Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Chafic.com.br Palestra de Chafic Jbeili
Advertisements

1 Família, a base para cidadania. 2 3 A configuração de família no seu surgimento está atrelada ao casamento monogâmico, heterossexual, ao modelo patriarcal.
Uma agenda positiva para a promoção de direitos de crianças e adolescentes no Brasil e no mundo Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Projetos para as Famílias Rita Massarico Kawahala André Luís Kawahala Jovem Família Família & Namoro.
PROCESSO DE COMUNICAÇÃO. Ocupa-se basicamente de um empreendimento psicológico, assim descritos: Ocupa-se basicamente de um empreendimento psicológico,
ART HISTORY AFTER MODERNISM ou O FIM DA HISTÓRIA DA ARTE HANS BELTING.
Um Novo Olhar... Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Cenas Juvenis: punks e darks no espetáculo urbano Helena Wendel Abramo.
O Papel das Organizações do Terceiro Setor e sua relação com o Estado e demais setores Márcia Moussallem IATS – Instituto de Administração para o Terceiro.
Diretoria de Ensino PCNP Isabel Bonadio.
Família Professor: Cordeiro.
A FAMÍLIA DIANTE DAS DIFICULDADES ESCOLARES DOS FILHOS
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
A Valorização da Assistência de saúde às crianças da Creche Municipal João José Theodoro da Costa Netto: um enfoque ao combate da Mortalidade Infantil.
Brasília, 27 de agosto de 2012 Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e o Plano Decenal – Audiência Pública - Publicidade.
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
Prof. Ms. Wesley Luis Carvalhaes
REINVENTANDO OS LAÇOS FAMILIARES
Aula 16.  Jean Paul Basquiat. O homem de Nápoles, acrílico e colagens sobre madeiras,1982.
REDE DE APOIO - refletirmos sobre o contexto em que estamos inseridos e as relações que podemos estabelecer a partir desse lugar no qual, nos relacionamos.
Recreação aquática Prof. Ms. Vagner Custódio. Atividades para a faixa etária de 3 a 4 anos.
Prefeitura Municipal de Itajaí ESF Costa Cavalcanti Estimulando o protagonismo e empoderamento de um grupo de mulheres da comunidade do Costa Cavalcanti.
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
Reunião de Partilha do CSTL 2014 Apoio Psicossocial Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de Novembro de 2014.
Participação: do que estamos falando? Maria Cristina Martins Kamers Conselho Estadual de Educação – CEE/SC.
Projeto de pesquisa : A abordagem cultural da educação física na educação infantil Elina Elias de Macedo.
Gênero e Sexualidade e direitos humanos infanto-juvenis Antonio Sardinha Jornalista, especialista em Direitos Humanos e Mestre em Comunicação.
Agosto de Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com.
Ética e Cidadania Prof. Vonei Cene Ética e Civilização: na sociedade tecnológica! Aula 2.
Família, a base para cidadania
Prof. Ricardo Lima Filosofia
GESTÃO DO PAIF.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Filosofia/sociologia.  Como definir?  Para começar a pensar...  2/14/a-familia-e-a-base-da-sociedade/
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
VOLUNTARIADO e TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. SITE: Missão Incentivar e consolidar a cultura e o trabalho voluntário na cidade de São Paulo.
Educação e Arte. Desenvolver programas educativos junto às comunidades circunvizinhas a sede da Escola Ecológica para a construção da consciência planetária,
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
Aula 3: Teoria do Capital Humano.  Retomar aula anterior  Educação e economia  Valor econômico da educação  Custos da educação  Retornos da educação.
A arte de cuidar.
6º ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
Estes slides são para uso das igrejas cristãs e irmãos que desejem se aprofundar no tema. Para adquirir as revistas para a sua igreja, acesse
OS TRÊS SETORES DA PASTORAL FAMILIAR
FAMÍLIA Influências - família romana, canônica. Roma - pater familias do ascendente vivo mais velho- independe a consanguidade. Casamento - com manus.
Identidade, Cotidiano, Relações Sociais, Cultura e Contra Cultura Título.
Caminhos das Definições DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do Lazer. São Paulo: Perspectiva pp
OBJETIVOS DA ATIVIDADE: Conhecer e trocar experiências com a comunidade; Favorecer vínculos positivos de parcerias entre alunos, funcionários da.
Currículo, Diferença Cultural e Diálogo Disciplina: Multiculturalismo e Educação Faculdade Adventista da Bahia.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: por um turismo mais solidário, menos perverso e mais justo.
Prof.: Eliandra Feitosa
1 FAMÍLIA HISTÓRICO.. 2 A CONFIGURAÇÃO DE FAMÍLIA NO SEU SURGIMENTO ESTÁ ATRELADA AO CASAMENTO MONOGÂMICO, HETEROSSEXUAL, AO MODELO PATRIARCAL E A PROPRIEDADE.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Audiência Pública- Câmara dos Deputados- 23 de maio de 2013 Apresentação da Agenda Propositiva para Crianças e Adolescentes 2013 Apoio: Fundo Canadá e.
OS IDEAIS DA LUTA EMANCIPACIONISTA
O NASCITURO E A HISTÓRIA DO DIREITO TRABALHISTA. O objetivo deste trabalho é apresentar o estudo do nascimento e a história do direito do trabalho, visando.
Estado Moderno Equipe Bruna Negromonte Elso Palharini Fabiane Andrade Gregory Carneiro Raimundo Gledson Elso.
O QUE É A FUNDAÇÃO TERRA MIRIM? A FUNDAÇÃO TERRA MIRIM - FTM-CL, SURGIU EM MAIO DE 1992 COMO UM CENTRO DE LUZ, EM UMA ÁREA RURAL REMANESCENTE DA MATA.
MAX WEBER E A BUROCRACIA. INTRODUÇÃO  Nasceu na Alemanha, filho de uma família de classe média alta.  Conviveu numa atmosfera intelectualmente estimulante.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
Profa. Relma Urel Carbone Carneiro Aula: Ser professor: imagens e auto-imagens Referência: ARROYO, M. G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis,
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
O SENTIDO HISTÓRICO DO CONCEITO DE POLÍTICA. POLIS Polis, era na Grécia, a cidade onde viviam os cidadãos ( politikos) livres, com dois direitos: isonomia.
Memória Sábado 16 de abril de 2011.
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR Profª Ana Gabriela alunas: Elisângela Almagro Kvint Nilma B. Vasconcelos Novaes Nilma B. Vasconcelos Novaes.
Transcrição da apresentação:

Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA

COMO VOCÊ VÊ? [ ] Família [ ] Adolescente [ ] Sociedade

Família na Pré-História Se organizavam a partir da força para a sobrevivência do grupo.

Família Romana Modelo Paternalista e Patriarcal

Família Aristocrata Papéis impostos por rígidas tradições. (Amas de criação)

Família da Classe Trabalhadora Com a revolução industrial homens e mulheres compartilhavam afazeres na indústria. Os filhos perambulavam pelas ruas. O papel da ama de criação (babá) ressurge posteriormente.

Família Moderna Valorização da mulher no mercado de trabalho, filhos na responsabilidade de avós ou babás. Papéis se organizam a partir da dinânica relacional. Sustento da casa é compartilhado. Surgimento de novos modelos familiares.

8 CERVENY, (1999) “A Família ainda é como era... E a família não é mais a mesma” (CERVENY, 1999)

Família na Contemporaneidade Uma sociedade constituída de pessoas que formam laços afetivos entre si: pai, mãe, filhos, os quais se associam porque compartilham do mesmo ambiente, cultura, valores éticos que norteiam a historicidade desta sociedade. Não confunda parentesco com família: o primeiro é um sistema de normas que define as linhas de consangüinidade, enquanto a família diz respeito aos laços identitários e afetivos que se constroem em um grupo social.

Infância e Família A idéia de Infância está vinculada com a família: Um olhar diferenciado sobre a criança teria começado a se formar com o fim da Idade Média; As meninas, desde o início excluídas do convívio escolar, eram tratadas, até o século XVII, como mulheres adultas a partir dos doze anos (de maneira geral); o sentimento de família também começa a se desenvolver a partir dos séculos XV e XVI;

“A criança tornou-se um elemento indispensável da vida cotidiana, e os adultos passaram a se preocupar com sua educação, carreira e futuro” (ARIÉS, p.270)

Família Contemporânea e relações Individuais As mudanças da família têm sido irregulares tanto no tempo quanto no espaço. Os lares contemporâneos abrigam famílias muito diferentes daquelas de dois ou três séculos atrás. Apesar das mudanças sofridas, não é possível condicionar a família a simples grupo que ocupa o mesmo espaço físico ou o mesmo domicilio.

Dinâmica Familiar No aporte de Mioto (1998, p. 24): A dinâmica familiar diz respeito, mais especificamente, às relações que vão se estabelecendo entre os membros da família no decorrer do tempo. Ela é construída a partir da relação conjugal, que representa o início da nova família e o centro de sua identidade.

Há de se considerar na dinâmica familiar A chegada de filhos re-configura a dinâmica familiar; Reestrutura a identidade do homem e da mulher; Regressão a vivências infantis*; Conhecimento por meio de experiências*. Modelo cultural que receberam dos seus próprios progenitores. (MIOTO, 1998)

À GUISA DE CONSIDERAÇÕES FINAIS Lutar pelo direito do adolescente na convivência familiar e comunitária; Fortalecimento do Vínculo Familiar e Comunitário; Ações pautadas nos instrumentos legais; Processo de Trabalho; Qualificação no Trabalho.

 Família ideal?  Instituição social que deve zelar pela proteção, cuidado, afeto, educação, socialização e garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Pesquisa realizada em dezembro de 2011 nas Unidades de Internação Provisória e Semiliberdade em MS Sujeitos pesquisados: 214 adolescentes Unidades: 10 Equipe: Ana Lúcia, Edilza, Maria Alice, Ramona, Maria Tereza e Nathya.

Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós. (Antoine de Saint-Exupéry)