PBL?
?
Learning
PBLPBL ?
PBLPBL Based
PBL ?
Problem Project Practice
PBL Problem Project Practice P3BL Based Learning
Aprendizagem Ativa
Cone de Aprendizagem
PBL EM UMA PLATAFORMA DE ENSINO A DISTÂNCIA Antônio NÉLSON Rodrigues da Silva São Carlos, 2016 UMA APLICAÇÃO EM ENGENHARIA
Objetivo O quê? ▫ Estratégia pedagógica Quando? ▫ A partir de 2006 Onde? ▫ Escola de Engenharia de São Carlos - USP Como? ▫ Desempenho ▫ Avaliação ▫ SWOT
Estilos de Aprendizagem
Estilos de Aprendizagem GLOBALSEQUENCIAL VERBALVISUAL INTUITIVOSENSORIAL REFLEXIVOATIVO
Estilos de Aprendizagem REFLEXIVOATIVO introspec ç ão “ mão na massa ” gosta de executar e discutir fatos e resultados
Estilos de Aprendizagem INTUITIVOSENSORIAL REFLEXIVOATIVO uso do “ sexto ” sentido uso dos cinco sentidos para realizar tarefas
Estilos de Aprendizagem VERBALVISUAL INTUITIVOSENSORIAL REFLEXIVOATIVO palavras, sons figuras, gr á ficos, diagramas
Estilos de Aprendizagem GLOBALSEQUENCIAL VERBALVISUAL INTUITIVOSENSORIAL REFLEXIVOATIVO “ quadro geral ” inicial racioc í nio linear e gradual
Perfis de Personalidade
Perfis de Personalidade PERCEPTIVOSJULGADORES EXTROVERTIDOSINTROVERTIDOS INTUITIVOSSENSORIAIS EMOCIONAISRACIONAIS
EMOCIONAISRACIONAIS O professor se preocupa comigo? Vale a pena me doar para a mat é ria? Atra í dos por materiais organizados logicamente Perfis de Personalidade
INTUITIVOSSENSORIAIS EMOCIONAISRACIONAIS Se envolvem quando a imagina ç ão est á repleta de id é ias Respondem melhor ao funcional e pr á tico Perfis de Personalidade
EXTROVERTIDOSINTROVERTIDOS INTUITIVOSSENSORIAIS EMOCIONAISRACIONAIS Capacidade de concentra ç ão e de ir mais fundo no trabalho que realizam Necessitam se comunicar, procurando grupos tanto para trabalho quanto socializa ç ão Perfis de Personalidade
PERCEPTIVOSJULGADORES EXTROVERTIDOSINTROVERTIDOS INTUITIVOSSENSORIAIS EMOCIONAISRACIONAIS Atuam de forma espontânea, se adaptando aos eventos Trabalham melhor quando podem planejar Perfis de Personalidade
Abordagem adotada
PBL em ambiente de ensino semi-presencial FÓRUM I ATIVIDADE PRÁTICA I LEVANTAMENTO DE DADOS FÓRUM II ATIVIDADE PRÁTICA II ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO FINAL CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA AVALIAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
PBL em ambiente de ensino semi-presencial CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA FÓRUM I ATIVIDADE PRÁTICA I LEVANTAMENTO DE DADOS FÓRUM II ATIVIDADE PRÁTICA II ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO FINAL AVALIAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA Apresentação do problema Levantamento de possíveis alternativas para solução PROFESSOR ALUNOS
PBL em ambiente de ensino semi-presencial CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA FÓRUM I ATIVIDADE PRÁTICA I LEVANTAMENTO DE DADOS FÓRUM II ATIVIDADE PRÁTICA II ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO FINAL AVALIAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA Discussão das alternativas sugeridas Avaliação e indicação das duas melhores contribuições Seleção de alternativas para levantamento de dados ALUNOS PROFESSOR MONITOR
PBL em ambiente de ensino semi-presencial CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA FÓRUM I ATIVIDADE PRÁTICA I LEVANTAMENTO DE DADOS FÓRUM II ATIVIDADE PRÁTICA II ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO FINAL AVALIAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
PBL em ambiente de ensino semi-presencial ATIVIDADE PRÁTICA I LEVANTAMENTO DE DADOS Divisão da turma em grupos Escolha do líder/Divisão de tarefas PROFESSOR MONITOR PEDAGOGA ALUNOS LÍDERES
PBL em ambiente de ensino semi-presencial ATIVIDADE PRÁTICA I LEVANTAMENTO DE DADOS Levantamento de dados Elaboração e publicação de relatório ALUNOS GRUPOS
PBL em ambiente de ensino semi-presencial CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA FÓRUM I ATIVIDADE PRÁTICA I LEVANTAMENTO DE DADOS FÓRUM II ATIVIDADE PRÁTICA II ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO FINAL AVALIAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
PBL em ambiente de ensino semi-presencial FÓRUM II Exposição de como as alternativas selecionadas poderiam ser implementadas ALUNOS
PBL em ambiente de ensino semi-presencial CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA FÓRUM I ATIVIDADE PRÁTICA I LEVANTAMENTO DE DADOS FÓRUM II ATIVIDADE PRÁTICA II ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO FINAL AVALIAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
PBL em ambiente de ensino semi-presencial ATIVIDADE PRÁTICA II ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO FINAL Escolha de alternativa/Anteprojeto Apresentação das propostas finais GRUPO
PBL em ambiente de ensino semi-presencial ATIVIDADE PRÁTICA II ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO FINAL Avaliação da participação de cada aluno no grupo Análise do grau de envolvimento dos alunos PROFESSOR MONITOR
PBL em ambiente de ensino semi-presencial CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA FÓRUM I ATIVIDADE PRÁTICA I LEVANTAMENTO DE DADOS FÓRUM II ATIVIDADE PRÁTICA II ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO FINAL AVALIAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
PBL em ambiente de ensino semi-presencial AVALIAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA Elaboração de questionário Preenchimento do questionário PROFESSOR MONITOR PEDAGOGA ALUNOS Análise das respostas do questionário PROFESSOR MONITOR PEDAGOGA
Alguns Resultados
Uma das propostas de 2006
Desempenho no ano de Fórum IAtividade Prática IFórum IIAtividade Prática II
Desempenho no ano de 2007 Fórum IAtividade Prática IFórum IIAtividade Prática II
Fórum I Atividade Prática I Fórum II Atividade Prática II
Muito boa Boa Adequada Regular Ruim A proposta da disciplina, com atividades em sala de aula e extraclasse (inclusive on-line), foi: 0%20%40%60%80%100%
O que você achou da atividade de projeto? 0%20%40%60%80%100% ExcelenteBomRegularRuim e muito ruim
Conclusões
Alternativa pedag ó gica vi á vel para Engenharia Civil Melhora no desempenho dos estudantes Experiência bem aceita Estilos de aprendizagem e perfis de personalidade ▫ Ações corretivas Aprendizado ▫ Exerc í cios em sala de aula!!!
Análise SWOT AVALIAÇÃO INTERNA Pontos Fortes Pontos Fracos AVALIAÇÃO EXTERNA OportunidadesAmeaças ALTERNATIVA PEDAGÓGICA
Análise SWOT AVALIAÇÃO INTERNA Pontos Fortes Envolvimento dos alunos com o conteúdo Postura profissional Tratamento individualizado Espaço para discussão do problema Estilos de aprendizagem e perfis de personalidade Problemas reais Pontos Fracos Exige equipe para implementação Dependência da plataforma on-line Trabalho em grupo permite esforço desbalanceado Tempo de alunos e da equipe de implementação Acesso a computador
Análise SWOT AVALIAÇÃO EXTERNA Oportunidades Estimula estudos adicionais em Engenharia de Transportes Permite desenvolver atividades de alcance social Ameaças Passível de críticas por fugir da abordagem tradicional
PBL EM UMA PLATAFORMA DE ENSINO A DISTÂNCIA Antônio NÉLSON Rodrigues da Silva São Carlos, 2016 UMA APLICAÇÃO EM ENGENHARIA