RETROSPECTIVA 6 ANOS Porto Alegre 28 de abril de 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Política Estadual de Promoção e Desenvolvimento da
Advertisements

FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
Atenção Básica em Saúde
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
Secretaria da Saúde Departamento de Ações em Saúde Saúde da Criança e do Adolescente ESF Saúde do Homem Saúde da População Negra e Indígena Política de.
Justificativas: Incorporar os avanços já presentes na política; Dar suporte aos municípios que estão implantando a Educação Infantil; Consolidar os.
MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
Projeto CERVI-RS INTRODUÇÃO Descrevo aqui um projeto já existente que surgiu a partir de uma necessidade que como igreja enxergamos na comunidade onde.
APRESENTAÇÃO PRIMEIRA INFANCIA MELHOR MARÇO/2016.
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
Atendimento especial a crianças e adolescentes em emergências Gian-Luca Buono, Coordenador Regional de Emergência do UNICEF para a América Latina e Caribe.
PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
ORIENTAÇÕES PARA OS MUNICÍPIOS DO SEMIÁRIDO
Conjunto de projetos e ações voltadas para o aprimoramento do conhecimento, da inovação, da qualidade de vida buscando a construção de saberes, o desenvolvimento.
Qualidade e Produtividade. É o programa gaúcho de qualidade de produtividade que teve seu inicio graças a vontade de melhorar os produtos e serviços,
Pacto nacional pela redução da mortalidade materna e neonatal - Piauí -
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
OUVIDORIA: uma prática de fortalecimento da gestão democrática e da garantia de direitos educacionais Teresa Jussara Luporini Zélia Maria Lopes Marochi.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
Luciana Oliveira de Jesus
COORDENADORIA DE SAÚDE LESTE SUPERVISÃO TÉCNICA DE SAÚDE ERMELINO MATARAZZO.
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
Comissão Europeia EspanhaFrançaGrécia ItáliaPortugal PARCERIA TRANSNACIONAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA DAPHNE REACT TOGETHER.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN “Prêmio Água e Saneamento – FEMSA.
Resultados na área da Educação Coordenação: Secretário da Educação Prof. Ervino Deon Apoio Técnico: Luís Gustavo Machado e Ivana Flores.
Comitê Gestor Estadual para a Criança e o Adolescente do Semiárido Mineiro.
Projeto Gestão em Rede: Prevenção da Mortalidade Materna e Neonatal Termo de Outorga n º / Processo n º FAPESC1436/2012 SEMINÁRIO GESTÃO EM.
Boletim informativo Programa Saúde na Escola (PSE) ADESÃO PSE 2014/15 O prazo para adesão ao PSE 2014/15 foi prorrogado até o dia 06/06/14 no Portal do.
Auditoria Operacional nas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Acórdão 2.395/2013 – TCU – Plenário Ministro-Relator: André de Carvalho.
S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 28 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Brasília - DF Outubro de 2009 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
“CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE” 2012 Dalva Apª da Silva Sunada.
GRUPO DE TRABALHO PARA COOPERAÇÃO EM SITUAÇÕES CLIMÁTICAS EXTREMAS.
Implantação:2007 O Programa Gestão Nota 10 é um programa dirigido aos gestores de educação (diretores de escolas e equipe das secretarias de ensino)
XXIV Fórum Estadual das Secretarias Municipais de Educação/RS
Porto Alegre, 3 de abril de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME RIO GRANDE DO SUL.
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
Mini Curso: GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA 28 a 30 de abril de 2015 CONGEMAS NACIONAL “A implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública”
INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DO FUTEBOL. Porto Ferreira Futebol Clube, fundada em 1912 por um grupo de esportistas, tem por finalidade principal promover e.
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Desafios da Mobilidade Urbana Dezembro 2013 Ministério das Cidades SEMOB – Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana.
18ª Reunião do Conselho Deliberativo 01 de julho de 2011.
Ministério da Educação Ministério da Saúde Ministério da Educação Março 2013.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
Autores Orientadores Camila Cavalcanti (IGEO), Victor Freitas (GPDES), Richard Gomes (FND), Thiago Barbosa (GPDES ), Guilherme Azeredo (FND), Rafael Paschoa.
Seminário de Avaliação e Perspectivas Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social SECIS MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >>. 0,26 CAPS por habitantes ¼ da necessidade.
CARTA DE INTENÇÕES- LITORAL ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Visão do e-Saúde para os próximos 5 anos Pesquisa em Saúde e Gestão do Conhecimento para o SUS Fabiana Costa Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria.
INSTITUTO AYRTON SENNA Seminário " Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho “ Brasília / 11 de outubro de 2012.
POTÉ. ENCONTRO DOS FORMADORES EM BELO - HORIZONTE.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
2013 Lançamento do Fora da Escola Não Pode! O Desafio da Exclusão Escolar. Realização de oficina com a sociedade civil Lançamento do relatório Todas.
REESTRUTURAÇÃO DO CURSO DE GESTANTES COMO ESTRATÉGIA PARA ADESÃO AO PROJETO PARTO ADEQUADO AUTORES: DARÓS, J. T.; MENEGHIN, M. C.; TEIXEIRA, M. A. S.
PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL Prof.
XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - MG Acompanhamento da elaboração de Plano Municipal.
63º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina São Francisco do Sul/SC 1º/04/2016 Como efetivar os Consórcios na política pública de.
AIRTON PEREIRA - Secretário Nacional de Políticas de Turismo.
Ministro Relator José Múcio Monteiro Brasília, 20 de março de 2012.
A organização e Gestão do SUAS Adriana Lima Barros Diretora de Gestão do SUAS.
PROJETO DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL E DE APOIO AO PEQUENO PRODUTOR PRAPEM/MICROBACIAS 2 GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Missão Elaborar as políticas de atendimento que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes, articulando ações junto aos poderes constituídos.
PAIR MINAS – Ribeirão das Neves. SEMINÁRIO MUNICIPAL DE ADESÃO AO PAIR MINAS Local: CAIC – Auditório Interno Data: 03 de junho Horário: 8h às 12 h.
Evolução da BVS nos Países ePORTUGUÊSe Cláudia Guzzo BIREME/PAHO/WHO - São Paulo.
URBACT III REDES DE IMPLEMENTAÇÃO. Principais atividades do NUP  Comunicar sobre o Programa URBACT e informar os potenciais beneficiários  Disseminar.
Realizações da Coordenadoria de Fomento ao Controle Social no ano de 2013.
APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE.
Transcrição da apresentação:

RETROSPECTIVA 6 ANOS Porto Alegre 28 de abril de 2009

2003 Referência Metodológica: Educa a tu hijo” CELEP/Cuba. Cooperação Técnica: UNESCO Protocolo de Intenções Intersecretarias Comitê Estadual para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância – CEDIPI – Decreto Estadual nº /2003 Dezembro 2003: 51 municípios capacitados 75 visitadores habilitados pela CIB. I Seminário Internacional da Primeira Infância (Emily Fenichel – Instituto Zero a Três/Washington, Kevin Nugent – Brazelton Institute, Mary Young – Banco Mundial) Dia do Bebê no Parque - Parque da Redenção – público de pessoas Dia do Bebê e Semana do Bebê - Decreto Estadual nº /2003

2004 PIM implantado em 61 municípios Capacitação de Radialistas comunicadores - parceria com o UNICEF 1º Aniversário do PIM II Seminário Internacional da Primeira Infância (Thomas Brazelton e Joshua Sparrow -Brazelton Institute, Xu Ming – Instituto da Primeira Infância/China, Quinto Borghi – Serviço para a Infância/Itália II Dia do Bebê no Parque da Redenção pessoas I Encontro Estadual de Visitadores

2005 Participação em Eventos Internacionais: III Seminário Internacional gravado pelo Jornal Nacional Primeira Avaliação Parcial das crianças do Programa - média de crescimento nos ganhos de desenvolvimento infantil: 42% 809 visitadores famílias atendidas crianças beneficiadas Dia do Bebê - 10 mil pessoas. II Encontro Estadual de Visitadores Montreal/Canadá Chile Monterrey/ México Havana/Cuba Washington/EUA

2006. III Encontro Estadual de Visitadores e I Simpósio Internacional da Primeira Infância: 1800 participantes. Presença do Prêmio Nobel de Economia do ano 2000, James J.Heckman. Lei Estadual /2006 – Institui o PIM como Política Pública.

2007 Apresentação do PIM no Canadá, México, Venezuela, Chile e França. Lançamento da 2ª edição dos Guias de Orientação do PIM Visita de organismo internacional como a OPAS, de diversas autoridades nacionais incluindo Ministros, Governadores, Representantes dos governos de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Lançamento oficial da publicação Unesco/SES/RS “Primeira Infância Melhor – uma inovação em política pública”. Regularização do repasse do Incentivo Financeiro do PIM aos Municípios Avaliação dos Ganhos de desenvolvimento das crianças do PIM

Avaliação Ganhos Desenvolvimento Infantil – 2007 Quadro 1: Comparativo da Avaliação Parcial de Crianças por Faixa Etária em cada Dimensão de Desenvolvimento DimensãoIndicadores3 a 6 meses6 a 9 meses9 a 12 meses1 a 2 anos2 a 3 anos3 a 4 anos4 a 5 anos5 a 6 anos Cognitivo Marco Zero 26,0937,557,1452,6957,5825,5615,0712,73 Avaliação 91,310067,8688,1782,8387,7836,9978,18 Linguagem Marco Zero 47,8366,6778,5779,5776,779068,4961,82 Avaliação 91,395,8378,5767,7474,7568,4979,4581,82 Motora Marco Zero 13,0412,510,7127,9650,5177,7876,7189,09 Avaliação 73,9162,546,4359,1495,9676,7190,41100 Sócio-afetivo Marco Zero 43,4870,8378,5776,3468,6971,1154,7985,45 Avaliação 10087,596,4380,6596,9754,7986,385,45

PIM como ação transversal de grande relevância nos Programas Estruturantes de Governo Saúde Perto de Você”, “Emancipar” e “Nossas Cidades”, através do Projeto de Prevenção da Violência Intersetorialidade como meio de otimização e concretização das ações do PIM Experiência gaúcha retratada por série de TV Inglesa BBC World News Junho: Governadora anuncia um reajuste de 25% no incentivo financeiro do PIM, passando para R$ R$ 500,00 Portaria 206/08 SES/RS Visitadores Famílias atendidas Crianças beneficiadas

2009 CD Planetinha Bebê Novos uniformes para os Visitadores 3ª edição dos Guias de Orientação Coleção Fazendo Arte com o PIM - Atividades Lúdicas Apresentação do PIM na República Dominicana e Argentina

225 MUNICÍPIOS COM O PIM IMPLANTADO 323 MUNICÍPIOS CAPACITADOS Regionalização do PIM por CRS Visitadores: Famílias Atendidas: Crianças Beneficiadas: Gestantes Atendidas: Janeiro de 2009:

METAS PIM Porto Alegre 28 de abril de 2009

VISITADORES 2003 a 2008 META até 2011

FAMÍLIAS e CRIANÇAS 2003 a 2008 META até 2011

DESAFIOS Porto Alegre 28 de abril de 2009

DESAFIOS Otimizar a interlocução entre as Secretarias parceiras Aprimoramento das Modalidades de Atenção Fortalecimento do Banco de Dados Realização de Pesquisas Externas Alcance das metas quanti e qualitativas...