PBL?. ? Learning PBLPBL ? PBLPBL Based PBL ?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Advertisements

NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
A TEORIA DE WILLIAM HEARD KILPATRICK
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Organização Curricular da Escola
O WIKI como ferramenta para construção de Portfólio Reflexivo online
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
ANÁLISE SWOT Análise Interna Análise Externa
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
Propostas de layout Modelo 1
Planejamento - Professor
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Planejamento PNAIC 2014.
A Importância da Educação Continuada
Generalidades sobre e-learning
Santarém Março a Julho de 2007
Fórum dos Secretários de Educação do Estado do Pará Belém – Fevereiro 2009.
Ana Paula L. Ambrósio Fábio M. Costa
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
A matriz importância x desempenho aplicada a uma instituição de ensino superior Carlos Cyrne.
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
Multimédia semântico e aprendizagem António Maneira (1) & João Correia de Freitas (2) & (1) PROGRAMA DOUTORAL.
Planejamento Vamos recordar... Prof. Luciene Santoro.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
APAE DE BELO HORIZONTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS This template can be used as a starter file for presenting training.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
SABERES E PRÁTICAS EM EAD: FORMANDO PROFISSIONAIS ATUANTES Verônica D. L. Araújo FUNDAJ Rita Melo UFPE.
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
Sequência Pedagógica da Dança
Inclusão que bicho é esse?
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
Teoria Geral da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
Sistemas Inteligentes Centro de Informática. {acmf, fjfbg, maas, Equipe Monitores –Aércio Cavalcanti –Fausto Gominho –Marcos Aurélio.
3ª Coordenadoria Regional de Educação
Situação de Aprendizagem
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Avaliação de aprendizagem colaborativa mediada por computador Raquel Bambirra EWIN, J. MILLER, D. A framework for evaluating computer supported collaborative.
RELATO: ATIVIDADES DO PIBID EM MATEMÁTICA NA ESCOLA LIONS PANAMIRIM
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PLANEJAMENTO DE ENSINO
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Disciplina: Fundamentos de Inteligência Artificial Centro de Informática – UFPE Monitores: Marcos André da Silva Costa (1o. Sem) - apresentador Alexsandra.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
O computador como Meio e como Fim...
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Implementação de Projetos Escolares para escolas que estão com baixo índice de desempenho no Saresp.
Pesquisa de Avaliação Autor: Skyup Informática. Atividade – Pesquisa de Avaliação O módulo de atividade pesquisa fornece uma série de instrumentos de.
Transcrição da apresentação:

PBL?

?

Learning

PBLPBL ?

PBLPBL Based

PBL ?

Problem Project Practice

PBL Problem Project Practice P3BL Based Learning

Aprendizagem Ativa

Cone de Aprendizagem

PBL EM UMA PLATAFORMA DE ENSINO A DISTÂNCIA Antônio NÉLSON Rodrigues da Silva São Carlos, 2016 UMA APLICAÇÃO EM ENGENHARIA

Objetivo O quê? ▫ Estratégia pedagógica Quando? ▫ A partir de 2006 Onde? ▫ Escola de Engenharia de São Carlos - USP Como? ▫ Desempenho ▫ Avaliação ▫ SWOT

Estilos de Aprendizagem

Estilos de Aprendizagem GLOBALSEQUENCIAL VERBALVISUAL INTUITIVOSENSORIAL REFLEXIVOATIVO

Estilos de Aprendizagem REFLEXIVOATIVO introspec ç ão “ mão na massa ” gosta de executar e discutir fatos e resultados

Estilos de Aprendizagem INTUITIVOSENSORIAL REFLEXIVOATIVO uso do “ sexto ” sentido uso dos cinco sentidos para realizar tarefas

Estilos de Aprendizagem VERBALVISUAL INTUITIVOSENSORIAL REFLEXIVOATIVO palavras, sons figuras, gr á ficos, diagramas

Estilos de Aprendizagem GLOBALSEQUENCIAL VERBALVISUAL INTUITIVOSENSORIAL REFLEXIVOATIVO “ quadro geral ” inicial racioc í nio linear e gradual

Perfis de Personalidade

Perfis de Personalidade PERCEPTIVOSJULGADORES EXTROVERTIDOSINTROVERTIDOS INTUITIVOSSENSORIAIS EMOCIONAISRACIONAIS

EMOCIONAISRACIONAIS O professor se preocupa comigo? Vale a pena me doar para a mat é ria? Atra í dos por materiais organizados logicamente Perfis de Personalidade

INTUITIVOSSENSORIAIS EMOCIONAISRACIONAIS Se envolvem quando a imagina ç ão est á repleta de id é ias Respondem melhor ao funcional e pr á tico Perfis de Personalidade

EXTROVERTIDOSINTROVERTIDOS INTUITIVOSSENSORIAIS EMOCIONAISRACIONAIS Capacidade de concentra ç ão e de ir mais fundo no trabalho que realizam Necessitam se comunicar, procurando grupos tanto para trabalho quanto socializa ç ão Perfis de Personalidade

PERCEPTIVOSJULGADORES EXTROVERTIDOSINTROVERTIDOS INTUITIVOSSENSORIAIS EMOCIONAISRACIONAIS Atuam de forma espontânea, se adaptando aos eventos Trabalham melhor quando podem planejar Perfis de Personalidade

Abordagem adotada

PBL em ambiente de ensino semi-presencial FÓRUM I ATIVIDADE PRÁTICA I LEVANTAMENTO DE DADOS FÓRUM II ATIVIDADE PRÁTICA II ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO FINAL CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA AVALIAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

PBL em ambiente de ensino semi-presencial CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA FÓRUM I ATIVIDADE PRÁTICA I LEVANTAMENTO DE DADOS FÓRUM II ATIVIDADE PRÁTICA II ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO FINAL AVALIAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA Apresentação do problema Levantamento de possíveis alternativas para solução PROFESSOR ALUNOS

PBL em ambiente de ensino semi-presencial CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA FÓRUM I ATIVIDADE PRÁTICA I LEVANTAMENTO DE DADOS FÓRUM II ATIVIDADE PRÁTICA II ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO FINAL AVALIAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA Discussão das alternativas sugeridas Avaliação e indicação das duas melhores contribuições Seleção de alternativas para levantamento de dados ALUNOS PROFESSOR MONITOR

PBL em ambiente de ensino semi-presencial CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA FÓRUM I ATIVIDADE PRÁTICA I LEVANTAMENTO DE DADOS FÓRUM II ATIVIDADE PRÁTICA II ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO FINAL AVALIAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

PBL em ambiente de ensino semi-presencial ATIVIDADE PRÁTICA I LEVANTAMENTO DE DADOS Divisão da turma em grupos Escolha do líder/Divisão de tarefas PROFESSOR MONITOR PEDAGOGA ALUNOS LÍDERES

PBL em ambiente de ensino semi-presencial ATIVIDADE PRÁTICA I LEVANTAMENTO DE DADOS Levantamento de dados Elaboração e publicação de relatório ALUNOS GRUPOS

PBL em ambiente de ensino semi-presencial CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA FÓRUM I ATIVIDADE PRÁTICA I LEVANTAMENTO DE DADOS FÓRUM II ATIVIDADE PRÁTICA II ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO FINAL AVALIAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

PBL em ambiente de ensino semi-presencial FÓRUM II Exposição de como as alternativas selecionadas poderiam ser implementadas ALUNOS

PBL em ambiente de ensino semi-presencial CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA FÓRUM I ATIVIDADE PRÁTICA I LEVANTAMENTO DE DADOS FÓRUM II ATIVIDADE PRÁTICA II ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO FINAL AVALIAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

PBL em ambiente de ensino semi-presencial ATIVIDADE PRÁTICA II ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO FINAL Escolha de alternativa/Anteprojeto Apresentação das propostas finais GRUPO

PBL em ambiente de ensino semi-presencial ATIVIDADE PRÁTICA II ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO FINAL Avaliação da participação de cada aluno no grupo Análise do grau de envolvimento dos alunos PROFESSOR MONITOR

PBL em ambiente de ensino semi-presencial CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA FÓRUM I ATIVIDADE PRÁTICA I LEVANTAMENTO DE DADOS FÓRUM II ATIVIDADE PRÁTICA II ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO FINAL AVALIAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

PBL em ambiente de ensino semi-presencial AVALIAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA Elaboração de questionário Preenchimento do questionário PROFESSOR MONITOR PEDAGOGA ALUNOS Análise das respostas do questionário PROFESSOR MONITOR PEDAGOGA

Alguns Resultados

Uma das propostas de 2006

Desempenho no ano de Fórum IAtividade Prática IFórum IIAtividade Prática II

Desempenho no ano de 2007 Fórum IAtividade Prática IFórum IIAtividade Prática II

Fórum I Atividade Prática I Fórum II Atividade Prática II

Muito boa Boa Adequada Regular Ruim A proposta da disciplina, com atividades em sala de aula e extraclasse (inclusive on-line), foi: 0%20%40%60%80%100%

O que você achou da atividade de projeto? 0%20%40%60%80%100% ExcelenteBomRegularRuim e muito ruim

Conclusões

Alternativa pedag ó gica vi á vel para Engenharia Civil Melhora no desempenho dos estudantes Experiência bem aceita Estilos de aprendizagem e perfis de personalidade ▫ Ações corretivas Aprendizado ▫ Exerc í cios em sala de aula!!!

Análise SWOT AVALIAÇÃO INTERNA Pontos Fortes Pontos Fracos AVALIAÇÃO EXTERNA OportunidadesAmeaças ALTERNATIVA PEDAGÓGICA

Análise SWOT AVALIAÇÃO INTERNA Pontos Fortes Envolvimento dos alunos com o conteúdo Postura profissional Tratamento individualizado Espaço para discussão do problema Estilos de aprendizagem e perfis de personalidade Problemas reais Pontos Fracos Exige equipe para implementação Dependência da plataforma on-line Trabalho em grupo permite esforço desbalanceado Tempo de alunos e da equipe de implementação Acesso a computador

Análise SWOT AVALIAÇÃO EXTERNA Oportunidades Estimula estudos adicionais em Engenharia de Transportes Permite desenvolver atividades de alcance social Ameaças Passível de críticas por fugir da abordagem tradicional

PBL EM UMA PLATAFORMA DE ENSINO A DISTÂNCIA Antônio NÉLSON Rodrigues da Silva São Carlos, 2016 UMA APLICAÇÃO EM ENGENHARIA