“Frente Parlamentar Catarinense de Defesa da Criança e do Adolescente – As ações e projetos desenvolvidos deputada Simone Schramm – PMDB.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POMMAR/USAID-Partners
Advertisements

I Seminário do Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes Brasil. Quem ama protege. Brasília, março de.
IX CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Milhões de crianças e adolescentes brasileiros vivem em situação de risco. São meninos e meninas expostos à violência, à exploração sexual, ao trabalho.
Políticas de Segurança Pública
INSTITUTO LATINO AMERICANO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA PREVENÇÃO DO DELITO E TRATAMENTO DO DELINQÜENTE - BRASIL -
CONSTRUINDO DIRETRIZES DA POLITICA E DO PLANO DECENAL.
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Escola Secundária Dr. Jaime M. Lima Parlamento dos Jovens
Secretário Nacional de Juventude
DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS E POLITICAS PÚBLICAS PARA MULHERES
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
ÁREA SOCIAL Grupo 1.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Cursos de Formação Continuada da DPEDHUC/SECADI
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
CARTA DE INTENÇÕES ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As intervenções.
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
By Aninha`rts. A garantia de prioridade compreende: (...) Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção a infância.
ENCONTRO REGIONAL SUL DE CONSEAS PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL SISAN NO BRASIL E NOS ESTADOS DA REGIÃO SUL Onaur Ruano Consultor.
Bullying, isso não é brincadeira!
Devolutiva das Conferências Municipais de 2007 e 2009
TERRITÓRIOS DE PAZ DE PORTO ALEGRE GABINETE DE GESTÃO INTEGRADA MUNICIPAL.
PACTO PELA JUVENTUDE:. O QUE É O PACTO PELA JUVENTUDE?  O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos (federal,
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente
Por definições do ECA, cabe ao Conselho de Direito formular e deliberar sobre as políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos humanos de crianças.
Governo do Estado do Ceará Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas-CEPOD I ENCONTRO DE GESTORES.
Secretaria de Estado Extraordinária
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Histórico do Plano Nacional Entender como o PNPI foi construído é importante porque processo similar pode ser adotado em cada município A Rede Nacional.
CONFERÊNCIA DA CIDADE Desenvolvimento Urbano com participação popular Avançando na gestão democrática das cidades.
ÁREA SOCIAL Grupo. 1) Emprego e renda 1. Implantar um Centro de Apoio as famílias para a geração de emprego e renda (qualificação, inserção no mercado.
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Estatuto da Criança e do Adolescente
Planejamento Urbano e Plano Diretor
I ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS GAYS E AIDS DA ARTAGAY JOVEM ‘Construindo uma agenda política, para uma juventude sem AIDS e livre da homofobia’ 27 de maio.
Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo
As crianças atendidas nas Obras Sociais Senhora de Pompéia podem ter um amigo Você! E não precisa pagar nada por isso.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Atuação e função do MPF A fiscalização e o estímulo à regular aplicação do dinheiro público federal.
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
Concernente à área da saúde, as principais referências legais e de políticas públicas para o atendimento de mulheres em situação de violência, nas suas.
ACESSO À INFORMAÇÃO E DIREITO À EDUCAÇÃO Ananda Grinkraut e Gustavo Paiva.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
DIREITOS HUMANOS INSTRUMENTOS NORMATIVOS
Poder Judiciário para Jornalistas - A Estrutura, os Princípios Norteadores e as Diferenças de Linguagem Escola Paulista da Magistratura – EPM 22 de abril.
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
Apresentação do Protocolo de Atendimento as Pessoas em situação de Violência Sexual. Joinville/ SC. Mônica Vollrath Assistente Social Vigilância em Saúde.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Secretaria de Estado de Educação Unidades Escolares 14 Diretorias Regionais 1 Diretoria Prisional e Socioeducativa Total de alunos: - Fundamental.
Secretaria de Direitos Humanos Protocolo Nacional Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em.
Processos de incidência política em moradia e habitat.
Coordenadoria de Atenção Básica Secretaria de Estado de Saúde Diretoria-Geral de Atenção à Saúde PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
A DEMOCRACIA BRASILEIRA – Constituição de 1988 A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; O DIREITO DO INDIVÍDUO À SUA CIDADANIA; RECONHECIMENTO DA IGUALDADE BÁSICA.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO SOCIOEDUCACIONAL.
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REDE AQUARELA REDE AQUARELA/ PAIR ABRIL/10.
PARECER CNE/CP Nº Experiências dos estados do Acre, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul,. No caso do Rio Grande do Sul, foram institucionalizados.
ORIENTAÇÕES VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Conforme Resoluções do Conanda e do Cedca/SC Tema “Construindo Diretrizes.
Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes/SNPDCA/SDH Disque Denúncia Nacional
Lei No de 1995 O Grupo de Assessoramento com representação paritária do estado e municípios. É considerado, nos documentos, como importante mecanismo.
O QUE É O PAIR? PROGRAMA DE AÇÕES INTEGRADAS E REFERENCIAIS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL NO TERRITÓRIO BRASILEIRO.
As Politicas Publicas para o enfrentamento da violência Dorival da Costa Mestre em Tecnologia.
Transcrição da apresentação:

“Frente Parlamentar Catarinense de Defesa da Criança e do Adolescente – As ações e projetos desenvolvidos deputada Simone Schramm – PMDB

 A FRENTE PARLAMENTAR CATARINENSE PELA CRIANÇA E ADOLESCENTE FOI CONSTITUÍDA PELO ATO DA PRESIDÊNCIA Nº 025-DP, DE 15 DE SETEMBRO DE 2005;  FOI INSTALADA NO DIA 20 DE SETEMBRO DE 2005, ÀS 10:00 HORAS, NO PLENÁRIO OSNY RÉGIS, DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SANTA CATARINA  A FRENTE CONTA COM A ADESÃO E PARTICIPAÇÃO DOS 40 DEPUTADOS E APOIO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO, ATRAVÉS DO CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE  JÁ TEMOS QUASE 50 CÂMARAS QUE JÁ ASSINARAM E ESTÃO CONSTITUINDO AS FRENTES PARLAMENTARES MUNICIPAIS, COM O APOIO DO PARLAMENTO CATARINENSE. INSTALAÇÃO DA FRENTE

PRIORIDADES  ENTRE AS PRIORIDADES DA FRENTE PARLAMENTAR RECURSOS PARA ÁREA SOCIAL  ENTRE AS PRIORIDADES DA FRENTE PARLAMENTAR CATARINENSE ESTÁ O ACOMPANHAMENTO DO ORÇAMENTO PARA 2006, EM BUSCA DE MAIS RECURSOS PARA ÁREA SOCIAL  A CONSCIENTIZAÇÃO DA CRIAÇÃO DAS FRENTES PARLAMENTARES NAS 293 CÂMARAS MUNICIPAIS QUE COMPÕEM O ESTADO DE SANTA CATARINA  A MANUTENÇÃO DE CONTATO PERMANENTE COM AS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL QUE DEFENDEM OS DIREITOS DESSE SEGMENTO DA POPULAÇÃO   JÁ ENVIAMOS OFÍCIO EXPLICANDO A IMPORTÂNCIA DAS FRENTES MUNICIPAIS E TERMO DE ADESÃO PARA O “PACTO NACIONAL DO PODER LEGISLATIVO PELA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

ATIVIDADES REALIZADAS  INCENTIVAR A CRIAÇÃO DAS FRENTES MUNICIPAIS;  INCENTIVAR AS CÂMARAS MUNICIPAIS CATARINENSES A ADESÃO AO PACTO NACIONAL LEGISLATIVO PELA INFÂNCIA E JUVENTUDE;  ACOMPANHAMENTO DO ORÇAMENTO ESTADUAL PARA 2006, DE RECURSOS DESTINADOS AO FIA;  APRESENTAÇÃO E EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO FLOR DE PESSEGUEIRO, DE AUTORIA DA JORNALISTA ÂNGELA BASTOS;  INDICAÇÃO AO PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SC PARA CRIAÇÃO DE DELEGACIAS E VARAS PARA ATENDIMENTO À MULHER, CRIANÇA E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA E EXPLORAÇÃO SEXUAL;

ATIVIDADES REALIZADAS  APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº /2005 PARA CRIAÇÃO DO PROGRAMA FIALESC;  APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº /2005 QUE AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A CRIAR O PROGRAMA FIASER;  APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº /05 DE ANÚNCIOS DE CLASSIFICADOS;  APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE LEI Nº /2005, PARA CRIAÇÃO DO PROGRAMA RADAR;  APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE LEI DE CRIANÇAS DESAPARECIDAS;  BANCO DE DADOS DE CRIANÇAS DESAPARECIDAS;

ATIVIDADES REALIZADAS  ACOMPANHAMENTO DAS CONCLUSÕES DA CPMI E FORÇA TAREFA DE COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL E PROSTITUIÇÃO INFANTO JUVENIL E TRÁFICO DE SERES HUMANOS (FRONTEIRAS);  INDICAÇÃO Nº /2005 AO PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SC PARA QUE SEJA DADA PREFERÊNCIA DE JULGAMENTO AOS CASOS ENVOLVENDO CRIANÇAS E ADOLESCENTES COMO VÍTIMA E CONTRATAÇÃO DE ASSISTENTES SOCIAIS PARA TODOS OS FÓRUNS E IMPLEMENTAÇÃO, EM TODAS AS COMARCAS DE EQUIPE INTERPROFISSIONAL PARA ATENDIMENTO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES;  PLANO ESTADUAL DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA E EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTO-JUVENIL;  DEBATE DA SITUAÇÃO DAS UNIDADES DE INTERNAÇÃO DE JOVENS INFRATORES NO ESTADO DE SANTA CATARINA.

CONHEÇA OS PROJETOS  FIALESC : ESTA EM TRAMITAÇÃO O PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº /2005 QUE AUTORIZA A CRIAÇÃO DO PROGRAMA FIALESC NO ÂMBITO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SANTA CATARINA. ESTE PROJETO TEM COMO OBJETIVO ESTIMULAR E FACILITAR AS CONTRIBUIÇÕES DOS PARLAMENTARES E FUNCIONÁRIOS DESTA CASA LEGISLATIVA AO FUNDO PARA A INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA – FIA NO ESTADO;  FIASER : PROJETO DE LEI Nº /2005, QUE AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A CRIAR PROGRAMA FIASER NO ESTADO DE SANTA CATARINA, COM O OBJETIVO DE ESTIMULAR A CONTRIBUIÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS ESTADUAIS AO FUNDO PARA A INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA – FIA NO ESTADO, UMA VEZ QUE EM 2004 FORAM R$ ,00 (DUZENTOS E VINTE E CINCO MILHÕES DE REAIS) DE IMPOSTO RETIDO NA FONTE, DO QUAL 6% (SEIS POR CENTO) DESTES PODERIAM TER SIDO INVESTIDOS ATRAVÉS DO FUNDO PARA OBRAS E AÇÕES SOCIAIS.

CONHEÇA OS PROJETOS  RADAR: O PROJETO DE LEI Nº /2005, AUTORIZA A CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE POLÍTICA ESTADUAL DE PREVENÇÃO, IDENTIFICAÇÃO E COIBIÇÃO DE PRÁTICAS DE VIOLÊNCIA OU DE EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ESTADO DE SANTA CATARINA. TEM COMO FINALIDADE ADOTAR PERMANENTEMENTE A REDE ESTADUAL DE ENSINO, AÇÕES E SERVIÇOS DE PROFISSIONAIS CAPAZES DE IDENTIFICAR INDÍCIOS DE PRÁTICAS DE VIOLÊNCIA OU DE EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E DE ADOLESCENTES  UNIDADES DE INTERNAÇÃO DE JOVENS INFRATORES: Debate sobre a situação das unidades de internação de jovens infratores no Estado de Santa Catarina. Apesar do Estatuto da Criança e Adolescente ter estabelecido que o modelo de atendimento desses adolescentes é o de reinserção social, na prática, não é isso que acontece. Em vez de serem preparados para voltar à convivência na sociedade, os jovens sofrem maus-tratos e torturas nessas instituições, o que acaba funcionando como escola para o crime.

PRINCIPAIS PROJETOS VOLTADOS À CRIANÇA PRINCIPAIS PROJETOS VOLTADOS À CRIANÇA  INSTITUI O PROGRAMA DE LEITURA DE JORNAIS E REVISTAS NAS ESCOLAS REVISTAS NAS ESCOLAS LEI Nº /2003 – 02/12/2003 LEI Nº /2003 – 02/12/2003 DIÁRIO OFICIAL Nº DIÁRIO OFICIAL Nº  PROÍBE O CONSUMO DE CIGARROS NAS ESCOLAS LEI Nº /2004 – 25/0/2004 LEI Nº /2004 – 25/0/2004 DIÁRIO OFICIAL Nº DIÁRIO OFICIAL Nº  AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A INSTITUIR O PROJETO ESPAÇO ESCOLAR CIDADÃO. ESPAÇO ESCOLAR CIDADÃO. LEI Nº /2004 – 13/01/2004 LEI Nº /2004 – 13/01/2004 DIÁRIO OFICIAL Nº DIÁRIO OFICIAL Nº

PRINCIPAIS PROJETOS VOLTADOS À CRIANÇA PRINCIPAIS PROJETOS VOLTADOS À CRIANÇA  INSTITUI A SEMANA DE INCENTIVO À LEITURA LEI Nº /2004 – 30/07/2004 LEI Nº /2004 – 30/07/2004 DIÁRIO OFICIAL Nº DIÁRIO OFICIAL Nº  CRIA O BANCO DE SANGUE DE CORDÕES UMBILICAIS LEI Nº / /07/2005 LEI Nº / /07/2005 DIÁRIO OFICIAL Nº DIÁRIO OFICIAL Nº  AUTORIZA DOAÇÕES DE CORDÕES UMBILICAIS LEI Nº / /07/2005 LEI Nº / /07/2005 DIÁRIO OFICIAL Nº DIÁRIO OFICIAL Nº  INSTITUI A SEMANA DE DEFESA E VALORIZAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA LÍNGUA PORTUGUESA LEI Nº / /07/2005 LEI Nº / /07/2005 DIÁRIO OFICIAL Nº DIÁRIO OFICIAL Nº

CONTATOS  ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA TELEFONE : (48) TELEFONE : (48)  ESCRITÓRIO REGIONAL - JOINVILLE TELEFONE : (47) TELEFONE : (47) “ Quando vejo uma criança ela me inspira dois sentimentos: ternura pelo que ela é e respeito pelo que poderá ser. E este respeito pelo que poderá ser depende de nossas ações” (Piaget) “ Quando vejo uma criança ela me inspira dois sentimentos: ternura pelo que ela é e respeito pelo que poderá ser. E este respeito pelo que poderá ser depende de nossas ações” (Piaget)