Práticas de Manipulação no Ensino de Matemática

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Transcrição da apresentação:

Práticas de Manipulação no Ensino de Matemática Prof. Daniel da Silva Silveira

Reflexão... “De acordo com Maturana (2001), educar é o processo em que o sujeito convive com o outro e se transforma espontaneamente. Assim, é necessário que nós professores repensemos nossas ações educativas, a fim de criar situações e inovações através das quais o estudante possa se sentir instigado a participar do próprio processo de transformação, a partir de múltiplas interações.” (SILVEIRA, 2012, p. 19)

Material Concreto Maria Montessori Médica-educadora; Idealizadora do Material Dourado; Baseia-se nas regras do sistema de numeração; Auxilia na compreensão dos algoritmos da adição, subtração, multiplicação e divisão. Desenvolve a concentração. Promove a inteligência e imaginação. Permite relações de quantidade, que ajuda a contar e a calcular.

Material Dourado O Material Dourado é confeccionado em madeira e é composto por: cubos, placas, barras e cubinhos.

Material Dourado – Atividade 1 Divida 653 por 3 Para dividir, por exemplo, 653 (seis placas, cinco barras e três cubinhos) por 3, basta distribuir as peças igualmente entre três grupos. O que sobrar será o resto da divisão.

Ábaco Teve origem provavelmente na Mesopotâmia, há mais de 5.500 anos. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos. Emprega um processo de cálculo com sistema decimal atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair.

Ábaco – Atividade 1 21+6 15+8 14-3 21-6

Geoplano Segundo Rocha (2007), um dos primeiros trabalhos sobre Geoplano foi realizado por Caleb Gattegno, em 1961. A partir deste, muitos outros pesquisadores em matemática passaram a utilizar o material como uma ferramenta para o ensino de Geometria Plana elementar e para o ensino de frações, dentre outros.

Geoplano – Atividade 1 Identificar as coordenadas dos seguintes gráficos no geoplano.

Algumas considerações... “o modo de utilizar cada Material Concreto depende fortemente da concepção do professor a respeito da matemática e da arte de ensinar” (LORENZATO, 2006, p. 25). “ver nela um essencial instrumento para cotidianamente ser colocado a nosso serviço” (LORENZATO, 2006, p. 25). Para a maioria das pessoas, a Matemática foi ensinada a partir de um conjunto de proposições dedutíveis, com infinitas definições, cujos resultados são expressos por fórmulas e teoremas, sem realizar articulação com o cotidiano. Isso impede de admirar sua importância para diversas situações, como, por exemplo, a construção civil, o desenvolvimento tecnológico, entre outras.

Atividade 2 – Experimentação Etapas: 1 – Forme um grupo de trabalho. 2 – Escolha um dos materiais concretos. 3 – Elabore uma atividade utilizando o material. 4 – Descreva essa aula num plano de aula. 5 – Apresente a aula para os colegas.

Atividade 3 – Postar no Moodle Após a realização da atividade de experienciação com os materiais concretos, crie um texto relatando essa experiência. Para ajudar na escrita do texto disponibilizo alguns questionamentos: Quando você planejou utilizar esse recurso na sua prática docente, quais conceitos você pretendia explorar? Que dificuldade e/ou limitações você identificou na utilização deste material? Você acredita que a utilização do material concreto potencializou a aprendizagem? Como?