COMPARATIVO DA PORTAIRA 326/2013 E 186/2008 A nova portaria enumerou rol de documentos específicos para cada modalidade de requerimento. No que diz respeito.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituições Escolares
Advertisements

Organização jurídica da subsede Ata de criação ( duas via digitalizada ,com livro próprio de presença) ( com a presença de um diretor da central)
Secretaria Municipal de Educação
                                             .
Em BH é exigido por lei: Em caso de evento em local público, o empreendedor responsável deverá apresentar à Secretaria de Administração Regional Municipal.
CERTIFICAÇÃO DIGITAL A partir de 02 de abril de 2013, todas as solicitações de Atualização Sindical(SR), Pedido de Registro (SC), Pedido de Alteração (SA),
PROCEDIMENTOS PARA FILIAÇÃO À CTB
PROPOSIÇÃO DA PRESIDÊNCIA PARA INSTITUIÇÃO DO COLÉGIO DE ENTIDADES.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
O Processo eleitoral da Sociedade Civil e a questão da representatividade Segmento Usuários.
Alteração do Regimento Eleitoral
REUNIÃO DE DIRETORES DER LESTE /09/2010 – 2ª PARTE
ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES DAS OSCIPS E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
Uma proposta de mudança
COMISSÃO ELEITORAL FEDERAL - CEF Quem é o eleitor? O ELEITOR É o profissional registrado e em dia com as obrigações perante o Sistema Confea/Crea.
Portaria nº. 326 de 1º de Março de 2013
CERTIFICADO DIGITAL Portaria nº 268/2013 MTE.
1. Seminário IBRI Avaliação dos formulários de referência apresentados em 2010.
Secretaria de Relações do Trabalho/MTE
Como solicitar a certificação
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Crédito, Cadastro e Cobrança.
RESOLUÇÃO DE QUESTÕES OBJETIVAS
Legislação Trabalhista Aplicada – Profª Hellen Araújo
CONTRIBUIÇÕES SINDICAIS
LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Aprovada em 1996 pelo poder executivo, na administração.
UNICIDADE SINDICAL NOVA PORTARIA TENDÊNCIAS Foz 29/11/2012.
ORGANIZAÇÃO SINDICAL.
Avaliação de Desempenho Portaria-TCU 180/2009. O que é a avaliação?  Processo que envolve avaliador, servidor e chefia imediata e contempla o planejamento.
MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Diretoria de Ensino – Região de Bragança Paulista Abril 2014
Direito Sindical Aspectos Gerais do Direito Sindical e as transformações do Direito do Trabalho.
Obrigações do Empresário
CRIAÇÃO E REGISTRO DE ENTIDADES SINDICAIS
SISTEMA ESTADUAL DE INCENTIVO AO TURISMO, À CULTURA E AO ESPORTE
O aviso prévio Direito do Trabalho.
Consórcios Públicos Desafios Vancouver – out 2007 Marcela Belic Cherubine Secretária de Assuntos Jurídicos Prefeitura de Santo André.
© 2011 Ivanildo Figueiredo Faculdade de Direito do Recife – UFPE
AVALIAÇÃO PERICIAL CONTÁBIL
Portaria spprev nº 102, de 28/02/14, doe DE 06/03/14, republicada em 08/03/14. Dispõe sobre novo regulamento para homologação de CTC – Certidão de Tempo.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR MÓDULO VI MÓDULO VI MÓDULO VI MÓDULO VI Avançar.
Conselheiro Jorge Ulisses Jacoby Fernandes
Escola Estadual “Sebastião Gurgel” Oficina: Participação Estudantil
SOCIEDADE ANÔNIMA JULIANA BRAGA
Programa Jovem Aprendiz
IMPLANTAÇÃO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
Secretaria de Relações do Trabalho Coordenação Geral de Registro Sindical Portaria nº. 326 de 1º de Março de 2013 (Publicada no DOU nº 42 de 04/03/2013.
ADMINISTRAÇÃO DAS ENTIDADES SINDICAIS
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA DE TURISMO TRABALHO E RENDA CAPACITAÇÃO: AMARIV e ASCAMARE - ATRIBUIÇÕES DA DIRETORIA - PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS.
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
Verificação e Habilitação de Créditos © 2008 Ivanildo Figueiredo Faculdade de Direito do Recife – UFPE.
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
Zilmara Alencar Consultoria. NEGOCIAÇÃO COLETIVA – PROFISSIONAIS LIBERAIS.
Recife O QUE É SER PROFISSIONAL LIBERAL? - PROFISSIONAL LIBERAL X CATEGORIA DIFERENCIADA -PROFISSIONAIS LIBERAIS: NECESSIDADE DE HABILITAÇÃO LEGAL.
Zilmara Alencar Consultoria ATUALIZAÇÃO DO REGISTRO DAS ENTIDADES SINDICAIS (SR) Fortaleza-2013.
Zilmara Alencar Consultoria NOVAS REGRAS PARA SOLICITAÇÃO DE REGISTRO DE ENTIDADES SINDICAIS DE PRIMEIROS GRAU (SINDICATOS)
Zilmara Alencar Consultoria REGISTRO DAS ENTIDADES REGISTRO DAS ENTIDADES SINDICAIS. SINDICAIS. Súmula nº 677, do Supremo Tribunal Federal, prevê que:
O QUE É UM SINDICATO? O QUE É UM SINDICATO? Sindicato é aquela associação profissional, que em virtude do preenchimento de certos requisitos, goza das.
Direito e Legislação Empresarial Marcelo Toledo e Leopoldo Rocha Aula 6.
II Congresso JPT IV CONGRESSO JPT-SC. PAUTA Organização interna: “O novo patamar da Juventude do PT”; Conjuntura: “O desenvolvimento que a juventude quer.
1) ENTIDADES PROFISSIONAIS a ) Sociedades e associações profissionais: São associações civis sem fins lucrativos; Regem-se por estatuto registrado em.
SISTEMA ESTADUAL DE INCENTIVO AO TURISMO, À CULTURA E AO ESPORTE.
Fórum Cáritas do Terceiro Setor 16º Encontro Planejamento de 2014: Aspectos Estratégicos e Operacionais relacionados às Qualificações Públicas.
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional Gerência de Avaliação da Educação Básica e.
 ELEMENTOS PRIMORDIAIS:  O QUE?  QUANDO?  COMO?
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Processo de Indicação de Candidatos ao Cargo de Diretor e à Função de Vice-diretor de Escola Estadual Resolução SEE nº 1.812, de 22/03/11, republicada.
Sempre é tempo de aprender!
AUDIÊNCIA PÚBLICA PONTO ELETRÔNICO CÂMARA DOS DEPUTADOS José Ricardo da Costa Aguiar Alves Vice-Presidente Executivo Comissão de Desenvolvimento Econômico,
Transcrição da apresentação:

COMPARATIVO DA PORTAIRA 326/2013 E 186/2008 A nova portaria enumerou rol de documentos específicos para cada modalidade de requerimento. No que diz respeito aos documentos para fins de pedido de registro sindical, a nova portaria passou a exigir que a transmissão do requerimento se dê por meio de certificação digital, bem como os documentos abaixo relacionados: O protocolo da documentação poderá vir a ser feito junto às Gerências Regionais, entes desconcentrados das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego – SRTE de cada unidade da Federação em que se situe a sede da entidade; Há de se observar a necessidade de qualificação do subscritor dos editais de convocação nos próprios editais, sem prejuízo de qualificação posterior em documentação apartada, na forma do Zilmara Alencar Consultoria

COMPARATIVO DA PORTAIRA 326/2013 E 186/2008 inciso IX; A publicação dos editais no DOU e em jornal de grande circulação diária deixa de ser obrigatoriamente simultânea, podendo haver um intervalo de 5 dias entre elas (trata-se de disposição expressa de entendimento já corrente na SRT); Aumento do intervalo entre as publicações no DOU e no Jornal de Grande Circulação e a efetiva realização da assembleia-geral. Entidades municipais/intermunicipais/estaduais = 20 dias. Entidades interestaduais/nacionais = 45 dias. Resolveu por EXPRESSAR outro entendimento da SRT, no sentido de que as entidade interestaduais e nacionais devem promover a publicação em jornais de grande circulação diária de cada Estado Zilmara Alencar Consultoria

COMPARATIVO DA PORTAIRA 326/2013 E 186/2008 integrante da sua base territorial; O MTE resolveu normatizar os termos da lista de presença a ser apresentada pela entidade, estabelecendo alguns critérios de identificação da assembleia-geral, quais sejam a finalidade da assembleia, a data, o horário e o local de realização e, ainda, o nome completo, o número de registro no Cadastro de Pessoas Físicas - CPF, razão social do empregador, se for o caso, e assinatura dos presente; Na ata de eleição o MTE resolve exigir a mesma documentação já exigida pela Portaria nº 02/2013, a fim de fiscalizar e controlar indiretamente (indevidamente, vale dizer) os critérios de aferição da representatividade das Centrais Sindicais; Zilmara Alencar Consultoria

COMPARATIVO DA PORTAIRA 326/2013 E 186/2008 Exigência de documentação referente aos dirigentes eleitos, a fim de verificar se estes são da categoria representada; Estatuto social do qual conste especificamente a representação, por termos claros e concisos. Trata-se, também, de expressar entendimento já corrente na SRT para fins de verificação da unicidade sindical; Exigência de documentação apartada contendo a qualificação do subscritor dos editais da entidade, a fim de verificar a sua efetiva participação na categoria representada; e Previsão de preclusão temporal nos termos do §2º. Zilmara Alencar Consultoria

COMPARATIVO DA PORTAIRA 02/2013 E 01/2005 A Secretaria de Relações do Trabalho – SRT procedeu à elaboração da Portaria nº 01, de 19 de abril de 2005, a fim de disciplinar, observadas as limitações constitucionais aplicáveis à espécie, os procedimentos para a aludida atualização. Nada obstante, aos 22 de fevereiro de 2013 a SRT achou por bem atualizar os procedimentos para a atualização dos dados das entidades sindicais no CNES, a fim de introduzir novas exigências, burocratizando ainda mais o movimento sindical, conforme veremos a seguir. Em 09 de abril de 2013 o Ministério do Trabalho e Emprego alterou a redação da Portaria SRT nº 2/2013, por intermédio da Portaria SRT nº 3/2013, a qual dispensou o registro da ata de eleição Zilmara Alencar Consultoria

COMPARATIVO DA PORTAIRA 02/2013 E 01/2005 em cartório, com a indicação do número de sindicalizados, o número de sindicalizados aptos a votar e a lista de presença contendo finalidade, data, horário e local da realização e, ainda, nome completo, número do CPF, razão social do empregador, se for o caso, e assinatura dos presentes. Apesar das referidas mudanças trazidas pela Portaria SRT nº 3/2013, ainda se tem por abusivas diversas exigências trazidas no seio da Portaria SRT nº 2/2013, na medida em que internalizam pedido de remessa de documentos que não dizem respeito à representação sindical, mas em verificação de representatividade diretamente relacionados ao favorecimento das centrais sindicais. Zilmara Alencar Consultoria

COMPARATIVO DA PORTAIRA 02/2013 E 01/2005 É o que ocorre com a exigência que consta dos incisos II e VII do art. 3° da Portaria n° 02/2013, no sentido de ainda ser necessária a ata de eleição e apuração de votos da diretoria, com a indicação da forma de eleição, o número de votantes, as chapas concorrentes com a respectiva votação, os votos brancos, os nulos e o resultado do processo eleitoral, acompanhada da lista de presença dos votantes. O mesmo ocorre com o §1° do art. 4° da referida Portaria, o qual estabelece que a SRT decidirá pela validação ou não da solicitação de acordo com a documentação protocolada pela entidade e também no mérito, observa-se que a SRT altera a natureza do ato para conferir-lhe discricionariedade, aumentando, de forma arbitrária, as Zilmara Alencar Consultoria

COMPARATIVO DA PORTAIRA 02/2013 E 01/2005 possibilidades de resolução contrária ao pleito do ente coletivo com base na analise meritória da documentação apresentada. A Portaria Ministerial ora analisada prevê a realização da análise dos documentos, mas não estabelece sob qual aspecto será analisado o aludido requerimento, essa significativa margem de atuação administrativa transparece o caráter interventivo da atuação ministerial, devendo o MTE verificar apenas a regularidade formal da instrução processual, o que já é excessiva por si só. Zilmara Alencar Consultoria