Projeto: Trabalhando com o livro “O segredo de Bonezinho Vermelho”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Escola Municipal Alexandre Arcipretti Projeto Trânsito é Vida!
Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Projeto Interdisciplinar envolvendo Ciências Matemática Português
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
PROJETO PEDAGÓGICO.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Educação Ambiental - GPEEA
VISIBILIDADE E (IN)VISIBILIDADE DO BEBÊ E DA CRIANÇA PEQUENA
O lazer, a educação e o Programa Segundo Tempo
Rotina na Alfabetização:
O brincar e a matemática
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS CURSO DE PEDAGOGIA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
O PAPEL DOS CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO INFANTIL
PROGRAMA FAÇA UM AMIGO NO TRÂNSITO
EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
“O caleidoscópio precisa de todos os pedaços que o compõem
O que é ensinar história?
O QUE É TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA?
ELIANE PEREIRA DE BRITO
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
Projeto Aulas Unidas 32 escolas 150 professores alunos 48 websites escolares Conteúdos infomativos e educacionais Interatividade Comunidade Colaboração.
Planejamento de Aula Aula de Ciências Professora Viviane C. Bertoldo
Relatório de Proposta de Projeto
Metodologia do Ensino de Arte
CARTA DA TERRA Para crianças.
Dr. Jorge H. Guimarães CRM-SP
PROJETO: PRESERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
PROGRAMA FAÇA UM AMIGO NO TRÂNSITO
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
COMPONENTES:CAROLINE
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Colégio Estadual Augusto Meyer
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
CÁTIA CAMARGO CÁTIA CAMARGO PÓLO VACARIA PÓLO VACARIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR.
Curso de Especialização em mídias Integradas na Educação
LEITURA, POESIA E ARTE Este projeto foi executado na EE Padre Anchieta – Nova Andradina. Participantes: Alunos 3ª série (4º ano) Professora de Artes e.
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
TRÂNSITO NA ESCOLA. Objetivos: Estimular a cooperação entre pedestres e motoristas, a humanização e o respeito as leis de trânsito, educando para a cidadania.
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
OFICINA: UTILIZANDO O JORNAL VAMOS APRENDENDO HISTÓRIA
Apresentação do Projeto para os Profissionais da Unidade
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
O Meio Ambiente !.
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM Fernanda Rodrigues da Silva
Formadoras: Nádya Reis de Oliveira Leomaura Miranda de Andrade Soares
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
“Um país se faz de homens e livros”
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Componente Curricular Arte
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
Bruna Rodrigues, Danieli Alves. Débora Eugênio e Mônica Padilha
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

Projeto: Trabalhando com o livro “O segredo de Bonezinho Vermelho” Autora: Joice de Sá Professora, escritora, palestrante e pedagoga Pós- graduada em interdisciplinaridade escolar Especialista em Educação Especial Local: Ano de entrega: 2015 Projeto referente ao livro “O segredo de Bonezinho Vermelho”. Joice de Sá

Objetivos específicos: Conhecer o livro “Bonzinho Vermelho”para contextualizá-lo. Ler a história O segredo de Bonezinho Vermelho.   Criar possibilidades de interação dos alunos e professores através da leitura de textos e de livros variados. Incentivar o interesse pela leitura. Trabalhar conceitos interdisciplinares utilizando o livro como ferramenta. Realizar atividades recreativas utilizando conceitos relacionados ao livro. Conhecer os meios de comunicação. Objetivo Geral: Proporcionar momentos de leitura e descobertas utilizando o livro “O segredo de Bonezinho Vermelho”, como principal agente de conhecimentos interdisciplinares. Joice de Sá

Objetivos específicos: Conscientizar a comunidade escolar sobre as regras e as normas relativas ao trânsito com a finalidade de preservar as integridades físicas de pedestres e condutores de veículos. Construir valores que possam ser viabilizados na vida prática dos membros da comunidade, objetivando a melhoria da qualidade de vida nas vias públicas. Valorizar ações de cooperação, desenvolvendo atitudes compartilhadas com intuito de difundir o conhecimento construído a todos aqueles que convivem direta e indiretamente com o trânsito. Incentivar o educando a expressar seus anseios e conhecimentos relativos ao trânsito por meio de diversas áreas de conhecimento. Joice de Sá

Objetivos específicos: Diferenciar as cores primárias das secundárias, tendo o livro como subsídio. Conceituar e diferenciar os números pares e ímpares. Observar , conceituar e diferenciar vogais e consoantes . Joice de Sá

Objetivos específicos: Observar as Formas Geométricas. Despertar o gosto por diversas expressões artísticas como: obras de arte, esculturas e músicas... Relacionar as cinco cores básicas aos lixos correspondentes. (Verde= vidro, Amarelo=metal; Azul= papel; Vermelho= plástico; Marrom= orgânico). Joice de Sá

Objetivos específicos: Despertar cada criança para as interrelações entre os elementos que compõem o meio ambiente, das quais os seres humanos são parte integrante. Observar os animais que fazem parte da história contextualizando com a realidade local. Observar o meio de transporte que o lobo Ruguel utiliza. Joice de Sá

Objetivos específicos: Respeitar e refletir sobre o lobo Antônio Antonino, personagem cadeirante que realiza trabalhos voluntários. Internalizar valores morais, éticos e sentimentais da relação humana. Joice de Sá

Justificativa: A leitura é fundamental na formação educacional dos alunos, sendo colaboradora para um desenvolvimento melhor na escrita, raciocínio, interpretação, memorização, concentração, construção de vocabulário mais rico e significativo. Criança que pratica a leitura tem mais argumentação e uma melhor maneira de ver o mundo. Justifica-se a escolha deste livro, por ser totalmente interdisciplinar e por trazer assuntos indispensáveis no ambiente escolar como: reciclagem, cuidados com o meio ambiente (preservação), educação para o trânsito, respeito à diversidade, entre outros conceitos relatados na história. Joice de Sá

Metodologia: Os educadores trabalharão o livro em sala de aula, fazendo várias atividades relacionadas com: -Leitura -Diálogo -Produções textuais   Joice de Sá

Dicas de atividades: Jogos: Jogos: Jogos da memória sobre: -Formas geométricas; -Cores primárias e secundárias; -Números pares e ímpares; -Placas relacionadas ao trânsito. - Meios de transporte; Cores relacionadas à reciclagem; Vogais e consoantes; Inclusão (imagens relacionadas a esse assunto) Joice de Sá

Vídeos indicados... Documentário: Cordas Clubinho Honda - Segurança no Trânsito Turma da Mônica - Um Plano para Salvar o Planeta  APRENDENDO A RECICLAR - A Turma do Cata-Vento É preciso reciclar - Turma da Mônica Changing Batteries (Carregando as Baterias) Para refletir animação em 3D Joice de Sá

Reflexões: *O lobo Ruguel não respeitou as leis de trânsito. O que você achou dessa atitude? Você conhece alguém que seja cadeirante como o nosso amigo lobo Antônio Antonino? Joice de Sá

Reflexões: É importante cuidar das florestas? Você acha que é necessário reciclar o lixo? Vovó Elenita está triste pois está envelhecendo. Você acha os idosos importantes para a sociedade? Devemos cuidar dos idosos? Joice de Sá

Produto final: A culminância deste trabalho será a visita da escritora na escola. “Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas, livros só mudam as pessoas.” Mário Quintana Joice de Sá

Desejo toda felicidade do mundo para vocês!!!!!!!! Joice de Sá