O PAPEL DA MÍDIA NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Lynara Ojeda PAIR CAPACITAÇÃO DA REDE LOCAL Ladário, 10 de maio de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Advertisements

Comunicação Empresarial
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
Diferentes tipos de mídia e de texto IFRN – Campus Natal Cidade Alta Curso de Produção Cultural Seminário de orientação à prática profissional Professor:
PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
Bruna Giglio e Giovana Castro 9 m 1 Produção Textual Professora : Karla Faria.
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO. O processo de monitoramento e avaliação (que deve ser estruturado e sistemático) do POL tem como objetivo fundamental produzir.
PROGRAMAS DE COMUNICAÇÃO Desenvolver, coordenar, apoiar e estimular ações voltadas para a construção, fortalecimento e manutenção de uma imagem positiva.
ROGÉRIO SAMPAIO - ASSESSOR DE IMPRENSA - CNPL Comunicação Sindical.
ENaDCiber e SHCDCiber PLANO DE COMUNICAÇÃO. Artigo do Jornal Estadão sobre a defesa cibernética: revela a vulnerabilidade e a falta de investimento nas.
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
P ROGRAMAÇÃO R EGIONAL. A televisão é o segundo item mais importante na casa do brasileiro(*): Fogão98,6% Televisão96,9% Geladeira95,8% Rádio83,4% Computador42,9%
XXVIII CONTESC – Convenção da Contabilidade do Estado de Santa Catarina.
Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais FIEMG.
Jürgen Habermas (1929) Integra a segunda geração da Escola de Frankfurt. Foi integrado à escola só depois da publicação de sua teoria sobre a esfera pública.
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
Movimento Sindical Brasileiro na construção da Agenda do Trabalho Decente Gleides Sodré – secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
SINDIVEST – GESTÃO 2012 / NOSSO SINDICATO O Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento representa um setor.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
O SINDICATO COMO ORGANIZAÇÃO A RAZÃO DE SER. 2 A história do sindicalismo: Revolução Industrial. QUAIS ERAM AS CONDIÇÕES DE TRABALHO? QUAL FOI A REAÇÃO.
Envolvimento e desenvolvimento da comunidade Fórum Governamental de Responsabilidade Social – FGRS Oficina sobre a ISO Brasília, 17 de maio de 2012.
S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
Reunião de Partilha 2015 de CSTL Segurança e Protecção: Nao da para aceitar – Tolerância Zero Violência e ao Abuso Sexual de Menores. Apresentador:Nascimento.
Conselho de Direitos – Competências. Orgão administrativo, não jurisdicional, permanente e autônomo, colegiado, criado pelo ECA, com o dever de zelar.
Brasil sem homofobia Programa de combate à violência e à discriminação contra GLBT e de promoção da cidadania homossexual Giovanna Zimmermann Tamara Nassar.
Edição Teoria e técnica de edição de impressos. Plano de Ensino – M1 105/08 Plano de ensino + o processo de edição 212/08O processo de edição 319/08Exercício.
“CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE” 2012 Dalva Apª da Silva Sunada.
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
Audiência Pública: Qualidade da telefonia móvel e providências para sanar os problemas ARTUR COIMBRA SECRETARIA DE TELECOMUNICAÇÕES MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES.
Fundação: junho de 1965 Abrangência: Nacional Representa: empresas Conta com 20 regionais Fundação: novembro de 1967 Abrangência: Estadual Representa:
O Jornalismo no Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
CONQUISTANDO SUA VAGA NO MERCADO DE TRABALHO Entrar no mercado de trabalho, para algumas pessoas, é a coisa mais fácil do mundo. Para outras, a pior.
Clipping de Notícias É o canal utilizado para processar a coleta, armazenamento e indexação de notícias divulgadas e publicadas nos âmbitos locais, na.
Planejamento Estratégico e Gestão nos Tribunais de Contas O Caso TCE-MT.
EIXO 3 PROTAGONISMO E PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Fomento de estratégias e mecanismos que facilitem a participação organizada e a expressão.
Plano de Bairro para o 2 de Julho – PROEXT 2014 Grupo de Pesquisa.
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS – PNDH 3 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS CÂMARA DOS DEPUTADOS 04 DE FEVEREIRO.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
Seminário de Formação Intersetorial dos Grupos Gestores Locais e Técnicos Dinâmica de Grupo Ações Intersetoriais Ministério do Desenvolvimento Social e.
PROJETO PERISCÓPIO. PROJETO PERISCÓPIO E O COMITÊ DE MONITORIZAÇÃO  Objetivo: evitar que crianças e adolescentes consumam cigarros de tabaco e bebida.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
A rádio sobrevive até os dias atuais e é considerado meio de comunicação social de mais fácil acesso aos cidadãos de menor escolaridade. Por sua vez, a.
Veículos de comunicação
CARTA DE INTENÇÕES- LITORAL ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
 MBC é o Movimento Brasil Competitivo que criado em novembro de 2001, com o objetivo principal de aumentar a competitividade no país, de maneira sustentável,
“FUNDEB: REFORMULAÇÕES NECESSÁRIAS, PERSPECTIVAS DE PRORROGAÇÃO E DESAFIOS A VENCER ” Raquel Teixeira.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
André Santos Jornalista, Especialista em Política e Representação Parlamentar e Assessor Parlamentar do DIAP e da CNPL.
POTÉ. ENCONTRO DOS FORMADORES EM BELO - HORIZONTE.
Reunião de Partilha do CSTL 2014 Programa (SRHR) de Saúde Sexual e Direitos Reprodutivos Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de.
Aula 7 NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO Atualidades - Prof. Savio Gonçalves.
Organiza ç ão e Planejamento de campanha. Propósitos e objetivos   Ninguém é candidato sozinho!   Candidaturas Orgânicas.   Candidato representa.
PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL Prof.
BALANÇO DE METAS 2013 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2014 Ouvidoria Erivaldo Silva dez/2013.
PL nº 702/2011 – AUDIÊNCIA PÚBLICA CDEIC. Fundada em 1962, Brasília; Representa a radiodifusão livre, aberta e gratuita; emissoras de rádio 280.
Encontro de Partilha CSTL 2014 Programa Escola Mais Southern Sun O.R. Tambo - Johannesburg, África do Sul Novembro 2014 Kelvyn Ng Wong Hing Director.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
Marco muitíssimo significativo a edição 2000 do JB News. São dois mil dias seguidos e ininterruptos que este periódico eletrônico está na web desde.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Antes de fazer uma pesquisa de mercado... Precisamos fazer um plano de marketing, para saber quais mercados e consumidores pesquisar, caso contrário, estaremos.
Comissão de Enfrentamento à Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes/Quebrando o Silêncio CMDCA - Campinas - SP.
PAIR MINAS – Ribeirão das Neves. SEMINÁRIO MUNICIPAL DE ADESÃO AO PAIR MINAS Local: CAIC – Auditório Interno Data: 03 de junho Horário: 8h às 12 h.
CPI do ASSASSINATO de JOVENS Senado Federal Brasília, 18 de maio de 2015.
Evolução da BVS nos Países ePORTUGUÊSe Cláudia Guzzo BIREME/PAHO/WHO - São Paulo.
30/6/20161 O CONSELHO TUTELAR NA DEFESA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES.
RET-SUS os significados do trabalho em rede REDE Emaranhado de elos que se relacionam, trocam e dependem uns dos outros, como uma comunidade não-geográfica.
Transcrição da apresentação:

O PAPEL DA MÍDIA NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Lynara Ojeda PAIR CAPACITAÇÃO DA REDE LOCAL Ladário, 10 de maio de 2010

Comunicação Origina-se do latim: communis, comum, communicare. Tornar comum, partilhar. Origina-se do latim: communis, comum, communicare. Tornar comum, partilhar. Comunicação é algo fundamental para a sobrevivência e desenvolvimento do homem. Comunicação é algo fundamental para a sobrevivência e desenvolvimento do homem. Possibilitou uma melhor organização da sociedade. Possibilitou uma melhor organização da sociedade. Processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte. Processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte.

Comunicação Relação entre comunicador e receptor – entendimento entre os dois, diálogo. Relação entre comunicador e receptor – entendimento entre os dois, diálogo. Comunicação de qualidade (?) Comunicação de qualidade (?)Mídia Rádio, televisão, jornal impresso, internet, revista, outdoor, programas de auditório. Rádio, televisão, jornal impresso, internet, revista, outdoor, programas de auditório.

Papel do jornalismo Atividade de natureza social e de finalidade pública. Atividade de natureza social e de finalidade pública. A informação pública divulgada pelos meios de comunicação se pautará pela real ocorrência dos fatos e terá por finalidade o interesse social e coletivo. A informação pública divulgada pelos meios de comunicação se pautará pela real ocorrência dos fatos e terá por finalidade o interesse social e coletivo. (Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros)

Cobertura do tema Crescimento quantitativo da abordagem feita pela mídia. Crescimento quantitativo da abordagem feita pela mídia. I, II e III Congresso Mundial de Combate às Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, ocorridos respectivamente em 1996 na Suécia, em 2001 no Japão e 2008 no Rio de Janeiro – Brasil. I, II e III Congresso Mundial de Combate às Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, ocorridos respectivamente em 1996 na Suécia, em 2001 no Japão e 2008 no Rio de Janeiro – Brasil. Criação do Disque Denúncia Nacional. Criação do Disque Denúncia Nacional. Elaboração do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual. Elaboração do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual. 18 de maio. 18 de maio.

Fontes e jornalistas Co-responsabilidade entre fontes de produzem a informação e os jornalistas. Co-responsabilidade entre fontes de produzem a informação e os jornalistas. Fontes precisam de jornalistas e jornalistas precisam de fontes. Fontes precisam de jornalistas e jornalistas precisam de fontes. Possibilidade de avançar na mobilização e discussão da sociedade para as questões relacionadas ao tema. Possibilidade de avançar na mobilização e discussão da sociedade para as questões relacionadas ao tema.

Entendendo o jornalismo Linha editorial; Linha editorial; Velocidade; Velocidade; Pós-reportagem; Pós-reportagem; Terminologias; Terminologias; Assessoria de imprensa; Assessoria de imprensa; Plano de Comunicação; Plano de Comunicação;

Uma boa comunicação garante... Visibilidade e transparência às atividades desenvolvidas pela Rede de Proteção; Visibilidade e transparência às atividades desenvolvidas pela Rede de Proteção; Que as instituições e profissionais sejam conhecidos e valorizados na sociedade; Que as instituições e profissionais sejam conhecidos e valorizados na sociedade; Cumprimento do papel educativo de orientar a população; Cumprimento do papel educativo de orientar a população; Maior envolvimento da sociedade no enfrentamento das violências cometidas contra crianças e adolescentes; Maior envolvimento da sociedade no enfrentamento das violências cometidas contra crianças e adolescentes; Maior reflexão acerca dos Direitos Humanos. Maior reflexão acerca dos Direitos Humanos.

Dicas para um bom relacionamento Relação profissional; Relação profissional; Não discrimine veículos ou jornalistas; Não discrimine veículos ou jornalistas; Saiba orientar o jornalista, principalmente acerca dos termos técnicos e jurídicos; Saiba orientar o jornalista, principalmente acerca dos termos técnicos e jurídicos; Avalie com atenção o que será notícia; Avalie com atenção o que será notícia; Prepare-se bem para a entrevista; Prepare-se bem para a entrevista; Não fuja de notícias desagradáveis, essa postura acaba virando notícia no dia seguinte. Não fuja de notícias desagradáveis, essa postura acaba virando notícia no dia seguinte.

Na hora da entrevista É fundamental estar bem preparado; É fundamental estar bem preparado; Fator tempo deve ser levado em conta sempre; Fator tempo deve ser levado em conta sempre; Esteja preparado para perguntas ruins ou mal- formuladas; Esteja preparado para perguntas ruins ou mal- formuladas; Reúna material de consulta. Reúna material de consulta.

Comunicação alternativa Lembre-se que a comunicação não é somente aquela feita pela grande mídia. Jornais murais, panfletos, sites, blogs, entrevistas em rádios comunitárias podem gerar resultados tão positivos quanto uma matéria veiculada no maior meio de comunicação do seu município. Lembre-se que a comunicação não é somente aquela feita pela grande mídia. Jornais murais, panfletos, sites, blogs, entrevistas em rádios comunitárias podem gerar resultados tão positivos quanto uma matéria veiculada no maior meio de comunicação do seu município. O objetivo maior é a mobilização. O objetivo maior é a mobilização.

"A sociedade é maior do que o mercado. O leitor não é consumidor, mas cidadão. Jornalismo é serviço público, não espetáculo." (Alberto Dines) "A sociedade é maior do que o mercado. O leitor não é consumidor, mas cidadão. Jornalismo é serviço público, não espetáculo." (Alberto Dines)

Contato Obrigada!