Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
Advertisements

MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,
PLANO DE EXPANSÃO DA UFGD 2011/2020 Plano Nacional de Educação Projeto de Lei nº 8035/2010.
AS ERAS DA ADMINISTRAÇÃO Aula 02. VISÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO Revolução Industrial substituiu a Era da agricultura pela Era da Industrial O desenvolvimento.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Contributos para uma Caracterização Os Estudantes Estrangeiros Nacionais de Países da CPLP no Ensino Superior em Portugal: Isabel Pedreira Cláudia Roriz.
FORMAÇÃO CONTINUADA. Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Ma. Maria Aparecida H. Turnes (UNIVALI) Ma. Maria Aparecida.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
Plano Estratégico Junho Transferência de conhecimento Organização de eventos de partilha de experiências Criação de um conselho consultivo por escola.
Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro 2015/ º ano! E AGORA? E AGORA?
Escola Secundária Olavo Moniz Formação Pessoal e Social Engenharia Informática Wagner Do Rosário Ricardo Salvador Nuno Barros Edson Évora Heitor Silva.
SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA AUDIÊNCIA PUBLICA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA A CIÊNCIA, TECNOLOGIA.
Faro, novembro de 2013 Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Algarve.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
ICS – Instituto de Ciências da Sociedade SINT / IBR 29 e 30 de outubro de 2012.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
3.º Ano E.M.A. Matutino  Universidade Católica Dom Bosco. Campo Grande – MS   Universidade Anhanguera Uniderp. Campo.
Informação, comunicação e marketing como recurso virtual do Litoral Norte Encontros do LITORAL : uma nova visão para o Litoral Norte Viana do Castelo,
POLITICAS ACTIVAS DE EMPREGO “FORMAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS” CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO? Seminário - ”Formação e Novas Tecnologias”, Cabo Verde:
Brasília, 22 de junho de 2015 Audiência Pública: Marco legal para o desenvolvimento de um Sistema Nacional de Conhecimento e Inovação (SNCI) no Brasil:
SAMUEL MARTINS Experiência Educast na U.Porto Unidade Novas Tecnologias Departamento Universidade Digital Universidade do Porto.
O futuro começa hoje sempre. Breve Apresentação Coimbra Inovação Parque Parque de Inovação em Ciência, Tecnologia, Saúde, SA.
Ano Letivo QUIZ 9º ANO QUIZ 9º ANO Serviço de Psicologia e Orientação Psicóloga Isa Silvestre.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação SECIS - Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social Eron Bezerra Doutor em Ciências.
Residência Pedagógica e processos de valorização e formação de professores para a educação básica: impasses e desafios Comissão de Educação, Cultura e.
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
IMPLANTAÇÃO – NOVOS CURSOS DEPARTAMENTO DE ENSINO – BASILIO FECHINE ABRIL 2016 Basílio Rommel A. Fechine.
- Contribuir para a formação continuada de docentes do ensino fundamental e médio, visando à melhoria do Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental.
Envolvimento e desenvolvimento da comunidade Fórum Governamental de Responsabilidade Social – FGRS Oficina sobre a ISO Brasília, 17 de maio de 2012.
Escola Nacional de Administração Pública Educação a Distância na Escola Nacional de Administração Pública Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento Coordenadora-geral.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
Sensibilização para a dimensão europeia da escola Candidaturas europeias de projetos pedagógicos 11 de janeiro de 2013, Auditório da DSRAlg ENPAR - Encontro.
A Rede BVS no Brasil Cláudia Guzzo Coordenadora Projetos e Instâncias da BVS BIREME/OPS/OMS I Reunião do Comitê Técnico da BVS.
3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação - 3ª CNCTI inclusão digital: tendências e rumos de uma futura política pública sérgio amadeu.
Associação MEDIA Desk Portugal MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013.
“Título”. Coordenador: Instituição: Edital: Chamada FUNDECT/DECIT-MS/CNPq/SES N° 04/2012 – PPSUS-MS Data da Apresentação: 1.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
CALENDÁRIO DE PEDIDOS DE TURMA – Compatibilização com o SiSU
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
Caminhos da Inovação “ A CIÊNCIA NO FUTURO DA SAÚDE E DOS ESPORTES” “O papel da Educação de Base no Desenvolvimento da Saúde e dos Esportes: Desafios para.
PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL.
Agência de Inovação Inova Unicamp Professor Milton Mori Diretor-executivo da Inova Unicamp 29 de junho de 2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia Luis E.
Instituto Nacional Politécnico de Lorraine. O conjunto da Universidade de Lorraine: estudantes com mais de 500 diplomas em: 150 menção nível L;
Analfabetismo e subescolarização: Ainda um desafio Rose Neubauer da Silva Yara Lúcia Esposito.
Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
MODERNIZAÇÃO DA MÁQUINA PÚBLICA. Atualizar/qualificar os funcionários usando EAD. Estabelecer uma política de TIC para o DF. Implantar o Portal da Transparência.
CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS, TECNOLÓGICOS E PROFISSIONAIS ‒Decreto-Lei 74/2004 ‒Decreto-Lei 24/2006 ‒Decreto-Lei 272/2007 ‒Portarias 550 – B, C e D.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Objectivo da reunião Porquê? ■ Credibilidade; ■ Avaliação; ■ Preparação; ■ Autonomia. Uniformizar modelos de validação das fontes documentais em trabalhos.
OLIVEIRA, JANE S.; QUEIROZ SALETE L. Comunicação e Linguagem Científica: guia para estudantes de química, Campinas: Átomo, 2007, 109 p. Capítulo 4: LOCALIZANDO.
Avaliação institucional da FPCEUP Carlinda Leite (coordenadora) Orlanda Cruz Cristina Rocha Fernando Barbosa Manuel Neves Sérgio Duarte 10 de Outubro de.
Encontro Regional Nordeste II Plano Nacional de Educação GT04 – Gestão e Avaliação da Educação.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
A Sociedade em Rede A revolução da Tecnologia da Informação
CURSO BÁSICO DESPORTO. Objeto e Âmbito Experiência-piloto a iniciar no ano escolar de A experiência-piloto integrará alunos do 7.º ano de escolaridade.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
Avaliação dos indicadores de prescrição e de acesso a medicamentos no sistema único de saúde de um município da região da AMUREL Juliana Medeiros de Souza.
Brasília, 16 de novembro de Secretário Regional: Edgar Augusto Lanzer.
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
Transcrição da apresentação:

Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico em todos os Países onde se fala a Língua Portuguesa. Este Grupo articula-se em torno do projecto educativo da Universidade Lusófona, e com ela partilha o mesmo princípio de contribuir para o desenvolvimento cultural e científico de todos os Países e Povos que falam a língua Portuguesa.

Universidade Lusófona do Porto

O projecto da Universidade Lusófona do Porto assenta em três vectores: Solidez – um novo projecto de ensino que beneficia da experiência de mais de vinte anos do grupo Lusófona em todos os países onde se fala a língua Portuguesa; Dinamismo – um projecto pensado e dimensionado de acordo com as necessidades da região do grande Porto e do Nordeste peninsular, mas que aponta para os horizontes mais vastos da Lusofonia e da dinamização do conhecimento científico e da cultura em todos os Países onde se fala a língua Portuguesa. O dinamismo do grupo Lusófona é reconhecido pela sua aposta em múltiplas iniciativas e pelo seu investimento permanente no ensino e na investigação como vectores essenciais de desenvolvimento social e económico; Inovação – Uma oferta científica estruturada de acordo com as necessidades reais do mercado, num projecto que se desenha desde o seu início com a ambição de contribuir para um ainda maior enriquecimento da região norte do nosso País. A inovação é cada vez mais um factor critico de sucesso e a Universidade Lusófona do Porto já está a inovar pela qualidade das suas instalações, pela riqueza do seu corpo docente e pela variedade da oferta científica que já disponibiliza e que irá disponibilizar a breve trecho.

Evolução do número total de alunos

Departamento de Arquitectura e Artes Departamento de Ciências da Comunicação e Tecnologias de Informação Departamento de Ciências Aeronáuticas Departamento de Direito Ciências Sociais e Humanas Departamento de Economia e Gestão Departamento de Engenharias, Tecnologia e Ciências Departamento de Psicologia Organização Científico-Pedagógica

Departamento de Arquitectura e Artes Arquitectura Departamento de Ciências da Comunicação e Tecnologias de Informação Ciências da Comunicação e da Cultura Engenharia Informática Informática de Gestão Departamento de Ciências Aeronaúticas Ciências Aeronaúticas Departamento de Direito Direito Estudos Europeus e Relações Internacionais

Ciências Sociais e Humanas Administração Pública, Regional e Autárquica Ciência Política e Estudos Eleitorais Estudos Europeus e Relações Internacionais Línguas e Tradução

Departamento de Economia e Gestão Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria Economia Gestão Gestão e Desenvolvimento dos Recursos Humanos Gestão e Engenharia Industrial Segurança e Higiene do Trabalho Turismo e Gestão de Empresas Turísticas Departamento de Engenharias, Tecnologia e Ciências Engenharia do Ambiente Engenharia de Automação e Controlo Departamento de Psicologia Psicologia Psicopedagogia Clínica

Escola de Ciências Aeronáuticas Engloba os seguintes cursos: 1º ciclo (licenciaturas): -Ciências Aeronáuticas

Mestrados Pós-graduações /Formação Avançada 27 cursos de pós-graduação e formação avançada Departamento de Arquitectura e Artes Estudos Avançados de Arquitectura Departamento de Ciências da Comunicação e Tecnologias de Informação Sistemas de Comunicação Multimédia Engenharia de Software e Sistemas de Informação Departamento de Direito Integração Europeia e Economia Internacional Direito

A Universidade concentra todos os seus serviços e actividades em instalações apetrechadas com todos os equipamentos e facilidades pedagógicas indispensáveis ao funcionamento em qualidade de uma Universidade.

Serviços de Apoio Científico-Pedagógico Biblioteca Universitária que conta com os seguintes equipamentos e serviços: Sala de Periódicos Sala de Leitura Biblioteca Digital Títulos Disponíveis

Serviços Gerais Papelaria Livraria Reprografia Bar / Cantina

Desafios para a ULP – Aproveitar o Know-How e a dimensão quantitativa e qualitativa do Grupo Lusófona; – Aproveitar e aumentar o investimento em IT na ULP; – Incrementar uma política de ligação com o tecido empresarial, social e cultural na região norte; – Aproveitar as sinergias e identificar as carências ao nível da formação especializada na região norte, de forma a aumentar a oferta em áreas específicas como : Ensino das Ciências Aeronáuticas ao nível dos 2º e 3º ciclos de estudo; Reforço do ensino pós-graduado ao nível do Mestrado e Doutoramento – Reforçar o modelo organizacional baseado num investimento criterioso que permita criar novas instalações propícias ao desenvolvimento destes níveis de formação.