizar efeito negativo ao meio ambiente e maximizar retorno econômico”.

A População Mundial Ano Bilhões de pessoas 1954 ................. 3,0 1954 ................. 3,0 2015 ................. 7,3* ................. 10,0* * estimado

População Rural x Urbana Fonte: IBGE Ano % Rural % Urbana 1940 68 32 1950 64 36 2000 19 81 2010 16 84

As propriedades rurais: Perdem auto suficiência; Dependem de insumos de fora das propriedades; Especializam-se em atividades; Geram excedentes e abastecem mercados; Necessitam de estradas, portos, aeroportos, armazéns, softwares, bolsas de mercadorias, pesquisas, etc; Conquistam mercados; e Enfrentam a globalização da economia.

Especificidade: sazonalidade da produção Depende de condições climáticas de cada região, com períodos de safra e entressafra (abundância e falta de produção), já no consumo as quantidades seguem ininterruptas.

Sazonalidade implica: Preços maiores na entressafra e menores na safra; Necessitam infraestrutura de estocagem e conservação; Tem picos na utilização de insumos e fatores de produção;

Sazonalidade implica: Receitas se concentram em períodos alternados; Períodos de ofertas, alternados com escassez de empregos; Logística exigente.

Especificidade: fatores biológicos – doenças e pragas No campo ou no pós colheita, estão sujeitos à pragas e doenças que diminuem quantidade e qualidade, e podem levar a perda total. Doenças e pragas podem migrar geograficamente, influem nas relações comerciais, e seu combate exige a aplicação de inseticidas, fungicidas e outros.

Combate às doenças e pragas implica: Elevação dos custos de produção; Riscos para operadores e meio ambiente; e Resíduos tóxicos chegando aos consumidores através dos produtos.

Especificidade: perecibilidade rápida Exige colheita cuidadosa, classificação e tratamento, estruturas de armazenagem e conservação, embalagens adequadas, logística específica, etc.

Especificidade: influência do clima Depende de elementos climáticos (umidade, temperatura, pressão atmosférica e radiação) e dos fatores climáticos (altitude, latitude, massas de ar, continentalidade, correntes marítimas, relevo e vegetação).

Especificidade: dispersão da produção Existem duas classes de produtores rurais: Agricultura familiar até 4 módulos fiscais (varia em hectares de um lugar pra outro); Agricultura empresarial acima de 4 módulos fiscais.

46% do milho, 34% de arroz, entre outros. trigo, café, entre outros. Produtos principais A Agricultura Familiar - 4,5 milhões de propriedades com 87% da mandioca, 70% da produção do feijão, 46% do milho, 34% de arroz, entre outros. A Agricultura Empresarial temos 0,7 milhões de propriedades com lavouras de soja, trigo, café, entre outros.

Eficiência, escala e distribuição Como os produtos são de baixo valor agregado e dispersos geograficamente, eles refletem em geral uma remuneração limitada, que pode ser melhorada com: eficiência no processo, na escala de produção e no custo de distribuição.

A partir do artigo “Crédito e preços” da Folha de São Paulo responda, indicando de onde extraiu seus argumentos: 5ª. Por que a demanda em alta e o câmbio desvalorizado, aumentam (será) os ganhos dos exportadores? 6ª. Mas os custos também não estão em dólar, como explicar isso? 7ª. O que podemos fazer para maximizar a nossa eficiência?

Visão Sistêmica do Agronegócio A visão de sistema engloba os setores denominados: Antes da porteira; Dentro da porteira; e Após porteira.

“Antes da Porteira” Composto de fornecedores de insumos e serviços, como: máquinas, equipamentos, implementos, defensivos, fertilizantes, corretivos, sementes, tecnologia e financiamento.

“Dentro da Porteira” Conjunto de atividades desenvolvidas dentro das fazendas (unidades produtivas agropecuárias) que envolve o preparo e manejo do solo, tratos culturais, irrigação, colheita, criações, etc.

Ciclo Completo da Agricultura de Precisão

“Após Porteira” Estão as atividades de armazenamento (nem sempre), beneficiamento, industrialização, embalagens, distribuição, consumo de produtos alimentares, fibras e produtos energéticos provenientes da biomassa.

Funções do Agronegócio Suprimentos à produção; Produção propriamente dita; Beneficiamento, processamento e transformação; Acondicionamento e armazenamento;

Funções do Agronegócio Distribuição; Consumo; Serviços (bolsas de mercadorias, políticas públicas, etc.)

Insumos, Máquinas e Serviços CONSUMIDORES INDUSTRIAL VAREJISTA INSTITUCIONAL PROCESSADOR PRODUTOR AGROPECUÁRIO SISTEMA AGROINDUSTRIAL FORNECEDOR FATORES DE PRODUÇÃO Insumos, Máquinas e Serviços

Cadeia Produtiva

desse produto ao mercado consumidor. produto final ao cliente. Cadeia Produtiva É um conjunto de etapas consecutivas, ao longo das quais insumos sofrem transformação, para a obtenção de um produto final (bem ou serviço), até a distribuição e entrega desse produto ao mercado consumidor. Ou Uma sucessão de operações integradas, realizadas por diversas unidades interligadas como uma corrente, desde a extração da matéria prima até a entrega do produto final ao cliente.

Ações e Inter-relações na Cadeia Produtiva Efetuar descrição de toda a cadeia de produção; Reconhecer o papel da tecnologia na estruturação da cadeia; Organizar estudos de integração;

Ações e Inter-relações na Cadeia Produtiva Analisar as políticas voltadas para o agronegócio; Compreender a matriz de insumo-produto para cada produto; Analisar as estratégias das organizações.

Fases da Cadeia Produtiva do Agronegócio Produção e oferta de insumos – fertilizantes, agroquímicos, sementes, máquinas e implementos agrícolas, etc; Geração e oferta de serviços – pesquisa, defesa agropecuária, fomento, assistência técnica, extensão rural, análises laboratoriais, topografia, treinamento de mão de obra, informação mercadológica, financiamento, etc;

Fases da Cadeia Produtiva do Agronegócio Produção agropecuária – preparo do solo, preparo de mudas, plantio, tratos culturais, manejo, colheita, etc.; Agroindustrialização – beneficiamento, processamento e ou transformação;

Fases da Cadeia Produtiva do Agronegócio Comercialização e distribuição – atravessadores, atacadistas, centrais de abastecimento e de distribuição, modais de transporte, pontos de venda, etc.; Mercado consumidor.

Clusters e Arranjos Produtivos Locais (APLs)

Cluster Grupo econômico constituído por empresas geograficamente próximas, lideres em seus ramos, apoiadas por outras que fornecem produtos e serviços, todas apoiadas por organizações que oferecem profissionais qualificados, tecnologia de ponta, recursos financeiros, ambiente propício para o negócio e infraestrutura física, permitindo assim alcançar custos menores e mais competitivos.

Exemplo de Cluster Ao analisar o agronegócio do milho e da soja, identifica-se uma produção integrada e inter-relacionada a montante com a produção de insumos e prestação de serviços e a jusante com as agroindústrias e com a produção animal, que estarão também integradas à outras organizações.

Vantagens do Cluster A integração com outros sistemas, cria sinergia entre as diversas atividades, aproveitando produtos, subprodutos e resíduos de um sistema para outro, bem como utilização de estruturas físicas para múltiplos sistemas, economias de escala, troca de informações, menor dependência do setor externo, permitindo reduções de custos.

Arranjos Produtivos Locais APLs Trata-se de uma extensão da abrangência do Cluster ao incluir outros aspectos como as relações políticas e sociais e o espaço onde elas se realizam.

Arranjos Produtivos Locais APLs Permitem a implementação de políticas e de propostas de desenvolvimento, com a participação de todos os agentes (empresários, trabalhadores, políticos, prestadores de serviços, entidades representativas) buscando as melhores soluções.

A partir do artigo “Crédito e preços” da Folha de São Paulo responda, indicando de onde extraiu seus argumentos: 8ª. Por que investimentos travados em logística em 2016 é considerado um novo agravante? 9ª. Quem teria se beneficiado (dentro da porteira) na compra de defensivos e fertilizantes com a alta do dólar em 2015, quem comprou antes ou depois? Explique sua resposta. 10ª. Por que a queda do preço do petróleo é favorável a agricultura?

Obrigado